Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá

Estou fazendo um upgrade no PC e ontem chegaram algumas peças. Coloquei uma placa-mãe, processador e fonte novas.

No momento estão uma placa-mãe B560m aorus elite e um i5 11400F com um cooler Hyper T4.

A pasta térmica que usei foi uma PCYes OCX Gelid.

Bom, vamos ao problema.

Basicamente, o cooler do processador fica aumentando e diminuindo a velocidade toda hora. Até mesmo em idle.

As vezes abro o navegador, ele aumenta por alguns segundos e diminui. As vezes só de abrir uma nova aba no navegador já sinto que ele aumenta um pouco a velocidade.

No momento que estou escrevendo essa postagem a temperatura esta assim.

image.png.439a70dee41f71858cdac4d0139f08d8.png

Abrindo 3 abas  do youtube ele já pula direto pra isso.

image.png.46fb6768035cd59c432241f7ad65f17a.png

Depois que elas carregam ele já volta pra temperatura anterior.

Também testei jogando uns 30min de AC Valhalla e o processador ficou por volta dos 60~62c.

Ainda quero fazer um teste melhor, mas aparentemente as temperaturas não estão altas. 

O que me estranha é que ele parece oscilar muito rápido, tanto em temperatura quando na velocidade do cooler.

Um detalhe é que as vezes meu PC esta dando 4 beeps curtos quando vou ligar.

Enquanto pesquisava, li em algum lugar que isso poderia ter relação com temperatura do processador.

Mas pelo site da Gigabyte diz "4 short beep :Real Time Clock malfunction"

Então creio que esse detalhe em si não tenha relação. Mas achei melhor informar.

Postado

Olá @Takedo, bom dia.

Pode ser temperatura, mas até mesmo configuração na sua BIOS da maneira que os coolers devem se comportar e trabalhar, você consegue configurar tudo isso na BIOS e até mesmo selecionar a velocidade que ele deve ficar se chegar na temperatura X e etc.

Você basicamente programa os coolers para trabalhar na forma que seu computador se comportar, acho que vale a pena dar uma olhada nisso.

Abraços.

Postado

Este é um comportamento normal do cooler se você não ajustou as configurações. O sistema detecta o aumento de temperatura do processador e acelera o cooler para aumentar a refrigeração. Quando o sistema percebe que o processador parou de esquentar ou, como você citou, começa a esfriar, ele desacelera o cooler.

Quanto a achar estranho o aumento de temperatura, os Intel estão bem esquentadinhos. Mais que os AMD, que levam esta fama. 

Resumindo, não há com que se preocupar. Só altere se estiver te incomodando o aumento de ruído do processador. 

Postado

@Takedo Entre na sua BIOS, encontre as configurações de velocidade das ventoinhas e do cooler, mude o perfil para manual e coloque a curva em 50% de velocidade a 40°, 100% a 70°, apagando os demais pontos da curva. Salve e reinicie. 

Observe se as temperaturas dão saltos muito altos, pois se oscilar mais de 5° para cima ou para baixo de uma vez e ficar fazendo isso constantemente, é indicativo de pasta térmica mal aplicada ou de má qualidade. Observe que a pasta térmica original que vem com o T4 pode bem ser superior a uma pasta térmica da PCyes, especialmente por que essa marca provavelmente não fabrica o produto e não dá para saber se é de qualidade. Tem que observar também a fixação do seu cooler, se está corretamente posicionado e com a pressão correta. 

Por fim, desligar o turbo na BIOS é bom se não quer ver oscilações bruscas de temperatura. O ganho dessa função não é absurdo e geralmente desligar não impacta nada no funcionamento. Por fim, certifique-se de que seus drivers foram todos baixados do site do fabricante da MB e da GPU.

Postado
14 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Takedo Entre na sua BIOS, encontre as configurações de velocidade das ventoinhas e do cooler, mude o perfil para manual e coloque a curva em 50% de velocidade a 40°, 100% a 70°, apagando os demais pontos da curva. Salve e reinicie. 

Observe se as temperaturas dão saltos muito altos, pois se oscilar mais de 5° para cima ou para baixo de uma vez e ficar fazendo isso constantemente, é indicativo de pasta térmica mal aplicada ou de má qualidade. Observe que a pasta térmica original que vem com o T4 pode bem ser superior a uma pasta térmica da PCyes, especialmente por que essa marca provavelmente não fabrica o produto e não dá para saber se é de qualidade. Tem que observar também a fixação do seu cooler, se está corretamente posicionado e com a pressão correta. 

Por fim, desligar o turbo na BIOS é bom se não quer ver oscilações bruscas de temperatura. O ganho dessa função não é absurdo e geralmente desligar não impacta nada no funcionamento. Por fim, certifique-se de que seus drivers foram todos baixados do site do fabricante da MB e da GPU.

Vou tentar fazer essa alteração na BIOS então.

Sobre a pasta térmica, o cooler já não tem mais a original. Usava ele com a CPU antiga.

Mas comprei essa pasta justamente por ver bastante gente recomendando ela, que esse modelo é uma remarcação da Gelid, que aparentemente é uma marca boa.

• Curtir 1
Postado

Bom, alterei a curva das fanas na BIOS e parec e que deu uma melhorada nessa variação aleatória.

Não consegui deixar do jeito que você falou, porque aparentemente é obrigatório preencher todos, então fui subindo de pouquinho em pouquinho.

image.png.abf1e5fc38b8f9df58126c8eb5f05959.png

Agora o barulho parece não estar mais subindo e descendo enquanto uso o PC normalmente. Apenas quando acesso aplicações mais pesadas.

Em compensação as temperaturas em idle parecem estar um pouco mais quentes.

Estou com as mesmas coisas abertas de quando escrevi o post e deu uma subida. Mas imagino que não seja nada preocupante.

image.png.0ea12f4cc0b8b9ae6a2b3cafd816b5db.png

Testei um pouco jogando Cyberpunk 2077 durante uns 15 minutos.

Ele fica usando entre 40% e 70% do processador. E a temperatura ficou na casa dos 66c~69c, sem grandes variações.

Chegou a bater 72c algumas vezes, mas cai tão rápido que nem escuto o cooler pulando pra 100% de velocidade.

Mas ainda estou com certo receio, uma média de 45c não estaria meio alto só para uso simples no PC?

Principalmente por eu não estar usando o cooler padrão.

Tudo bem que hoje deve estar batendo uns 27~28c aqui em casa, mas ainda assim...

Postado
4 minutos atrás, Takedo disse:

Bom, alterei a curva das fanas na BIOS e parec e que deu uma melhorada nessa variação aleatória.

Não consegui deixar do jeito que você falou, porque aparentemente é obrigatório preencher todos, então fui subindo de pouquinho em pouquinho.

Não tinha a opção de configurar por gráfico? Oh!

Postado
1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Não tinha a opção de configurar por gráfico? Oh!

Tinha o gráfico, mas ele se ajustava de acordo com os números.

Provavelmente tivesse alguma opção pra destravar o gráfico e alterar por ele, mas não cheguei a reparar.

• Curtir 2
Postado
5 minutos atrás, Takedo disse:

Testei um pouco jogando Cyberpunk 2077 durante uns 15 minutos.

Ele fica usando entre 40% e 70% do processador. E a temperatura ficou na casa dos 66c~69c, sem grandes variações.

Chegou a bater 72c algumas vezes, mas cai tão rápido que nem escuto o cooler pulando pra 100% de velocidade.

Mas ainda estou com certo receio, uma média de 45c não estaria meio alto só para uso simples no PC?

45° para idle está normal, especialmente para um cooler tão simples. Se seu gabinete tiver poucas ventoinhas então acho que está até bom demais. Se no Cyberpunk está chegando nessa temperatura, tente limitar o framerate para 60 FPS e veja se tem alguma configuração dele que possa aliviar a CPU, como volume da multidão ou algo assim. 

Chegou a desligar o turbo?

@Takedo Se tiver gráfico, despreze os números. Clique nos quadradinhos/bolinhas e delete cada um até ficarem só dois, aí você deixa como sugeri.

Postado
2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

45° para idle está normal, especialmente para um cooler tão simples. Se seu gabinete tiver poucas ventoinhas então acho que está até bom demais. Se no Cyberpunk está chegando nessa temperatura, tente limitar o framerate para 60 FPS e veja se tem alguma configuração dele que possa aliviar a CPU, como volume da multidão ou algo assim. 

Chegou a desligar o turbo?

@Takedo Se tiver gráfico, despreze os números. Clique nos quadradinhos/bolinhas e delete cada um até ficarem só dois, aí você deixa como sugeri.

No momento só tem a ventoinha traseira mesmo, pra retirada de ar quente.

Eu comprei algumas outras (Deepcool RF120W 120mm) mas elas faziam muito barulho quando instalei, provavelmente ficavam sempre em 100%, então removi. Eu consigo controlar elas pela BIOS também?

Meu gabinete tem 2 controladores de fan na parte da frente. Mas não entendi exatamente como deveria ligar esses cabos.

E não, não cheguei a desligar o turbo. Quis testar somente a outra opção primeiro para poder comparar bem as diferenças.

Provavelmente farei isso agora pra ver como fica.

• Curtir 1
Postado
19 minutos atrás, Takedo disse:

Eu comprei algumas outras (Deepcool RF120W 120mm) mas elas faziam muito barulho quando instalei, provavelmente ficavam sempre em 100%, então removi. Eu consigo controlar elas pela BIOS também?

Se você comprou o kit de três ou cinco ventoinhas, elas vem com um FH-04 que permite que a placa-mãe controle a velocidade sim, mas se comprou avulsas precisará comprar o FH-04 à parte.

Meu gabinete tem 2 controladores de fan na parte da frente. Mas não entendi exatamente como deveria ligar esses cabos.

Quais são esses controladores? Mostre fotos ou mande o modelo do gabinete para eu tentar entender. Se for só para RGB não vai influenciar nas velocidades das ventoinhas, mas se for para controle de ventoinhas aí te poupará de usar o FH-04.

E não, não cheguei a desligar o turbo. Quis testar somente a outra opção primeiro para poder comparar bem as diferenças.

Provavelmente farei isso agora pra ver como fica.

Teste isso e veja como fica. Acredito que as temperaturas ficarão mais estáveis.

Postado

@WOZ Dods @WOZ Dods @WOZ DodsDoDodsDoDodsDoDodsDDDDodsDoDods

Ignora os vários @, apresentou problemas tudo e não consigo apagar que eles voltam (????)

Enfim

As entradas são essas. 

Suponho que eu deva conectar as entradas menores na fan. E essa maior na fonte.

Seria isso?

Fico na dúvida porque cada controlador tem 3 cabos.

No lado direito do gabinete tem mais outro 3 iguais os da foto

Um detalhe é que eles tem apenas 2 pinos, enquanto na fan são 3 entradas.

IMG_20211214_135336.jpg

@WOZ Dods @WOZ Dods @WOZ DodsDoDodsDoDodsDoDodDDodDodsDoDod

Isso continua bugado, mesmo eu tentando não responder diretamente... Enfim, por favor, ignore.

Sobre o gráfico. Consigo mexer no gráfico sim, mas não consegui excluir nenhuma opção, só mover.

Sobre o turbo, não sei ao certo qual opção seria.

Seria alguma dessa?

IMG_20211214_133057.jpg

IMG_20211214_141944.jpg

Postado
24 minutos atrás, Takedo disse:

Ignora os vários @, apresentou problemas tudo e não consigo apagar que eles voltam (????)

É mal de smartphone. Só selecionando tudo e apagando.

28 minutos atrás, Takedo disse:

As entradas são essas. 

Suponho que eu deva conectar as entradas menores na fan. E essa maior na fonte.

Seria isso?

Fico na dúvida porque cada controlador tem 3 cabos.

No lado direito do gabinete tem mais outro 3 iguais os da foto

Não sabe o modelo da controladora? Não posso afirmar sem saber. Se for gabinete genérico geralmente isso não é controladora, mas só monitor de velocidade (aparece na tela, mas não dá para mudar). Se for gabinete mais caro/robusto, talvez seja mesmo uma controladora, mas só saberei vendo. De qualquer maneira com essas conexões você não controla velocidade alguma pela placa-mãe, mas provavelmente pelos botões da controladora.

Postado

@WOZ Dods O gabinete é um cougar mx310

Estava tentando lembrar o modelo. Sabia que era cougar mas não achava ele em específico.

Supostamente são mesmo controladoras de fan. Posso girar aqueles botões e tudo mais.

Só não sei bem como seria o jeito certo de ligar eles nas fans.

IMG_20211214_143734.jpg

Postado

@Takedo Agora entendi. Ligue as duas ventoinhas nesses conectores pequenos, a fonte no molex,  pronto. Quem vai controlar as velocidades são os botões do gabinete. Pessoalmente eu preferiria usar um FH-04 e deixar a placa-mãe fazer esse trabalho, mas vai de você.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Funcionou, ligaram e consigo controlar a velocidade pelo gabinete.

Coloquei duas na parte da frente puxando o ar. Mais tarde vou ver se consigo colocar a terceira na parte de cima, jogando ar pra fora igual a fan traseira que já havia.

Tenho que fazer mais testes depois, pois acabei de ligar o PC e elas devem estar só por volta de 50% pois estão bem silenciosas.

Mas a temperatura esta bem melhor.

image.png.b0c66fdbf7524eba5339f3b5f55b1e16.png

Talvez aumente depois, mas vamos ver. Qualquer C a menos já ajuda.

Agora uma coisa curiosa é que aparentemente essas fans tem algum tipo de RGB.

O modelo é o "Cooler FAN Deepcool RF120W, 120mm, LED Branco".

Quando conectei a primeira vez, direto na fonte (Cabo não chega até a placa-mãe), os leds eram de um branco azulado.

Agora, conectadas na controladora do gabinete, as cores variam conforme eu aumento a velocidade.

Começa alaranjado, passa pra amarelo, um verde agua e então vai aumentando até o branco azulado forte.

É meio ruim de reproduzir as cores, tanto que agora não consigo voltar pro laranja. Mas talvez com uma controladora melhor eu consiga realmente mexer no RGB.

Tomei um susto quando liguei o PC e o negocio ficou avermelhado kkkkk

image.thumb.png.2843dfb4a323eea5e3bb15867ab65a84.png

Postado

@Takedo Tem que ver o modelo exato das ventoinhas. Se não tem cabo separado só para o RGB, então não tem como mudar. A Deepcool tem três modelos na linha RF120, um ARGB de 5V, outro RGB de 12V e o último é fixo (não sei se tem alguma chavinha física) e não pode ter as cores alteradas por software.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!