Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Undervolt e underclock agressivos prejudicam a GPU?


Posts recomendados

Pessoal, antes de mais nada gostaria de esclarecer que sou um jogador casual e não me importo com frames altos, me importo com a vida útil da minha placa.

Com isso em mente, eu decidi fazer um underclock e undervolt. Tenho jogado Halo Infinite nas configurações em stock em 30fps na minha 3060Ti.

Jogo o modo campanha somente e os frames baixos não me incomodam, até porque vim dos consoles recentemente.

O fato é que o boost automático da GPU faz ela trabalhar frequentemente acima dos 1900Mhz, mesmo estando em 30fps, coisa que me parece estranha, culpa da otimização mal feita, creio eu.

A consequência é uma gpu mais quente do que deveria, pois em 1620Mhz e com 800mV eu tenho uma diferença de 10 graus a menos e não perco os 30 frames que quero, fica bem estável.

 

A pergunta que faço no final das contas é, se eu persistir no uso da placa assim eu posso estar danificando algo?

 

Minha configuração é a seguinte:

3060Ti Galax Ex

Ryzen 3600 em 4200Ghz

16GB Ram - 3200Mhz

Fonte Core Reactor 850 Gold

ASRock Steel Legend B450M.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Faquirizado Ainda mais com o preço que pagamos por elas não? Mas vamos lá. O que vai prejudicar sua placa é o uso contínuo intenso e em altas temperaturas (além da sujeira).

Me esclareça esses pontos: 

- qual é seu gabinete? Quantas fans tem e como estão dispostas?

-  qual o cooler da CPU?

- seu processador está em OC?

- qual a frequência do seu monitor?

 

(Essa sua fonte aguenta até uma 3090! A marca é boa e sobra energia para o setup)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Faquirizado disse:

A pergunta que faço no final das contas é, se eu persistir no uso da placa assim eu posso estar danificando algo?

Você não quebra uma Ferrari, fazendo ela andar a 50 km/h, mesmo ela sendo feita pra andar a mais de 300 km/h.. Subutilizar a capacidade dela, não é problema..

 

Se seu monitor for FullHD, usar em 60 FPS, ainda subutilizaria ela, de modo bem considerável..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mineirimbb disse:

@Faquirizado Ainda mais com o preço que pagamos por elas não? Mas vamos lá. O que vai prejudicar sua placa é o uso contínuo intenso e em altas temperaturas (além da sujeira).

Me esclareça esses pontos: 

- qual é seu gabinete? Quantas fans tem e como estão dispostas?

-  qual o cooler da CPU?

- seu processador está em OC?

- qual a frequência do seu monitor?

 

(Essa sua fonte aguenta até uma 3090! A marca é boa e sobra energia para o setup)

Opa! Tudo bom!? Então, justamente! Não sei quando vou trocar de GPU daqui pra frente e sabendo da minha vantagem (não ligo para 60fps, me importo mesmo com a história) eu aproveito para manter o sistema na menor carga possível, visando a melhor temperatura e sobrevida das peças.

 

Minha configuração é a seguinte:

Gabinete da Pichau: GAMING HUNTER RGB LATERAL VIDRO TEMP, PG-HT01-RGB

Tenho 6 fans da DeepCool RF120. (Três frontais puxando ar de fora, duas em cima puxando ar de dentro e uma traseira puxando ar de dentro).

Cooler CPU: Cooler Master HYPER H412R

Processador com Undervolt em 1.30v, rodando a 4.200Ghz.

Meu monitor é de 60Hz

 

No Halo Infinite eu rodo em stock, sem undervolt e underclock em 52 graus na placa, é o máximo que chega.

Mas com o underclock e undervolt fica no máximo em 42 graus e a placa com 30% das fans (é o mínimo de operação delas).

10 minutos atrás, RS Faria disse:

Você não quebra uma Ferrari, fazendo ela andar a 50 km/h, mesmo ela sendo feita pra andar a mais de 300 km/h.. Subutilizar a capacidade dela, não é problema..

 

Se seu monitor for FullHD, usar em 60 FPS, ainda subutilizaria ela, de modo bem considerável..

 

Sim, mas pra quê? Eu pergunto a mim mesmo kkkk Jogo com controle, sou ruim pra jogar com mouse e teclado.

Eu fiquei preocupado pois em um outro fórum disseram que o underclock pode sim gerar problemas.

O cara disse que é ruim a placa passar "fome" de energia...que o VRM trabalharia mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Faquirizado disse:

Eu fiquei preocupado pois em um outro fórum disseram que o underclock pode sim gerar problemas.

O cara disse que é ruim a placa passar "fome" de energia...que o VRM trabalharia mais.

Geralmente, o que o pessoal faz nesse caso é ver qual o mínimo necessário, pra placa funcionar e dar uma margem, por segurança..

 

Caso a tensão for pouca, ou a placa para de funcionar ou o driver apresenta problemas.. Não tem como o VRM trabalhar mais, se tem menos corrente, circulando nele..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Faquirizado disse:

Opa! Tudo bom!? Então, justamente! Não sei quando vou trocar de GPU daqui pra frente e sabendo da minha vantagem (não ligo para 60fps, me importo mesmo com a história) eu aproveito para manter o sistema na menor carga possível, visando a melhor temperatura e sobrevida das peças.

Você é mais paranoico que eu rs De começo não adianta nem trocar essa GPU pelo que você. Quanto mais forte mas ela esquenta. Se você tivesse uma 3080Ti então teria que deixar o gabinete aberto e um ventilador de mesa só jogando ar nela.

 

7 minutos atrás, Faquirizado disse:

Gabinete da Pichau: GAMING HUNTER RGB LATERAL VIDRO TEMP, PG-HT01-RGB

Horrível, só tem uma abertura na lateral direita para entrada de ar.

8 minutos atrás, Faquirizado disse:

Tenho 6 fans da DeepCool RF120. (Três frontais puxando ar de fora, duas em cima puxando ar de dentro e uma traseira puxando ar de dentro)

A disposição é essa mesmo.

10 minutos atrás, Faquirizado disse:

Cooler Master HYPER H412R

Talvez trocar esse cooler por um melhor...

11 minutos atrás, Faquirizado disse:

Processador com Undervolt em 1.30v, rodando a 4.200Ghz.

A partir daqui só tem coisa errada. Nem dá pra imaginar fazer undervolt nesse processador. Troca o cooler que é mediano e cancela esse undervolt. No Windows entra em configuração > editar plano de energia > alterar configurações de energia avançadas. Deixa em Equilibrado e edite gerenciamento de energia do processador > estado de desempenho máximo (ou algo assim, agora estou usando um notebook e aparece escrito assim). Você pode definir a % de utilização máxima do processador. Tinha um 5800X e quando coloquei o uso deles a 90% a temperatura já baixou 10 graus.

Não mexa na placa de vídeo. Deixa ela trabalhar normalmente.

Com essa configuração, já que você só joga em 30 fps (pode jogar a 60 que a placa não vai queimar não), ou seta os jogos na velocidade que quer ou liga o VSync. Rodando eles em 1080 dá pra jogar na melhor qualidade em 60 FPS.

As placas de vídeo em geral só ligam os fans quando atingem 50º, então é normal chegar a essa temperatura pra só depois baixar. Você está capando demais seu sistema. É como o colega acima falou: ter uma ferrari e andar a 50km/h não vai fazer diferença se ela foi feita pra correr a 300. Não vai mudar a vida útil dele (se quisesse andar a 50 comprasse um Fiat 147).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, mineirimbb disse:

Você é mais paranoico que eu rs De começo não adianta nem trocar essa GPU pelo que você. Quanto mais forte mas ela esquenta. Se você tivesse uma 3080Ti então teria que deixar o gabinete aberto e um ventilador de mesa só jogando ar nela.

 

Horrível, só tem uma abertura na lateral direita para entrada de ar.

A disposição é essa mesmo.

Talvez trocar esse cooler por um melhor...

A partir daqui só tem coisa errada. Nem dá pra imaginar fazer undervolt nesse processador. Troca o cooler que é mediano e cancela esse undervolt. No Windows entra em configuração > editar plano de energia > alterar configurações de energia avançadas. Deixa em Equilibrado e edite gerenciamento de energia do processador > estado de desempenho máximo (ou algo assim, agora estou usando um notebook e aparece escrito assim). Você pode definir a % de utilização máxima do processador. Tinha um 5800X e quando coloquei o uso deles a 90% a temperatura já baixou 10 graus.

Não mexa na placa de vídeo. Deixa ela trabalhar normalmente.

Com essa configuração, já que você só joga em 30 fps (pode jogar a 60 que a placa não vai queimar não), ou seta os jogos na velocidade que quer ou liga o VSync. Rodando eles em 1080 dá pra jogar na melhor qualidade em 60 FPS.

As placas de vídeo em geral só ligam os fans quando atingem 50º, então é normal chegar a essa temperatura pra só depois baixar. Você está capando demais seu sistema. É como o colega acima falou: ter uma ferrari e andar a 50km/h não vai fazer diferença se ela foi feita pra correr a 300. Não vai mudar a vida útil dele (se quisesse andar a 50 comprasse um Fiat 147).

 

Kkkk É complicado, amigo. Na verdade o interesse meu em rodar o mais frio possível é por causa do ruído. Moro em uma cidade pequena e bem calma. A noite tu ouve tudo e se o Pc estiver mais quente, logo ele fará mais barulho e acorda minha filha mais fácil, fora o calor que fica no quarto.

O meu problema é só com o Halo Infinite mesmo, rodar ele em 60fps exige muito do Pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Faquirizado disse:

Moro em uma cidade pequena e bem calma.

Somos dois! Barulho me incomoda demais tb. 

Mas suas temperaturas estão ótimas. O que poderia fazer é trocar esse cooler por um melhor. 

2 horas atrás, Faquirizado disse:

O meu problema é só com o Halo Infinite mesmo

Não sei quais Jogos gosta, mas de novo, troque esse air cooler. Sebqer um uns muito bons e silenciosos use os da Scythe e da Deepcool Assassin's IIII se tiver espaço no seu gabinete. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, mineirimbb disse:

Não sei quais Jogos gosta, mas de novo, troque esse air cooler. Sebqer um uns muito bons e silenciosos use os da Scythe e da Deepcool Assassin's IIII se tiver espaço no seu gabinete. 

Sim, trocarei gabinete e cooler da cpu futuramente. Apesar das temperaturas da CPU não estarem ruins não, amigo. Em idle fica 38 graus e em jogos no máximo 65 graus. Mas trocarei mesmo assim. Só vou tomar cuidado com o peso do mesmo, pois tenho amigos que tiveram problemas no barramento da memória com o cooler pesado empenando a placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!