Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, uma dúvida, se puderem me orientar. Tenho um desktop já antigo aqui, mas que tá funcionando e quero mantê-lo, pra não jogar fora mesmo. Já fiz umas pequenas melhorias com a ajuda de vocês aqui, e agora queria uma nova opinião.

A placa-mãe é esta aqui: MEGA G41T-M7 LGT (https://www.ecs.com.tw/lp/Product/Motherboard/G41T-M7_V1.0/specification)

E o processador é: Intel Core 2 Quad Q8400 2.66Hz (Yorkfield)

Perguntas de leigo:

1 – Sei que a placa é bem antiga, mas há algum processador melhor que este, que eu poderia comprar pra fazer um upgrade?

2 – Em caso positivo, daria pra comprar um processador novo, ou só existem usados?

3 – Valeria a pena fazer este upgrade ou é total perda de tempo?

Muito obrigado.

Postado

Comprar um processador 775 novo é igual ir pra pute1ro, tocar uma e ir embora contente.. não dá.

É perca de tempo.. irá fazer upgrade de 4% de desempenho? Melhor juntar e trocar a plataforma, se ir para um kit X79/X99 que é super barato já terá uma boa diferença ou junte um pouco a mais e pegue uma H410+I3 10100.

Postado

O melhor processador para essa placa-mãe seria o Core2 Quad Q9650 @ 3.00GHz , o ganho de desempenho seria em torno de 40% em relação ao Q8400 , um processador só encontra usado , no Aliexpress esta por  R$ 227 .

7 horas atrás, fermton disse:

Valeria a pena fazer este upgrade ou é total perda de tempo?

Os processadores 775 são ruim para jogos , se for fazer esse upgrade pensando em jogos seria perda de tempo , PC antigo seria mais para conseguir conhecimento , montar e desmontar , trocar peças , instalar sistema operacionais diferentes .

Postado
42 minutos atrás, EDrosso Nirvana disse:

O melhor processador para essa placa-mãe seria o Core2 Quad Q9650 @ 3.00GHz , o ganho de desempenho seria em torno de 40% em relação ao Q8400 , um processador só encontra usado , no Aliexpress esta por  R$ 227 .

Os processadores 775 são ruim para jogos , se for fazer esse upgrade pensando em jogos seria perda de tempo , PC antigo seria mais para conseguir conhecimento , montar e desmontar , trocar peças , instalar sistema operacionais diferentes .

Sim, não é para jogos, é mesmo pra fazer testes e estudar montagem de micros com ele. Mas fiquei co duas dúvidas ainda, o ganho é de 40% ou de 4%, como o outro colega comentou?

E sobre esses processadores aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1966572946-processador-intel-core-2-quad-q9650-xeon-x5450-775-_JM#position=7&search_layout=grid&type=item&tracking_id=bdebe904-83ee-41fe-b201-78df49be2853

O que são exatamente esses Xeon (desculpem a dúvida de leigo)?

Postado
1 hora atrás, fermton disse:

Sim, não é para jogos, é mesmo pra fazer testes e estudar montagem de micros com ele. Mas fiquei co duas dúvidas ainda, o ganho é de 40% ou de 4%, como o outro colega comentou?

E sobre esses processadores aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1966572946-processador-intel-core-2-quad-q9650-xeon-x5450-775-_JM#position=7&search_layout=grid&type=item&tracking_id=bdebe904-83ee-41fe-b201-78df49be2853

TESTE EM GAMES

GERAL

Se fosse um E8400 para um Q9650 eu não falaria nada agora.. de um Q8400 para Q9650 e dar a mais R$200 realmente não compensa.

Xeon são processadores de servidores, possuem um ótimo custo-benefício alguns kit's de R$500 chegam a rodar muitos jogos com uma boa placa de vídeo, um exemplo é o kit x99 (2620V3+placa-mãe+16gb DDR4) você consegue arrumar por uns R$850, o 2620v3 custa em média R$100 e é mil vezes melhor que o Q9650.

Postado
1 hora atrás, fermton disse:

Como explicado pelo colega, Xeons são processadores voltados para servidores, mas baseados nos processadores para desktop. Esse processador que você postou é um Xeon "equivalente" a um Core 2 Quad Q9650, o socket desse processador é o 771 não o 775 para desktops, ele pode ser encaixado numa placa-mãe 775, mas para funcionar corretamente pode ser necessário usar uma BIOS modificada.

Os Xeons mais novos necessitam de placas-mães específicas, e elas a princípio são muito caras, mas no AliExpress exitem alternativas, que são placas novas feitas com alguns componentes como o chipset retirados de placas de servidores usados, nesse caso o mais comum é comprar um conjunto com placa-mãe, processador e memórias ECC usados.

Não vale a pena trocar o seu processador porque conforme explicado o ganho de desempenho vai ser praticamente imperceptível.

Os Xeons que foram recomendados podem ser boas opões, já que devem ficar próximos de um Core i7 de 3ª geração, só que nesse caso vai ter que trocar também a placa-mãe e memórias, e talvez a fonte. E existem também o risco de taxação da importação e de eventuais defeitos nas peças.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!