Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de placa-mãe e fonte para PC Gamer


Posts recomendados

@toofer Se não comprou essas coisas ainda recomendo:
 

  • CPU: Ryzen 5600X
  • MB: Sem OC vale a Gigabyte A520M DS3H. Se quer ter acesso às funções de OC, pode pegar a mais barata que encontrar da lista abaixo.
    • ASUS TUF Gaming B550M-Plus
      Gigabyte B550M Aorus Elite
      Gigabyte B550 Aorus Elite V2
      Gigabyte B550M DS3H
      MSI MAG B550M Bazooka
  • Ventoinhas recomendo a Deepcool Xfan, ou melhor ainda a XPG Vento que tem melhores rolamentos e está com bom preço. Você vai precisar de pelo menos quatro ventoinhas, mas é ideal ver quantas tem pré-instaladas no gabinete que escolher antes de comprá-las. Vai precisar também de um HUB Deepcool FH-04 para cada quatro ventoinhas que for usar. Se quiser RGB, compre o kit Deepcool RF120 RGB, pode ser o de três ventoinhas ou de cinco ventoinhas, fica a seu critério, mas observe que comprando o kit já vem com o FH-04 na quantidade certa.
  • Gabinete recomendo o que gostar mais (de preferência não micro ATX) da lista abaixo:
    • Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
      Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
      Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
      Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
      Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
      Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
      Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
      Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
      Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
      Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
      Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
      Cooler Master Masterbox NR600 166/410 - 2F
      Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
      Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
      Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
      Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
      Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
      Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
      Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
      Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
      Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
      Lian Li Lancool 215 - 166/370 - 3F
      Lian Li Lancool II Mesh RGB 176/384mm - 3F
      SilverStone Fara R1 Pro - 165/322mm - 4F
      Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
      Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
      Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F
  • Fonte, finalmente. Recomendo 650W ou 750W para sua GPU. Não precisa mais do que isso, mas se encontrar na mesma faixa de preço pode ser 850W também. Seu PC vai consumir bem menos que 650W, mas a RTX 3070 pode derrubar a proteção anti surge de fontes de potência abaixo de 550W, então vale o investimento para não passar transtorno depois.
    • Se quiser economizar, pode pegar as Seasonic, linha Core gold, se tiver nessa potência que sugeri.
    • A Leadex III Gold é uma boa opção, mas só tem no mercado versão ARGB a bons preços e você estará pagando bem mais pela "firula".
    • A melhor no geral é a XPG Core Reactor, com 10 anos de garantia. Observe que a de 750W está mais barata do que a de 650W.
    • As linhas Corsair RM e TX também são muito boas, mas o preço está salgado e eu prefiro a XPG de maneira geral. Sempre compare os preços antes de comprar. 

Se quiser comparar outras fontes, recomendo este tópico da minha assinatura. 

Adicionalmente, recomendo os coolers de CPU Scythe Fuma 2 ou Ninja 5, que são ótimo custo/benefício e duram muitas vezes mais do que WCs que custam o mesmo ou até o dobro, isso tendo menor ruído, maior eficiência de maneira geral. Se quer algo que seja "instale e esqueça", vá de air cooler de qualidade. Se quer algo "bonito", talvez, apenas talvez, WC seja interessante, mas se não gosta de passar aperto e dor de cabeça depois então WC não é para você.

 

Pena que já comprou as memórias. Tem memórias da marca Geil de 3600 MHz custando só 270 a 280 reais na terabyteshop, sendo que são memórias de alta qualidade e durabilidade. Sinceramente, se fosse você devolvia as suas e comprava as de 3600 que indiquei.

Fique de olho no mercado, pois muda todo dia. Se quiser economizar extra, espere para comprar logo depois do natal, mas fique de olho na data de término das promoções e volume dos estoques.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@toofer Se não comprou essas coisas ainda recomendo:
 

  • CPU: Ryzen 5600X
  • MB: Sem OC vale a Gigabyte A520M DS3H. Se quer ter acesso às funções de OC, pode pegar a mais barata que encontrar da lista abaixo.
    • ASUS TUF Gaming B550M-Plus
      Gigabyte B550M Aorus Elite
      Gigabyte B550 Aorus Elite V2
      Gigabyte B550M DS3H
      MSI MAG B550M Bazooka
  • Ventoinhas recomendo a Deepcool Xfan, ou melhor ainda a XPG Vento que tem melhores rolamentos e está com bom preço. Você vai precisar de pelo menos quatro ventoinhas, mas é ideal ver quantas tem pré-instaladas no gabinete que escolher antes de comprá-las. Vai precisar também de um HUB Deepcool FH-04 para cada quatro ventoinhas que for usar. Se quiser RGB, compre o kit Deepcool RF120 RGB, pode ser o de três ventoinhas ou de cinco ventoinhas, fica a seu critério, mas observe que comprando o kit já vem com o FH-04 na quantidade certa.
  • Gabinete recomendo o que gostar mais (de preferência não micro ATX) da lista abaixo:
    • Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
      Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
      Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
      Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
      Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
      Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
      Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
      Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
      Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
      Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
      Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
      Cooler Master Masterbox NR600 166/410 - 2F
      Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
      Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
      Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
      Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
      Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
      Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
      Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
      Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
      Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
      Lian Li Lancool 215 - 166/370 - 3F
      Lian Li Lancool II Mesh RGB 176/384mm - 3F
      SilverStone Fara R1 Pro - 165/322mm - 4F
      Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
      Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
      Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F
  • Fonte, finalmente. Recomendo 650W ou 750W para sua GPU. Não precisa mais do que isso, mas se encontrar na mesma faixa de preço pode ser 850W também. Seu PC vai consumir bem menos que 650W, mas a RTX 3070 pode derrubar a proteção anti surge de fontes de potência abaixo de 550W, então vale o investimento para não passar transtorno depois.
    • Se quiser economizar, pode pegar as Seasonic, linha Core gold, se tiver nessa potência que sugeri.
    • A Leadex III Gold é uma boa opção, mas só tem no mercado versão ARGB a bons preços e você estará pagando bem mais pela "firula".
    • A melhor no geral é a XPG Core Reactor, com 10 anos de garantia. Observe que a de 750W está mais barata do que a de 650W.
    • As linhas Corsair RM e TX também são muito boas, mas o preço está salgado e eu prefiro a XPG de maneira geral. Sempre compare os preços antes de comprar. 

Se quiser comparar outras fontes, recomendo este tópico da minha assinatura. 

Adicionalmente, recomendo os coolers de CPU Scythe Fuma 2 ou Ninja 5, que são ótimo custo/benefício e duram muitas vezes mais do que WCs que custam o mesmo ou até o dobro, isso tendo menor ruído, maior eficiência de maneira geral. Se quer algo que seja "instale e esqueça", vá de air cooler de qualidade. Se quer algo "bonito", talvez, apenas talvez, WC seja interessante, mas se não gosta de passar aperto e dor de cabeça depois então WC não é para você.

 

Pena que já comprou as memórias. Tem memórias da marca Geil de 3600 MHz custando só 270 a 280 reais na terabyteshop, sendo que são memórias de alta qualidade e durabilidade. Sinceramente, se fosse você devolvia as suas e comprava as de 3600 que indiquei.

Fique de olho no mercado, pois muda todo dia. Se quiser economizar extra, espere para comprar logo depois do natal, mas fique de olho na data de término das promoções e volume dos estoques.

 

Nunca tive uma resposta tão completa e precisa assim! Agradeço muito!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Como minha dúvida é similar a do post, achei mais adequado perguntar já aqui. Se for problema, peço perdão e farei um novo tópico.

@WOZ Dods O meu PC é esse que tem na tag "Meu PC". Essa minha fonte Corsair CX 650, comprada em 15/12/2017 pelo Mercado Livre, vinha aparentemente dando sinais de que iria pifar, pois eu tinha que apertar o botão de ligar do PC várias vezes para que realmente ligasse. Semana passada ela parou de vez. Você recomendaria que eu comprasse outra desse mesmo modelo? Ou alguma outra?

 

Outra dúvida: essas RAMs de 3.600MHz valem o upgrade em relação às de 2400MHz que já tenho? Uso o PC só para estudo, trabalho (na área da saúde) e alguns jogos.

 

Agradeço de antemão pela ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

@WOZ Dods O meu PC é esse que tem na tag "Meu PC". Essa minha fonte Corsair CX 650, comprada em 15/12/2017 pelo Mercado Livre, vinha aparentemente dando sinais de que iria pifar, pois eu tinha que apertar o botão de ligar do PC várias vezes para que realmente ligasse. Semana passada ela parou de vez. Você recomendaria que eu comprasse outra desse mesmo modelo? Ou alguma outra?

Isso pode não ter nada a ver com a fonte. Se você não usa estabilizador, faça um teste simples. Abra seu gabinete, troque o conector de ligar o PC pelo de reset (POWER SW e RESET SW). Depois de fazer isso, tente ligar seu PC pelo botão de reset e veja se seu problema persiste. Entenda que os botões do painel frontal podem falhar, especialmente em gabinetes antigos ou de má qualidade. Como os dois botões funcionam do mesmo jeito, usar o de reset para ligar vai permitir diagnosticar se o problema está no botão ou na fonte. 

9 horas atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

Outra dúvida: essas RAMs de 3.600MHz valem o upgrade em relação às de 2400MHz que já tenho? Uso o PC só para estudo, trabalho (na área da saúde) e alguns jogos.

O ganho de desempenho será pequeno demais para valer gastar esse valor extra. Seria mais interessante, se você precisa de mais desempenho, trocar seu processador mesmo que mantenha a mesma memória. Seu processador atual não causa gargalo nenhum na sua GPU, mas um 3600 já permitiria posteriormente trocar a GPU por uma mais potente. Pessoalmente eu não trocaria nada até poder fazer esse upgrade de GPU, pois como já disse você não terá ganho em muitos jogos só com a troca da CPU. Os maiores beneficiados em jogos seriam os tipo FPS competitivo e os de mundo aberto. Assim que possível crie outro tópico para prosseguirmos na discussão, pois isso facilita a conversa.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Nunes Sampaio Se quiser comprar bem comprado para durar os próximos 10 anos com segurança, recomendo a XPG Core Reactor. Se quiser comprar algo mais em conta veja se encontra a Super Flower Leadex III 750W gold na terabyteshop a bons preços. Por último tem as Seasonic linha Core gold na terabyteshop também. Pelo nível da GPU eu não recomendo nada abaixo disso. As Corsair RM e algumas VX seriam boas alternativas, mas raramente tem bons preços.

750W é ideal para sua GPU na minha opinião. Uma boa fonte de 650W já seria mais que suficiente, mas tivemos muitos problemas no lançamento da RTX 3070 por causa de fontes cujo circuito de proteção contra surtos era ativado por causa dessa série de GPUs, então subir para 750W é ideal. Para calcular seu consumo efetivo use esta ferramenta: https://outervision.com/power-supply-calculator

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@WOZ Dods Não pude comprar a fonte naquela promo que você indicou. As outras que você indicou não encontrei facilmente, então tentei focar na XPG mesmo.

 

A XPG Core Reactor 650W poderia ser uma opção bacana para esse meu kit? Porque achei ela em um preço aparentemente decente aqui, considerando os 15% de desconto: R$739,90

Tem também a de 750W - R$799,90 - e a de 850W - R$899,90. Porém, parecem estar em um preço não tão apreciável. A vantagem é que por aí teria ao menos a vantagem de não ter o frete da Kabum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Nunes Sampaio O preço da magalu, que agora é dona da Kabum (tharamm!!!!) está maior do que da própria Kabum. Isso provavelmente por que eles tem frete interno que permite a remoção do produto nas lojas sem pagar nada (sei lá se é aplicável nesse produto).

 

Recomendo então que compre esta: Fonte XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular - R$ 749,90

Ou esta: KIT Fonte XPG Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold Modular + Cabo de Força 1,5M - R$ 849,90

A de 650W não vou nem passar o link, pois está custando 10 reais a menos do que a de 750.

 

Se for pegar a RTX 3070 a de 750W já basta com boa folga. Se quiser pegar a de 850 ainda vai ter um pequeno benefício na eficiência adicional, fica a seu critério. Lembrando que a garantia dessa fonte é de 10 anos, então seja qual for o modelo escolhido você estará fazendo um bom investimento.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Então a de 750W já aguentará com folga um upgrade futuro de CPU e GPU, confere? Esse upgrade eu só pretendo realizar em 2023, pela época da black friday. Nesse caso, irei pegar a de 750W mesmo.

 

E pelo link da Kabum está com promoção mesmo (ontem não estava), porém, está me cobrando 47 reais de frete, ficando apenas 2 reais abaixo do preço da oferta pela Magalu, que está em R$799,00. Entretanto, na Magalu eu posso parcelar, o que será melhor para mim no momento.

 

Obrigado pela ajuda novamente!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

@WOZ Dods Então a de 750W já aguentará com folga um upgrade futuro de CPU e GPU, confere? Esse upgrade eu só pretendo realizar em 2023, pela época da black friday. Nesse caso, irei pegar a de 750W mesmo.

750W segura até a RTX 3080 com folga suficiente para manter boa eficiência. Com uma RTX 3090 ou Titan já perderia eficiência substancialmente e eu não recomendaria. 

3 minutos atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

E pelo link da Kabum está com promoção mesmo (ontem não estava), porém, está me cobrando 47 reais de frete, ficando apenas 2 reais abaixo do preço da oferta pela Magalu, que está em R$799,00. Entretanto, na Magalu eu posso parcelar, o que será melhor para mim no momento.

Você sabe que a Kabum pertence à magalu não é? Observe na página da magalu que provavelmente o anúncio pertence à kabum, é uma dança que as duas estão fazendo desde a aquisição. Tudo que muda é quem entrega.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

750W segura até a RTX 3080 com folga suficiente para manter boa eficiência. Com uma RTX 3090 ou Titan já perderia eficiência substancialmente e eu não recomendaria. 

Você sabe que a Kabum pertence à magalu não é? Observe na página da magalu que provavelmente o anúncio pertence à kabum, é uma dança que as duas estão fazendo desde a aquisição. Tudo que muda é quem entrega.

Show! Então a de 750W já estará de bom tamanho para mim.

 

E eu não sabia dessa aquisição da Magalu, mas havia reparado sim que quem está vendendo é a Kabum. Por isso estou indo pela melhor condição de pagamento, já considerando o frete kkkk. Se a Kabum não me cobrasse quase 50 reais de frete, compraria diretamente do site dela.

 

Obrigado mais uma vez por toda a ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!