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Mouse Bluetooth desconectando aleatoriamente


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Comprei um mouse Bluetooth Logitech Pebble M350, e estou enfrentando problemas com a conexão no meu notebook Dell Inspiron 5402 com Windows 11.
 

Quando utilizado via Bluetooth (tem tanto BT quanto wi-fi), o mouse fica desconectando constantemente, de forma aparentemente aleatória. Quando isso acontece, outros dispositivos Bluetooth (ex.: fone) também perdem a conexão, que é restabelecida em cerca de 10 segundos. Quando desconecta, o ícone do Bluetooth (que geralmente fica oculto) aparece na barra de tarefas. Contudo, isso só acontece quando utilizo o referido mouse; se uso só um fone Bluetooth, por exemplo, não há problema algum. Por isso, acredito que o problema não seja no notebook, já que uso o fone por horas (sem o mouse ou com o mouse conectado pelo dongle wi-fi) e não há nenhum tipo de problema.


Solicitei a troca do mouse e o problema ainda ocorre na segunda unidade. Já tentei desabilitar a opção de permitir o desligamento do adaptador Bluetooth para economizar energia no gerenciamento de dispositivos do Windows, mas não resolveu (é o mais sugerido quando se busca no Google). Li que poderia ser interferência da wi-fi 2.4 GHz, então tentei conectar o celular e o notebook na rede de 5 GHz, mas também não resolveu.


Alguma ideia? O mouse até tem o adaptador de 2.4 GHz para plugar na USB (e aí funciona de boa) mas queria usar a função Bluetooth mesmo 😕

Agradeço desde já!

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@pibz Por mais que Bluetooth também esteja na frequência de 2.4, o "local" onde ele trafega não é concorrente do wifi 2.4.

 

Mesmo que os drivers genéricos do próprio Windows não sejam "os melhores", driver genérico quer dizer que são compatíveis/recomendados, você pode ir no Gerenciamento de dispositivo > Deletar seus drivers de Bluetooth > Abra o Windows Update e peça para atualizar INCLUINDO as atualizações opcionais > Teste e veja se se solucionou.

 

Caso não der certo e como o produto já foi trocado por outro novo, vá no site do fabricante da placa-mãe ou no fabricante do notebook e baixe drivers bluetooth específico para sua máquina.

 

 

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@pibz Se estiver usando algum HUB de USB externo, ele comumente é o culpado desse tipo de problema. Além disso tem que conferir a bateria do mouse, pois mesmo que ele seja novo pode estar desgastada e se ela não for alcalina também não dá conta. Tem que comprar pilhas de marcas confiáveis, sempre alcalinas. Se você não tiver instalado os drivers de sua placa-mãe corretamente, pode estar com falha nas portas USB por causa disso, então recomendo que entre no site da fabricante do seu notebook, vá na página de suporte dele, baixe todos os drivers (especialmente chipset, USB 3.0 e Intel MEI se tiver nessa página) e instale todos. Nunca use programas externos para instalar drivers.

 

Por fim, observe se o modo de gerenciamento de energia do seu notebook (na bateria da barra de tarefas) está como equilibrado. Não recomendo alto desempenho, pois não aumenta o desempenho coisa nenhuma, nem o economia de energia.

Que eu saiba era para esse mouse funcionar só com o receptor próprio incluído na embalagem. Se ele é universal bluetooth e seu problema não for resolvido com os toques que lhe demos, sugiro que compre um adaptador BT Orico 5.1, qual custa em torno de 30 reais no ML. Genéricos não vão prestar.

 

Se seu windows tiver sido mal instalado e estiver com contaminações ou falhas, outra solução seria reinstalá-lo do zero, corretamente dessa vez.

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@LuisJacaranda @WOZ Dods Obrigado pelas respostas!
Instalei os drivers mais recentes disponíveis de Bluetooth e Wi-Fi do site da Dell (que são os mesmos que já estavam instalados anteriormente, mas tentei assim mesmo) e, infelizmente, o problema persiste. Quanto a drivers específicos do mouse, não há nenhum disponível no site da Logitech, acredito que use os drivers genéricos do Windows. 

O problema ocorre apenas quando tento utilizar o mouse via Buetooth. Se uso o mouse pela conexão Wi-Fi com o dongle USB, funciona normalmente.

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@pibz Drivers da placa-mãe, LAN, Áudio, chipset, MEI, etc. são tão importantes quanto os de BT. Vá no site da Dell, baixe todos, instale todos.

3 minutos atrás, pibz disse:

O problema ocorre apenas quando tento utilizar o mouse via Buetooth. Se uso o mouse pela conexão Wi-Fi com o dongle USB, funciona normalmente.

Então ele é wi-fi direct? Legal, não tinha visto aparelhos do tipo ainda. É a melhor opção, não?

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@WOZ Dods Sim... Na real o Dell Update já vem instalado e já tenho o costume de procurar atualizações periodicamente, o que tentei de diferente foi desinstalar o dispositivo e os drivers e instalar do zero, mas o problema continua. Conversei com mais um pessoal e um cara me disse que tem esse mesmo problema, com esse mesmo mouse, no Windows e no Mac, e que só funciona direito no bluetooth pelo Linux. Já desisti, vou usar por USB e mais pra frente procurar algum outro mouse bluetooth ☹️

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@pibz Esse é o primeiro Logitech que vejo dar esse tipo de problema. Minha esposa tem dois kits mouse/teclado da Logitech que nunca deram problema, meus clientes também nunca se queixaram. Se ele funciona via wifi direct, porque não quer usa-lo assim?

Outras pessoas que tiveram o mesmo problema que você: 

https://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/all/solved-bluetooth-mouse-randomly-disconnects-in/d74fb0cb-de8e-4361-a867-13818bbd80f6

Segundo a maioria das soluções que encontrei online, desligar a suspensão automática no gerenciador de dispositivos resolve.

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  • 2 semanas depois...

Deixando um update aqui, caso alguém tenha o mesmo problema:

 

Consegui resolver buscando novos drivers bluetooth diretamente no site da Intel, utilizando uma aplicação fornecida por eles (Dell Update e Windows Update indicavam que os drivers anteriores já eram os mais recentes).

Depois que atualizei, o problema nunca mais ocorreu. Agradeço a todos que ajudaram!

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