Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
6 minutos atrás, WOZ Dods disse:
  1. X570, a maioria, é inferior a muitas B550 disponíveis no mercado em um quesito ou outro. No geral não recomendo. Pegue uma boa B550 e estará melhor atendido. Para você ter ideia, tem B550 como a Aorus Elite V2 que são melhores em qualidade e estabilidade (desempenho melhor não existe, pois MB não influencia nisso a menos que o fabricante mude a BIOS para forçar os componentes) do que a maioria das X570 disponíveis no mercado. Seja como for, eu sou mais uma B550 Gigabyte, MSI ou ASUS de 800 reais do que uma X570 de 1400.
  2. ok. Lembre-se de que para uso profissional, mais especificamente para máquinas virtuais ou edição de imagem/vídeo, 32 GBs de RAM são recomendáveis. Para gaming e uso doméstico 16 GBs são mais que suficiente hoje.
  3. ok
  4. ok
  5. ok
  6. Bem melhor, só observe que salvo engano ele não vem com HUB RGB nem para ventoinhas. Talvez tenha que comprar esses à parte. Se vai comprar quatro ventoinhas adicionais então presumo que vai colocar duas só para a GPU, o que sempre é bom. O melhor perfil de ventilação é como nas imagens abaixo.
    image.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.pngimage.thumb.png.b1ca002c1ee0679d80a709b04f775adf.pngimage.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.png
  7. Compare com o preço das RX 6600 XT, que tem basicamente o mesmo desempenho exceto pelo CUDA e RT que são melhores na Nvidia.
  8. Boa.
  9. boa
  10. Lembre que vai precisar de uma dessas para cada quatro ventoinhas. Toda ventoinha RGB ou ARGB precisa de um HUB correspondente para as luzes também, bem como controladora compatível na placa-mãe. O Aero One Frost vem com ventoinhas RGB salvo engano, então um HUB RGB será necessário para as luzes, mas tem que ver se vai querer colocar mais depois para comprar o correto já de uma vez.

Peguei a X570 da ASUS mesmo, pelo que eu entendi então o gabinete não vem com um surpote para as quatro ventionhas argb que vem com ele? eu vou precisar de um hub paraas quatro da xpg que comprei e pegar outro hub argb a parte para as quatro do gabinete?

Postado

@Enzo de Azevedo Veja no manual, pois nunca montei PC com esse gabinete específico (montei sem ser Frost, que é as quatro ventoinhas pré-instaladas). Se não vier com HUB, então vai precisar de um FH-04 para cada 4 ventoinhas (incluindo as pré-instaladas), simples assim. Cada FH-04 precisa de uma porta SYS_FAN na MB, mas quase todas tem pelo menos 2 SYS_FAN.

O hub RGB é um caso à parte. Primeiro que ele vem com ventoinhas RGB 12v, não com ARGB 5V. Entenda que as duas coisas são muito diferentes e confundi-las pode lhe causar prejuízos.

O hub RGB serve apenas para ligar as luzinhas e controla-las na placa-mãe, mas você ainda consegue usar as ventoinhas sem luzes, são cabos separados para as duas coisas.

Postado
Em 24/01/2022 às 14:38, WOZ Dods disse:

@Enzo de Azevedo Veja no manual, pois nunca montei PC com esse gabinete específico (montei sem ser Frost, que é as quatro ventoinhas pré-instaladas). Se não vier com HUB, então vai precisar de um FH-04 para cada 4 ventoinhas (incluindo as pré-instaladas), simples assim. Cada FH-04 precisa de uma porta SYS_FAN na MB, mas quase todas tem pelo menos 2 SYS_FAN.

O hub RGB é um caso à parte. Primeiro que ele vem com ventoinhas RGB 12v, não com ARGB 5V. Entenda que as duas coisas são muito diferentes e confundi-las pode lhe causar prejuízos.

O hub RGB serve apenas para ligar as luzinhas e controla-las na placa-mãe, mas você ainda consegue usar as ventoinhas sem luzes, são cabos separados para as duas coisas.

Boa tarde!

Agora, finalizando de vez como ficou a configuração:

- Processador: Ryzen 5 5600x

- placa-mãe: ASUS TUF X570M-PLUS BR

- Placa de Vídeo: ASUS TUF RTX 3060 

- memória RAM: Kingston Fury 16GB 3600mhz CL18

- Armazenamento: SSD WD Blue SN550 1TB

- Air Cooler: Scythe Fuma 2 

- Ventoinhas: XPG Vento 120mm x4

- Gabinete: AeroCool AeroOne Frost (4 ventoinhas inclusas)

- Fonte: XPG Core Reactor 850W

- HUB para as Fans adicionais: DeepCool FH-04

Um último pedido: você tem conhecimento sobre boas configurações nessa mb da ASUS? configurações adicionais mesmo que me ajudarão em algum sentido. O mesmo vale para o processador, memória RAM e etc. 

Muito obrigado por toda a sua ajuda, de verdade, sou muito grato! Daqui um mês eu renovo o tópico dando as considerações a respeito do desempenho da máquina no geral!

Postado
40 minutos atrás, Enzo de Azevedo disse:

Um último pedido: você tem conhecimento sobre boas configurações nessa mb da ASUS? configurações adicionais mesmo que me ajudarão em algum sentido. O mesmo vale para o processador, memória RAM e etc. 

Não tem configurações em MB a menos que você queira fazer OC, que por sinal é muita dor de cabeça para pouco retorno. Ainda acho um bom desperdício essa MB quando a B550 Aorus Elite V2 é superior e custa mais ou menos o mesmo. Lembre-se de que placa-mãe não aumenta o desempenho do computador, ela é só uma plataforma para os componentes que definem o desempenho de fato. Custe 600 reais como a Gigabyte A520M DS3H, 800 reais como a MSI MAG B550M Bazooka ou 1600 reais como essa X570 que você escolheu, O DESEMPENHO SERÁ O MESMO.

As únicas coisas que você precisa alterar na BIOS são ligar o XMP e talvez, se quiser, fazer uma curva de velocidade das ventoinhas mais acentuada para melhorar o arrefecimento. Fora isso, deixe a BIOS quietinha.

Se quiser melhorar a curva de desempenho das ventoinhas da GPU, use o MSI Afterburner. Tanto para ela quanto para as ventoinhas do gabinete, considero ideal uma curva de 50% a 40° e 100% a 70°

Postado
4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não tem configurações em MB a menos que você queira fazer OC, que por sinal é muita dor de cabeça para pouco retorno. Ainda acho um bom desperdício essa MB quando a B550 Aorus Elite V2 é superior e custa mais ou menos o mesmo. Lembre-se de que placa-mãe não aumenta o desempenho do computador, ela é só uma plataforma para os componentes que definem o desempenho de fato. Custe 600 reais como a Gigabyte A520M DS3H, 800 reais como a MSI MAG B550M Bazooka ou 1600 reais como essa X570 que você escolheu, O DESEMPENHO SERÁ O MESMO.

As únicas coisas que você precisa alterar na BIOS são ligar o XMP e talvez, se quiser, fazer uma curva de velocidade das ventoinhas mais acentuada para melhorar o arrefecimento. Fora isso, deixe a BIOS quietinha.

Se quiser melhorar a curva de desempenho das ventoinhas da GPU, use o MSI Afterburner. Tanto para ela quanto para as ventoinhas do gabinete, considero ideal uma curva de 50% a 40° e 100% a 70°

Não tenho nenhuma pretensão em OC, estou tranquilo.

Então basta ligar o XMP e ser feliz? Ok, justo.

Com relação a velocidade das ventoinhas, tem algum vídeo explicativo que possa me ajudar? Nunca tive contato com isso e apenas gostaria de saber o seguinte: é NECESSÁRIO alterar a velocidade das ventoinhas para obter um melhor desempenho ou eu posso simplesmente deixar no "automático" e tudo bem? 

O meu objetivo é ter um computador durável e estável, com boas temperaturas, só.

• Curtir 1
Postado
Em 23/01/2022 às 21:51, Enzo de Azevedo disse:

Gabinete Gamer XPG Starker Compact, Mid Tower, 2x FAN (1x Traseira ARGB, 1x Frontal), Lateral em Vidro Temperado, Preto - 75260179: R$469,90

Pega o XPG Starker Air se gostou do design no Starker...

Postado
21 horas atrás, Enzo de Azevedo disse:

Com relação a velocidade das ventoinhas, tem algum vídeo explicativo que possa me ajudar? Nunca tive contato com isso e apenas gostaria de saber o seguinte: é NECESSÁRIO alterar a velocidade das ventoinhas para obter um melhor desempenho ou eu posso simplesmente deixar no "automático" e tudo bem? 

Só se você quiser melhorar o desempenho de arrefecimento. Para quem mora em lugares quentes é essencial. Como você fará streaming, certamente vai estressar a máquina ainda mais do que estressaria só jogando, então eu recomendo que teste no automático e se perceber temperaturas muito elevadas tente configurar como mencionei. A configuração das ventoinhas na BIOS é feita hoje numa interface gráfica tipo windows (inclusive tem como configurar por windows no aplicativo da AMD), e basta clicar nos pontos brancos dos gráficos e colocar na posição que você quer. É super simples e prático. Se fosse difícil eu lhe mostraria um tutorial, até faria um pra ti, mas é tão simples que não tem o que explicar, você só entra na BIOS, vai no gráfico, seleciona o que quer mudar e muda com o mouse.

Postado

@WOZ DodsEntão, montei todo o computador e consegui, por enquanto, colocar apenas 3 fans, 1 traseira e 2 em cima, fora o cooler box. Não consegui encaixar devidamente o aircooler scythe, então, ao invés de forçar e talvez causar problemas, preferi esperar até que uma pessoa conhecida venha tentar. O problema é que por isso, tive que colocar o cooler box da amd, já com a pasta térmica instalada. Liguei o pc e sem executar nada, fica a 50/55 graus. Abrindo o navegador, colocando uma stream para assistir, abrindo o spotify, discord, a temperatura dá uma alta, chegando a 70 graus e vai abaixando até chegar entre 55/60 graus. Dentro de jogos atinge entre 80 a 89 com o gabinete fechado e aberto, principalmente no Valorant, o que não é normal. O que pode estar causando isso e o que eu devo fazer?

• Curtir 1
Postado
Em 28/01/2022 às 14:49, Enzo de Azevedo disse:

Liguei o pc e sem executar nada, fica a 50/55 graus. Abrindo o navegador, colocando uma stream para assistir, abrindo o spotify, discord, a temperatura dá uma alta, chegando a 70 graus e vai abaixando até chegar entre 55/60 graus. Dentro de jogos atinge entre 80 a 89 com o gabinete fechado e aberto, principalmente no Valorant, o que não é normal. O que pode estar causando isso e o que eu devo fazer?

Você provavelmente não instalou corretamente. Tem certeza de que instalou corretamente? Conectou o cabo de energia? 

Espero que saiba que uma vez que você encaixa o cooler com pasta você não deve retirar e colocar novamente, pois isso causa a formação de bolhas e perda de desempenho substancial da pasta térmica. Espero que saiba também que quando for retirar esse cooler deverá SEMPRE torcê-lo horizontalmente até quebrar o vácuo da pasta térmica para não matar seu processador quando retira-lo. 

Recomendo que leia o manual do cooler novo com calma. Ele explica qual é a base que você deve usar e como encaixá-la. Não tem segredo. Assista um vídeo sobre instalação de coolers se for o caso, ou até vários. Todo cooler tipo torre é feito de maneira que você possa remover as ventoinhas antes de instalar para facilitar o processo, sendo esperado de você discernir se vai precisar ou não, mas sempre é recomendável. 

Não use esse PC até solucionar a questão do superaquecimento. Pode danificar seu equipamento ou reduzir sua vida útil.

Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Você provavelmente não instalou corretamente. Tem certeza de que instalou corretamente? Conectou o cabo de energia? 

Espero que saiba que uma vez que você encaixa o cooler com pasta você não deve retirar e colocar novamente, pois isso causa a formação de bolhas e perda de desempenho substancial da pasta térmica. Espero que saiba também que quando for retirar esse cooler deverá SEMPRE torcê-lo horizontalmente até quebrar o vácuo da pasta térmica para não matar seu processador quando retira-lo. 

Recomendo que leia o manual do cooler novo com calma. Ele explica qual é a base que você deve usar e como encaixá-la. Não tem segredo. Assista um vídeo sobre instalação de coolers se for o caso, ou até vários. Todo cooler tipo torre é feito de maneira que você possa remover as ventoinhas antes de instalar para facilitar o processo, sendo esperado de você discernir se vai precisar ou não, mas sempre é recomendável. 

Não use esse PC até solucionar a questão do superaquecimento. Pode danificar seu equipamento ou reduzir sua vida útil.

Olá, bom dia, muito obrigado pelo esclarecimento. Sou totalmente leigo quanto a isso e não sabia sobre a formação de bolhas. Então, o que eu devo fazer pelo que eu entendi é: remover a cooler box da amd e limpar a pasta térmica do processador, pegar o air cooler scythe, colocá-lo antes sem as ventoinhas para uma melhor visualização dele em cima do processador e depois encaixá-lo corretamente? 

O que eu fiz depois que eu vi que eu não estava conseguindo encaixar sozinho foi remover a pasta térmica que eu instalei no processador e na base do aircooler e simplesmente colocar o cooler box da amd sem nenhum problema. 

O problema que ocorre com o scythe é o seguinte: encaixo a base da forma que eu vi que tem que ser, ou seja, parte menor para o lado das memórias e a parte maior com uma quebra para o lado das entradas da placa-mãe. E aí  a parte para a placa-mãe encaixa numa boa, já a parte para as memórias não encaixa, o parafuso não chega até o encaixe na placa-mãe. Pesquisei e vi que se eu encaixar muito um lado e pouco o outro, isso de fato irá acontecer, porém, não fiz isso, e mesmo assim simplesmente o parafuso não chega.

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, Enzo de Azevedo disse:

Olá, bom dia, muito obrigado pelo esclarecimento. Sou totalmente leigo quanto a isso e não sabia sobre a formação de bolhas. Então, o que eu devo fazer pelo que eu entendi é: remover a cooler box da amd e limpar a pasta térmica do processador, pegar o air cooler scythe, colocá-lo antes sem as ventoinhas para uma melhor visualização dele em cima do processador e depois encaixá-lo corretamente? 

Precisamente. Estude o manual antes e na hora de aplicar a pasta térmica dele lembre-se de que o correto é uma gota do tamanho de uma ervilha ou um pouco menor no centro do processador. Se puder use papel absorvente e isopropanol para limpar a pasta antiga, vai lhe poupar trabalho e garantirá uma limpeza superior. Se não tiver use apenas o papel absorvente, tomando máximo cuidado para não danificar o processador ao manipulá-lo já que o menor impacto pode destruir seus pinos. Até segurá-lo na posição errada pode danificá-lo por sinal, então trate-o com máximo cuidado e prefira limpá-lo ainda no socket, sem remover.

14 minutos atrás, Enzo de Azevedo disse:

O problema que ocorre com o scythe é o seguinte: encaixo a base da forma que eu vi que tem que ser, ou seja, parte menor para o lado das memórias e a parte maior com uma quebra para o lado das entradas da placa-mãe. E aí  a parte para a placa-mãe encaixa numa boa, já a parte para as memórias não encaixa, o parafuso não chega até o encaixe na placa-mãe. Pesquisei e vi que se eu encaixar muito um lado e pouco o outro, isso de fato irá acontecer, porém, não fiz isso, e mesmo assim simplesmente o parafuso não chega.

O que quer dizer com parte menor e maior? O cooler é simétrico exceto pela posição das ventoinhas.

15 minutos atrás, Enzo de Azevedo disse:

E aí  a parte para a placa-mãe encaixa numa boa, já a parte para as memórias não encaixa, o parafuso não chega até o encaixe na placa-mãe. Pesquisei e vi que se eu encaixar muito um lado e pouco o outro, isso de fato irá acontecer, porém, não fiz isso, e mesmo assim simplesmente o parafuso não chega.

Você precisa primeiramente montar corretamente o cooler. Todo cooler vem com um sistema de montagem próprio para processadores AMD e outro para Intel. Ainda sim tem variações dentro de cada sistema.

Se o parafuso não está chegando na rosca do backplate, então você errou apenas no raciocínio. Para evitar isso você só precisa colocar um apoio atrás da placa-mãe enquanto encaixa o cooler para evitar que o backplate escorregue e fique longe demais da placa-mãe. Esse "truque" pode ser feito usando um pedaço de papelão ou espuma antiestática (que vem com componentes como fontes e placas). Só não coloque nada alto demais para não forçar a placa-mãe. Alternativamente, se você extrair a placa-mãe do gabinete e colocar sobre uma superfície não condutiva poderá deixá-la apoiada diretamente sobre o backplate, evitando que ele fuja.

Por fim, lembre-se de que a forma correta de instalar é posicionar o cooler sobre a pasta térmica já aplicada ao processador, firmar o cooler com uma mão e apertar os parafusos em X, revesando os lados opostos e dando poucas voltas em cada até chegar no último, para somente então finalizar o aperto.

Postado
4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

O que quer dizer com parte menor e maior? O cooler é simétrico exceto pela posição das ventoinhas.

Quero dizer literalmente que, quando fui instalar, a parte voltada para as entradas do gabinete encaixou tranquilamente, sem eu deixar muito encaixada, só a ponto de dar a sensação inicial de encaixe, já a parte voltada para as memórias, o parafuso de encaixe pareceu não conseguir alcançar a parte de encaixe da base, entende? 

Eu tentei encaixar primeiro a parte voltada para as memórias e mesmo assim, não resolveu em nada. 

7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Precisamente. Estude o manual antes e na hora de aplicar a pasta térmica dele lembre-se de que o correto é uma gota do tamanho de uma ervilha ou um pouco menor no centro do processador. Se puder use papel absorvente e isopropanol para limpar a pasta antiga, vai lhe poupar trabalho e garantirá uma limpeza superior. Se não tiver use apenas o papel absorvente, tomando máximo cuidado para não danificar o processador ao manipulá-lo já que o menor impacto pode destruir seus pinos. Até segurá-lo na posição errada pode danificá-lo por sinal, então trate-o com máximo cuidado e prefira limpá-lo ainda no socket, sem remover.

Muito obrigado pelo esclarecimento a respeito da quantidade de pasta térmica, isso era algo que eu também tinha dúvidas. 

Vou enviar o vídeo do setup montado para você avaliar. A única coisa que eu já comprei e chegará é o suporte para a placa de vídeo, para colocá-lo na parte da direita dela, afim de equilibra-lá.

45 minutos atrás, Enzo de Azevedo disse:

Quero dizer literalmente que, quando fui instalar, a parte voltada para as entradas do gabinete encaixou tranquilamente, sem eu deixar muito encaixada, só a ponto de dar a sensação inicial de encaixe, já a parte voltada para as memórias, o parafuso de encaixe pareceu não conseguir alcançar a parte de encaixe da base, entende? 

Eu tentei encaixar primeiro a parte voltada para as memórias e mesmo assim, não resolveu em nada.

Retificando, aqui tenho parafusos para serem encaixados das seguintes formas: um para o lado da placa de vídeo e o outro para o lado do dissipador do VRM. Me equivoquei na posição deles. 

E é, o parafuso para o lado da placa de vídeo parece não chegar até o encaixe. Mesmo que ele seja o primeiro a tentar ser encaixado.

Você precisa primeiramente montar corretamente o cooler. Todo cooler vem com um sistema de montagem próprio para processadores AMD e outro para Intel. Ainda sim tem variações dentro de cada sistema.

Se o parafuso não está chegando na rosca do backplate, então você errou apenas no raciocínio. Para evitar isso você só precisa colocar um apoio atrás da placa-mãe enquanto encaixa o cooler para evitar que o backplate escorregue e fique longe demais da placa-mãe. Esse "truque" pode ser feito usando um pedaço de papelão ou espuma antiestática (que vem com componentes como fontes e placas). Só não coloque nada alto demais para não forçar a placa-mãe. Alternativamente, se você extrair a placa-mãe do gabinete e colocar sobre uma superfície não condutiva poderá deixá-la apoiada diretamente sobre o backplate, evitando que ele fuja.

Por fim, lembre-se de que a forma correta de instalar é posicionar o cooler sobre a pasta térmica já aplicada ao processador, firmar o cooler com uma mão e apertar os parafusos em X, revesando os lados opostos e dando poucas voltas em cada até chegar no último, para somente então finalizar o aperto.

Tudo bem. Irei tentar e volto aqui para dizer se deu certo.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Bom, depois de algumas tentativas, consegui encaixar! Basicamente eu coloquei o lado que o parafuso não estava pegando um pouco sobressaido, para assim  ele não ter como não encaixar. Assim que ouvi o pequeno barulho do encaixe, já fui para o outro lado e, como ele não teve problemas, encaixei perfeitamente. 

1 hora atrás, Enzo de Azevedo disse:

Vou enviar o vídeo do setup montado para você avaliar. A única coisa que eu já comprei e chegará é o suporte para a placa de vídeo, para colocá-lo na parte da direita dela, afim de equilibra-lá.

Com relação ao vídeo, o formato mp4 não é suportado aqui, não consegui enviar. Como posso enviar?

Postado

A peça onde estão as roscas para o cooler se chama backplate e ela não é colada na placa-mãe. Você tem que segurar ela no lugar de alguma forma para ela não fugir do parafuso, entende? Além disso, você deve sim pressionar o cooler para baixo enquanto fixa os parafusos, evitando tanto que o cooler fique torto quanto que a pasta térmica seja mal dispersada. Já expliquei, então peço que releia atentamente:

Grifei a parte mais importante, favor apertar F5

Postado

@WOZ Dods Agora, com o air cooler fixado corretamente, o resultado é 40 graus em idle e 65 no máximo dentro dos jogos. Uma diminuição bem significativa com relação ao cooler box da AMD.

Mais uma vez agradeço por toda a sua ajuda e digo com certeza que sem você, nada teria sido possível! Muito obrigado! 

• Curtir 1
Postado

Lembre-se que se os cabos de energia dela ficarem pendendo e puxando ela para baixo, nenhum suporte vai salvá-la de empenar eventualmente.

E é, o parafuso para o lado da placa de vídeo parece não chegar até o encaixe. Mesmo que ele seja o primeiro a tentar ser encaixado.

A placa de vídeo é bem fácil de retirar. Pode instalar o cooler sem ela para facilitar. Lembre-se de sempre instalar qualquer cooler com o gabinete deitado independente do que você veja "pafúncios" fazerem no youtube.

16 minutos atrás, Enzo de Azevedo disse:

@WOZ Dods Bom, depois de algumas tentativas, consegui encaixar! Basicamente eu coloquei o lado que o parafuso não estava pegando um pouco sobressaido, para assim  ele não ter como não encaixar. Assim que ouvi o pequeno barulho do encaixe, já fui para o outro lado e, como ele não teve problemas, encaixei perfeitamente. 

Que bom!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!