Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Queria saber se essa pasta térmica Rise Mode Silver Cold Cinza é boa, vi uma promoção dela na KaBum e estava pensando em comprar.

Uso um i3 7100, queria trocar a pasta térmica do mesmo, pois já faz um tempo que troquei.

OBS: Aceito indicações de outras pastas com um bom custo-benefício.

Segue o link da pasta térmica: https://www.kabum.com.br/produto/153648/pasta-termica-rise-mode-silver-cold-5g-cinza-rm-tg-01-cld

Postado
5 minutos atrás, Jvwyng disse:

pois já faz um tempo que troquei.

Quanto tempo? Pasta térmica é o tipo de coisa que geralmente não precisa mexer por muitos anos. Essa pasta é razoável.

Postado
3 minutos atrás, Shaman93 disse:

Quanto tempo? Pasta térmica é o tipo de coisa que geralmente não precisa mexer por muitos anos. Essa pasta é razoável.

Creio que faz 1 ano mais ou menos que eu não troco a pasta deste processador.

Você indica alguma outra pasta que tenha um bom custo-benefício? 

Postado
2 minutos atrás, Jvwyng disse:

Creio que faz 1 ano mais ou menos que eu não troco a pasta deste processador.

Você indica alguma outra pasta que tenha um bom custo-benefício? 

Indico é não trocar, não tem a menor necessidade. Depois de 1 ano a performance de qualquer pasta decente ainda é a mesma do dia da instalação. Tenho um notebook com 7~8 anos que nunca teve a pasta trocada e mesmo em temperatura ambiente de quase 40 graus, funciona sem qualquer sinal de superaquecimento. Simplesmente limpe a poeira do cooler.

Postado
1 minuto atrás, Shaman93 disse:

Indico é não trocar, não tem a menor necessidade. Depois de 1 ano a performance de qualquer pasta decente ainda é a mesma do dia da instalação. Simplesmente limpe a poeira do cooler.

A temperatura do meu processador fica em média 65-75° jogando, com picos de 78° ou até 80°.

Tenho um i3 7100 como citei acima.

Em minha visão eu pensava que trocando agora, poderia melhorar essa temperatura

@Shaman93 com maior tempo em 70°graus jogando

Postado
3 minutos atrás, Jvwyng disse:

A temperatura do meu processador fica em média 65-75° jogando, com picos de 78° ou até 80°.

Tenho um i3 7100 como citei acima.

Em minha visão eu pensava que trocando agora, poderia melhorar essa temperatura

Dependendo do gabinete e temperatura ambiente, tá normal pro cooler stock, que é bem fraco. Pra baixar, só melhorando a ventilação do gabinete (se já não for boa) e trocando o cooler por um melhorzinho (por exemplo, Gammaxx 400).

Postado
3 minutos atrás, Shaman93 disse:

Dependendo do gabinete e temperatura ambiente, tá normal pro cooler stock, que é bem fraco. Pra baixar, só melhorando a ventilação do gabinete (se já não for boa) e trocando o cooler por um melhorzinho (por exemplo, Gammaxx 400).

Eu uso um air cooler da cooler master, ele abaixou bastante da temperatura comparado ao cooler box que eu tinha padrão da intel.

Sua indicação é manter a pasta térmica que eu já tenho? Essas temperaturas estão boas pro meu processador?

Postado

@Jvwyng

1 hora atrás, Jvwyng disse:

Se não tiver investido em um cooler melhor do que o de fábrica da Intel, se seu gabinete não estiver bem ventilado, as temperaturas estão perfeitamente dentro do esperado. Se tiver um cooler decente e ventoinhas bem espalhadas no gabinete, convém conferir as posições e orientações. Pasta térmica de qualidade vai perder 1° a cada ano ou dois. No final da vida útil do equipamento o ganho de temperatura, só pela pasta térmica, será de uns 3° a 5° no máximo e trocar a pasta por outra igual nunca vai lhe render um ganho maior que esse a menos que você tenha aplicado errado. Como toda vez que você tira o cooler você está criando um ponto de falha mecânica, a indicação é sempre de usar pasta de qualidade para não precisar tirar nunca mais. A sua pasta pode até ser razoável, mas as únicas que eu garanto são as das marcas Cooler Master, DeepCool, Thermal Grizzly, AeroCool, Thermaltake, Corsair, XPG, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e Scythe. Sempre preferindo as não condutivas (não metálicas) para evitar riscos desnecessários já que essas são voltadas para OC extremo e raramente beneficiam usuários domésticos comuns.

Em um ano de uso o que indico sempre é limpar as entradas e saídas de ar, retirando o painel frontal e demais filtros para limpeza bem feita, bem como aspirar excessos de poeira acumulados sobre componentes e em ventoinhas.

Lembrando que para jogos CPU intensive (FPS, open world) a tendência é sempre de que a CPU fique estressada. Desligar o boost, se ela tiver, pode ser a melhor forma de manter as temperaturas sob controle sem sacrificar performance notável.

Postado

@WOZ Dods@Shaman93Uso um air cooler da cooler master, ele ajudou muito quando se fala na temperatura, também utilizo somente uma ventoinha no gabinete, que é o da frente. Posteriormente penso em colocar mais ventoinhas espalhadas para ajudar na ventilação. Muito obrigado pela atenção, me ajudou muito

Postado

@Jvwyng A ventoinha mais importante da maioria dos gabinetes é a de exaustão atrás. Se tem só uma, instale ela ali. Fora isso, para PCs gamer recomendo mínimo de quatro ventoinhas. Não importa sua pasta térmica, seu cooler de CPU, se o gabinete não tiver um fluxo de ar eficiente você sempre terá um forno ao invés de computador. 

No caso de quatro ventoinhas a orientação é essa abaixo. Mais ventoinhas seguem o mesmo padrão. Temos ventoinhas de qualidade a partir de 19 reais hoje, e um FH-04 será muito bem vindo para cada quatro ventoinhas e uma SYS_FAN da placa-mãe se quiser silêncio nesse PC. 

image.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

Postado
28 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Fora isso, para PCs gamer recomendo mínimo de quatro ventoinhas.

Testes em geral mostram que de 2 pra 3 ventoinhas e também de 3 pra 4, o ganho é bem pequeno. Por exemplo esse (resultados em 11:50):

A diferença mais significativa é de nenhuma pra uma e, em menor grau, de 1 pra 2.

28 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Temos ventoinhas de qualidade a partir de 19 reais hoje

Qual? As que considero intermediárias tão na casa dos R$ 50... E na minha opinião mais vale pegar 1 ou 2 boas ventoinhas, que geram fluxo significativo e vão operar por muitos anos sem defeito, do que várias meia boca que mal movimentam ar e em seguida vão começar a apresentar ruído e trepidação. Bons fans com riffle bearing/FDB/HDB tem vida útil especificada em mais de 5 vezes a de fans com sleeve bearing vagabundos, sendo que na prática a diferença de duração é ainda maior. Sem falar no design das lâminas, um fan bem projetado pode rodar a 200, 300, 400 rpm a menos e gerar a mesma movimentação de ar que outro com pior design.

Postado
14 horas atrás, Shaman93 disse:

Testes em geral mostram que de 2 pra 3 ventoinhas e também de 3 pra 4, o ganho é bem pequeno. Por exemplo esse (resultados em 11:50):

Isso já é consenso há algum tempo. Recomendo quatro ventoinhas para PCs gamer por causa do tipo de uso e pelo volume de uso. Quatro ventoinhas podem ser usadas a velocidades menores, aumentando sua vida útil e reduzindo ruído, mas podem ser usadas a velocidades maiores durante períodos quentes (que aqui no Brasil podem ser realmente MUITO quentes). 

Já montei gabinetes idênticos, um para máquina padrão de escritório com apenas uma ventoinha, outra para servidor com várias, podendo comparar lado a lado. A diferença de temperatura não é grande, mas para um PC que ficará ligado 24 horas cada grau conta, então sempre monto pequenos servidores com todas as ventoinhas possíveis, independente do ganho ser marginal ou grande.

Mas isso é minha indicação, minha forma de fazer, sendo que sou assumidamente o paranoico das temperaturas...

Se coubesse mais umas palavras na minha assinatura eu acho que seria produtivo colocar essa autoclassificação lá... :D

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...