Ir ao conteúdo

Recomendação de Fonte de 500W até R$ 400,00

Ir à solução Resolvido por Physics,

Posts recomendados

Postado

Eu gostaria de uma fonte de 500w não tão cara, até uns R$400,00.

Alguém poderia me recomendar uma? Estava de olha na Fonte Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus, PG-5001-BR

Postado
58 minutos atrás, Henrik G. disse:

Eu gostaria de uma fonte de 500w não tão cara, até uns R$400,00.

Alguém poderia me recomendar uma? Estava de olha na Fonte Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus, PG-5001-BR

Para qual sistema? Este é um bom modelo de entrada.

No entanto, existem opções superiores nesta mesma faixa de preço, como a PYLON 450W.

Postado
5 minutos atrás, Phynsx disse:

Para qual sistema?

Que suporte um i7 de terceira geração, 8gb de RAM e uma placa de vídeo mas ainda não tenho ela e estou entre a GTX 770 e a GTX 950

• Solução
Postado
12 horas atrás, Henrik G. disse:

Que suporte um i7 de terceira geração, 8gb de RAM e uma placa de vídeo mas ainda não tenho ela e estou entre a GTX 770 e a GTX 950

Neste caso, o modelo sugerido supre facilmente o sistema mencionado.

13 horas atrás, Phynsx disse:

No entanto, existem opções superiores nesta mesma faixa de preço, como a PYLON 450W.

É a melhor opção de categoria intermediária-baixa.

8 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Phynsx O que acha da linha Core da Seasonic? Sei que faltam reviews, mas tenho indicado por ter lido alguns colegas de fóruns fora do Brasil que compraram e estão curtindo: https://www.terabyteshop.com.br/busca?str=seasonic+core

Imagino que saiba que não recomendo modelos sem testes.

Entretanto, sobre este modelo, aparenta tratar-se de uma unidade de custo reduzido em relação à FOCUS, inclusive, alterando a topologia full-bridge por half-bridge. Isto não é particularmente uma mudança negativa, apesar de tender a ser menos eficiente e mais estressante para os switchers do circuito, pode auxiliar a reduzir custos com a utilização de menos transistores, dependendo da qualidade e do dimensionamento dos transistores utilizados, terá comportamento similar a um conversor full-bridge. Também é interessante levar em conta o maior estresse sobre os retificadores de synchronous rectification (em comparação com a topologia full-bridge), mas a Sea Sonic sempre costuma utilizar transistores de boa qualidade neste conversor.

Suponho que o fan (Globe Fan S1202512L) utilize long life sleeve bearing, considerando o período de garantia do modelo. O que seria bom, solucionando o problema relacionado ao ruído do motor em baixa velocidade causado pelo motor driver do fan de outros modelos da empresa (Hong Hua HA1225M12F-Z) e ainda sendo de boa qualidade.

Mais uma vez, não é um modelo que cumpre com requerimentos do California Energy Comission ou da revisão de 2020 do Intel Power Supply Design Guide, afinal, o switching controller não apresenta burst mode (segue-se utilizando o CM6901T6, uma variação do CM6901 com timings ajustados) mas isto soa mais como um ponto positivo do que um ponto negativo.

Em minha opinião, o posicionamento dos componentes segue sendo um ponto excelente dentre os novos modelos, com o hold-up capacitor distante de pontos de aquecimento. Aliás, mencionando ele: mal dimensionado. Bom, isso certamente auxilia a configurar esta unidade como uma opção intermediária. Possivelmente seu transient response é inferior à FOCUS, mas ainda deve ser decente.

Sinceramente, não aparenta ser um modelo ruim.

No entanto, há uma coisa que poderia ferir o modelo, que são os problemas apresentados pela plataforma da PRIME, mas acredito ser bastante difícil que o circuito de voltage compensation desse modelo seja tão mal implementado.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
12 horas atrás, Phynsx disse:

Imagino que saiba que não recomendo modelos sem testes.

Aproveitei o ensejo para escavar um pouco. Achei reviews em outras línguas, para variar.

Estes estão em russo, mas o google translator permitiu boa leitura em inglês:

https://occlub.ru/testodrom/42914-seasonic-core-gc-500-i-gc-650-obzor-100-bjudzheta-kuda-nuzhno/2?singlepage=1

https://occlub.ru/testodrom/76158-seasonic-g12-gc-750-i-gc-850-obzor-novyj-jetalon-cena-kachestvo?singlepage=1

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Aproveitei o ensejo para escavar um pouco. Achei reviews em outras línguas, para variar.

Estes estão em russo, mas o google translator permitiu boa leitura em inglês.

Temo que tenha me expressado incorretamente. Definitivamente existem análises desta série:

No entanto, você pode notar algo em comum, ou melhor, algo não comum a estes testadores: todos utilizam equipamentos diferentes e metodologias distintas. Claro, o portal polonês e o portal holandês realmente contam com ótimos equipamentos. No entanto, não são equipamentos padronizados.

Os equipamentos da Chroma são o padrão da indústria.

Estes são utilizados na Faganas ATE da Cybenetics e também por alguns testadores com maior poder aquisitivo, pois são equipamentos muito caros. Isto permite uma maior padronização entre as medições, mesmo que não seja possível replicar perfeitamente condições de ambiente.

Também existem testes que não são realizados por outros testadores. Portais como o Tom's Hardware e TechPowerUp, comandados pelo Aris Mpitziopoulos, realizam diversos testes menores que são relevantes. Estes também são realizados por testadores menores, como o FCP (China) ou o F14 (Vietnã), que também têm estes equipamentos.

De forma alguma procuro desmoralizar análises de outros testadores, com equipamentos mais modestos ou com outras condições de testes (muitas vezes mais adequadas ao seu próprio país), no entanto, expresso que esta é a minha referência para analisar resultados elétricos.

Assim, em todas essas análises eu analiso apenas a construção interna e medições de ripple.

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Aliás, este modelo é a G12 GC, fabricada pela Helly Technology, utilizando a plataforma Armour. Também utiliza um fan da Yate Loon (muito mais barato do que o da Globe Fan ou o da Hong Hua) com sleeve bearing e capacitores de procedência inferior (não costumo avaliar muito a procedência, mas neste caso vale a pena mencionar isto).

• Curtir 1
Postado

@Phynsx Entendi. Em vista das opções nessa faixa de preço, da durabilidade e eficiência delas (lembrando que a Core GC tem garantia de 7 anos, mesmo se não for acionável no Brasil, algo que considero demonstrar a confiança da fabricante), e lembrando que tem muita gente comprando fontes efetivamente ruins, você ainda não acha que é uma boa opção de fonte para nosso mercado? Perfeita nenhuma é, mas analisando em relação às demais ainda acho a indicação dela viável.

Postado

@Phynsx

Nessa faixa de preço abaixo de 400 reais, essa Seasonic(379 reais) eu vejo como melhor opção. Não me vem a cabeça nenhuma outra fonte de 500W Gold nessa faixa de preço, as outras opções que vejo no mercado se resumem a fontes Bronze...

As fontes Corsair CX e a XPG Pylon tambem são boas e elas se encontram nessa faixa de preço, mas mesmo sendo Bronze será que elas estariam acima dessa Seasonic Gold?

Postado
46 minutos atrás, gutopereira disse:

Não me vem a cabeça nenhuma outra fonte de 500W Gold nessa faixa de preço, as outras opções que vejo se resumem a fontes Bronze...

Eficiência é realmente o menos relevante dos fatores de classificação, mas certamente não há muitas outras opções com este nível de eficiência, com exceção da também misteriosa LEGION.

50 minutos atrás, gutopereira disse:

As fontes Corsair CX e a XPG Pylon também são boas fontes e elas se encontram nessa faixa de preço, mas mesmo sendo Bronze será que elas estariam acima dessa Sea Sonic Gold?

Ambas as plataformas utilizadas pela CX, da Great Wall e da Channel Well, utilizam as mesmas topologias da CORE. Inclusive, o controlador do circuito de power factor correction da revisão da Channel Well apresenta performance superior (soft-start mais funcional e power factor maior em condições similares).

O dimensionamento do hold-up capacitor também remete à CX, apresentando capacitância muito abaixo da potência do modelo e com baixa tensão operacional máxima, mas como é um capacitor de empresa japonesa, informações como esta certamente seriam desprezadas. Isto pode inferir em menor durabilidade (embora capacitores, mesmo mal dimensionados, não tenham elevada taxa de defeitos em fontes de alimentação atuais) e performance inferior em testes como transient response, além de apresentar degradação das saídas em um período mais curto. A filtragem de ripple é realmente excelente, mas também não muito superior à CX, mas certamente é superior à revisão mais recente da PYLON.

O ponto é que não estou dizendo que é um modelo ruim ou inferior. É notável que o modelo é superior em determinados aspectos, mas devo alertar que faltam dados que podem comprometer a recomendação desta série futuramente.

10 horas atrás, WOZ Dods disse:

Lembrando que a Core GC tem garantia de 7 anos, mesmo se não for acionável no Brasil, algo que considero demonstrar a confiança da fabricante.

Se você for desconsiderar a funcionalidade da garantia, este valor é apenas uma métrica de durabilidade estimada. Com 7 anos, a interface térmica de algum transistor falhará e ele explodirá ou o lubrificante do fan do modelo ressecará e ele não irá girar, causando desligamentos devido ao acionamento da proteção contra over temperature protection. Ou ainda, algo acontecerá antes disso, afinal, esta é uma estimativa.

Esses 7 anos representam mais o investimento da empresa em um serviço de suporte e não no produto propriamente. Para um modelo extremamente barato apresentar garantia extensa, seria como se a empresa desconfiasse que o produto não fosse vendido com um período de garantia menor, pois o usuário não teria confiança suficiente no modelo. Para mim, representa a desconfiança da empresa sobre o produto e soa como marketing para justificar a compra. Afinal, se der defeito, você pode apenas trocar.

10 horas atrás, WOZ Dods disse:

Lembrando que tem muita gente comprando fontes efetivamente ruins, você ainda não acha que é uma boa opção de fonte para nosso mercado? Perfeita nenhuma é, mas analisando em relação às demais ainda acho a indicação dela viável.

Talvez seja uma boa opção, mas indicarei apenas quando houverem testes conclusivos.

Infelizmente sempre haverão consumidores comprando produtos efetivamente ruins, mas ainda existem modelos extensivamente testados à disposição nesta faixa de preço a se comprar.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Phynsx disse:

Eficiência é realmente o menos relevante dos fatores de classificação, mas certamente não há muitas outras opções com este nível de eficiência, com exceção da também misteriosa LEGION.

Cara, pensando como consumidor no nosso mercado. Com as expectativas que nossos consumidores brasileiros tem. Com tantas fontes explosivas no mercado e com as porcarias VS da Corsair ainda sendo consideradas "santas". Sério que essas Seasonic são tão ruins ao ponto de não serem sequer consideradas interessantes? Acho que esse é meu ponto mais importante, de que temos muitas coisas ruins, inclusive sendo comumente indicadas como perfeitas só por que passaram nos testes do teclab, sem qualquer critério de durabilidade efetiva ao meu ver, quando o que o consumidor comum deseja: durabilidade, sobretudo, qualidade, boas proteções e boa eficiência. Se colocarmos tudo isso em nível, não seriam fontes pelo menos decentes? 

Especialmente em vista da concorrência local e do baixo poder aquisitivo da maioria, especialmente dentro de uma recessão com escassez de brinde?!?!?

Entenda, é importante, ao meu ver separar o que é funcional do que não é. O que é produtivo do que não é. Sei bem demais que nada é ferro e fogo, mas vejo os colegas aqui indicando fontes que, ao meu ver, são bem inferiores em durabilidade, o que considero crucial, eficiência, que considero adjacente, e proteções/estabilidade/filtragem (com o perdão de alguém que não entende tanto de eletrônica se o linguajar estiver equivocado), dentro de um mercado que vemos poucos produtos realmente compromissados sequer com um desses fatores. 

Postado
19 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Cara, pensando como consumidor no nosso mercado. Com as expectativas que nossos consumidores brasileiros tem. Com tantas fontes explosivas no mercado e com as porcarias VS da Corsair ainda sendo consideradas "santas". Sério que essas Sea Sonic são tão ruins ao ponto de não serem sequer consideradas interessantes?

O ponto é que não estou dizendo que é um modelo ruim ou inferior. É notável que o modelo é superior em determinados aspectos, mas devo alertar que faltam dados que podem comprometer a recomendação desta série futuramente.

Talvez seja uma boa opção, mas indicarei apenas quando houverem testes conclusivos.

20 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Acho que esse é meu ponto mais importante, de que temos muitas coisas ruins, inclusive sendo comumente indicadas como perfeitas só por que passaram nos testes do TecLab, sem qualquer critério de durabilidade efetiva ao meu ver, quando o que o consumidor comum deseja: durabilidade, sobretudo, qualidade, boas proteções e boa eficiência. Se colocarmos tudo isso em nível, não seriam fontes pelo menos decentes?

Concordo, muitas indicações realizadas neste fórum vêm de critérios muito baixos, mas eu não deixo de criticar todas elas. Há diversos pontos positivos neste modelo, mas como em diversos outros modelos que pareciam muito promissores, ainda existe a possibilidade de apresentar maus resultados em determinadas condições, especialmente proteções. Como exemplo disto, temos a MWE V2. Tenderia a ser um bom modelo. No entanto, análises mais profundas revelaram transient response ruim, proteções mal configuradas (ou inexistentes) e problemas ocultos (ripple elevado em baixa carga, coil whine devido ao burst mode).

30 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Especialmente em vista da concorrência local e do baixo poder aquisitivo da maioria, especialmente dentro de uma recessão com escassez de brinde.

Seria uma recomendação desesperada, afinal, como mencionei, há outras opções na mesma categoria. Podem ser inferiores, mas são opções extensivamente testadas, com todos os seus erros identificados.

32 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Entenda, é importante, ao meu ver separar o que é funcional do que não é. O que é produtivo do que não é. Sei bem demais que nada é ferro e fogo, mas vejo os colegas aqui indicando fontes que, ao meu ver, são bem inferiores em durabilidade, o que considero crucial, eficiência, que considero adjacente, e proteções/estabilidade/filtragem (com o perdão de alguém que não entende tanto de eletrônica se o linguajar estiver equivocado), dentro de um mercado que vemos poucos produtos realmente compromissados sequer com um desses fatores. 

A série PRIME sempre foi muito bem recomendada. Em 2018 começaram a surgir problemas com placas com muito ruído de chaveamento, forçando a Sea Sonic a atualizar o cabeamento. Em 2020 começaram a surgir relatos de desligamentos com placas gráficas da série 2000. Inicialmente suspeitava-se de problemas de transient response, mas novamente se trata de outro problema com ruído de chaveamento, carregado pelos sense wires, acionando o monitoring integrated circuit indevidamente. Assim, a série FOCUS, que apresenta um sistema de voltage compensation inferior, é uma opção melhor.

Desta forma, apesar de realmente tender a ser um modelo decente, ainda faltam informações para que seja uma indicação segura.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Phynsx Em vista de faixa de preço, quais seriam os três modelos que você indicaria hoje entre 450 e 550W, entre 350 e 450 reais?

Por enquanto, há apenas 2 modelos nesta faixa de preço os quais eu indico, a PYLON (450W e 550W) e a CX (450W e 550W).

Ainda espero por análises da nova revisão da CXM e por mais informações sobre a TUF GAMING.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...