Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal, Gostaria de tirar uma duvida com vocês...

Eu estava com meu computador a um bom tempo sem limpar, resolvi abrir ele e fazer a limpeza como já havia feito anteriormente.

Troquei a pasta térmica que ja estava 2 anos sem trocar ( sim vacilei nisso) e de diferente do normal, atualizei a BIOS...

Após esses procedimentos, meu computador esta superaquecendo mas so quando eu abro algum programa...

Exemplo, abro o chrome, a temperatura vai pra 80 graus e volta pra 39-40...

Abro um jogo... mesma coisa.

Percebi essa diferença pelo barulho que a ventoinha faz de aceleramento e desaceleramento.

O que será que esta fazendo com que isso ocorra? Sera que o processador danificou por ficar tanto tempo sem trocar a pasta? e se sim, porque que antes de eu tirar pra limpar e por nova pasta isso não ocorria? 

Ja desencaixei e encaixei o cooler umas 3x já.. ele esta bem fixado, não sei o que pode ser em vista que ele so apresenta alteração quando eu abro algum programa ( temperatura sobe e o uso de CPU vai a 100% em 2 seg +- e volta ao normal).

Nessa print que envio abaixo, um esta no modo normal, apos alguns segundos de abrir algum programa e no segundo print, abri um jogo da minha filha, onde ela sempre jogou normalmente, e agora com ele o pc reinicia.

alguém poderia me dar uma orientação? Paguei carissimo nesse processador a 2 anos atras (é razoavelmente novo), e o computador é meu meio de trabalho, não posso deixar queimar :(

pc off.png

pc on.png

Postado
49 minutos atrás, Karine Campos disse:

Eu estava com meu computador a um bom tempo sem limpar, resolvi abrir ele e fazer a limpeza como já havia feito anteriormente.

Troquei a pasta térmica que ja estava 2 anos sem trocar ( sim vacilei nisso) e de diferente do normal, atualizei a BIOS...

Não precisava trocar a pasta térmica. Hoje em dia as pastas duram facilmente 10 anos sem precisarem ser substituídas, isso desde que sejam de qualidade. Para evitar justamente o problema que você teve aqui, recomendo sempre que uma vez instalado o cooler você só o remova se quiser trocar de cooler ou processador.

Atualização de BIOS é outra coisa que só se faz em caso de necessidade real e objetiva. Podem haver correções de BIOS importantes entre uma versão e outra, mas se para seu equipamento ela está funcionando perfeitamente, então não recomendo o update justamente por causa dos riscos envolvidos.

52 minutos atrás, Karine Campos disse:

Após esses procedimentos, meu computador esta superaquecendo mas so quando eu abro algum programa...

Exemplo, abro o chrome, a temperatura vai pra 80 graus e volta pra 39-40...

Isso é indicativo de pasta térmica mal aplicada ou inexistente. Você limpou a antiga perfeitamente com papel absorvente e isopropanol? Usou o método de aplicação de colocar a quantidade equivalente a uma ervilha no meio do processador e depois instalar o cooler prendendo ele em X (apertando as presilhas opostas no formato de um X, duas opostas no X, depois as outras duas)? Certificou-se de que travou as presilhas corretamente? 

Lembrando que para quem usa processadores Intel com cooler original de presilhas plásticas, é extremamente comum que a instalação não fique bem presa por causa do formato delas e desatenção. Para prender corretamente você deve primeiro abrir as presilhas completamente e puxar os pistões para que fique na posição aberto. Feito isso você rotaciona os pistões para a posição travada (sentido horário) e somente então posiciona o cooler sobre a placa-mãe. Após alinhar os encaixes, você deve pressionar as presilhas brancas sem acionar os pistões até que elas passem pelo orifício de fixação e somente então poderá apertar os pistões para travá-las no lugar.

Se tiver que remover o cooler para corrigir a instalação, confira as presilhas brancas para ver se nenhuma foi danificada. 

57 minutos atrás, Karine Campos disse:

O que será que esta fazendo com que isso ocorra? Sera que o processador danificou por ficar tanto tempo sem trocar a pasta? e se sim, porque que antes de eu tirar pra limpar e por nova pasta isso não ocorria? 

Ausência de pasta térmica, CPU mal encaixada ou pouco contato do cooler na CPU. Essas são as causas mais comuns. A questão de troca de pasta já mencionei acima.

57 minutos atrás, Karine Campos disse:

Ja desencaixei e encaixei o cooler umas 3x já.. ele esta bem fixado, não sei o que pode ser em vista que ele so apresenta alteração quando eu abro algum programa ( temperatura sobe e o uso de CPU vai a 100% em 2 seg +- e volta ao normal).

Se você desencaixar uma vez sem trocar a pasta térmica novamente vai criar bolhas de ar na interface térmica, o que vai causar justamente o problema citado. Se vai ter que revisar a instalação, precisará limpar a pasta toda e aplicar uma nova. Lembrando que a pasta tem que ser de qualidade. Implastec branca não foi feita para processadores e pastas de marcas obscuras ou genéricas são veneno. Se for fazer isso novamente aproveite para reassentar o processador, que é removê-lo, conferir todos os contatos, encaixá-lo novamente e, se for AMD, segurar o processador contra o socket com um dedo enquanto baixa a alavanca de fixação.

1 hora atrás, Karine Campos disse:

Nessa print que envio abaixo, um esta no modo normal, apos alguns segundos de abrir algum programa e no segundo print, abri um jogo da minha filha, onde ela sempre jogou normalmente, e agora com ele o pc reinicia.

Não force o uso do PC nessa condição. Até solucionar isso, evite usá-lo. Confira também se conectou o cooler corretamente e se não tem nenhum fio impedindo que ele rode.

Quando vier responder novamente ao tópico, nos diga qual é seu modelo de placa-mãe e de processador. Alguns casos o update da BIOS pode ser o culpado por instabilidade ou anomalia de sistema, mas isso só saberemos se nos passar esses dados. Espero, inclusive, que tenha usado o programa de update automático baixado diretamente no site da fabricante (como o @BIOS da Gigabyte ou o Armoury Crate da ASUS, da MSI acho que é o Live Update). Se tiver baixado só o arquivo de BIOS, pode ocorrer de ter baixado versão errada ou incompatível, e isso deixaria a placa-mãe meio doidona mesmo, ou a mataria, então tem que ter certeza do que foi feito.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@WOZ Dods Primeiramente, muito obrigada por sua ajuda e sua resposta tão completa e detalhada como essa !

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Não precisava trocar a pasta térmica. Hoje em dia as pastas duram facilmente 10 anos sem precisarem ser substituídas, isso desde que sejam de qualidade. Para evitar justamente o problema que você teve aqui, recomendo sempre que uma vez instalado o cooler você só o remova se quiser trocar de cooler ou processador.

Atualização de BIOS é outra coisa que só se faz em caso de necessidade real e objetiva. Podem haver correções de BIOS importantes entre uma versão e outra, mas se para seu equipamento ela está funcionando perfeitamente, então não recomendo o update justamente por causa dos riscos envolvidos.

Eu não tinha conhecimento sobre a não troca da pasta, a pasta que comprei é uma cinza (a mais cara q havia na loja, 40 reais) Thermal silver da implastec. Não sei se voce conhece.
Um amigo meu me informou q trocava a dele de 6 em 6 meses, e como eu nunca havia trocado desde q comprei esse pc, eu resolvi fazer o procedimento.

Sobre a atualização da BIOS, eu sei que vacilei ! Apesar de ter curso na area, fiz o curso a 13 anos +- atrás e estou bem desatulizada, mas sempre consegui dar um jeitinhos nos problemas que ocorriam, até agora :( 

Isso é indicativo de pasta térmica mal aplicada ou inexistente. Você limpou a antiga perfeitamente com papel absorvente e isopropanol? Usou o método de aplicação de colocar a quantidade equivalente a uma ervilha no meio do processador e depois instalar o cooler prendendo ele em X (apertando as presilhas opostas no formato de um X, duas opostas no X, depois as outras duas)? Certificou-se de que travou as presilhas corretamente? 

Lembrando que para quem usa processadores Intel com cooler original de presilhas plásticas, é extremamente comum que a instalação não fique bem presa por causa do formato delas e desatenção. Para prender corretamente você deve primeiro abrir as presilhas completamente e puxar os pistões para que fique na posição aberto. Feito isso você rotaciona os pistões para a posição travada (sentido horário) e somente então posiciona o cooler sobre a placa-mãe. Após alinhar os encaixes, você deve pressionar as presilhas brancas sem acionar os pistões até que elas passem pelo orifício de fixação e somente então poderá apertar os pistões para travá-las no lugar.

Se tiver que remover o cooler para corrigir a instalação, confira as presilhas brancas para ver se nenhuma foi danificada

Limpei todo o resíduo antigo e coloquei a quantidade certinha bem ao centro, e me atentei em prender em X.
Esse cooler da intel é horrivel pra colocar as presilhas, então eu conferi diversas vezes se estava realmente bem encaixadas..  Ahh e as duas vezes que abri novamente pra ver o que estava acontecendo, eu removi e apliquei a pasta novamente.

Não force o uso do PC nessa condição. Até solucionar isso, evite usá-lo. Confira também se conectou o cooler corretamente e se não tem nenhum fio impedindo que ele rode.

O cooler está perfeito, rodando em velocidade normal.. Se eu deixar o pc ligado o dia todo, sem abrir nada muito pesado nele, ou só a internet (apos o pico de 3 segundos quando abro o chrome) ele mantem a temperatura de 40° em media. Se fosse mal encaixe será q ele daria esse pico também? ou ficaria sempre aquecido?

Quando vier responder novamente ao tópico, nos diga qual é seu modelo de placa-mãe e de processador. Alguns casos o update da BIOS pode ser o culpado por instabilidade ou anomalia de sistema, mas isso só saberemos se nos passar esses dados. Espero, inclusive, que tenha usado o programa de update automático baixado diretamente no site da fabricante (como o @BIOS da Gigabyte ou o Armoury Crate da ASUS, da MSI acho que é o Live Update). Se tiver baixado só o arquivo de BIOS, pode ocorrer de ter baixado versão errada ou incompatível, e isso deixaria a placa-mãe meio doidona mesmo, ou a mataria, então tem que ter certeza do que foi feito.

A minha placa é a ASUS PRIME - B360M-K e meu processador é o I7 - 8700 LGA 1155
A "atualização de BIOS" foi feita diretamente na BIOS.. Tinha uma opção de update lá e eu cliquei.. :( 
Não baixei nenhum arquivo em nenhum site não.

Obrigada desde já por sua ajuda !

• Curtir 1
Postado

Eu não tinha conhecimento sobre a não troca da pasta, a pasta que comprei é uma cinza (a mais cara q havia na loja, 40 reais) Thermal silver da implastec.

É complicado... A implastec está enriquecendo com esse produto que estão vendendo, mas ninguém sabe se ele sequer presta. Recomendo esta leitura: https://overbr.com.br/reviews/review-pasta-termica-thermal-silver-implastec/4

Um amigo meu me informou q trocava a dele de 6 em 6 meses, e como eu nunca havia trocado desde q comprei esse pc, eu resolvi fazer o procedimento.

Esse hábito de trocar regularmente vem de 20 anos atrás, quando era realmente necessário. Na época não tínhamos nem variedade nem qualidade de produtos de informática no Brasil. Os tempos mudaram, hoje temos pastas térmicas de qualidade e elas são feitas para durarem a vida útil inteira do produto. Não precisa trocar a menos que hajam indícios de que ela tenha perdido eficácia.

Sobre a atualização da BIOS, eu sei que vacilei ! Apesar de ter curso na area, fiz o curso a 13 anos +- atrás e estou bem desatulizada, mas sempre consegui dar um jeitinhos nos problemas que ocorriam, até agora :( 

Se o PC ainda está ligando normal, abra o programa de update da fabricante e veja o que ele recomenda instalar no lugar da sua BIOS atual. Acredito que o programa correto seja o Armoury Crate: https://www.ASUS.com/supportonly/Armoury Crate/HelpDesk_Download/

Seja como for, depois que resolver esse stress use o mesmo programa para atualizar seus drivers todos, ou então baixe manualmente no site da MB: https://www.ASUS.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/PRIME/PRIME-B360M-K/HelpDesk_Download/

O cooler está perfeito, rodando em velocidade normal.. Se eu deixar o pc ligado o dia todo, sem abrir nada muito pesado nele, ou só a internet (apos o pico de 3 segundos quando abro o chrome) ele mantem a temperatura de 40° em media. Se fosse mal encaixe será q ele daria esse pico também? ou ficaria sempre aquecido?

Depende do tipo de pico. Se as leituras estiverem saltando muitos graus para cada atualização, isso costuma ser falta de pasta ou mal encaixe mesmo. Se for diferente disso pode ser várias coisas, inclusive algo da BIOS. A primeira coisa que eu faria agora é rodar o armoury crate e ver se ele indica outra BIOS.

A "atualização de BIOS" foi feita diretamente na BIOS.. Tinha uma opção de update lá e eu cliquei.. :( 

Então ela conectou na internet e baixou sozinha? Pra você ver que eu também estou por fora. Não sabia que ela faria isso sem antes configurar uma infinidade de frescuras para a conexão. Afinal, nunca uso esse tipo de recurso. Bom saber, vou experimentar depois.

Nesse caso acredito que sua versão deva estar correta, mas não custa conferir dentro da BIOS. A versão 3201 é BETA e pode ter bugs. Se for essa, convém atualizar para a 3202. Se nada disso resolver, talvez valia a pena um rollback para versões anteriores, mas só em último caso.

Depois teste uma coisa:

Vá na BIOS, procure a opção "load optimal defaults", acione e confirme. Depois coloque no modo avançado, vá no processador e procurer pelo turbo boost. Desligue e teste o PC.

Link do seu manual: https://dlcdnets.ASUS.com/pub/ASUS/mb/LGA1151/PRIME_B360M-K/E13808_PRIME_B360M-K_UM_WEB.PDF

Postado

@WOZ Dods

Baixei o programa... realmente estava em outra versão, não era a 3202...

Fiz a atualização para 3202 e os demais procedimentos que você me indicou "load optimal defaults" e "turbo boost" e nada mudou.

Parece ate que está dando picos com mais frequencia do que antes, quando inicia o windows, por exemplo...

Infelizmente não sei mais o que fazer, vou ter que pagar e levar em algum lugar para verificarem qual o problema 😕 
Espero que não condenem o processador ! 

De qualquer forma agradeço a sua ajuda.

Postado

@Karine Campos conferiu os pinos e contatos do processador? Se um pino errado estiver com mau contato pode realmente causar todo tipo de dificuldade e anomalias. Como você já conferiu todo o resto, mesmo com a pasta térmica extremamente problemática, se o restante do sistema está ok isso é o que resta a meu ver.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!