Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Apenas checando por curiosidade a incompatibilidade ao Windows 11 do ideapad 320 80YH0006BR, a verificação deu assim:

01.jpg.83e7b85a4c170cb8a5047457b27d46cb.jpg

O processador é soldado na placa e não vejo solução viável de trocar ele então, após a mudança no registro ficou assim:

Final.jpg.c59f67430d9fe9af33f2e7b9692f46e2.jpg

Rodei de novo a verificação de integridade e deu o mesmo resultado de antes, tentei baixar pelo "verificar se há atualizações" e deu em nada, direto no site também não deu:

6a.jpg.8a7c38e2c3c1fc2e85f1684f56ab1db6.jpg

Isso significa que esta forma de atualização não confiável só funciona através de instalação limpa? E que não funciona pela instalação suja?

É que não faz sentido mudar o registro e depois executar uma instalação limpa apagando tudo pois, seria como instalar o 11 direto em um SSD novo.

Pelo que entendi, devo usar a instalação do 11 a partir do 10 rodando para que a Microsoft reconheça a atualização?

Ou será que posso instalar o 11 direto em outro SSD novo e limpo? E desta forma os servidores reconhecem naturalmente a chave digital?

Estou curioso em saber como serão na prática os problemas desta incompatibilidade, se vão ter mesmo os riscos como falta de suporte, instabilidades etc.

• Membro VIP
Postado

W11 só é compatível com Intel de 8ª geração pra cima. E não tem nenhum processador que funcione nessa placa-mãe, mesmo que fosse possível trocar.

Você está tentando forçar a instalação do W11?

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Pincipi disse:

Isso significa que esta forma de atualização não confiável só funciona através de instalação limpa? E que não funciona pela instalação suja?

É que não faz sentido mudar o registro e depois executar uma instalação limpa apagando tudo pois, seria como instalar o 11 direto em um SSD novo.

Pelo que entendi, devo usar a instalação do 11 a partir do 10 rodando para que a Microsoft reconheça a atualização?

Ou será que posso instalar o 11 direto em outro SSD novo e limpo? E desta forma os servidores reconhecem naturalmente a chave digital?

Estou curioso em saber como serão na prática os problemas desta incompatibilidade, se vão ter mesmo os riscos como falta de suporte, instabilidades etc.

resumindo tudo

se você usar o rufus pra criar um pendrive bootavel, vai poder instalar o windows 11 tranquilamente pois no programa você pode optar por criar um pendrive para instalacao q passe por cima dessas checagens de compatibilidade..

so escolher a imagem do windows 11 e escolher essa opcao

Screenshot_2.png?1641322571

muito fácil, simples.. instale uma versão limpa do windows 11 e tá tudo certo

se o seu windows é ativado via licença digital, automaticamente ele vai ser ativado tb quando se conectar na internet.. comigo foi assim nos 2 pcs q instalei o windows 11.. a minha chave comprada era do windows 10

Screenshot_1.png?1641322241

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 04/01/2022 às 15:29, Math.Pi disse:

Você está tentando forçar a instalação do W11?

Isso, eu queria saber se tinha como forçar a instalação com o 10 rodando e vi que não adianta mudar o registro.

Também não sabia o que aconteceria forçando a instalação limpa, agora já sei que instala normalmente.

@rodrigo.dcvieira Confere!

Não usei o rufos, usei a própria ferramenta da Microsoft e tentei fazer a instalação com o 10 rodando e não consegui:

NaoAtende.jpg.cfb257982c83368a162db9fc6f55a414.jpg

Mesmo tendo feito as modificações no registro.

Reiniciei apertando o F2 e selecionei o USB, prossegui normalmente na instalação, apagando tudo e o 11 se ativou sem nenhuma checagem de compatibilidade:

ativado.jpg.dcbf700b7926ff4d2189397452d73f4c.jpg

Na parte de atualizar, parece que está tudo certo:

Está baixando as atualizações.

Agora falta monitorar o uso da máquina para se constatar quais problemas podem aparecer em decorrência da incompatibilidade do processador.

atualiza.jpg

Postado
1 minuto atrás, Pincipi disse:

Não usei o rufos, usei a própria ferramenta da Microsoft e tentei fazer a instalação com o 10 rodando e não consegui:

por isso q os desenvolvedores dele ja incluiram essa opcao para se burlar essa verificacao e assim instalar o windows zerado sem maiores problemas, seja por incompatibilidade ou seja pela ausencia do TPM..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Entendi, neste caso específico, a mudança no registro não funciona e a utilização do rufos consegue burlar a verificação na instalação com o 10 rodando.

Alguns drivers não puderam ser atualizados:

Drivers.jpg.3f4b748b69a8b61daea89d27082086f3.jpg

Nem mesmo no site da Lenovo:

Pelo que consta, só tem drivers para o 10.

Será que, se instalar o 10 de novo e atualizar o 11 com o pendrive do rufos, os drivers se mantém? Ou vão ficar sem atualização?

driverl.jpg

• Membro VIP
Postado

O dono do ideapad gostou do 11 do jeito que está e assumiu os riscos, por enquanto perdi acesso à máquina, já baixei todos os drivers e os deixei guardados para tentar instalar em modo de compatibilidade numa próxima oportunidade.

Agora estou estudando como solicitar a mídia de recuperação no suporte da lenovo;

"The Recovery Media Systems Program Support Windows 11 Pro system that are downgraded to Windows 10 Pro (Downgrade program) – (get Windows 11 or Windows 10 recovery media)"

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Então, no site da lenovo, a mídia de recuperação do 10 é baixada e instalada no pendrive com tranquilidade, como não tive a oportunidade de testar e comparar com a mídia baixada da microsoft eu imagino que a única diferença seja apenas em propagandas/aplicativos da lenovo e eventualmente algum driver.

Agora na hora do almoço eu tive um breve acesso à máquina e quando tentei instalar um dos drivers no modo de compatibilidade apareceu na caixa de diálogo a opção de XP, 7 e 8, não apareceu a opção de compatibilidade com o 10, pensei melhor, desisti e resolvi tentar outro caminho, apenas expandi todos os arquivos de drivers sem instalar os respectivos setups, depois, tentei atualizar um a um os dispositivos com erro procurando em meu computador no diretório dos drivers, sem sucesso.

Na sequência executei um a um dos setups com privilégios de administrador e o "intel chipset driver" resolveu o problema dos quatro primeiros controladores que aparecem na imagem mais acima. O "ACPI driver" resolveu o problema do dispositivo desconhecido.

Todos os demais não surtiram alguma diferença notável e não foi necessário o modo de compatibilidade, ou seja, os drivers do 10 (disponibilizados na lenovo) funcionaram corretamente no 11.

Cabe salientar que vacilei e executei o flash sem querer, atualizando a versão 4WCN40WW para a versão 4WCN47WW porque de fato eu queria deixar o recurso de atualizar a BIOS apenas em um caso de real necessidade, desta forma não vou poder avaliar se esta atualização influi de alguma forma na incompatibilidade do 11.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Pincipi disse:

Cabe salientar que vacilei e executei o flash sem querer, atualizando a versão 4WCN40WW para a versão 4WCN47WW porque de fato eu queria deixar o recurso de atualizar a BIOS apenas em um caso de real necessidade, desta forma não vou poder avaliar se esta atualização influi de alguma forma na incompatibilidade do 11.

Fez bem (sem querer 🤭), pois atualização de BIOS geralmente tem novo microcódigo. É importante.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Para registro, do dia 13 até o dia 19 de janeiro de 2022 eu tive acesso diversas vezes à máquina em questão e observei um ou outro episódio de microtravamento momentâneo, tipo clicar e só responder na segunda vez que clica, estar digitando e as letras só aparecerem após alguns segundos depois e lentidão sem causa aparente, ou seja, tudo que já faz parte normal do Windows e ocorre eventualmente, pelo menos comigo, em qualquer máquina que eu use.

Em comparação com outra máquina compatível com o Win 11, todas as mesmas atualizações baixaram e instalaram sem falhas, todo o uso em navegação, documentos do office, email e vídeos on-demand sem qualquer alteração ou mau funcionamento.

Até o momento, esta incompatibilidade nesta máquina a nível de simples usuário não apresentou diferença alguma.

• 11 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Para registro; do dia 19 de janeiro de 2022 até o dia 10 de janeiro de 2023 não tive qualquer mudança de comportamento nas diversas vezes em que tive acesso à esta máquina. Eu esperava que entre três a seis meses de uso o W11 fosse ficar lento e começar a travar como costuma acontecer com todas as versões do Windows e que com cerca de um ano de uso seria obrigado a formatar de novo para sair da lentidão mas, neste caso específico está rodando maravilhosamente bem.

sistema10Jan23.jpg.b98fef9cc475dae8d3c4aaaa4c2ec7cf.jpg

historico.jpg.44a915f3505595ed28b75d9883636114.jpg

Postado

Nenhuma versão do Windows começa a ficar lenta e travar entre 3 e 6 meses, o que pode fazer isso são os programas que o usuário instala.

• 2 anos depois...
  • Membro VIP
Postado

Continuando a saga;

Esta é a máquina de reserva do usuário, ele tem uma outra principal que está lenta e esta aqui é a reserva que está relativamente menos problemática que a outra, em resumo, só é usada de vez em quando para atualizar e ver se tem algum problema.

A situação do problema atual dela está descrito no tópico abaixo:

Não consigo mudar a versão 21H2 para outra mais atual e eliminar o aviso de fim de serviço.

Ele desaparece se mandar pausar as atualizações mas, depois do tempo de pausa volta a ser exibido na tela.

Acredito que a solução seria obter e instalar a versão mais atual do Win11, o problema é que não estou conseguindo pelo meio oficial e não quero fazer gambiarra.

• Membro VIP
Postado

Sim, é um problema recente em hardware não suportado. Comentei sobre aqui:

Você tem a opção de atualizar in place, rodando o instalador da versão mais nova dentro da versão descontinuada atual. No entanto, para funcionar, requer mais gambiarra, como esta aqui:

Ou, claro, fazer uma instalação limpa com a mídia criada pelo Rufus, marcando a opção "Remover a exigência de 4GB+ RAM, Secure Boot e TPM 2.0".

• Membro VIP
Postado

Obrigado, eu queria seguir qualquer outro caminho sem o Rufus mas, não consegui obter êxito com nada do que tentei.

Com muito custo consegui uma iso do Win11 24H2 no link citado acima e baixei a versão do Rufus:

rufusdownload.jpg.9315efd3b5baf6a4ad9a5cb517cdbf44.jpg

Selecionei as opções:

rufus5a.jpg.511cb8846459e86c9cc028e7a2f6e9d9.jpg

Agora estou testando em outra máquina para ver se funciona, por enquanto está dando certo.

• Membro VIP
Postado

Funcionou na instalação suja!

Antes era assim:

Antes.jpg.69e159833ac8d6eb7cf6105a8afc4947.jpg

E agora ficou assim:

Aps.jpg.a769f9f578c5228df42a0372d122f0b9.jpg

Quando eu for instalar no Ideapad vou tentar a instalação limpa.

• 2 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Depois de 3 anos e meio nenhum problema se manifestou, exceto que aparece a seguinte mensagem:

fim.jpg.f77b6f9e756791be2751988d4794c816.jpg

Pelo que entendi a versão de 2021 não tem mais suporte.

Instalei uma mais recente que baixei do site oficial num pendrive, antes era assim:

Ver.jpg.44fff9d99f3dd0752a2c0cc36f570562.jpg

E agora ficou assim:

atual.jpg.b5ffc6b5af316477fd34f6b1ed45a02f.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!