Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite/dia rapaziada, voltando a fazer um post sobre upgrade para já poder começar a comprar as peças durante esse ano de 2022.

Em outros posts, membros como o @WOZ Dods e @Pepse me ajudaram muito com dúvidas sobre peças no meu futuro UP. Hoje ja estou iniciando a compra das primeiras peças 😀

Lembrando meu Setup Atual (2018):

Corsair Carbide Series Spec-04 

Ryzen 5 1400 

ASUS Prime B350-Plus  

Hyperx DDR4 2400Mhz 1x8gb (Oc 2666Mhz)  

GTX 1050TI Cerberus   

2 HD (1TB WD Blue + 1TB Seagate)

Fonte Corsair CX550W 

Monitor AOC HERO 144hz

Mouse Xtrfy M4

Teclado Hyperx Alloy Origins Core

Irei vender esse PC por R$3500 ou mais, e tenho mais cerca de R$3500-4500 para o restante do UP, totalizando R$7000-R$8000 de orçamento.

Peças escolhidas levando em conta com os preços praticados HOJE, só irei compras as peças caras, quando abaixarem, obviamente.

De início, irei comprar 2 Memórias Memória DDR4 Geil Super Luce RGB, 8GB, 3600MHZ CL8 ou Memória Crucial Ballistix, 8GB, 3600MHz, DDR4 CL16 ambas sairão no mesmo preço final, estão a um bom preço? (estou na dúvida de qual comprar por causa da latência, não sei o quanto isso impactará no desempenho). Utilizar essas memórias no meu atual setup seria um problema? Preciso atualizar BIOS? Seria melhor pegar uma freq a baixo (3200)? Usarei elas enquanto não compro o Processador + placa-mãe.

ProcessadorAMD Ryzen 5 5600X  R$1800 - Só pretendo comprar quando voltar a R$1600

placa-mãe:  Gigabyte A520M DS3H R$590 - O preço está igual na Kabum (sem promo), acho que irei esperar abaixar. É possível fazer OC de memória nela? Se tiver outra placa-mãe podem recomendar (Talvez eu queira fazer OC no processador, mas se a placa-mãe for mt mais cara, esquece)

Memoria: As que eu mostrei acima R$540
Placa de vídeo: RTX 2060 R$3800 - Pelos games que eu jogo, seria a ideal, mas não por esse preço (Acredito que se eu achar por cerca de R$3000, eu compre)

Fonte: até R$700 chorando. Podem recomendar mais de um modelo pfv, irei analisar os valores e comprar a que tiver mais barata no decorrer do ano (650W-750W)

SSD 1TB (SATA ou M.2): até R$650. Podem recomendar marcas e modelos pfv

Gabinete: Lian Li Lancool 215(SONHO) R$640 ou Montech AIR 100 ARGB R$455 ou se não tiver orçamento Galax Nebulosa R$300. Procuro algo com um airflow MUUUITO bom, sou do RJ e aqui é bem quente, aceito recomendações.

Total HOJE = R$8720,00 (utilizando os maiores preços). Como quero irei olhar as oportunidades de mercado e economizar em outras peças, acredito que o total de em torno de R$7500.

Gostaria da opinião de vocês. O que mudar, o que manter do atual (se é que da), podem enxugar onde der,  não irei comprar a próxima Gen dos Ryzen pois os preços certamente estarão exorbitantes então acho o que planejei acima é o ideal.

Jogos mais jogados atualmente: CS GO (Preset Low 1280x960), Valorant (Preset Low 1080p), AC Origins (Preset Low 1080p), BF3/4 (Preset Low 1080p), FIFA (Preset High 1080p), LoL (Preset Med 1080p). Gostaria de jogar RDR 2, Forza 5 etc em Full HD preset High acima de 60 FPS tranquilamente.

Postado
17 minutos atrás, iell disse:

Pegue essa, a latência é menor.

19 minutos atrás, iell disse:

Fonte: até R$700 chorando. Podem recomendar mais de um modelo pfv, irei analisar os valores e comprar a que tiver mais barata no decorrer do ano (650W-750W)

Você pode manter, mas tem a Super Flower Leadex III caso queira trocar.

19 minutos atrás, iell disse:

Gabinete: Lian Li Lancool 215(SONHO) R$640

Esse é o melhor que você pode comprar.

20 minutos atrás, iell disse:

Gostaria da opinião de vocês. O que mudar, o que manter do atual (se é que da), podem enxugar onde der

Pode manter a fonte, monitor e periféricos, ou vender tudo (tirando o monitor) e comprar melhores.

21 minutos atrás, iell disse:

não irei comprar a próxima Gen dos Ryzen pois os preços certamente estarão exorbitantes então acho o que planejei acima é o ideal.

Bem, são de Notebook... Então tanto faz.

• Curtir 1
Postado
33 minutos atrás, iell disse:

placa-mãe:  Gigabyte A520M DS3H R$590 - O preço está igual na Kabum (sem promo), acho que irei esperar abaixar. É possível fazer OC de memória nela? Se tiver outra placa-mãe podem recomendar (Talvez eu queira fazer OC no processador, mas se a placa-mãe for mt mais cara, esquece)

Sim, essa A520 tem como fazer OC de memória. Uma placa-mãe para fazer OC no processador sairia pelo menos 650,00 que seria uma B450 Aorus M, mas eu daria preferência a DS3H, tem mais recursos, e conta com um chipset mais recente. Eu não recomendo fazer OC de processador, algo simples não vai fazer diferença, e se for fazer um OC pesado, existem diversos problemas que podem ocorrer. 

40 minutos atrás, iell disse:

SSD 1TB (SATA ou M.2): até R$650. Podem recomendar marcas e modelos pfv

Eu pegaria um HD de 1tb do seu PC anterior (não vai desvalorizar quase nada) e juntaria com um SN550 500gb ou SN550 250gb.

43 minutos atrás, iell disse:

Placa de vídeo: RTX 2060 R$3800 - Pelos games que eu jogo, seria a ideal, mas não por esse preço (Acredito que se eu achar por cerca de R$3000, eu compre)

Outra opção por um preço melhor e mais performance é a RX6600, é cerca de 10% superior a RTX 2060, só perde em questão de Ray Tracing, mas eu não vejo sentido em jogar com ray tracing ligado, é legal testar, mas um jogo que rodaria super bem com o ray tracing desligado começa a andar arrastando com ele ligado, seja na 2060 ou 6600.

• Curtir 1
Postado

@iell Ao invés de escolher uma RTX 2060 ficaria ligado no preço da RTX 3060 / RTX 3060 TI e RX 6600 e RX 6600 XT. Se for buscar no mercado de usados procuraria por uma GTX 1080 TI.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Pepse disse:

Pegue essa, a latência é menor.

1 hora atrás, iell disse:

Não será um problema utiliza-las no meu setup atual? Como disse, usarei elas enquanto não compro o novo Kit.

Você pode manter, mas tem a Super Flower Leadex III caso queira trocar.

Pelo que pesquisei, essa é beeem salgada.

Bem, são de Notebook... Então tanto faz.

tava falando em relação aos Ryzen 7000, AM5 e DDR5

Pode manter a fonte, monitor e periféricos, ou vender tudo (tirando o monitor) e comprar melhores.

Vou vender apenas o PC, o restante ficará

2 minutos atrás, Lenhal disse:

@iell Outra opção que esqueci de mencionar é esperar a RTX 3050, que provavelmente vai vir na faixa dos R$ 2800,00 - R$ 3200,00

Interessante, vou esperar para comparar com a RX6600 que você recomendou.

Postado

@iell

Montei no site da Terabyte deu por volta de 8000R$

Processador Intel Core i5 11400F 2.6GHz (4.4GHz Turbo) + Cooler Redragon Tyr Red

placa-mãe MSI B560M-A PRO, Chipset B560, Intel LGA 1200, M-ATX, DDR4

Memória DDR4 Geil Evo Potenza, 8GB, 3200MHz, Black, GAPB48GB3200C16BSC (selecione 2 pentes)

Placa de Vídeo ASUS DUAL Radeon RX 6600 XT, OC, 8GB, GDDR6, FSR, Ray Tracing, DUAL-RX6600XT-O8G  (ou a RTX 3060)

SSD Intel 660P, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 1800MBs e Gravação 1800MBs

Fonte Seasonic Core GM-550, 550W, 80 Plus Gold, Semi Modular

Gabinete Gamer Montech x3 MESH, Mid Tower, Black, ATX, Com 6 Fans RGB, Vidro Temperado

Postado
56 minutos atrás, Lenhal disse:

Sim, essa A520 tem como fazer OC de memória. Uma placa-mãe para fazer OC no processador sairia pelo menos 650,00 que seria uma B450 Aorus M, mas eu daria preferência a DS3H, tem mais recursos, e conta com um chipset mais recente. Eu não recomendo fazer OC de processador, algo simples não vai fazer diferença, e se for fazer um OC pesado, existem diversos problemas que podem ocorrer. 

Entendi. O preço da dessa A520, comprar agora ou esperar?

57 minutos atrás, Lenhal disse:

Eu pegaria um HD de 1tb do seu PC anterior (não vai desvalorizar quase nada) e juntaria com um SN550 500gb ou SN550 250gb.

Irei vender o discos rígidos junto ao PC (um é seminovo e o outro é de um PC antigo), 1TB seria mais que suficiente no momento (com os jogos, programas, fotos e outros arquivos que tenho, consumo um pouco menos que 500gb), no futuro pegaria outro SSD maior.

Postado

Entendi. O preço da dessa A520, comprar agora ou esperar?

Compre agora.

Não será um problema utiliza-las no meu setup atual? Como disse, usarei elas enquanto não compro o novo Kit.

Não terá problemas.

Postado

@Pepse Pesquisei mais e vi essa outra opção de UP, fala o que você acha:
Processador: R5 3600 R$1000 (ou menos) AliExpress;

placa-mãe: Manteria a que tenho;

Memoria: Kit 2x8 3600Mhz R$550;

Placa de Vídeo: RX6700XT ou RTX 3070 R$6000 (vou ficar de olho pra pegar uma dessas por esse valor ou menos, qro jogar na TV4K)

Fonte: XPG Pylon 650W R$500;

HD: Manteria a que tenho;

Gabinete: Manteria a que tenho;

Total: R$8050,00. Vendendo meu Processador + Memoria + 1050Ti + Cx550 ≅ R$2000 - 8050 = R$6050 (lembrando que tenho uns 4k guardados, só teria que juntar mais uma grana)

Vou segura uma grana pra investir primeiramente na Placa de vídeo e depois o restante, acredito que ela seja o mais essencial, baseado nos testes que vi.

Postado

Acho que não é uma opção tão boa assim, a sua placa-mãe é BEM ultrapassada, não vale mais a pena manter, compre uma B550M de uma vez, e essa GPU é meio desnecessária, tendo em vista que 4K não fica longe de 1440P ou 1080P + Anti-Aliasing.

• Curtir 1
Postado

@iell Cara se for pra jogar na TV 4K tenho a mesma opinião do amigo... compre um PS5 ou Xbox Series X você conseguirá rodar jogos em 4K ultra sem problemas nenhum afinal os jogos são mais otimizados para consoles do que para computador. E você não terá dor de cabeça com incompatibilidade entre peças e etc

• Curtir 1
Postado
agora, carbonii disse:

@iell Cara se for pra jogar na TV 4K tenho a mesma opinião do amigo... compre um PS5 ou Xbox Series X você conseguirá rodar jogos em 4K ultra sem problemas nenhum afinal os jogos são mais otimizados para consoles do que para computador.

5k o console porém cada jogo sai em torno de R$200-400 e eu ficaria sem a função de um PC... Não vou gastar 5k pra ficar jogando offline em modo campanha, além de que a TV ainda não foi comprada, só irei pegar uma em meados de 2023. No PC eu jogo, estudo e se necessário, trabalho. Não acho console viável (mesmo utilizando gamepass ou algo parecido).

Não vou comprar as peças do PC com os valores que estão sendo praticados hj, tudo será analisado, estou utilizando esse valores no cenário mais pessimista possível. RTX 3050 chegando ao final desse mês, Ryzen 7000 no segundo semestre (AM5), Intel 12 Geração já lançada porém sem placa-mãe custo/benefício no momento... enfim, mas agradeço pelo feedback de vocês.

Postado

@iell Eu esperaria para pegar a 12 geração da Intel que está muito boa... o i7 12700K em jogos tem o mesmo desempenho de um i9 12900K praticamente então por ai você já sabe que o alvo será o i7. Caso já queira um PC para ir usando você pode optar por pegar o PC todo menos a placa de vídeo... e ai pegar um processador da Intel com gráfico integrado ou da AMD como o Ryzen 7 5700G.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, carbonii disse:

@iell Eu esperaria para pegar a 12 geração da Intel que está muito boa... o i7 12700K em jogos tem o mesmo desempenho de um i9 12900K praticamente então por ai você já sabe que o alvo será o i7. Caso já queira um PC para ir usando você pode optar por pegar o PC todo menos a placa de vídeo

Eu não recomendo usar o I7 agora, por que a diferença de desempenho entre eles é bem pequena nos jogos.

• Curtir 1
Postado

Do jeito que estão os preços hoje, sai mais barato comprar um Xbox SérieX para jogar e montar uma APU para estudar/trabalhar, do que montar apenas o PC Gamer com placa de vídeo high end para jogar e trabalhar...

Obs: não estou dizendo que é o seu caso, mas eu não consigo entender a cabeça das pessoas que montam um PC gamer de 12k para ficar colocando jogo pirata.

Postado
43 minutos atrás, gutopereira disse:

Obs: não estou dizendo que é o seu caso, mas eu não consigo entender a cabeça das pessoas que montam um PC gamer de 12k para ficar colocando jogo pirata.

A minha sorte é que ja tenho um PC, então a dor de montar um novo é menor. Gostaria de gastar no Máximo R$3K somado ao valor desse PC q eu irei vender. Em 2018 eu gastei R$3K no meu PC atual sendo custo/benefício (com mais R$2k montava um top), hoje com R$3K tu so senta e chora.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, carbonii disse:

Então foi o que disse... esperar mais para pegar um i7 12700K mais para frente! A diferença de desempenho em jogos dele pro i9 12900K é mínima.

Pegando o Custo por Desempenho, o 5600x HOJE é melhor q o i7 e o i9 (diferença de 10% em performance mas o dobro do valor), apenas o i5 valeria a pena.

Postado
14 horas atrás, iell disse:

Pegando o Custo por Desempenho, o 5600x HOJE é melhor q o i7 e o i9 (diferença de 10% em performance mas o dobro do valor), apenas o i5 valeria a pena.

Não exatamente. Se comparamos apenas o desempenho em jogos, a diferença pode não ser muito grande, mas em desempenho bruto o 12900K tem quase o dobro de performance do 5600X. 

Postado

Um i5 10400F esta custando 996 reais na Pichau, enquanto o 5600X esta custando 1.799 reais(80% mais caro), sendo que o desempenho dele esta longe de ser esses 80% maior...

Aliás, o novo i5 12400F esta por 1.399 reais na Kabum e o desempenho dele ainda é um pouquinho superior ao 5600X.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...