Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
18 horas atrás, iell disse:

Show, então eu mesmo faço. Outra dúvida (juro por Deus que é a última) preciso de um air cooler e pasta térmica, me sobraram R$200 pra isso, o DeepCool Gammaxx 400 V2 é uma boa pedida? e em relação a pasta térmica,  não entendo nada, por mim pegava alguma de R$10.

Pode pegar ele ou o CM MA410P (observe a altura máxima de cooler suportado pelo seu gabinete antes de comprar). Dê preferência pelo CM se os preços estiverem próximos.

Ambos vem com uma bisnaga ou seringa de pasta térmica de alta qualidade, pode usar ela sem medo, vai durar a vida útil inteira do produto com apenas uma aplicação. Não fique reaplicando, é improdutivo e ainda pode danificar seu produto. O volume correto é o equivalente a uma ervilha no centro do processador e nunca se deve remover o cooler sem limpar a antiga com isopropanol e reaplicar. Um tubinho ou seringa geralmente dão para umas três aplicações pelo menos.

18 horas atrás, iell disse:

Outra, em relação a gabinete, queria pegar um Lian Li Lancool 215 no futuro, porém o valor dele é naturalmente alto, dei uma olha e vi esses Montech's como segunda opção e achei interessante, o que você sabe sobre? O que me chamou atenção foi o Montech AIR 100 (R$200 reais mais barata que o Lian Li)

Se a frente é em mesh, lateral de vidro, filtragem completa na frente, cima e baixo, de preferência com boa qualidade de construção, então é bom. Se quiser consultar um modelo específico veja os reviews do Steve da Gamer's Nexus, são sempre muito bons. Pessoalmente hoje eu iria de Aerocool Hive ou Lian Li Lancool II Mesh. Tem o Silverstone Fara R1 que é muito bom também, mas a melhor opção vai depender do seu bolso e da estética que mais aprecia. Só fuja de gabinetes de marcas semi genéricas para baixo (montech eu tenho certo preconceito nesse sentido) e observe sempre esses fatores que citei.

Qualquer que compre, adicione ventoinhas para ter no total pelo menos quatro no gabinete, sendo que vai precisar de um HUB FH-04 para cada quatro ventoinhas para instala-las todas na placa-mãe. Para cada FH-04 é necessário um SYS_FAN na placa-mãe. Tem gabinetes que já vem com HUB próprio, tem conjuntos de ventoinhas como o RF120 de 3 ou 5 da Deepcool que já vem com HUB também. Sempre observe isso para não comprar em redundância.

18 horas atrás, Pepse disse:

Sim, e inclusive, o Gammax já vem com uma boa pasta térmica pré-aplicada.

Pré aplicada? Os que instalei, e foram muitos da versão 1 e alguns da versão 2, vieram todos com bisnaguinha prateada. Pré aplicado que conheço só cooler box.

14 horas atrás, iell disse:

Voltando a falar de placa-mãe, to o dia todo encucado com a A520 que pedi, dela pra MSI B550 Bazooka tem MUITA DIFERENÇA? Tenho receio de me arrepender. Por mais que a princípio eu não faça OC, ou outras coisa mais high-end, a questão do PCI Expresse 3.0 e a falta de dissipadores e conexões me deixaram pensativo... Você gastaria R$220 a mais por essa placa? Muitos dizendo a o calor pode afetar o desempenho da CPU. Se a diferença for considerável, eu cancelo e pego a B550. Seria um gasto desnecessário ou minha preocupação é relevante?

Primeiramente todos os vídeos que citou parecem ser de opinião individual. Minha opinião, e de alguns caras que tomo por referência como o Steve do Gamer's Nexus e o Linus do Linus Tech Tips, é de que não se deve gastar mais dinheiro em uma MB do que necessário, pois é um componente de suporte apenas.

Os pré-requisitos para uma boa placa-mãe são:

• Ter o chipset mais recente possível, desde que o custo seja razoável. Observe que recente pode ter diferentes significados em diferentes situações. A520 e B550 (nesta ordem) por exemplo, são mais recentes do que X570, possuindo algumas correções por sinal, e muitas MBs B550 tem melhor funcionalidade e qualidade do que muitas X570. Às vezes o segmento do chipset não reflete nem a qualidade nem a funcionalidade se a geração for diferente, então tem que observar muito cada fator, não só presumir que o segmento é mais importante, o que muitas pessoas fazem equivocadamente.
  • Ter boa qualidade de fabricação, com camadas internas de cobre adequadas, VRM suficiente para as CPUs, etc.
  • Ter toda a conectividade que você de fato precisará. Observe que muita gente sempre teve o hábito de priorizar toda a conectividade possível, mas ao longa da vida útil inteira do PC dificilmente chega a usar 10% de toda a conectividade. Observe quantos M.2 você precisa, quantos SATA, quantos USB, quantos PCIe. Se não precisa de mais conectividade e não tem previsão clara de que vai precisar, certamente não vai. Mesmo que precisasse, sempre tem como expandir depois se necessário (exceto pelo PCIe e RAM, que são fixos). É imprescindível planejar bem seu PC para não jogar dinheiro fora com esse fator.
  • Ser de marca boa, sólida, que vai lhe oferecer bom suporte e não vai ter bugs e falhas que passarão anos sem correção (como a porqueira da ASRock por exemplo, sem falar em Biostar e inferiores). Boas marcas hoje que não tem como dar errado são ASUS, Gigabyte e MSI, sendo que a melhor vai depender de qual modelo, jamais do nome (não, ASUS nunca foi a melhor ao contrário do mito).
  • Ser do tamanho que você precisa/seu gabinete permite.

Se preencher isso tudo, pronto, é uma boa MB. Hoje, aqui no Brasil, OC é dinheiro jogado fora na minha humilde opinião. Pense aí: para você fazer um OC "decente" vai precisar investir mais na MB, RAM, fonte e arrefecimento. Se você tem mais dinheiro do que juízo ou seu PC vai gerar dinheiro em proporção ao desempenho efetivo, então vai fundo. Caso contrário, o investimento adicional para fazer bom uso dessa função poderia ser investido em componentes que trariam ganho efetivo de desempenho muito superior a qualquer OC doméstico. Por exemplo, só para fazer um bom OC de CPU hoje você gastaria duas, três vezes mais do que gastaria melhorando o modelo de processador, isso sem ter metade do ganho efetivo. Quem mora nos EUA e a diferença entre uma MB e outra é de 10 a 20 dólares, fonte, RAM e arrefecimento custam pouco, pode se beneficiar desse recurso só por hobby, por diversão, mas mesmo lá o ganho efetivo sempre será maior pegando um modelo superior do componente. Claro que se você estiver no topo da cadeia alimentar, com um Ryzen 9 5950X por exemplo, pode precisar sim de fazer OC para dar uma sobrevida à CPU, mas isso daqui há uns 5 anos ou mais, se não trocar o PC até lá.

Recomendo que leia alguns conteúdos de qualidade dos sites que citei. Vídeos dos dois são bons também e ambos tem vídeos abordando esse assunto, mas a leitura sempre tem mais conteúdo explicativo e referências de outras leituras complementares, por isso são preferíveis. Eu tenho cautela saudável com o ramo de informática no Brasil, pois há pouca transparência, a experiência e perspectiva são sempre relativas, e raramente vejo conteúdo de qualidade e profundidade reais, especialmente depois que o youtube se tornou basicamente o único veículo de informação especializada, sendo que nele tudo é válido, tudo é lindo, mas raramente há qualquer responsabilidade ou conteúdo por detrás de muitos vídeos. 

Sério, no Tom's Hardware, Anandtech, LTT, GN, guru3D, techspot, há uma consciência clara por parte dos produtores de conteúdo em conciliar o "budget gamer" com o conteúdo que publicam, aqui já vejo pouco ou nada disso, e quando vejo geralmente é desequilibrado, gente que recomenda fonte ruim, mas processador forte, ou fala que se você vai comprar um Ryzen 5600X precisa, necessariamente, de uma MB mais "forte", sendo que não sabem explicar como, quando e onde essa MB é mais forte.

Essa semana mesmo li um artigo de um Ryzen 9 5950X rodando em uma MB A320, agora que muitas estão recebendo BIOS compatível, sem qualquer engasgo, com temperaturas e desempenho em par com o que se veria em chipsets superiores.

Essa "moda" de chipset também é um fenômeno recente, pois 10, 15 anos atrás o que importava era o sistema rodar e ser durável, chipsets dificilmente eram atrativos por si só.

Enfim, dava para conversar sobre o assunto um dia inteiro e nem arranhar a superfície. Eu pessoalmente adoraria que todo mundo tivesse grana para comprar uma B550 Aorus Elite V2 de 1600 reais, pois acho a qualidade de fabricação, a topologia de memória revisada, o VRM superdimensionado, tudo lindo e maravilhoso, mas se você colocar ela do lado de uma A520M DS3H com o mesmo processador e demais componentes também similares, a durabilidade e o desempenho serão os mesmos, então, meh, seria um mundo lindo, mas burro.

Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Essa "moda" de chipset também é um fenômeno recente, pois 10, 15 anos atrás o que importava era o sistema rodar e ser durável, chipsets dificilmente eram atrativos por si só.

Complementação:

Essa "moda" de chipset também é um fenômeno recente, pois 15, 10, 5 anos atrás, o que importava era o sistema rodar e ser durável, chipsets dificilmente eram atrativos por si só. Isso é um marketing que tanto a Intel quanto a AMD sempre tentaram promover, sempre tentaram "fazer pegar" como tendência. A grande verdade é que o único ganho de desempenho que você pode vir a perceber em duas MBs independentemente do chipset geralmente está nas configurações que cada fabricante coloca nas suas BIOS. Inclusive, recentemente temos tido problemas com alguns fabricantes que se importam tanto em vencer "benchmarks" de revistas que comprometem a durabilidade do equipamento com esses perfis de BIOS que colocam acima das especificações das fabricantes de CPU. Como minha prioridade sempre é durabilidade, prefiro uma A520 que perca lá uns 5 FPS do que uma X570 que vai falhar prematuramente ou matar um componente caro só por que a fabricante queria vender mais e ganhar uma estrelinha num site qualquer.

Postado

Enfim, dava para conversar sobre o assunto um dia inteiro e nem arranhar a superfície. Eu pessoalmente adoraria que todo mundo tivesse grana para comprar uma B550 Aorus Elite V2 de 1600 reais, pois acho a qualidade de fabricação, a topologia de memória revisada, o VRM superdimensionado, tudo lindo e maravilhoso, mas se você colocar ela do lado de uma A520M DS3H com o mesmo processador e demais componentes também similares, a durabilidade e o desempenho serão os mesmos, então, meh, seria um mundo lindo, mas burro.

Nossa... Obrigado pela aula, me deixou mais tranquilo. Acredito que vai ajudar muita gente que tem a mesma dúvida. Vou redirecionar esse gasto num bom Air Cooler ou Kit Coolers pro meu gabinete.

Obrigado novamente.

Pode pegar ele ou o CM MA410P (observe a altura máxima de cooler suportado pelo seu gabinete antes de comprar). Dê preferência pelo CM se os preços estiverem próximos.

Ambos vem com uma bisnaga ou seringa de pasta térmica de alta qualidade, pode usar ela sem medo, vai durar a vida útil inteira do produto com apenas uma aplicação. Não fique reaplicando, é improdutivo e ainda pode danificar seu produto. O volume correto é o equivalente a uma ervilha no centro do processador e nunca se deve remover o cooler sem limpar a antiga com isopropanol e reaplicar. Um tubinho ou seringa geralmente dão para umas três aplicações pelo menos.

Achei esse CM bem bonito e parece melhor construído que o DeepCool. Tanto a versão normal quanto a TUF estão no mesmo preço, existe alguma diferença? Eu presaria fazer algum esforço pra pegar um melhor AirCooler (de 200 passar pra R$300) ou esse ja da conta do recado?

18 minutos atrás, iell disse:

Achei esse CM bem bonito e parece melhor construído que o DeepCool. Tanto a versão normal quanto a TUF estão no mesmo preço, existe alguma diferença? Eu presaria fazer algum esforço pra pegar um melhor AirCooler (de 200 passar pra R$300) ou esse ja da conta do recado?

A versão TUF tem OpenBox vendendo por R$174 na Kabum

• Curtir 1
Postado
28 minutos atrás, iell disse:

Nossa... Obrigado pela aula, me deixou mais tranquilo. Acredito que vai ajudar muita gente que tem a mesma dúvida. Vou redirecionar esse gasto num bom Air Cooler ou Kit Coolers pro meu gabinete.

Acho que você sacou como equilibra configuração. Se a fonte é boa, memória é boa, CPU boa, GPU boa, próximo passo é bom arrefecimento.

29 minutos atrás, iell disse:

A diferença entre os dois é enfeite. Confira a altura e compare com a do gabinete, pois algumas versões desse CM tem uns milímetros a mais por causa da carenagem (enfeite). Por dentro, nos materiais e número de barbatanas e tudo mais, são idênticos. 

Sobre outros modelos, passe o olho no preço do Scythe Fuma 2, Ninja 5, e do DeepCool NEPTWIN V2, são todos melhores que esse. Ah, e sem quebrar o banco tem o MA620P, muito bom também. Sinceramente, qualquer coisa acima do cooler BOX já vai lhe trazer paz com temperaturas boas, acima disso vai de você e do quanto quer/pode gastar. Eu não iria acima dos Scythe por que já seria gastar muito para ter pouco retorno adicional.

32 minutos atrás, iell disse:

A versão TUF tem OpenBox vendendo por R$174 na Kabum

Boa, mas pesquise o neptwin e o MA620 antes de fechar, e confira a altura máxima do gabinete!!!

Postado
8 minutos atrás, WOZ Dods disse:

A diferença entre os dois é enfeite. Confira a altura e compare com a do gabinete, pois algumas versões desse CM tem uns milímetros a mais por causa da carenagem (enfeite). Por dentro, nos materiais e número de barbatanas e tudo mais, são idênticos. 

Sobre outros modelos, passe o olho no preço do Scythe Fuma 2, Ninja 5, e do DeepCool NEPTWIN V2, são todos melhores que esse. Ah, e sem quebrar o banco tem o MA620P, muito bom também. Sinceramente, qualquer coisa acima do cooler BOX já vai lhe trazer paz com temperaturas boas, acima disso vai de você e do quanto quer/pode gastar. Eu não iria acima dos Scythe por que já seria gastar muito para ter pouco retorno adicional.

O DeepCool NEPTWIN V2 está próximo de valor dos Scythe Fuma 2 e Ninja 5 (R$20 reais a menos), já o MA620P está MA6200 R$329,00 na Amazon (tenho Prime) e tem a versão MA620P R$285,11, tem diferença entre eles? Caso eu consiga mais $, vou em um deles, caso não, vou no MA410P mesmo.

Postado

@iell Se for pagar 300+, vá de Scythe, sem dúvidas. Abaixo disso pegue o gammaxx ou o MA410.

Esse MA620 já custou, em promoção, menos de 200 reais... pena que está em alta.

São bons coolers, mas a diferença deles para o Scythe é tão grande que não justifica o preço. Aí eu preferiria ou investir a diferença ou esperar ter promoção, que costuma ter com certa frequência. Ainda sim pode ficar tranquilo, o MA410P ou o Gammaxx já seguram sua temperatura bem. Se quiser ainda pode adicionar mais uma ventoinha em qualquer um dos dois para ter melhor performance. Eles costumam vir com o kit adicional de instalação.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...