Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou apanhando há mais de 5 anos com uma placa-mãe ASUS M5A97 LE R2.0 que parou de repente de funcionar.

Levei para um técnico aqui de Sorocaba e ele simplesmente a condenou.

Tentei diagnosticar com osciloscópio, multímetro, teste de temperatura de componentes e nada.

Então tive uma inspiração hoje: Liguei o speaker e fiz um jump entre o fio verde e preto da fonte e tive sinal.

Coloquei a memória, o processador e placa de vídeo e fiz o jump novamente. A placa está funcionando perfeitamente.

Inicializei o Ubuntu pelo pendrive e testei todos os componentes: perfeito!

Conclusão: o problema está no circuito que liga o conector da fonte ao botão power, já que mesmo usando uma chave para ligar os conectores de power direto na fonte não funciona.

Alguém passou por algo parecido?

2022-01-07 13.28.11.jpg

• Curtir 1
Postado

@Mosaerts

4 minutos atrás, Mosaerts disse:

Muito provavel que o conector do painel frontal deve ter estragado,ou pode ser o botao que pifou

Isso já descartei. Tentei ligar direto na placa-mãe, sem o botão, com uma chave de fenda nos conectores. Testei a tensão e está com 5V, então está energizado.

• Membro VIP
Postado

@Leandro Michelsen Pode ser circuito do power on da placa-mãe, pode ser o sinal power ok (power good) que a placa envia para a fonte ligar o sistema. Imagino que se retirar o curso no fio verde, a placa desligue, né? Esses testes eu não sei fazer, mas você pode começar pelo power ok. Acredito que ele tenha que estar com tensão o tempo todo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!