Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Crystaldisk info reconhecendo parte de informações e Não funcionando no PC


Posts recomendados

Olá

 

Meu computador tem 2 armazenamentos, sendo um SSD onde tenho os programas e o SO, e um HD onde guardava os arquivos e estava o desktop

Hoje pela manhã meu computador ligou como sempre, mas apresentou uma pequena lentidão ao acessar as pastas, por isso resolvi reiniciar. Após isso, o sistema ligou não reconhecendo o Desktop (que está no HD) e após várias vezes reiniciando, não obtive sucesso.

 

Programas eu abro tranquilamente, só o HD e consequentemente o Desktop não são reconhecidos. Tentei trocar o local de conexão dos cabos SATA na placa-mãe e sem sucesso. Tentei inverter os cabos e sem sucesso, também utilizei um novo cabo no HD e sem sucesso. Ao iniciar o PC ele faz barulho de funcionamento, vibra e tudo, mas no sistema não parece ter nada.

 

Na criação de partição de disco no windows e na BIOS o HD não é reconhecido. No CrystalDisk info ele pega parte das informações somente, conforme foto. 

 

image.png.989604653727f19061a0ce19fa8c83cd.png

 

As informações de Firmware e Serial estão condizentes com o que está impresso no HD mesmo. O que achei estranho é que o programa detectou 137,4GB sendo que é um HD de 2 TB (e talvez eu tinha aproximadamente esses 137GB de arquivos gravados nele).

 

Alguém já viu algo parecido? Sabe o que pode ser, ou como poderia pelo menos visualizar quais arquivos estão ali, tenho backup dele mas não tenho certeza de quando.

 

No final da tarde irei testar esse HD em outro computador, ver se consigo algum resultado diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, já utilizei o seatools mas praticamente nenhuma ferramenta pareceu funcionar nele, ele nem vibra, como se estivesse desligado... Será que pode ter travado a parte da leitura fisicamente nele, e quando eu tento inicializar, ele tenta, mas como está travado não vai pra frente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Neste caso, se o seatools não identificou/listou o Seagate é porque está danificado mesmo.

Eu já recuperei alguns quando aparecia a opção de atualização de firmware.

https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/firmware-updates-for-seagate-products-207931en/

No caso dos HDD, às vezes ele dá um aviso de SMART antes de pifar e muitas vezes simplesmente pifa sem aviso prévio.

Pode ser que consiga executar uma ferramenta de diagnóstico de outro fabricante como a WD, teria que ir tentando um por um até achar um que faça uma análise, pelo menos obteria um código de erro para poder bater o martelo e condenar definitivamente.

Eu nunca consegui recuperar um Seagate com procedimentos simples como apenas limpar os terminais entre a placa e a carcaça.

Eu alguns WD e Samsung eu tive sorte de a placa lógica de um funcionar na placa lógica de outro, um estava com a placa lógica boa e o outro com a placa lógica ruim. Vice versa com a carcaça, a parte que tem os discos que ficam girando. Já com esta marca Seagate, a troca de placas lógicas nunca deu um resultado positivo. (Considerando serem de mesma marca e modelo)

Dei uma olhada no datasheet:

https://www.seagate.com/docs/pdf/pt-BR/datasheet/disc/sv35-data-sheet-ds1679-6-1112pt.pdf

Lá aparece como otimizado para vigilância e existe uma possibilidade dele funcionar normalmente num NVR/SDVR ou híbrido PC.

Se não me engano estes sistemas de vigilância são baseados em Linux e em alguns deles tem uma opção de verificar a unidade.

Considerando que já salvou seus arquivos ou já deu como perdidos, talvez no Linux apareça alguma opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o seatools até identificou o HD, só que qualquer procedimento que eu tentasse fazer nele, ele dava como erro, que não podia concluir ou algo assim, e fisicamente o HD não dava nenhum sinal de vida...
No HD tune eu até conseguia rodar alguns testes, mas estava bem estranho, mostrando como se fosse uma unidade de 4 GB somente, e também os testes rodavam a tipo 0,4mb/s, e com o mesmo sintoma de fisicamente ele nem dar sinal de vida.

Realmente a única coisa que eu achei estranho foi que ele estava funcionando, aí ele gerou uma lentidão e após reiniciar o PC ele morreu... Não teve aviso no windows nem nada, só uma lentidão 5 minutos antes de morrer...

Mas paciência, já dei como perdido mesmo e roubei um HD de um notebook que tinha parado em casa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!