Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal do fórum 

ultimamente eu tive percebido uma queda drástica de desempenho em jogos por parte do processador. um exemplo que eu posso dar e no casso do Warzone que é um jogo que eu jogava bastante, nesse caso eu rodava entre 90 e 130 fps com tudo no ultra em 720p, porém de um dia pro o jogo começou a travar muito e pegar de 30 a 44 fps, depois disso eu ja formatei o pc restaurei a BIOS e fiz de quase tudo. hoje eu fui rodar um teste de benchmark que no youtube o mesmo processador pegava cerca de 2500 pontos e eu lembro que no meu pc também pegava essa media, o meu pc hoje pegou 1333 pontos, eu estou desesperado, alguém sabe o que pode ser?

• Membro VIP
Postado

@VitinDoPcMedio

Boa tarde. Poste o FPS nos jogos, a porcentagem de uso dos recursos do pc e as temperaturas..

Deixe o HwMonitor aberto pra registrar as temperaturas. In game você pode colocar o MSI afterburner.

Pegue tutoriais no youtube pra configurá-los corretamente.

Postado
27 minutos atrás, VitinDoPcMedio disse:

Boa tarde pessoal do fórum 

ultimamente eu tive percebido uma queda drástica de desempenho em jogos por parte do processador. um exemplo que eu posso dar e no casso do Warzone que é um jogo que eu jogava bastante, nesse caso eu rodava entre 90 e 130 fps com tudo no ultra em 720p, porém de um dia pro o jogo começou a travar muito e pegar de 30 a 44 fps, depois disso eu ja formatei o pc restaurei a BIOS e fiz de quase tudo. hoje eu fui rodar um teste de benchmark que no youtube o mesmo processador pegava cerca de 2500 pontos e eu lembro que no meu pc também pegava essa media, o meu pc hoje pegou 1333 pontos, eu estou desesperado, alguém sabe o que pode ser?

Processador morrer é bem difícil. Não andou seguindo uns "tutoriais de otimização", não? Mexendo no msconfig, registro, etc? Essa formatação aí, foi limpa (pendrive de instalação do Windows, deletando e recriando as partições)?

Postado

@Shaman93 Bem, sobre tutoriais sobre otimização eu segui alguns, mas que apenas mexiam em nas pastas de arquivos temporários de windows e algumas configurações padrões do windows. Sore o regedit eu so usei 1 vez, e foi por recomendação da Microsoft quando a barra de pesquisa parou de funcionar. no msconfig eu só mexi nos núcleos e nos programas de inicialização, nas BIOS eu so ativei a virtualização e mexi na curva de potencia dos fans, e a formatação foi pelas configurações do windows, depois que ja tinha caido os fps 

Postado
agora, VitinDoPcMedio disse:

@Shaman93 Bem, sobre tutoriais sobre otimização eu segui alguns, mas que apenas mexiam em nas pastas de arquivos temporários de windows e algumas configurações padrões do windows. Sore o regedit eu so usei 1 vez, e foi por recomendação da Microsoft quando a barra de pesquisa parou de funcionar. no msconfig eu só mexi nos núcleos e nos programas de inicialização, nas BIOS eu so ativei a virtualização e mexi na curva de potencia dos fans, e a formatação foi pelas configurações do windows, depois que ja tinha caido os fps 

Pois então, tais tutoriais devem ter sido o que "avacalhou" o seu PC... Não siga dicas de "entendidos" de Youtube. Vá no msconfig, desmarque a caixa "número de processadores" e reinicie o PC. Se é o que estou pensando, deve resolver o seu problema.

• Membro VIP
Postado

Como já dito, processador não morre assim do nada não. Já fez limpeza interna, troca de pasta térmica?

Tá com toda a cara de ser alta temperatura, havendo thermal throttling (redução do clock e tensão para manter a temperatura sob controle), daí seus fps vão despencar mesmo.

Postado

@PhoenyxNunca troquei a pasta térmica, eu sempre joguei com 68 a 85 graus no processador, quando eu comprei eu fiquei muito preocupado, mas vi varios posts aqui no clube do hardware e falaram que e uma temperatura normal, ja que eu uso o cooler box da propria intel e o fps sempre foi bem estavel

Postado

Faz o seguinte

baixa o hw monitor

DOWNLOADING HWMONITOR_1.45.EXE | CPUID

https://www.cpuid.com/downloads/hwmonitor/hwmonitor_1.45.exe

Abra o programa e deixe minimizado, abra o jogo e jogue por um período e depois feche, abra o hwmonitor minimizado e bata prints da parte onde mostra a frequência, temperatura e porcentagem de uso do processador, role pra baixo e faça a  mesma coisa na placa de vídeo ali, bata print e poste aqui com essas informações pra poder te ajudar e eu não dar palpite no escuro.

Postado

@Math.Pi Desculpe a demora, o warzone não estava dando muito bem com o riva tuner, mas aqui estão os prints, olhando por cima eu que eu consegui notar o que falei com o @Phoenyx que processador costumava pegar cerca de 80 a 85 graus no warzone, agora o máximo que esta pegando e 47, hoje e um dia que meio frio onde eu moro mas não acho que seja algo pra impactar 40 graus no processador 

Warzone Print.png

hw 1.png

hw 2.png

• Curtir 1
Postado

Sabe dar um reset na BIOS? o seu processador tá pegando clock baixo e atingindo 100% de uso.

Detalhe: é bom fazer o que o amigo acima disse também.

e verifique como está o sistema ai, o system memory deu pico de 83%, isso no jogo é horrivel, então ai pelo o que eu pude ver, memória ta quase no limite e processador ta pegando clock baixo  e atingindo 100% de uso não conseguindo levar a sua placa de vídeo, assim o fps fica baixo mesmo.

Postado

@Phoenyx Ok eu vou comprar uma pasta térmica e limpar e daqui a alguns dias eu volto pra falar o resultado, aproveitando o assunto, eu estou a um tempo pensando em comprar um cooler box, você indica algum?

eu esqueci de mencionar que eu limpo a placa-mãe frequentemente e não parece estar muito suja mas só uso um pincel e só tiro as memorias, vou fazer o que você disse do mesmo jeito pra garantir   

• Membro VIP
Postado

@VitinDoPcMedio Cooler box é o que vem dentro da caixa junto com o CPU, por isso box = caixa.

No mercado nacional me agrada muito o Hyper 212 Turbo dual fan, mas existem coolers mais baratos. Se desde sempre você sofria com altas temperaturas, já compre um novo cooler, do contrário somente a limpeza e troca de pasta irão reverter ao estado anterior.

Postado

@Phoenyx bem não foi sempre que eu sofri com temperaturas altas, mas sim depois que eu fiz um upgrade no meu pc, de uma GTX 650 ti 1gb pra uma RTX 2060 6gb, que começou a aumentar as temperaturas, eu vou ver de comprar esse cooler mesmo mas ta meio complicado kk

Postado

@Phoenyx uma ultima pergunta, eu posso continuar usando pra jogar jogos mais leves como Minecraft, Fortnite, CSGO, e etc... que não usem 100% do processador ou e melhor eu esperar pra jogar depois que trocar a pasta termica?

• Membro VIP
Postado

@VitinDoPcMedio Eu já teria desligado o PC e comprado uma pasta térmica. Não precisa ser a top das galáxias. Até uma implastec da loja do seu Zé pra quebrar o galho já seria suficiente, apenas pra você retirar o cooler e limpá-lo. Já imagino a crosta de sujeira nas aletas que deve estar aí. Local com muito pó, mora em avenida?

Mas em tese sim, jogos mais suaves irão exigir menos.

Postado

@Phoenyx aqui onde eu moro não tem loja de informática e a que tem não vende esse tipo de coisa, mas eu vou comprar um pasta térmica assim que possível, o ***** e que eu estou sem cartão no momento, e o processador esta extremamente frio comparado a antes 

Postado

Sabe o que tá me estranhando, as temperaturas mostram bem baixas, pra dar Thermal Throttling  praticamente todos os casos que eu pego o processador cai a frequência, a frequência de ambos os núcleos não fica igual, uns com mais clock outros com menos e a temperatura mesmo assim tende a ficar um pouco alta, não tanto pela proteção. Ai a frequência tá todos os núcleos parelhos, por isso citei em resetar a BIOS, pois esses tempos apareceu um caso parecido aqui e a pessoa resetou a BIOS e voltou ao normal.

Outro ponto é ver se o gerenciamento de energia do windows não está baixo, ''eu'' gosto, já que uso pra jogar e editar vídeos, deixar em alto desempenho, muita gente deixa em economizar energia, ou seta manualmente lá a porcentagem mínima e maxima do processador para manter um clock personalizado.

• Membro VIP
Postado

@Eduardo HWMonitor engana, ele dá ctrl tab, até dar o print, os clocks baixam. O ideal é in game mesmo, lá você vê que a temperatura tá baixa, mas CPU a 100%, 2.2GHz e menos de 20W de consumo, ou seja, reduziu completamente a tensão, o negócio tá assando ali.

Outro indicativo é a placa de vídeo, operando em ~27%, clock reduzido, esperando o CPU que tá pegando fogo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!