Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperar pastas e arquivos de HD externo NTFS que foi formatadao para FAT32


Posts recomendados

Pessoal, cometi um erro de principiante, baixei um programa de testar memória e coloquei no meu HD externo com sistema NTFS. Em seguida, executei o setup desse programa pensando que ele seria instalado no disco local C (SSD) do computador, mas na verdade o instalador formatou esse HD externo para FAT32 e instalou o testador de memória nele. Resultado: Perdi todos os arquivos que estavam nesse HD externo! Tenho alí todas as minhas fotos desde o ano de 2004, por exemplo. Quando vi que fiz a burrada, desconectei o HD do pc e não gravei mais nada nele. Então fui n internet procurar por programas de recuperação de dados, usei o EaseUS Data Recovery Wizard e o Recoverit.

 

Ambos os programas mostram toda a estrutura original de pastas e arquivos dentro delas e que seria a partição original em ntfs e também mostram a estrutura em raw com pastas nomeadas conforme o tipo de arquivo depois da varredura. Selecionei para recuperar a estrutura da partição original, recuperou, tá lá no HD externo novo, abro uma pasta qualquer e lá estão os arquivos das fotos com nome original e tudo, mas ao dar duplo click num arquivo não mostra a foto. Então tive de mandar recuperar a estrutura em raw, aí sim recuperou todos os arquivos, porém ficou tudo misturado! Tipo, pegou todas as fotos em JPG e colocou dentro de uma pasta com nome jpg. Acontece que eu tinha tudo organizado em pastas por data (ano, mês e dia). Por exemplo, pasta 2004 continha subpastas com fotos feita naquele ano em dias e meses diferentes. Além disso, as fotos não estão com seus nomes originais, o programa elegeu nomes aleatórios! Como vou catalogar tudo organizado novamente assim?

 

Bom, no EaseUS aparece assim na tela inicial: 

 image.thumb.png.c8a978c617c01f275ff0525a9f278fc3.png

 

Ao mandar fazer a varredura mostra a partição perdida, recupera como está mostrando, porém não abre os arquivos (seja fotos, videos, documentos do word, etc.), mas os arquivos estão com seu tamanho original ocupando espaço:

image.thumb.png.4e1e1d8a37aef7f444ade006101ccf27.png

Mas também mostra por tipo de arquivo, nesse caso se mando recuperar, aí sim tenho acesso a todos os arquivos, mas como disse, fica tudo bagunçado. Pegou todas as fotos em JPG, por exemplo, e colocou tudo numa pasta só e com nomes diferentes. Ao abrir o Gerenciador de Discos do windows aparece assim:

image.png.f44472ec83b83ff045076842770adbe4.png

Existe alguma chance de recuparar os arquivos com as pastas originais, nomes originais como estava antes de eu fazer a burrada? Porque nesse HD externo eu tinha o backup de mais de 50 mil fotos! Ter de catalogar e renomear todas novamente vai ser impossível, pois tem de saber a data, ano, em qual evento, etc.! Um amigo meu disse que ao formatar o HD para FAT32 a partição NTFS não foi apagada, o que acontece é que foi criada uma partição nova em outro espaço nesse HD. Se tivesse como "habilitar" a partição original e "desabilitar" a nova, seria ótimo, não é? Os dois programas de recuperação de dados recuperam todos os arquivos, apenas que fica tudo bagunçado em pastas por tipo de arquivo.

 

Agradeço a qualquer orientação a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zeca_PR

 

Se fosse só a formatação, sim.. Formatação simples, não apaga dados, apenas marca as áreas do HD, como livres pra uso.. O problema é que, além de ter sido criada uma partição, foi feita gravação de dados no HD, ao que parece.. Alguma coisa, você perdeu.. Imagino que tenha se deparado com arquivos corrompidos, por causa dessa gravação..

 

Sobre nomes, não tem o que fazer.. A estrutura que "segurava" seus arquivos, não existe mais.. Uma analogia que achei, pesquisando sobre isso

 

Citação

Pense na superfície do seu disco rígido como uma biblioteca contendo livros (arquivos) sem títulos, e a lista de diretórios, como um catálogo de cartões contendo o título do livro e um ponteiro para o local apropriado nas prateleiras.

 

Se o catálogo de fichas for destruído em tal situação, não resta nada além de percorrer os livros, um por um e, lendo-os, determinar seus títulos, que devem ser escritos de volta no índice. O software de recuperação pode fornecer um nome temporário e o local no disco onde o arquivo é iniciado, mas não pode recuperar o nome real do arquivo. Ele não é armazenado com os dados do arquivo, mas nesta tabela separada que provavelmente foi destruída quando a nova partição foi criada.

 

FONTE - https://community.spiceworks.com/topic/2295549-can-i-recover-files-with-correct-names-and-folder-structure

 

 

Faz bastante sentido, lendo seu problema, quanto a forma como os programas recuperam seus arquivos.. O dano é irreversível.. O que você ai conseguir é minimiza-lo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder RS faria. O que está me deixando encucado é que o EaseUS e o Recoverit mostram a partição como era, com as pastas com o nome correto e dentro das pastas mostra os arquivos correspondentes às fotos, vídeo, músicas, etc. com o nome original também. No caso de fotos, mostra o ícone de foto JPG e se dou duplo clique nele automaticamente o programa de visualização de fotos é aberto, porém não mostra imagem alguma. De qualquer forma, mandei o programa recuperar o que ele achou por tipo de arquivo. Ou seja, recuperei as fotos e também os outros arquivos, só que tudo bagunçado quanto ao nome. Por exemplo, no arquivo de uma música, não tá o nome dela e aí terei de ir na internet e pegar o nome de lá. Enfim, aja paciência agora pra pelo menos organizar tudo o mais parecido possível como estava antes.

Nem tudo está perdido! Enquanto escrevia a resposta anterior fiquei mexendo no EaseUS já que ele já tinha terminado a varredura no HD. Na lista de arquivos numa determinada pasta com nome original, mostrou somente o ícone de foto JPG. Porém, ao clicar numa foto automaticamente o ícone se transformou numa miniatura da foto e pude vê-la na pré-visualização do programa. Uma vez que as 40 fotos dessa pasta estavam aparecendo agora, mandei recuperar e recuperou com o nome original da pasta e das fotos! Vou ter de fazer isso com todas as pastas, vai dar trabalho, mas muito menos, pois não precisarei renomear todas.

 

Não vou dizer que o caso foi solucionado, tá tarde agora e preciso dormir. Logo mais cedo vou ver tudo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Caso Resolvido! Instalei a última versão do programa EaseUS Data Recovery Wizard e ele recuperou os arquivos com os nomes originais e as pastas originais. Naturalmente que alguns arquivos foram perdidos, mas pouca coisa. I importante é que as fotos que eu tinha de backup nesse HD foram recuperadas todas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!