Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um Ryzen 5 1600f com o cooler que vem na caixa, atualmente ele está batendo 60° comigo apenas vendo vídeo, quando jogo terraria fica 71/72, black desert online fica em quase 75 no max já bateu 82. Isso tudo com uma GTX 650, como eu pretendo trocar de placa de vídeo, eu preciso de recomendação de como melhorar a refrigeração do processador, eu imagino que quando eu trocar de placa de vídeo a temperatura vai aumentar ainda mais, considerando que assim fica somente com 20/30% de uso

Postado

@kobolts A tampa frontal desse gabinete é horrível, prejudica muito a entrada de ar. Coloque três fans de 120 na frente e um WC de 240 no topo (pode ser um air cooler também desde que caiba no seu gabinete). Particularmente não gosto do espaço que o aircooler ocupa, então prefiro usar WC.

Postado

@mineirimbb Tem alguma recomendação? Eu estava olhando já modelos, mas minha placa-mãe é uma ASRock b450m steel legend, e queria ter o controle de velocidade e RGB tanto do wc quanto dos fans, mas ainda n encontrei uma solução pra isso

Postado

@kobolts O controle é por software. Cada WC tem o seu. Eu não uso WC com LED. Comprando Corsair, Cooler Master, NZXT ou Deepcool (esses são os mais fáceis de encontrar) te atenderão muito bem. Não vi o da Lian Li ainda, mas em reviews ele não é um WC ruim não.

• Curtir 1
Postado

@kobolts Se sua placa-mãe não tiver entradas suficientes (geralmente não tem pois são muito fans no gabinete) você pode usar um desses: FH-10 DEEPCOOL Acessórios

Dá pra fazer o controle por BIOS ou software da placa-mãe. Eu tinha uma AORUS e fazia o controle dos FANS pela placa-mãe e do WC pelo software dele.

Qualquer um dos dois WC vai te servir pois ele é bem melhor que o que você tem hoje. Quanto aos fans, os da Scythe são bons, com ótimo custo, mas se não me engano alguns modelos não tem LED.

Postado

O Ryzen 5 1600, segundo especificações da AMD, suporta temperatura de até 95°C, e pelo que você disse chegou a bater 82°C. Já a GPU suporta temperatura máxima de 105°C (informações extraídas dos sites da AMD e NVIDIA). Confira aqui:

Especificações Ryzen 5 1600: https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-Ryzen-5-1600

Especificações GTX-650 TI: https://www.nvidia.com/pt-br/drivers/GeForce-GTX-650ti/

O mais preocupante, pelo que vejo, está no seu processador, que está com apenas 13°C de folga térmica, ou seja, uma folga de temperatura que seja possível trabalhar sem comprometer o componente. Recomendo trocar a pasta térmica de CPU e GPU (a Thermal Grizzly Carbonaut, por exemplo, tem um preço mais exótico, mas dura mais a longo prazo) e limpar os coolers do PC. Verifique também se a fonte está entregando energia suficiente e corretamente para o PC.

Postado

@kobolts Não cometa o erro de pegar WC com esse PC. Eles tem vida útil menor, dá mais gastos de manutenção, e vai ter a mesma eficiência de um air cooler na mesma faixa de preço. Se um air cooler morrer, é só trocar a fan que ele volta, enquanto com um water cooler não é bem assim. Fora que se o water cooler for mal instalado ele pode transformar seu PC em um aquário, e bem, água e energia não se dão muito bem. 

Só indico water cooler para usuários experientes, com PCs extremamente high-end, e que pretendem fazer OC extremo. Se quer durabilidade e menos gastos no futuro, pegue um bom air cooler. 

Para o seu processador um Gammax 400v2 já é mais que suficiente, mas se quer investir mais, pegue um Scythe Fuma 2 ou Ninja 5, para um orçamento ainda maior, pegue um Deepcool Assassin III e Corsair A500. Acima desses tem os Noctua, como o NH-D15, mas eles estão em falta no momento. 

Invista também em boas fans, e pasta térmica de qualidade. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!