Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Altas temperaturas num i9 9900K com placa-mãe ASUS tuf gaming Z490 plus


Posts recomendados

Olá!

 

Este é meu primeiro tópico, peço desde já desculpas por algum equívoco.

 

Montei um i9 9900K numa placa-mãe ASUS tuf gaming Z490 plus. Placa de vídeo NVIDIA RTX 3080.

 

A refrigeração do meu gabinete (usei o da minha máquina anterior) é um water cooler CoolerMaster de 120mm.

 

Meu monitor suportava 1920x1200 a 60hz. Atualizei pra um monitor gamer de 160hz com mais resolução (não é 4k) e reparei que as temperaturas do meu computador tem subido. Em um jogo que demanda muito, como o cyberpunk 2077, ou em benchmarks, ela sobe pra quase 90C (não sei se é bom deixar rodando assim), e nos outros ela sobe um pouco mais do que subia antes de usar um monitor com mais resolução e frame rate (por exemplo, os ventiladores nunca aumentavam a rotação, agora funcionam "no talo").

 

Eu sei que o i9 demanda muita refrigeração e 120mm talvez não seja suficiente... Estou considerando trocar de gabinete e comprar um que permita cooler de 360mm, mas alguém me sugeria alguma configuração na BIOS que deixasse o processador rodar, pelo menos por enquanto, numa configuração mais "stock", sem o mínimo de overclock? Acho q tenho habilitado o turbo mode, XMP e o hyper threading... Sei que tenho uma máquina f@did@ que permitiria overclock, mas não estou muito a fim de mexer nisso até melhorar a refrigeração...

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só diminuir clock não vai ajudar, o melhor jeito de diminuir temperadura é desativando núcleos diretamente na BIOS, você vai perder performance em multitask, mas em jogos você mal vai perceber diferença

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diminuir a temperatura somente através de software é meio complicado. Pode diminuir clock, desabilitar XMP e Hyper Threading ou até mesmo desativar alguns núcleos/threads, mas não creio que vá diminuir a temperatura de madeira significativa. Qual o seu gabinete, quantas fans tem e qual a orientação delas (ex: jogando o ar para fora)?

5 horas atrás, Ber79 disse:

Eu sei que o i9 demanda muita refrigeração e 120mm talvez não seja suficiente...

Recomendaria um WC de pelo menos 240mm para esse i9, mas se for dar um upgrade, recomendo fortemente pegar um bom air cooler, como o Deepcool Assassin III, ou Corsair A500. Se for investir mais, pegue o NH-D15 SE, só pegue WC caso pretenda fazer OC extremo (o que recomendo fortemente não fazer).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Lenhal disse:

Diminuir a temperatura somente através de software é meio complicado. Pode diminuir clock, desabilitar XMP e Hyper Threading ou até mesmo desativar alguns núcleos/threads, mas não creio que vá diminuir a temperatura de madeira significativa. Qual o seu gabinete, quantas fans tem e qual a orientação delas (ex: jogando o ar para fora)?

Recomendaria um WC de pelo menos 240mm para esse i9, mas se for dar um upgrade, recomendo fortemente pegar um bom air cooler, como o Deepcool Assassin III, ou Corsair A500. Se for investir mais, pegue o NH-D15 SE, só pegue WC caso pretenda fazer OC extremo (o que recomendo fortemente não fazer).

 

Olá, tudo bem?

 

Tentei agora e deu certo: desabilitei turbo e hyper threading. Diminuiu um pouco a temperatura, tá rodando a 60-70. Melhorou bastante!

 

Meu gabinete é um Cooler Master velho, inclusive meu ex afilhado era meio ogro e quebrou um dispositivo USB dentro do socket, e pra não dar curto-circuito tive q desabilitar todas as portas USB da parte da frente do gabinete. Então já estava na hora de trocar. Tenho um water cooler Cooler Master de 120m atrás (que joga o ar pra fora) e um fan normal grande do gabinete (120mm?) na frente q parece estar jogando ar pra dentro, mas vou checar.

 

Podem me dar uma indicação de gabinete e sistema de refrigeração bom? trocaria por um water cooler de 240 ou mais, e colocaria mais ventoinhas?

 

Valeu, gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ber79 disse:

Tentei agora e deu certo: desabilitei turbo e hyper threading. Diminuiu um pouco a temperatura, tá rodando a 60-70. Melhorou bastante!

60-70 graus para esse processador em estresse é uma boa temperatura, diminuiu mais do que imaginei, porém, seu PC deveria estar nessa temperatura com tudo isso ligado, podendo chegar a alguns graus acima de 70º. 

1 hora atrás, Ber79 disse:

Podem me dar uma indicação de gabinete e sistema de refrigeração bom? trocaria por um water cooler de 240 ou mais, e colocaria mais ventoinhas?

Gabinete é pessoal, mas sempre procure algo com bom sistema de refrigeração, boas indicações são o Aerocool Hive, Deepcool Matrexx 55 Mesh, Lian Li Lancool II Mesh, Aerocool Aero One Frost, e Fara R1 Pro. Se não gostar desses, procure algum, e fale o nome dele aqui, para avaliarmos se é uma boa opção. 

 

Caso pegue algum dos últimos dois gabinetes que citei, não é necessário a compra de fans, pois eles já acompanham 4. Se pegar algum outro, pegue o máximo de fans que o gabinete suporta (considerando WC) dos modelos Corsair AF120 ou XPG Vento, se quer investir mais, pegue as Scythe Kaze Flex. Pegue também um HUB para as fans, recomendo que pegue um Deepcool FH-04 a cada 4 fans que colocar. 

 

Se pretende fazer OC, pegue um Corsair iCUE H115i Pro XT, ou XPG Levante 240mm, dando prioridade a esse primeiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Lenhal disse:

60-70 graus para esse processador em estresse é uma boa temperatura, diminuiu mais do que imaginei, porém, seu PC deveria estar nessa temperatura com tudo isso ligado, podendo chegar a alguns graus acima de 70º. 

Gabinete é pessoal, mas sempre procure algo com bom sistema de refrigeração, boas indicações são o Aerocool Hive, Deepcool Matrexx 55 Mesh, Lian Li Lancool II Mesh, Aerocool Aero One Frost, e Fara R1 Pro. Se não gostar desses, procure algum, e fale o nome dele aqui, para avaliarmos se é uma boa opção. 

 

Caso pegue algum dos últimos dois gabinetes que citei, não é necessário a compra de fans, pois eles já acompanham 4. Se pegar algum outro, pegue o máximo de fans que o gabinete suporta (considerando WC) dos modelos Corsair AF120 ou XPG Vento, se quer investir mais, pegue as Scythe Kaze Flex. Pegue também um HUB para as fans, recomendo que pegue um Deepcool FH-04 a cada 4 fans que colocar. 

 

Se pretende fazer OC, pegue um Corsair iCUE H115i Pro XT, ou XPG Levante 240mm, dando prioridade a esse primeiro

Olá!

 

Eu curti bastante o Lian Li Cool II Mesh! Mas por enquanto só achei em branco, vou ver se acho em preto.

 

O suporte para ventoinhas é o seguinte:

Ventoinhas suportadas
Frente: 3 x 120 mm ou 2 x 140 mm
Superior: 2 x 120/140 mm
Traseira: 1 x 120 mm
Acima do PSU cover: 2 x 120 mm

 

E vem com algumas inclusas:
3 x 120mm 3-PIN 1300 RPM ARGB

 

Eu poderia colocar um water cooler bom de 360mm na frente. As outras 3 ventoinhas que vem com ele são suficientes, se eu colocar em cima ou atrás, ou seria bom comprar mais?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Ber79 disse:

Eu curti bastante o Lian Li Cool II Mesh! Mas por enquanto só achei em branco, vou ver se acho em preto.

Agora que vi que nas lojas que ele costuma estar disponível ele está esgotado... A única loja em que achei ele na versão preta foi na Amazon, por um preço um pouco acima do que costuma ser comercializado. 

 

Não é necessário um WC de 360mm para o 9900K. Eu ficaria com o H115i 280mm que indiquei acima, e organizaria as fans colocando o WC de 280mm na frente puxando o ar frio para dentro, uma fan atrás jogando o ar quente para fora, e 3 fans em cima jogando o ar quente para fora. Caso tenha orçamento para isso, pegue duas fans adicionais para colocar acima da fonte, puxando o ar frio para dentro.

As 3 fans que já acompanham ele não são suficientes, indicaria colocar 4 fans e o water cooler. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Lenhal disse:

Agora que vi que nas lojas que ele costuma estar disponível ele está esgotado... A única loja em que achei ele na versão preta foi na Amazon, por um preço um pouco acima do que costuma ser comercializado. 

 

Não é necessário um WC de 360mm para o 9900K. Eu ficaria com o H115i 280mm que indiquei acima, e organizaria as fans colocando o WC de 280mm na frente puxando o ar frio para dentro, uma fan atrás jogando o ar quente para fora, e 3 fans em cima jogando o ar quente para fora. Caso tenha orçamento para isso, pegue duas fans adicionais para colocar acima da fonte, puxando o ar frio para dentro.

As 3 fans que já acompanham ele não são suficientes, indicaria colocar 4 fans e o water cooler. 

Muito obrigado!!

 

Uma dúvida: minha fonte é uma Corsair de 750w. Como eu disse, minha placa de vídeo é uma NVIDIA RTX3080. Minha placa-mãe tem o conector power 8+4, mas minha fonte não. Na época que comprei me disseram que não precisava me preocupar com isso porque não vou fazer overclock. Acho que trocar o gabinete e o water cooler já vai ser ok, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Ber79 disse:

Na época que comprei me disseram que não precisava me preocupar com isso porque não vou fazer overclock. Acho que trocar o gabinete e o water cooler já vai ser ok, não?

Se a fonte tá aguentando então está tranquilo. Water cooler e fans não vão consumir quase nada de energia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/01/2022 às 13:18, Lenhal disse:

Se a fonte tá aguentando então está tranquilo. Water cooler e fans não vão consumir quase nada de energia

 

Meu caro, obrigado pela suas dicas.

 

O gabinete Lan Cool 2 Mesh é maravilhoso. Os filtros de ar removíveis, os paineis basculantes de fácil acesso, a troca do meu gabinete antigo para o novo foi perfeita. E a parte de trás do gabinete me permitiu deixar os cabos super organizados (na medida do possível, né? rsrs).

 

Eu acabei colocando um air cooler Corsair de 360mm mesmo e 5 ventoinhas (aproveitei as três que vieram com o gabinete e comprei mais duas. As 3 do radiador mais as duas de cima da fonte puxam ar pra dentro, e a ventoinha de trás mais as duas de cima empurram o ar quente pra fora. Precisei comprar um hub de fans, mas instalei sem qualquer problema.

 

Fiz um benchmark da 3dmark (teste de estresse) e o resultado não poderia ter sido melhor: clock máximo a 71 graus no máximo. Acho q vou até arriscar fazer overclock...

 

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!