Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um Ryzen 5 3500 e uso o cooler padrão. Em idle ele fica entre 55° a 70° e dependendo do jogo as vezes ele chega a 95°. Isso é normal?

Postado

Não, não é normal.

95ºC é uma temperatura muito elevada, e isso diminui a vida útil dos seus componentes. Informe sua configuração completa, incluindo marca e modelo dos seus componentes, além disso, informe qual seu gabinete, qual seu CPU Cooler, e quantas fans tem.

Postado

@Lenhal Tenho Ryzen 5 3500 stock cooler, ASUS Prime B450M Gaming/BR, HyperX Fury RGB 2x8G 3000MHz, RX 570 Red Dragon, Fonte Deepcool 600W, Gabinete Gamemax M909 com 3 fans.

Postado

@specc Olha man, acho que isso pode estar ajudando ou até mesmo ser a causa do seu processador estar com essas temperaturas.

Te indico colocar:

- 3 fans na parte frontal ( puxando ar de fora).

- 3 fans na parte superior (jogando ar pra fora).

- 1 na parte traseira ( jogando ar pra fora).

E também, esses coolers que vem em processadores são bem ruins e fracos, recomendo comprar um AirCooler de melhor qualidade.

@specc Vou contar o que aconteceu comigo…

Troquei de processador em dezembro (tinha um i7 7700k e troquei por um i7 11700), e estava usando um WC do antigo processador … minha CPU estava pegando 100°C

Ai pedi ajuda aqui e me indicaram pegar um AirCooler de qualidade ao invés de um WC.

Peguei um Scythe Fuma 2… agora meu processador em idle fica entre 30/40°C e em gaming fica no máximo com 62°C

Postado

@ZchanNel__l Acho que o meu gabinete não suporta as 3 fans na frente mas em cima irei colocar as 3 e irei atrás de um air cooler ou water cooler bom também, obrigado 

Postado

@specc Vê se ele suporta 3, caso não, 2 já deve ajudar e muito.

Faz o seguinte também, verifica se o cooler do processador está bem encaixado e também se a pasta térmica foi colocada de forma correta.

Postado
3 minutos atrás, specc disse:

@ZchanNel__l Acho que o meu gabinete não suporta as 3 fans na frente mas em cima irei colocar as 3 e irei atrás de um air cooler ou water cooler bom também, obrigado 

4 fans já da um airflow muito bom, mas recomendo colocar o máximo que seu gabinete suporta, pois ele é bem fechado. Antes de comprar, veja se o cooler está fazendo bom contato com o processador. Caso vá pegar fans, indico as Corsair AF120 ou XPG Vento. A cada quatro fans que colocar compre um HUB Deepcool FH-04 para conecta-las. Se for trocar o CPU cooler, indico um dos modelos abaixo, para o seu processador:

• Gammax 400 v2
  • Scythe Ninja 5
  • Scythe Fuma 2
  • Corsair A500
  • Deepcool Assassin III

Postado

Somente para completar o post.: um bom water cooler em um preço bem acessivel é o Water Cooler Gamdias Chione E2-120, mesmo sendo um water de somente 120mm ele atende muito bem a qualquer demanda, o meu i5 8600k com OC a @5.0Ghz em jogos de alta carga como warzone fica a no maximo 65ºC no pior dos casos.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15158/water-cooler-gamdias-chione-e2-120-lite-controlador-argb-120mm-intel-amd

Postado
27 minutos atrás, Marcello Alencar disse:

Somente para completar o post.: um bom water cooler em um preço bem acessivel é o Water Cooler Gamdias Chione E2-120, mesmo sendo um water de somente 120mm ele atende muito bem a qualquer demanda, o meu i5 8600k com OC a @5.0Ghz em jogos de alta carga como warzone fica a no maximo 65ºC no pior dos casos.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15158/water-cooler-gamdias-chione-e2-120-lite-controlador-argb-120mm-intel-amd

Não é uma boa sugestão... O desempenho é praticamente o mesmo que o de um Gammaxx 400, que custa menos da metade do preço. Esse é um cooler de Tier 6, o que confere a ele o título de um dos piores WCs do mercado (o Gammaxx é Tier 7). Daqui uns anos (3~7, por aí), a bomba do WC vai falhar e você vai ter que comprar outro cooler, enquanto o Gammax vai continuar firme e forte, no máximo sendo necessário trocar a ventoinha. Vejo que você tem uma 5500 XT, uma placa que o 8600k leva com as duas mãos amarradas nas costas, então 65 graus em jogo não é uma temperatura muito boa, não. Você encontra vídeos no youtube desse processador tocando placas bem mais fortes e mal passando dos 50.

Postado
25 minutos atrás, Marcello Alencar disse:

O WC tem vida útil menor, dá mais problemas e gastos de manutenção, além de que se for instalado de maneira incorreta pode vazar água dentro do PC. O air cooler por outro lado, é tão eficiente quanto, e se ele parar, basta trocar a fan. 

Só indico WC para usuários com PCs extremamente high-end e que pretendem fazer OC extremo, fora isso, air cooler é muito mais negócio. 

Postado

@Shaman93 por ele ter se questionado em comprar um air cooler ou um water cooler resolvi da uma sugestão  de um water que entrega o que ele custa, não dá para achar muitos WC nessa faixa de preço então optei por dar o meu relato como usuario desse WC, no caso da temperatura, eu mostrei um caso extremo que ocorreu quando eu tinha o Warzone + Discord + OBS cm streaming na Twitch fora que o clock dele estava a 5.0Ghz a alta taxa de fps, bem acima do clock padrão que é 4.1Ghz, em situação normal onde somente estará o jogo ou programa de render rodando a temperatura nunca irá muito acima dos 40ºC ~ 50ºC, e no topico que você enviou fala de outro modelo de WC da Gamdias que no caso é o E1A-120 um modelo antigo cm outro sistema de bomba e fan, o que é esperado para um topico de 2018 que é anterior ao lançamento do mesmo.

Postado
7 minutos atrás, Marcello Alencar disse:

@Shaman93 por ele ter se questionado em comprar um air cooler ou um water cooler resolvi da uma sugestão  de um water que entrega o que ele custa, não dá para achar muitos WC nessa faixa de preço então optei por dar o meu relato como usuario desse WC, no caso da temperatura, eu mostrei um caso extremo que ocorreu quando eu tinha o Warzone + Discord + OBS cm streaming na Twitch fora que o clock dele estava a 5.0Ghz a alta taxa de fps, bem acima do clock padrão que é 4.1Ghz, em situação normal onde somente estará o jogo ou programa de render rodando a temperatura nunca irá muito acima dos 40ºC ~ 50ºC

Continua sendo uma má sugestão. Tem Corsair H45 (Tier 4) por 10 reais a menos. Em geral, concordo com o @Lenhal, de que usar WC numa configuração intermediária ou básica é dar tiro no pé. Até pra configurações topo de linha, costumo preferir os bons air coolers (Assassin III, NH-D15, etc), que ficam numa faixa de preço (e de desempenho) semelhante aos WCs de 240 e mesmo 360 mm. WC só recomendo quando não tem jeito mesmo (por exemplo gabinete pequeno ou processador com OC e exigência cavalares). Eu entendo o teu "relato de usuário": comprou o WC sem muita pesquisa, botou no PC, ele funciona, temperatura caiu, maravilha. Mas através de testes independentes dá pra comparar diferentes produtos, e chegar à conclusão de que esse WC não é bom. Pra ser uma opção minimamente interessante, teria que estar perto da metade do preço.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!