Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ddr4 5330mhz ou ddr5 3200mhz?


Posts recomendados

boa noite cambada,

estou montando um setup visando longevidade, para que todas as peças dele dure muuuitíssimo tempo sem necessidade de troca. Mas quando fui escolher a RAM, me deparei com essa questão, DDR4 com mais velocidade, ou DDR5 com menos velocidade?

Não estou muito a par de tudo que o DDR5 nos traz de novo, mas sei que permite dual channel nas duas memórias se não me engano, vcs acham que essa característica (e possivelmente outras) valeria mais a pena do que um DDR4 de 5330MHz?

O DDR4 que estava pra comprar é aquele dourado parrudo da G Skill Trident, versão Elite, sim aquele mesmo que vale os nossos rins, seria melhor eu investir nele, ou comprar um DDR5 de outra marca, e que é praticamente novo no mercado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@isadoidona Escolher ram vai depender de como vai ficar seu pc.

 

Precisa levar em consideração que DDR5 por mais que seja novidade no mercado, não é compatível com versões anteriores, então precisa da placa-mãe com suporte, e vai precisar também do processador.

 

Pelo menos já vi placa com LGA1700 que vai dar suporte ao DDR5, agora, conseguir comprar é outra história.

 

Realmente pegar memória RAM DDR5 é uma boa, afinal, só comprar 1 único módulo e já ativa dual channel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelo-kayo

8 horas atrás, marcelo-kayo disse:

@isadoidona bom dia e seja bem vinda, escolha de memória tem a ver com toda a máquina, se puder citar todas as peças que pretende comprar, inclusive com marca e modelo da fonte, ajuda bastante.

Bom dia e obrigada!

O pc ainda estou montando, mas por ora está com as seguintes configurações:

 

Processador i7 9 geração

Placa de vídeo 3060

Fonte Corsair CX550F

placa-mãe ASUS TUF Gaming B450M - Plus II

 

Caso o DDR5 valha muito a pena, não seria problema pra mim trocar algumas peças

@Elder Nauvirth

6 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@isadoidona Escolher ram vai depender de como vai ficar seu pc.

 

Precisa levar em consideração que DDR5 por mais que seja novidade no mercado, não é compatível com versões anteriores, então precisa da placa-mãe com suporte, e vai precisar também do processador.

 

Pelo menos já vi placa com LGA1700 que vai dar suporte ao DDR5, agora, conseguir comprar é outra história.

 

Realmente pegar memória RAM DDR5 é uma boa, afinal, só comprar 1 único módulo e já ativa dual channel.

Obrigada pela resposta! Então, por enquanto o pc está com essas configs:

 

Processador i7 9 geração

Placa de vídeo 3060

Fonte Corsair CX550F

placa-mãe ASUS TUF Gaming B450M - Plus II

 

Como disse ao amigo em cima, n seria problema pra mim trocar algumas peças caso o DDR5 valha muuito a pena, apesar do dual channel em um módulo gostaria mesmo assim de ter dois, para distribuir melhor esse espaço das RAMs, mas caso o avanço do DDR5 para o DDR4 seja pouco, acredito que preferirei o DDR4 mesmo kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa-mãe é AMD, não suporta processadores da INTEL.

Além disso, suporta somente até 4400MHz de frequência da memória.

Outra coisa é que frequência muito alta de memória nem sempre significa melhor desempenho, especialmente para quem não usa gráfico integrado do processador.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, isadoidona disse:

ou comprar um DDR5 de outra marca, e que é praticamente novo no mercado?

 

DDR5 alem de estar altamente escasso no mercado, está pelos olhos da cara

 

e você vai precisar não so comprar memorias como placa-mãe e processador tb, ou seja, gastar um rio de dinheiro no momento

 

memorias DDR5 so estarao mais ou menos acessiveis em meados de 2024, ao meu ver.. pois a intel ja tem processadores da 12a. geração q usam mas ainda admite em alguns modelos de placa-mãe novas a retrocompatibilidade com DDR4 tb, a amd so vai lancar processadores com suporte a DDR5 no meio do ano, o fator novidade como foi dito vai mandar esses valores cobrados na estratosfera e até o mercado receber produto, acomodar as vendas e situar elas no mercado com preço uniforme e adequado, é praticamente 2 anos.. foi assim com as DDR4

 

no momento, acho mais viavel montar tudo em DDR4.. você vai usar um pc assim com elas por mais 3 ou 4 anos tranquilamente e ai se for fazer um upgrade la na frente ja vai ter as DDR5 com preco normalizado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Pedroza nossa, muito obrigada, você acha que a Z490M da Gigabyte seria uma boa escolha pro i7?

1 hora atrás, Flávio Pedroza disse:

A placa-mãe é AMD, não suporta processadores da INTEL.

Além disso, suporta somente até 4400MHz de frequência da memória.

Outra coisa é que frequência muito alta de memória nem sempre significa melhor desempenho, especialmente para quem não usa gráfico integrado do processador.

 

 

 

@rodrigo.dcvieira estava com esse mesmo receio, com crtz por ser novidade o preço vai ser estrondoso... muito obrigada! acho que vou optar pelas DDR4 mesmo.

58 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

DDR5 alem de estar altamente escasso no mercado, está pelos olhos da cara

 

e você vai precisar não so comprar memorias como placa-mãe e processador tb, ou seja, gastar um rio de dinheiro no momento

 

memorias DDR5 so estarao mais ou menos acessiveis em meados de 2024, ao meu ver.. pois a intel ja tem processadores da 12a. geração q usam mas ainda admite em alguns modelos de placa-mãe novas a retrocompatibilidade com DDR4 tb, a amd so vai lancar processadores com suporte a DDR5 no meio do ano, o fator novidade como foi dito vai mandar esses valores cobrados na estratosfera e até o mercado receber produto, acomodar as vendas e situar elas no mercado com preço uniforme e adequado, é praticamente 2 anos.. foi assim com as DDR4

 

no momento, acho mais viavel montar tudo em DDR4.. você vai usar um pc assim com elas por mais 3 ou 4 anos tranquilamente e ai se for fazer um upgrade la na frente ja vai ter as DDR5 com preco normalizado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, isadoidona disse:

@Flávio Pedroza hmmm, e a Z390 M?

Essa placa-mãe é compatível e vai funcionar com seu processo. Agora, só não sei dizer se é a melhor opção para seu processador.

Melhor você criar um tópico nesse: https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/93-montagem-e-upgrade-de-computadores-de-mesa/

 

você informar  o orçamento que o pessoal dá as dicas do melhor custo-benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...