Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa noite cambada,

estou montando um setup visando longevidade, para que todas as peças dele dure muuuitíssimo tempo sem necessidade de troca. Mas quando fui escolher a RAM, me deparei com essa questão, DDR4 com mais velocidade, ou DDR5 com menos velocidade?

Não estou muito a par de tudo que o DDR5 nos traz de novo, mas sei que permite dual channel nas duas memórias se não me engano, vcs acham que essa característica (e possivelmente outras) valeria mais a pena do que um DDR4 de 5330MHz?

O DDR4 que estava pra comprar é aquele dourado parrudo da G Skill Trident, versão Elite, sim aquele mesmo que vale os nossos rins, seria melhor eu investir nele, ou comprar um DDR5 de outra marca, e que é praticamente novo no mercado?

Postado

@isadoidona Escolher ram vai depender de como vai ficar seu pc.

Precisa levar em consideração que DDR5 por mais que seja novidade no mercado, não é compatível com versões anteriores, então precisa da placa-mãe com suporte, e vai precisar também do processador.

Pelo menos já vi placa com LGA1700 que vai dar suporte ao DDR5, agora, conseguir comprar é outra história.

Realmente pegar memória RAM DDR5 é uma boa, afinal, só comprar 1 único módulo e já ativa dual channel.

• Curtir 1
Postado

@marcelo-kayo

8 horas atrás, marcelo-kayo disse:

@isadoidona bom dia e seja bem vinda, escolha de memória tem a ver com toda a máquina, se puder citar todas as peças que pretende comprar, inclusive com marca e modelo da fonte, ajuda bastante.

Bom dia e obrigada!

O pc ainda estou montando, mas por ora está com as seguintes configurações:

Processador i7 9 geração

Placa de vídeo 3060

Fonte Corsair CX550F

placa-mãe ASUS TUF Gaming B450M - Plus II

Caso o DDR5 valha muito a pena, não seria problema pra mim trocar algumas peças

@Elder Nauvirth

6 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@isadoidona Escolher ram vai depender de como vai ficar seu pc.

Precisa levar em consideração que DDR5 por mais que seja novidade no mercado, não é compatível com versões anteriores, então precisa da placa-mãe com suporte, e vai precisar também do processador.

Pelo menos já vi placa com LGA1700 que vai dar suporte ao DDR5, agora, conseguir comprar é outra história.

Realmente pegar memória RAM DDR5 é uma boa, afinal, só comprar 1 único módulo e já ativa dual channel.

Obrigada pela resposta! Então, por enquanto o pc está com essas configs:

Processador i7 9 geração

Placa de vídeo 3060

Fonte Corsair CX550F

placa-mãe ASUS TUF Gaming B450M - Plus II

Como disse ao amigo em cima, n seria problema pra mim trocar algumas peças caso o DDR5 valha muuito a pena, apesar do dual channel em um módulo gostaria mesmo assim de ter dois, para distribuir melhor esse espaço das RAMs, mas caso o avanço do DDR5 para o DDR4 seja pouco, acredito que preferirei o DDR4 mesmo kk

Postado

A placa-mãe é AMD, não suporta processadores da INTEL.

Além disso, suporta somente até 4400MHz de frequência da memória.

Outra coisa é que frequência muito alta de memória nem sempre significa melhor desempenho, especialmente para quem não usa gráfico integrado do processador.

Postado
9 horas atrás, isadoidona disse:

ou comprar um DDR5 de outra marca, e que é praticamente novo no mercado?

DDR5 alem de estar altamente escasso no mercado, está pelos olhos da cara

e você vai precisar não so comprar memorias como placa-mãe e processador tb, ou seja, gastar um rio de dinheiro no momento

memorias DDR5 so estarao mais ou menos acessiveis em meados de 2024, ao meu ver.. pois a intel ja tem processadores da 12a. geração q usam mas ainda admite em alguns modelos de placa-mãe novas a retrocompatibilidade com DDR4 tb, a amd so vai lancar processadores com suporte a DDR5 no meio do ano, o fator novidade como foi dito vai mandar esses valores cobrados na estratosfera e até o mercado receber produto, acomodar as vendas e situar elas no mercado com preço uniforme e adequado, é praticamente 2 anos.. foi assim com as DDR4

no momento, acho mais viavel montar tudo em DDR4.. você vai usar um pc assim com elas por mais 3 ou 4 anos tranquilamente e ai se for fazer um upgrade la na frente ja vai ter as DDR5 com preco normalizado

Postado

@Flávio Pedroza nossa, muito obrigada, você acha que a Z490M da Gigabyte seria uma boa escolha pro i7?

1 hora atrás, Flávio Pedroza disse:

A placa-mãe é AMD, não suporta processadores da INTEL.

Além disso, suporta somente até 4400MHz de frequência da memória.

Outra coisa é que frequência muito alta de memória nem sempre significa melhor desempenho, especialmente para quem não usa gráfico integrado do processador.

@rodrigo.dcvieira estava com esse mesmo receio, com crtz por ser novidade o preço vai ser estrondoso... muito obrigada! acho que vou optar pelas DDR4 mesmo.

58 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

DDR5 alem de estar altamente escasso no mercado, está pelos olhos da cara

e você vai precisar não so comprar memorias como placa-mãe e processador tb, ou seja, gastar um rio de dinheiro no momento

memorias DDR5 so estarao mais ou menos acessiveis em meados de 2024, ao meu ver.. pois a intel ja tem processadores da 12a. geração q usam mas ainda admite em alguns modelos de placa-mãe novas a retrocompatibilidade com DDR4 tb, a amd so vai lancar processadores com suporte a DDR5 no meio do ano, o fator novidade como foi dito vai mandar esses valores cobrados na estratosfera e até o mercado receber produto, acomodar as vendas e situar elas no mercado com preço uniforme e adequado, é praticamente 2 anos.. foi assim com as DDR4

no momento, acho mais viavel montar tudo em DDR4.. você vai usar um pc assim com elas por mais 3 ou 4 anos tranquilamente e ai se for fazer um upgrade la na frente ja vai ter as DDR5 com preco normalizado

Postado
3 horas atrás, isadoidona disse:

@Flávio Pedroza hmmm, e a Z390 M?

Essa placa-mãe é compatível e vai funcionar com seu processo. Agora, só não sei dizer se é a melhor opção para seu processador.

Melhor você criar um tópico nesse: https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/93-montagem-e-upgrade-de-computadores-de-mesa/

você informar  o orçamento que o pessoal dá as dicas do melhor custo-benefício.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!