Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Frequência e compatibilidade de memória RAM AMD


LuisH.
Ir à solução Resolvido por Jose Carlos Ferreira Junio,

Posts recomendados

Bom dia!

Gostaria de entender melhor o funcionamento das memórias antes de entrar em contato com o vendedor, meu setup é composto por:

  • Motherboard: PRIME B450M-GAMING/BR;
  • Processador: AMD Ryzen 7 5700G;
  • Memórias: 2x Team Group T-Force DDR4, 3200MHz 8GB.

 

Antes de comprar as memórias eu consultei o site da ASUS e manual da placa para saber qual frequência deveria comprar, segue especificações tiradas do próprio manual:

image.png.a18394e3e9fbed6557ffb9698268183d.png

 

Como podem ver consta os 3200 ali (com um O.C. que eu não sei o que significa) eu compreendi que é compatível e comprei duas memórias 3200Mhz e tomei o cuidado de colocar as duas em slots de cores iguais, no caso na 1A e na 1B:

 

image.png.d5d5a06f1e9d8f994d032aa443cdc7b8.png

 

porém, ao abrir o CPUZ a frequência de utilização não é a capacidade da memória RAM:

850637492_Semttulo.png.57e5b2eaf55d8442d71a1b9b2c2b5e32.png

 

 

Com a BIOS na ultima versão, ao mexer na configuração vi que a frequência da memória na placa estava em AUTO, logo, troquei para 3200, a tela deu uma travada mas salvou, o PC simplesmente não ligou após salvar emitia uns bipes e desligava, ao ligar novamente o processo se repetiu até a terceira tentativa, onde apareceu a mensagem do modo emergência, eu rapidamente retornei a opção para AUTO e salvei, confesso que fiquei extremamente aliviado pelo PC iniciar kkkk, hoje está funcionando normalmente, porém ainda com frequência abaixo da memória.

 

Agora a pergunta, qual é o problema? onde foi que errei? kkk

Se não houver problema na escolha das peças, qual delas tem problema para informar o vendedor, memória ou placa?

 

Desde já, grato.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, OficialSpeirs disse:

A frequência é assim mesmo, agora, acredito que o seu erro na hora da BIOS foi de pôr 3200 sendo que a sua Memória é 2400, pelo menos uma delas.

A memória é de 3200, está escrito na caixa e nela, o problema é que o PC na configuração frequência AUTO a reduz para 2400 e se for colocado manualmente na BIOS 3200 o PC não liga.

1446049802_Semttulo2.png.9f701a950b780050cd91acfeeef5adea.png

 

Não estou em casa no momento, quando estiver, postarei a foto das memórias.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

[Edit]

Postei uma imagem que achei na net, essa pelo menos é igual a da minha placa-mãe, da uma procurar na sua por algo parecido.

 

Bom man, vamos la...

Primeiro o que deu para entender é que você setou as memorias em 3200Mhz manualmente, e já te adianto que foi errado.

Suas Memorias Team Group T-Force trabalham em 3200Mhz tranquilamente, mas você precisa setar o perfil delas na placa-mãe. Nas placas mães Intel se chama XMP, nas AMD não me recordo, mas acho que algo como D.O.C.P.

Tentando explicar o porque do perfil: Se você selecionar o perfil XMP você não estará só mudando a frequência, você também estará mudando os Timing delas. (Não vou entrar em detalhes, se não o texto irá ficar gigantesco).

Então da uma procurada na BIOS da sua placa e tenta acha algo parecido, depois volta aqui para dar um feedback.

36715200_1961718147193821_6994338328682168320_n.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Jose Carlos Ferreira Junio disse:

[Edit]

Postei uma imagem que achei na net, essa pelo menos é igual a da minha placa-mãe, da uma procurar na sua por algo parecido.

 

Bom man, vamos la...

Primeiro o que deu para entender é que você setou as memorias em 3200Mhz manualmente, e já te adianto que foi errado.

Suas Memorias Team Group T-Force trabalham em 3200Mhz tranquilamente, mas você precisa setar o perfil delas na placa-mãe. Nas placas mães Intel se chama XMP, nas AMD não me recordo, mas acho que algo como D.O.C.P.

Tentando explicar o porque do perfil: Se você selecionar o perfil XMP você não estará só mudando a frequência, você também estará mudando os Timing delas. (Não vou entrar em detalhes, se não o texto irá ficar gigantesco).

Então da uma procurada na BIOS da sua placa e tenta acha algo parecido, depois volta aqui para dar um feedback.

36715200_1961718147193821_6994338328682168320_n.jpg

Ok quando chegar em casa darei uma olhada.

Mais pela imagem você se encontra na parte de overclock, se a placa que tenho suporta 3200Mhz e a minha memória foi adquirida em 3200Mhz, porque eu teria que realizar algum tipo de overclock? (questiono porque a minha atual placa tem péssima reputação na internet com overclocks"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LuisH. Porque a memoria originalmente é 2400Mhz, e através de testes e tudo mais fizeram os chips delas chegar a 3200Mhz, só que para isso foi preciso alterar os Timings e elevar a tensão. Então para não alterar esses itens manualmente foi criado um perfil onde você pode escolher e a alteração desses 3 itens citados sejam em conjunto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jose Carlos Ferreira Junio  mediante as informações que você me passou com as palavras chaves DOCP e XMP eu localizei um vídeo da própria empresa que comprei as memórias:

 

De acordo com os comentários, isso realmente se trata de um overclock, correto?  dentre os anexos deste tópico tem o print que retirei do manual da minha placa-mãe informando 3200 (OC) acredito que ela é compatível com 3200MHz porém em overclock, certo?

Acrescento aqui o print que tirei do site da AMD sobre as especificações do processador onde menciona a velocidade máxima suportada 3200MHz:

ryzen.thumb.PNG.279d35a3d2fe00770f5f6e7a7e214666.PNG

 

Antes de realizar o procedimento, você sabe me informar quais são os riscos de fazer isso?

Os comentários do vídeo me assustaram, ao mesmo tempo que vendo no manual, a memória e o processador parecem (mesmo em overclock) compatíveis com tal frequência.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LuisH. Overclock é sim man, porque como dito, a memoria tem a frequência original em 2400Mhz, e você vai elevar ela para 3200Mhz.

Riscos sempre tem, só que eu uso as minhas memorias que também são da Team Group a 4 anos em 3200Mhz e nunca me meu problema nenhum.

Também na minha vida de técnico nunca vi nenhuma memoria queimar por conta disso.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jose Carlos Ferreira Junio Entendo.

Obrigado pelos esclarecimentos! 👍

Editado ---

Acabei de realizar o procedimento, reiniciou normalmente, segue print da temperatura e da tela do BIOS após a configuração com a configuração caso alguém necessite no futuro.

A temperatura do processador esta a 50 porque aqui em Londrina está uma noite bemm quente.

1111695847_memoriaoverclock.thumb.png.1c3b45de784b1bd843071c732ef541b3.png

557034166_WhatsAppImage2022-01-19at20_38_12.thumb.jpeg.124376394a977d5f343fa655c5d940cc.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...