Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estava com a placa-mãe H110M Gaming MSI e um processador da Core i5 7400.

Quis fazer um upgrade nesses dois componentes e acabei comprando uma placa-mãe B560M PRO-VDH MSI e o processador Core i5 10400F.

Depois de um tempo utilizando percebi que meu desempenho em jogos caiu, até mesmo league of legends, um jogo não tão pesado, com as configurações no mínimo, estava batendo 40 FPS

nas team figths.

Formatei meu windows, e instalei os drivers mais recentes, mas nada parece funcionar, alguém teria uma dica do que fazer?

Segue abaixo o resto da config do meu computador

1x  Memoria 8gb 2666mhz corsair

2x Memoria 4gb 2400mhz kignston

Placa de vídeo:  gtx1050 ti 4G

Fonte: Corsair 650W 80 plus white

SSD: 480GB

Processador: Core i5 10400F.

placa-mãe: B560M PRO-VDH MSI

Acredito que com essas configurações pelo menos league of legends era para rodar com 100 de FPS tranquilamente.

Postado

Você instalou os drivers genéricos dos Windows ou baixou cada um deles pelo site do fabricante? Os drivers genéricos não prestam.

Se você instalou os drivers pelo site do fabricante, tenta acompanhar como está sendo o uso da CPU e da GPU durante os jogos e a temperatura de cada um( o MSI Afterburner deve te ajudar com isso)

Postado

@Julio Lara Baixa os drivers do cpu pelo site da intel também

@Julio Lara Reparei aqui nas memorias suas, são 2 de 2400mhz e 1 de 2666mhz, como que estão setadas? estão trabalhando todas a 2400mhz? Se estiverem trabalhando em frequencias diferentes pode causar algum problema de desempenho acredito eu.

Postado
34 minutos atrás, leonardobr_ disse:

Se estiverem trabalhando em frequencias diferentes pode causar algum problema de desempenho acredito eu.

Não é possível usar memórias rodando com frequências diferentes, se ele colocar um pente de 2666 e um de 2400 o PC automaticamente vai limitar o de 2666 pra 2400 pro sistema funcionar normalmente

Postado

@Julio Lara Como você formatou a máquina, pode ser que o seu sistema operacional ainda esteja sendo atualizado gradualmente, e isso esteja impactando no seu desempenho.

Alguns pontos que seriam interessantes você analisar, são:

1. Como estão as temperaturas dos componentes?

2. Como está o uso dos recursos? (Que processos em segundo plano, processos com sobrecarga, etc);

3. Há alguma atualização pendente no seu sistema operacional?

A nível de curiosidade, eu recomendaria tentar instalar os drivers através do assistente Intel, conforme mencionado pelo colega. Já vi alguns relatos de "insuficiência" por parte dos assistentes das marcas fabricantes de placa-mãe. Sobre a RAM, como bem observado pelo colega, não há motivo para preocupação; o sistema nivela automaticamente pelo menor valor. 

Postado

image.png.042dfe35bfe8877a9a2ab1c945b48185.png

Dei esse comando no cmd para verificar a velocidade.

@Faust0A temperatura do CPU está meio alta quando estou jogando(70/80°C), deixo o ventilador ligado do lado, meus amigos me disseram que como era um processador mais robusto é normal ele ficar mais quente. Não sei se procede essa informação.

Em questão dos recursos ta de boa quando to jogando, tanto que dou alt tab mexo em outra aplicativo, vai rapidinho, porém dentro do game ta muito estranho

Em questão da atualização ta de boa, atualizei tudo pelo windows update.

Os drivers da cpu não estou encontrando, eu baixei aqui

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/sku/199271/intel-core-i510400-processor-12m-cache-up-to-4-30-GHz/downloads.html

Porém quando eu usava o processador e a placa-mãe antiga estava melhor para jogar

Postado

Use o MSI afterburner e monitore o desempenho do seu PC, não me parece ser relacionado a processador e sim GPU

Postado

@Julio Lara  So uma curiosidade, a temperatura da sua GPU também chega a 70/80 graus quando você ta jogando? Porque isso ao meu ver não e tão normal, falo isso porque eu também tenho uma GTX 1050ti que também chegava a essa temperatura e quando fui ver a pasta térmica dela estava ressecada e com bastante poeira, eu paguei um amigo meu que sabia fazer a limpeza da placa e a troca da pasta térmica na placa de vídeo, e as coisas mudaram. Antes da limpeza a placa de vídeo sempre estava em 100% de uso e com temperaturas entre 80 e 90 graus, agora a temperatura varia entre 47/70 graus dependendo do jogo!

Foto antes da limpeza da GPU

antes da limpesa.jpeg

Depois da limpeza da GPU

Depois da limpesa.jpeg

Postado
3 horas atrás, leonardobr_ disse:

Baixa os drivers do cpu pelo site da intel também

O quê? Mas o processador não tem drivers!!!

3 horas atrás, leonardobr_ disse:

Se estiverem trabalhando em frequencias diferentes pode causar algum problema de desempenho acredito eu.

Não dá pra usar as memórias em frequências diferentes...

Bem, tente usar só as memórias Kingston.

Postado

@Julio Lara  Sabe o que e mais estranho, você esta com um i5 10400f que o TDP e de 65w e ele ta batendo 70/80 graus, eu uso um Xeon e5 2670 v3 que o TDP e de 120w quase o dobro do seu e o meu não passa de 50 graus. Olha o soquetes da sua placa-mãe e veja se não tem nem um pino torto ou entrelaçado, quando eu montei meu pc ela veio com alguns pinos torto e um entrelaçado, eu decidi monta mesmo assim e quando eu quando fui testa o lol também tava com fps de baixo 30, detalhe eu não consegui atualiza os drives da placa de vídeo, so depois que eu desentorta os pinos que eu fui conseguir atualiza os drives, não to dizendo que o seu caso mas não custa verificar, cada pino tem uma função diferente, talvez algum pino torto possa esta causando isso, ja que você relata que na placa-mãe antiga o desempenho melhora!

Postado
4 minutos atrás, leonardobr_ disse:

Na verdade tem sim, entra no site do fabricante que encontra.

São drivers da iGPU, e as vezes da placa-mãe, não do processador.

Postado

@Julio Lara Conseguiu resolver o problema?

Se não, faz o teste instalando os 2 pentes de RAM no 2 e 4 slot da placa-mãe(a posição recomendada pela MSI) e manda o Screenshot do CPU-Z das frequências que elas estão trabalhando. 

Se ainda estiver com problema, tenta fazer um System Stability Test usando o AIDA64 e manda um Screenshot do resultado. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...