Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ideias para atividade relacionada a comandos básicos de Linux


OIniciante
Ir à solução Resolvido por OIniciante,

Posts recomendados

bom dia, boa noite ,boa tarde , pessoal queria saber se alguém poderia me explicar como resolvo essas partes de uma atividade que eu tenho de fazer, alguém poderia me explicar?  não entendi de primeira e precisava entregar. se alguém poder me responder correto fico agradecido, alem disso vou aprender com vocês..., na resposta e so pra colocar o comando em baixo de cada uma.

 

Gerenciamento de arquivos, usuários/grupos e permissões.
Atividade 1

1) Verificar em qual diretório você se encontra.


2) Criar a seguinte estrutura de diretórios dentro do /home/seu_usuario:
    Crie uma pasta chamada ti, dentro desta pasta crie a pasta Cursos, dentro da pasta cursos crie os seguintes diretórios: tec_inf e tec_redes. Dentro da pasta tec_inf crie duas pastas: aulas e trabalhos. Faça o mesmo processo para a pasta tec_redes. A estrutura deve ser criada com um único comando.

 

3) Entrar na pasta ti

 

4) Criar um arquivo chamado “aula1”, usando o comando “nano”, contendo o seguinte texto: “ É possível criar um arquivo de texto com o comando nano, dessa forma, ao criar o arquivo, o mesmo já é aberto para edição.” Após digitar o texto, tecle ctrl O para salvar, tecle um Enter para confirmar o nome do arquivo. Para sair do editor nano tecle ctrl X.

 

5) Duplicar o arquivo aula1 para aula2 e aula3. Atenção, isso deve ser feito com o comando(cp -r).

 

6) Copiar os arquivos de aula (utilizar caractere coringa: aula*) para a pasta tec_info criado anteriormente. (cp -r)

 

7) Exibir todos os arquivos da pasta tec_info com seus detalhes ( permissões de acesso, data, hora de criação, tamanho).


Mudar a permissão de acesso do arquivo aula1 para  rwx r-x r-x

 

9) Mudar a permissão de acesso do arquivo aula2 para rwx r- - r- -

 

10) Crie a pasta tibackup no home do usuário e copie toda a pasta tec_info, para dentro do /home/seu_usuario/tibackup. Obs: Não esqueça de utilizar o parâmetro -R para que seja copiado todo o conteúdo da pasta.

 

11) Deletar os arquivos de aula na pasta /home/seu_usuario/ti/cursos/tec_info

 

12) Entrar na pasta /home/seu_usuario/ti

 

13) Renomear o arquivo aula1 para arquivo1

 


14) Listar todos os arquivos da pasta /bin e guardar essa lista em um arquivo chamado “listabin” (É possível redirecionar o resultado de um comando ls e, ao invés de mostrá-lo na tela, guardar em um arquivo .txt. para isso, basta usar o sinal > seguido do nome do arquivo que se deseja criar com o resultado).

 

15) Qual é o comando que apaga uma pasta vazia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!