Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Para encerrar este tópico, vou postar um excelente trabalho de graduação de um aluno, na montagem de um amplificador moderno, usando a metodologia do Douglas Self na análise e desenvolvimento de cada estágio.

Sugiro uma leitura atenta para todos que gostam de montagens de amplificador de som transistorizado.

https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/3065/1/2020DouglasMichaelWermann.pdf

Paulo

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@aphawk interessante o projeto. Depois vou ler com calma, pois já vi um amplificador comercial com uma metodologia parecida com esta e o som dele era bem legal. 

Eu ia até mostrar a modificação que eu fiz no M150A da ibrape pra aproveitar o trafo de 24V, mas deixa pro outro tópico que está meio esquecido....

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Eu perguntei ao Google que Revista RCA seria essa, e não fui respondido. Não é do meu tempo, ou eu não me interessava por isso. Também não sei o que é IBRAPE nesse contexto.

A RCA que conheço é uma empresa americana muito antiga que fabricava rádios, válvulas, dentre outros componentes eletrônicos e também discos e fitas. Não sei se eles tiveram alguma revista. 

A ibrape era uma empresa nacional, fabricaram tubos de TV e outras coisas. 

Vendiam os kits de eletrônica nos anos 70 que eu mostrei no link da página anterior. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Renato.88 ,

Só lembrando que esse projeto foi o trabalho de formatura de um engenheiro, sabe como é recém formado né ..... pode não ser perfeito, mas a teoria do porque desse tipo de montagem está muito bem explicada, e eu acho que isso é o que mais vale nesse projeto !

Particularmente eu gostei muito do esquema final, mas eu não vou mais montar esse tipo de amplificador clássico,

Os atuais módulos classe D e misto de H , que trabalham com 48V e tem mais de 600W facilitam muito a nossa vida, basta comprar duas dessas fontes chaveadas de 24V/20A que são muito mais baratas do que fazer uma fonte clássica tipo +- 60V , com transformador enorme e caro, depois um banco de capacitores fantástico para diminuir o ripple , fica caro, grande e pesado ....

@alexandre.mbm ,

Que eu me lembre nunca existiu no Brasil uma Revista RCA. Tinha Antenna, Eletrônica Popular, Nova Eletrônica, Elektor, e depois vieram umas porcarias da editora Saber que pelo amor de Deus .....

Isso é invenção do autor dessa modificação kkkkk

Paulo

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, aphawk disse:

Os atuais módulos classe D e misto de H , que trabalham com 48V e tem mais de 600W facilitam muito a nossa vida, basta comprar duas dessas fontes chaveadas de 24V/20A que são muito mais baratas do que fazer uma fonte clássica tipo +- 60V , com transformador enorme e caro, depois um banco de capacitores fantástico para diminuir o ripple , fica caro, grande e pesado ....

Sim, pra quem precisa de muita potência os amplificadores novos são uma boa. 

Eu também não vejo vantagem em classe B e derivados pra alta potência, antigamente se usava porque era o que tinha. 

3 horas atrás, aphawk disse:

umas porcarias da editora Saber que pelo amor de Deus

Eram as revistas do velho Newton C. Braga... 

Não vejo como porcarias, mas como ele sempre diz no site dele o foco era quem queria aprender, mas não tinha grana pra estudar. 

As outras revistas que mencionou tinha projetos e reportagens bem mais complexas e elaboradas mesmo destinada a quem já tinha um conhecimento da coisa. 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@aphawk@aphawkde esculpe a intromissao mas...

Acho que voce não entendeu nada 

A jogada do projeto não é aumento de potencia e sim a facilidade de achar um transistor que existe no mercado (de qualidade) e fácil de achar como o 2sc5200 NPN ja que não se acha 2n3055 original a jogado do rapaz foi modernizar e não por potencia . com certeza é melhor que qualquer outro transistor...entao a ideia foco central foi modernizar pra se tornar acessivel uma acessibilidade ..transformar modernizar para aquilo que se acha com facilidade no mercado e é uma coisa que não quebra fácil somente. Tudo o que os caras querem hoje é aumento de potencia isso ai não foi feito para aumento de potencia é uma coisa artesanal para reviver o projeto pra ficar com maisqualidade só isso..no meu ver foi isso que o autor quiz passar . não ser ostilizado por algo que fez ...é um amplificador pra se ouvir com qualidade não com exagero de potencia era isso que se tinha há 50 anos atrás ...talvez o autor criou pra reviver um passado ou algo que ele não tinha . agradecendo ao MOR) Por dar uma apaziguada. toda a critica é valida mas não .acho que o autou não quiz ofender quiz passar um conhecimento apenas.

Isso ai é para uma tensão de simetria de 25+25 volts não é"um fank paredao" paredao funk do fogao dako é no rio de janeiro.

@Carlos santos. O Remadôr é desculpe a intromissao mas...o produto e destinao a aprendizado...o que eu percebí é que o autor quiz dar uma modernizada e não fazer um aumento de potencia ...tenho experiencia a alguns anos em eletronica independente que seja BD ou TIP41C até BD não seacha originais e desculpe tambem a opinião ninguem de san consciencia vai comprar BD na santa efigenia e ficar medindo curvatura e hfe ...entao..o projeto visou por nele transistores 2cs5200 NPN que hoje encontra-se original e como citado até em padaria se encontra isso O motivo desde equipamente usar fonte simetrica é que o equipamento foi feito umnarrajo na epoca para qye fosse possível usar apenas NPN na saida onde um lado do NPN é terra e tem um arranjo com um resistor a coletor direto da parte da saida de audio para o alimentar com a corrente do outro por isso ele usa +b e -b simetrica de onda completa ... quem é que hoje (que tentando se sustentar) vai estar medindo hfe de transistor??? E curvatura só industria mesmo . As pessoas comuns nem sabem o que é isso (curvatura) de sinal de transistor.....ja montei muito amplificador de audio "á olho de téiú " e funciona sim independente de forma de onda de transistor isso ai é um equipamento de 50 anos de idade sem muita tecnologia...até pra aparafusar um 2sc5200 em um dissipador de calor é mais fácil que um 2n3055 aqui no Brasil é difícil achar coisa original ...e vamos e venhamos este aí com 25+25 3Amperes simétrico funciona muito bem .mesmo sendo transistor paralelo e tip41c e 42c tambe. O rapaz só quiz modernizar e tornar mais acessivel a coisa. O MOR deu uma apaziguada o negocio tava meio "farpento" gostei dele ter ensinado a testar transistor me quebou um galho quase agora transistor saturando resolvi um defeito em uma caixade som . tudo bem que o aphawk tebha um conhecimento mais elevado mas não vamos desconsiderar o conhecimento tambem de um senhor que tem mais de 30 anos de bancada coisa que nem todo engenheiro tem a pratica ...tem defeito que um técnico tira que nem todo engenheiro sabe resolver. Entao isso ai é som pra curtir musica e meio volume e com qualidade não pra estourar tínpano a visao não foi aumento de potencia e sim modernizar o assunto e rrcriar algo com componente bom e acessivel.

16 horas atrás, Robertx123 disse:

@Carlos santos. O Remadôr é desculpe a intromissao mas...o produto e destinao a aprendizado...o que eu percebí é que o autor quiz dar uma modernizada e não fazer um aumento de potencia ...tenho experiencia a alguns anos em eletronica independente que seja BD ou TIP41C até BD não seacha originais e desculpe tambem a opinião ninguem de san consciencia vai comprar BD na santa efigenia e ficar medindo curvatura e hfe ...entao..o projeto visou por nele transistores 2cs5200 NPN que hoje encontra-se original e como citado até em padaria se encontra isso quem é que hoje (que tentando se sustentar) vai estar medindo hfe de transistor??? Aspessoas comuns nem sabem o que é isso ..ja montei amplificador de audio "á olho de téiú " e funciona isso ai é um equipamento de 50 de idade sem muita tecnologia...até pra aparafusar um 2sc5200 em um dissipador de calor é mais fácil que um 2n3055 aqui no Brasil é difícil achar coisa original ...e vamos e venhamos este aí com 25+25 simétrico é simétrica +b e -b porque tem um arranjo de coletor para que se fosse possível usar nas saidas de som apenas transistor NPN Pois na epoca era difícil achar par casado PNP do 2n3055  funciona muito bem .mesmo sendo transistor paralelo e tip41c e 42c tambe. O rapaz só quiz modernizar e tornar mais acessivel a coisa. O MOR deu uma apaziguada o negocio tava meio "farpento" gostei dele ter ensinado a testar transistor me quebou um galho quase agora transistor saturando resolvi um defeito em uma caixade som . tudo bem que o aphawk tebha um conhecimento mais elevado mas não vamos desconsiderar o conhecimento tambem de um senhor que tem mais de 30 anos de bancada coisa que nem todo engenheiro tem a pratica ...tem defeito que um técnico tira que nem todo engenheiro sabe resolver. Entao isso ai é som pra curtir musica e meio volume e com qualidade não pra estourar tínpano a visao não foi aumento de potencia e sim modernizar o assunto e rrcriar algo com componente bom e acessivel.

Era feito pra escutar musica tipo esta "into the night" do mardones

Screenshot_2022-02-11-06-32-34.png

@Carlos santos. O Remadôr @alexandre.mbm @Carlos santos. O Remadôr 

• Obrigado 1
Postado
29 minutos atrás, Robertx123 disse:

não vamos desconsiderar o conhecimento tambem de um senhor que tem mais de 30 anos de bancada coisa que nem todo engenheiro tem a pratica ...tem defeito que um técnico tira que nem todo engenheiro sabe resolver. Entao isso ai é som pra curtir musica e meio volume e com qualidade não pra estourar tínpano a visao não foi aumento de potencia e sim modernizar o assunto e rrcriar algo com componente bom e acessivel.

Concordo com voce, meu amigo. Hoje em dia os engenheiros saem da faculdade sem saber consertar um radio de pilhas ...... imagine um amplificador de 100 Watts ....

Eu tomei um baile de um técnico de TV, eu passei dois dias sem conseguir resolver a minha velha TV CCE, levei nesse técnico, ele pegou uma lâmpada e colocou na alimentação da TV, ligou a TV, fez umas medições, desligou tudo, pegou uma folha de papel em branco, e levantou o esquema de uma parte da TV em 5 minutos,  olhou o esquema que ele desenhou, ligou de novo a TV, mediu outros pontos, e disse ACHEI O PROBLEMA, desligou a TV, pegou um diodo e trocou, voltou a ligar, mediu e disse ACHO QUE RESOLVEU, tirou a lâmpada , e pronto, a TV funcionou de novo perfeitamente..... tudo em menos de 10 minutos... e eu fiquei DOIS DIAS com TV na minha mesa, com o esquema dela, e não consegui achar o defeito kkkkkk ! Detalhe, o técnico mal sabia falar direito o Português....

Sei o valor da experiência em bancada... mas ela não te dá a noção de qualidade acústica, para isso precisamos de um par de boas caixas acústicas, uma fonte sonora de excelente qualidade, e claro, um ouvido em excelentes condições, algo que já complica muito a partir dos 30 anos. Então precisamos de instrumentos de bancada que hoje em dia são muito difíceis de serem achados.  

A troca do 2N3055 / 2n3773 pelo 2sc5200 é uma boa substituição, só precisa tomar cuidado para ver se o circuito não apresenta alguma oscilação pois  o Ft dele é bem maior, o ganho é maior, enfim como qualidade ele é bem melhor que o velho 2n3055.

Mas trocar os BDs pelos TIPS é algo que não deve ser feito sem verificar novamente o ajuste da corrente quiescente para diminuir a distorção em baixos volumes. E sim, a qualidade sonora vai piorar para baixos volumes, não importa o que se faça...

De resto, o velho circuito vai funcionar, mas hoje em dia temos coisas muito superiores, mesmo usando vários transistores, que tem a mesma complexidade de montagem e usando componentes facilmente encontráveis.

Paulo

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

@aphawk o Dr. Douglas de portugal???? É fraco ...tem um cara dos Estados Unidos que é melhor que ele chama-se Mile slackovic Dono da Apex Áudio tem até o facebook da Apex Áudio . ele o Dr. Douglas vive no site forum da Dy eletronica onde varios engengenheiros dos estados unidos Reino unido e demais países compartilham seus trabalhos lá ...aqui pra nós foi de lá que o Carlos Mergulhao Arrancou o MK4 dele estão cobiçado ...pois é o MK não é do carlos mergulhao e nem do Luiz coelho pwt eles apenas copiaram o projeto que foi "concebido" nesse fórum.

• Confuso 1
Postado

@Robertx123 ,

Opa bem vindo meu amigo !

Sim, eu acompanho os projetos da Apex, tem muita coisa boa lá.... 

Eu gosto muito também das montagens do Douglas Self, montei um amplificador de áudio de 1W baseado em vários amp ops, e o som ficou muito bom !

Tem um outro grupo de Aúdio também nos USA onde vários desses engenheiros participam, inclusive o Self, tem muita coisa legal também.

Paulo

Postado

@aphawk ok amigo prazer em conhecer tambem

46 minutos atrás, Robertx123 disse:

Eu tinha na telha que esse caraera americano ...mas ele é da sérvia  

https://m.facebook.com/APEXaudio.MileSlakovic/?refid=17

@aphawk [youtube]   

Esse cara aqui ébom nisso.

É mile slavkovic.

Ouve aí o Áudio dos Amplificadores dele 

[Youtube]          

não conseguindo incorporar o vídeo

https://youtu.be/g0JtYJTTTlQ 

46 minutos atrás, Robertx123 disse:

Eu tinha na telha que esse caraera americano ...mas ele é da sérvia  

https://m.facebook.com/APEXaudio.MileSlakovic/?refid=17

Postado

@alexandre.mbm tambem fiquei sem saber pode ser seja projeto inventado por leitor de alguma revista naquela epoca não se tinha internet e o compartilhamento de circuito era por carta correspondencia....surgia muito projetos que eram enviados por leitores à revistas como o conceituado saber eletronica) e publicado pelo entao mestre newton C. Braga era comum isso ...eletronica nessa época não se aprendia em cursos presenciais voce simplesmente adquiria revistas e pestanas nela ...no bruto vídeo aula não era no youtube era no telecurso 2000 na tv kkkkk . bons tempos agente vendia a o almoço pra comprar a janta mas era bom de se viver era tranquila a vida e o negocio na internet esta estão veloz que um projeto pode ser feito no Brasil e der compartilhado simultaneamente e voce baixa o layout pronto e ja gera os arquivos e ja manda pra CNC drill cara não estuda fica pra traz.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, Robertx123 disse:

o negócio na Internet está tão veloz que um projeto pode ser feito no Brasil e ser compartilhado instantanemente; e você baixa o layout pronto, e já gera os arquivos, e já manda para a CNC drill

7 minutos atrás, Robertx123 disse:

o cara que não estuda fica pra trás

(tomei a liberdade de melhorar a redação das citações para torná-las mais claras)

@Robertx123 , tem gente que "estuda" só o necessário para fazer isso que você narrou. E fica exatamente "no meio", atrapalhando!

Postado

@alexandre.mbm verdade ta rstaguinada a área de eletronica ..tipo voce procura no google tipo: tda 2822m projeto ai voce clica na parte de imagens. Aparecem "Êmes" coisas projetos de tudo quanto é jeito e tem gente que não sabe nada e se aventura em eletronica pra tentar sair de um sufoco financeiro ...eletronica ta na veia as vezes vem de familia e é passado de pai pra filho negocios as vezes de décadas ...sou sincero aprendi muita coisa sobre eletronica lendo artigos na internet e revistas de sebo (pra quem não sabe o que é sebo) sao lugares onde se vende e se compra velharias de livros usados.

Muita coisa de informatica li aqui mesmo no Clube do Hardware onde na epoca que comecei em infomatica não sabia nem o que era clock ) frequencia de memoria aprendi aqui.

Minha primeira maquina era uma intel hp socket 478 gabinete original hp ...pense na época pra conseguir drivers mó sufoco pra baixar 1MB de arquivo no entao nvissimo mini modem 3G as vezes demorava a noite toda não se tinha muitas antenas 3 G em 2008 .

Falou passar bem.

• Membro VIP
Postado
59 minutos atrás, Robertx123 disse:

tá estaguenada, a área da eletrônica. tipo... você procura no Google algo como "tda 2822m projeto", aí você clica na aba  Imagens. Aparecem "ene" coisas! projetos de tudo quanto é jeito

(tomei a liberdade de melhorar a redação das citações para torná-las mais claras)

Isso não é ruim. Osso é tentar reproduzi-los sem saber o suficiente, e se colocar como alguém que "executou" o projeto. Aparece um mau contato qualquer e ninguém se dá conta de que o cara nem mesmo sabe o que é um teste de continuidade...

tem gente que não sabe nada e se aventura em eletrônica pra tentar sair de um sufoco financeiro

Isso também não é ruim. Desde que a pessoa queira realmente aprender, e não somente colecionar procedimentos simplórios e não-explicados.

eletrônica tá na veia! às vezes vem de família e é passado de pai pra filho; negócios às vezes de décadas...

sou sincero: aprendi muita coisa sobre eletrônica lendo artigos na Internet e em revistas de sebo 

Ninguém nasce sabendo nada. Você que o diga! Eu também. Veia só tem sangue. O ambiente familiar apenas pode vir a ser um estímulo constante para interesses.

Digo "pode vir a ser" porque, curiosamente, existem famílias que conduzem suas novas gerações para ambições que são estranhas ao legado.

Postado
8 horas atrás, Robertx123 disse:

sou sincero aprendi muita coisa sobre eletronica lendo artigos na internet e revistas de sebo

Somos dois !!!!!

Eu ia todo sábado na Litec e ficava folheando disfarçadamente as revistas de eletrônica americanas e inglesas , quando achava algo interessante para montar eu comprava a revista. Isso já em 1975 !!!!!!

Aos 17 anos fiz um curso de radioeletricidade no velho Instituto Monitor, no Largo da Concórdia, onde tive o primeiro contato com as válvulas. 

O resto do aprendizado veio a partir dos 18 anos, quando entrei na faculdade, mas SEMPRE ia procurar as revistas para ver as novidades, e sempre montava muitos projetos. Graças a Deus tive um pai que podia pagar por isso, e podia me dedicar apenas a estudar e aprender. 

Quando começaram as BBS aqui no Brasil, com um modem 300/300 bauds ( !!!!! piada hoje né ) acessava as BBS e procurava sempre por projetos de eletrônica e programas de computador . E fui fazendo upgrade de modem, até um poderosos US ROBOTICS 9600 Bauds, que era o top na época, e me lembro que paguei uns US$ 500 por ele !

Depois inventaram aquela modulação maluca e as velocidades subiram bastante até  56K bauds, quando finalmente chegou a Internet via ADSL em minha região. Aí sim o mundo se abriu e tudo ficou MUITO mais fácil.

Paulo

Postado

@aphawk rapaz....lembrei até que para funcionar via "porta discada"

Tinha que baixa o software discadôr muita gente fazia download do discador uol ...e tinha um negocio tinha uma configuração onde voce configurava pra ele re-discar automaticamente quando a net caía lembro disso....meu fim de semana era baixar musica via emule lembro no ano 2000 eu tinha a oi velox ...fiz até um DVD de musica mp3 no nero 7 e eu ouvia minha coletania do a-ha jonny hates em um equipamento leitor de dvd cabia muita música dentro do didco de dvd ...o nero 7 é fantastico... ele vem com a opção de fazer cortes no áudio e as salvar em mp3 com qualidade de estúdio gravei muito LP diereto do toca discos pela porta de entrada de Áudio do PC eu gravava todo o LP depois fazia a separaçao das faixa no (nero wave editor) o nero faz isso automatico em uma opção do menú do nero.

Na época eu fazia CDs para amigos ...cd era caro .

Aqui está um exemplo de captura de Áudio estéreo veja que tem uma faixa de Áudio em cima e em baixo .

A porta de entrada de Áudio é esta azul. Eu colocava um cabo P2 para 2 RCA.

images.jpeg

download (2).jpeg

• 3 semanas depois...
Postado

Quem é adepto do DIY e se amarra nos amplificadores da extinta empresa IBRAPE, encontram nesse canal todos os pré-amplificadores e amplificadores com Download sem custo adicional: https://youtu.be/XF3hlqu8Hcw

Até o momento não encontrei referências desse amplificador como sendo da IBRAPE.

A quem interessar: - Esse projeto mencionado como IBRAPE, não procede. Conforme contacto com o amigo Maurilio Tomaz, o mesmo confirmou que o circuito não pertence a RCA. Continuaremos a pesquisar, e a origem desse projeto está na Revista Eletrônica e Rádio número 06:   https://drive.google.com/drive/folders/1x34QpkTJPGuySG5TtuUuBq3Fxk1FIAzr?usp=sharing

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...