Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Olá pessoal, eu estava bem de boa navegando na internet, baixei um arquivo pensando que era o que eu queria, pensei que era um script que iria me ajudar, só que após eu abrir o programa, abriu o cmd e fez alguns comandos e todos o meu aplicativos e algumas pastas foram para .MAIV, os caras estão pedindo 980 dólares meu! Eu vi isso em um arquivo .txt escrito "read_me". Fora que não consegui formatar de nenhuma forma, seja pelo windows indo nas configurações, pela BIOS e não consegui baixar anti vírus para fazer scanner e tirar o vírus, porque tudo que tento baixar se transforma em .MAIV. E também eu acho que o vírus deixou o computador lento ou limitou a capacidade de leitura do HD e SSD, meu notebook é um Acer Nitro 5 padrão 2020.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança
39 minutos atrás, Gabriel Quintanilha Ferrei disse:

foram para .MAIV, os caras estão pedindo 980 dólares meu

A informação que tenho para lhe transmitir, infelizmente não são boas. O seu pc foi infetado pelo ransomware DJVU. Você pode ler um pouco mais neste tópico:

 

41 minutos atrás, Gabriel Quintanilha Ferrei disse:

Fora que não consegui formatar de nenhuma forma, seja pelo windows indo nas configurações, pela BIOS e não consegui baixar anti vírus para fazer scanner e tirar o vírus, porque tudo que tento baixar se transforma em .MAIV

É possível desinfetar o seu pc. Mas, quanto ao recuperar os seus arquivos que foram criptografados (.MAIV) isso é impossível nestas novas variantes, a não ser tendo a chave e isso só os hackers a têm e não a vão fornecer

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança
2 horas atrás, Gabriel Quintanilha Ferrei disse:

Pior que não foi nada de importante mesmo

Isso são boas noticias. Caso tenha algum backup desses arquivos, melhor ainda, pois assim poderá colocá-los novamente no seu pc, após ele estar limpo.

Sugiro que salve em uma pasta e em mídia externo (pendrive, cloud, etc.) os seus arquivos importantes ou pessoais (ex: fotos, etc) que tenham sido encriptados com a extensão .MAIV. Isto porque existe a possibilidade de no futuro se conseguir a chave de desencriptação, seja pela captura dos criminosos, ou por qualquer outro fator e aí você poderá recuperar os seus arquivos.

 

2 horas atrás, Gabriel Quintanilha Ferrei disse:

resolve se eu comprar um novo HD e SSD e instalar o Windows de novo?

Não existe a necessidade de você comprar um novo HD ou SSD. Fazer uma instalação limpa do windows no seu HD, será suficiente.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lusitano disse:

Não existe a necessidade de você comprar um novo HD ou SSD. Fazer uma instalação limpa do windows no seu HD, será suficiente.

Não sei nem como agradecer! Como não sou louco de pagar esse valor exorbitante ainda mais em Bitcoins, vou ir até um técnico conhecido para que ele posso instalar um novo SO (Windows). Eu só uso para jogos mesmo kkkk, como não tem nenhum dado importante não tem preocupação. Bom, ele colocou o meu navegador em .MAIV Opera GX mas qualquer coisa minhas contas tem verificação de duas etapas. E eu já ia comprar HD e SSD para substituir os infectados, como não pensei nisso antes! Desde já obrigado. Só uso o HD para jogos e o SSD é do SO para processar mais rápido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!