Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, pessoal .

Tenho um controlador de rotação para motor DC  conforme foto abaixo.

O fulano sofreu uma sobrecarga na alimentação e .... entrou em curto .

Fui rastrear o estrago , troquei o capacitor que estava em curto (primeira seta vermelha ) ,

troquei o diodo duplo, aquele mospec de tres perninhas ( marcado no retangulo ) e o dispositivo voltou a vida !

Mas....

A saída perdeu a regulação , com o potenciometro recuado fica tensão em zero, e girando só um 'ésimo'   já entra em condução total.

Quero crer que seja o controlador PWM  ali no canto, mas algum tiozinho na fábrica mandou raspar a identificação dele.

Venho pedir uma sugestão do caminho a seguir  para fazer a reposição do cujo, tenho as especificações gerais da placa na descrição, mas não sei por onde começar a busca , nem que seja de algum equivalente com tensão menor para depois garimpar o modelo específico.

Segue tambem a foto do verso, de onde se pode ver o caminho de cada perna dele.

driver90.jpg

driver90-verso.jpg

Postado

Eu acho que é um simples 555 .... me parece que o pino 4 tá ligado no pino 8 , tem dois diodinhos ... me parece um circuito clássico  do tipo abaixo :

image.png.9c6ce0a685932277f51ea47f5a2a7a35.png

Paulo

• Curtir 3
Postado
1 hora atrás, Tito Fisher disse:

A saída perdeu a regulação , com o potenciometro recuado fica tensão em zero, e girando só um 'ésimo'   já entra em condução total

Dá uma olhada no potenciômetro primeiro, se ele queima fica ruim. 

O CI não me parece um 555, tá mais pra um PIC12Fxxx. 

Temos pino 1 no positivo e o 8 no terra. 

O potenciômetro tem seus extremos na alimentação enquanto que o pino do meio segue até o CI via resistor em série. 

O diodo mais próximo ao soquete do potenciômetro parece ser um zener de 5V1.

O outro tem cara de ser um 1N4148. 

• Curtir 3
Postado

Sr @aphawk , grato por opinar.

Meu grande embaraço paira na tensão de operação da placa como um todo, no caso ela suporta entrada de 90V e não sei se isso preciso ser um pre-requisito para o CI controlador.

Sr @Renato.88 ,

Eu não havia me tocado nessa possibilidade do potenciometro estar avariado, farei a troca para certificar, ou testar ele no multimetro.

Caso o defeito não seja ele vou em busca de algum chip nessa linha do  PIC12Fxxx,  além de testar o zener , pois o potenciometro nessa placa pode ser substituido  por um alimentação variável de 0V a 5V nos pinos branco e preto .  Isso significa que precisa chegar os 5V em uma das pernas daquele plug branco .

Vamos a luta , quero gastar as opções antes de partir para uma placa nova .

Vou testando e atualizando o status aqui.

'_'

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Tito Fisher disse:

Caso o defeito não seja ele vou em busca de algum chip nessa linha do  PIC12Fxxx

O ruim é que este é programável. 

Se encontrar um pra comprar estará vazio, ao colocar na placa não vai funcionar.

Porém existe na Internet o programa disponível pra esta função, terá apenas de editar adequando a pinagem a sua placa. 

O potenciometro nessa placa pode ser substituido  por um alimentação variável de 0V a 5V nos pinos branco e preto .  Isso significa que precisa chegar os 5V em uma das pernas daquele plug branco

Isso mesmo, com a placa ligada o voltímetro nos pinos branco e preto deve indicar um valor aleatório entre 0 e 5V de acordo com a posição do potenciômetro. 

Recomendo medir fora da placa, deverá encontrar o valor marcado na carcaça dele e ao girar o valor deve diminuir lentamente, se girar e mudar bruscamente significa que está ruim. 

• Membro VIP
Postado

Apesar de @Renato.88 poder ter razão quando menciona pic, uma opção alternativa é ir de @aphawk e adaptar seu circuito 555 no gate do mosfet.

Em 09/02/2022 às 20:19, Tito Fisher disse:

opções antes de partir para uma placa nova

a opção ficou por adquirir uma nova placa para reposição

Gente rica é outro papo 😁

• Curtir 2
Postado

Ola, pessoal .

retornei ao post para um feedback do evento .

A ideia de @.if  para adaptar um circuito auxiliar no dispositivo é boa, mas o intento seria mesmo identificar o chip raspado e manter a originalidade do circuito.

A Ideia do @Renato.88 sobre o PIC  me  impulsionou a pensar em outra sigla , o PIX  ,  e a opção ficou por adquirir uma nova placa para reposição .

Sr moderador pode fechar o tópico se desejar .

Grato a todos .

• Haha 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...