Ir ao conteúdo

Upgrade na b450m gaming br com Ryzen 3 3200g

Ir à solução Resolvido por Bruno Mendonça Andrade,

Posts recomendados

Postado

Olá, eu sou Maycon Douglas e sou novo aqui no Clube do Hardware, vi este fórum por meio da caixa da minha placa-mãe então decidi acessar para tirar algumas dúvidas..

Irei direto ao ponto, Eu tenho um computador com a seguinte configuração:
- b450m gaming br
- 2x8 gb ram DDR4 2666mgz HyperX fury
- Ryzen 3 3200g
- fonte 550W cossair 
- SSD kingston 480gb

Fiquei incomodado com o fato do meu monitor ser full HD mas infelizmente eu ter que jogar em uma resolução mais baixa, ou nativa para poder obter mais fps nos jogos... minha meta atual é conseguir rodar um cs:go em uma resolução maior que a nativa 1366x780 para ter um melhor aproveitamento do monitor e poder aumentar um pouco os gráficos pro jogo ficar mais bonito.. (rs) então tive a ideia de fazer um orçamento só que não sei muito bem por onde começar, minha sugestão foi a seguinte:

- Ryzen 5 5600X
- GTX 1650 ASUS tuf-gaming 4gb ddr6 
- 2x8 gb ram DDR4 3200mhz
- dissipador pro vram da placa-mãe porque ela n tem, seria uns 40 pila

(Nota: vi que tem o Ryzen 5 1600 AF porém não achei muita coisa sobre ele e achei o mesmo muito caro pelo preço que encontrei, espero que seja o mesmo.)
Porém, eu tô achando que esse upgrade é muito para minha placa-mãe e não posso comprar todos esses componentes juntos para fazer o upgrade, então foquei apenas na memória RAM e na Placa de vídeo

O que eu gostaria de sabe é:
Posso apenas comprar a placa de vídeo e ter um desempenho legal com o meu processador atual?

Tem alguma placa e vídeo que está mais em conta do que esta GTX? 
Minha placa-mãe aguentaria este upgrade sem perder o desempenho?
Tem alguma outra sugestão de upgrade para fazer com a mesma placa? mudando o processador e tal?

Essa são minhas perguntas por enquanto, não sei como funciona este fórum, mas espero obter alguma resposta, obrigado por ler até aqui 😄

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Sim, sua placa-mãe aceitaria esse upgrade dboa (só lembrar de atualizar a BIOS para suportar o Ryzen 5000). Tenho uma config parecido com a sua (5700G, 1650, 3600MHZ), o 5600X cospe mais fps que o meu, mas as altas frequências da minha memória igualam pro meu lado... resumindo o mesmo desempenho. Nessas settings no meu PC com shaders no alto e o resto no low em 960p em pego uns 600 FPS na base, e uns 300+ fps jogando.

3 horas atrás, Maycon D. disse:

Minha placa-mãe aguentaria este upgrade sem perder o desempenho?

Sim. Ainda bem que você se preocupa com os vrms, esse dissipador vai fazer a diferença.

Tem alguma placa e vídeo que está mais em conta do que esta GTX?

Nessa faixa de preço não, agora se quiser aumentar mais o orçamento tem RTX 3050 já saindo na faixa de 2600 e RX 6600 por 3200. Mas na casa dos 2000 só essa mesmo.

Tem alguma outra sugestão de upgrade para fazer com a mesma placa? mudando o processador e tal?

No csgo, frequência de ram conta muito, se conseguir achar 3600mhz por até uns 40 amais talvez compense.

Posso apenas comprar a placa de vídeo e ter um desempenho legal com o meu processador atual?

Vai dar um BUFF de FPS, mas esse processador nem se compara com o 5600X, se eu fosse apostar, diria que iria jogar com 250 fps caindo para 160.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Maycon D. disse:

O que eu gostaria de sabe é:
1- Posso apenas comprar a placa de vídeo e ter um desempenho legal com o meu processador atual?

2- Tem alguma placa e vídeo que está mais em conta do que esta GTX? 
3- Minha placa-mãe aguentaria este upgrade sem perder o desempenho?
4- Tem alguma outra sugestão de upgrade para fazer com a mesma placa? mudando o processador e tal?

1- pode sim, por momento já vai ajudar bastante, mas ainda assim recomendo vender o seu kit atual (no caso o processador e as memórias, vende rapidinho) e depois de vendido fazer o upgrade que você mencionou

2- o desempenho da 1650 para 1660 muda bastante, dependendo o preço pode até valer mais a pena, e como no momento você só vai adquirir a placa de vídeo seria legal pegar uma mais "parruda" pra segurar bem e esperar um tempinho a mais para o resto do upgrade

Mesmo o csgo sendo um jogo que consome muito mais CPU do que placa de vídeo, ainda assim você daria uma "folga" pro seu processador se usasse uma GPU dedicada então o desempenho melhoraria consideravelmente.

3- Aguenta tranquilo, e ao invés de comprar dissipadores para sua MB pode investir em um bom arrefecimento do gabinete e um bom Air Cooler para seu novo processador, sai bem mais caro mas você garante que seu PC dure uns 10 anos ai sem ter nenhuma dor de cabeça.

4- Só ia falar que os processadores Ryzen se beneficiam bastante de altas frequências de memória RAM, então o ideal mesmo seria colocar umas de 3600Mhz, de resto está ótimo!

• Curtir 1
Postado

@Marcelo_gs obrigado, eu estava pensando em fazer a compra direta mas fiquei bem preocupado em questão do arrefecimento de meu gabinete, o watercooler eu sei qual vai ser, ele aparenta ser bom até, minha preocupação maior é as ventoinhas que tipo, tô usando duas no gabinete, mas tem espaço para mais quatro (contando as duas do watercooler) 

Postado
24 minutos atrás, Maycon D. disse:

@Marcelo_gs obrigado, eu estava pensando em fazer a compra direta mas fiquei bem preocupado em questão do arrefecimento de meu gabinete, o watercooler eu sei qual vai ser, ele aparenta ser bom até, minha preocupação maior é as ventoinhas que tipo, tô usando duas no gabinete, mas tem espaço para mais quatro (contando as duas do watercooler) 

Fique tranquilo, com duas no gabinete mais o water cooler ja tá tranquilo, mas se quiser faça um teste por precaução e veja a temperatura do seu sistema em stress

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...