Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde jovens!
Gostaria, por favor, de opiniões sobre configurações para um PC de render e edição de vídeos (Lumion, Premiere, Corona).
Pensei nas seguintes peças:

R5 5600x

GEIL ORION 16GB RAM 3200MHz

SSD M.2 NV1 KINGSTON 500GB

RX 6600 XFX (https://www.kabum.com.br/produto/261040/placa-de-vídeo-xfx-speedster-swft-210-amd-Radeon-rx-6600-core-gaming-graphics-card-8gb-gddr6-amd-rdna-2-rx-66xl8lfdq)

FONTE CORSAIR CV 550W PFC ATIVO BRONZE

placa-mãe B450 (Não sei qual ainda)

GABINETE BLUECASE (Gabinete Gamer Bluecase, Mid Tower, Lateral em Vidro - BG032GCASE)

04 FANS 120mm

O total do investimento deu aproximadamente R$ 7.500,00 à vista.
O que acham? Consigo coisa melhor por esse preço +-?

Postado
3 horas atrás, Cwburks disse:

FONTE CORSAIR CV 550W PFC ATIVO BRONZE

pega uma b550 bazooka 

e fonte pega uma pylon 650w ambas tem na kabum

• Solução
Postado
4 horas atrás, Cwburks disse:

R5 5600x

Para o seu uso, um processador 8/16 seria mais interessante, principalmente se for usa varias abas abertas enquanto usa os programas de edição. Olhe pelo 10700K, 11700K e 5800X.

GEIL ORION 16GB RAM 3200MHz

Se for trabalhar com Ryzen, pegue de 3600Mhz preferencialmente. Se for com Intel pode pegar essas mesmo. Se for trabalhar com edição profissional, pegue 32gb

SSD M.2 NV1 KINGSTON 500GB

Se o WD Blue SN550, ou Crucial BX500 estiverem mais baratos, opte por algum deles.

Bom, mas acredito que não vai caber no orçamento com as mudanças sugeridas, então indico a 6500XT.

ONTE CORSAIR CV 550W PFC ATIVO BRONZE

Ruim. Veja as Seasonic Core GM-550 e GX-550, ou XPG Pylon 550/650w, dando preferência aos primeiros dois modelos.

Pegue a MSI MAG B550M Bazooka.

GABINETE BLUECASE (Gabinete Gamer Bluecase, Mid Tower, Lateral em Vidro - BG032GCASE)

Ventilação ruim. Olhe o Mancer Anubis, Galax Nebulosa, Gadit X RTB, Aerocool Hive ou Silverstone Fara R1.

04 FANS 120mm

Qual o modelo das fans?

• Obrigado 1
Postado

@Lenhal Obrigado Lenhal!
Vou aderir as suas sugestões, mas vou ficar pelo lado da AMD mesmo, 5800x.

Ficou em dúvida sobre a fonte, pois me indicaram as corsair, então quer dizer que elas não são tão boas?
A placa-mãe acredito que conseguirei fechar a Bazooka no meu orçamento (talvez tenha que dar uma incrementada), mas caso fique muito caro teria uma segunda opção com custo beneficio ainda razoavel?

Escolhi como gabinete o Mancer Anubis, gostei do modelo.
As fans são mais básicas mesmo, Rise Mode Wind W1 .

11 horas atrás, Lenhal disse:

Para o seu uso, um processador 8/16 seria mais interessante, principalmente se for usa varias abas abertas enquanto usa os programas de edição. Olhe pelo 10700K, 11700K e 5800X.

Se for trabalhar com Ryzen, pegue de 3600Mhz preferencialmente. Se for com Intel pode pegar essas mesmo. Se for trabalhar com edição profissional, pegue 32gb

Se o WD Blue SN550, ou Crucial BX500 estiverem mais baratos, opte por algum deles.

Bom, mas acredito que não vai caber no orçamento com as mudanças sugeridas, então indico a 6500XT.

Ruim. Veja as Seasonic Core GM-550 e GX-550, ou XPG Pylon 550/650w, dando preferência aos primeiros dois modelos.

Pegue a MSI MAG B550M Bazooka.

Ventilação ruim. Olhe o Mancer Anubis, Galax Nebulosa, Gadit X RTB, Aerocool Hive ou Silverstone Fara R1.

Qual o modelo das fans?

Postado
2 horas atrás, Cwburks disse:

Ficou em dúvida sobre a fonte, pois me indicaram as corsair, então quer dizer que elas não são tão boas?

São fontes decentes, mas os modelos mais de entrada da marca (CV, VS...) não são tão boas pelo custo. Uma opção do lado da Corsair seria a CX, mas normalmente é uma fonte mais cara do que outras do mesmo nível, como a Pylon. 

A placa-mãe acredito que conseguirei fechar a Bazooka no meu orçamento (talvez tenha que dar uma incrementada), mas caso fique muito caro teria uma segunda opção com custo beneficio ainda razoavel?

Gigabyte A520 DS3H. Apesar de ser uma placa de entrada, é muito boa, uma melhor opção que uma B450, em minha visão.

Mas você vai pegar a 6600 ou a 6500XT? Pois a 6500XT perde desempenho no PCI-E 3.0.  

Postado
36 minutos atrás, Lenhal disse:

São fontes decentes, mas os modelos mais de entrada da marca (CV, VS...) não são tão boas pelo custo. Uma opção do lado da Corsair seria a CX, mas normalmente é uma fonte mais cara do que outras do mesmo nível, como a Pylon. 

Gigabyte A520 DS3H. Apesar de ser uma placa de entrada, é muito boa, uma melhor opção que uma B450, em minha visão.

Mas você vai pegar a 6600 ou a 6500XT? Pois a 6500XT perde desempenho no PCI-E 3.0.  

beleza!
Vou pegar a 6600, sem ser XT.

30 minutos atrás, Juan Francisco disse:

Vai utilizar Linux ou Windows? Se for comprar a licença do Windows precisa adicionar o valor ao seu orçamento, a versão Home é mais barata e atende a maioria dos casos.

Windows mesmo, vou colocar no orçamento

• Curtir 1
Postado
38 minutos atrás, Juan Francisco disse:

Vai utilizar Linux ou Windows? Se for comprar a licença do Windows precisa adicionar o valor ao seu orçamento, a versão Home é mais barata e atende a maioria dos casos.

Licença do Windows é algo relativamente barato, alguns sites vendem por 50 reais com cupom. Não é algo que vai afetar tanto a configuração. 

10 minutos atrás, Cwburks disse:

beleza!
Vou pegar a 6600, sem ser XT.

Tranquilo, então!

Postado
3 minutos atrás, Lenhal disse:

Licença do Windows é algo relativamente barato, alguns sites vendem por 50 reais com cupom. Não é algo que vai afetar tanto a configuração. 

Cuidado! tem muita gente vendendo licença pirata, essas licenças baratas param de funcionar em poucos meses ou só dura um ano.... Compre pelo Kabum é mais confiável.

Postado
17 minutos atrás, Juan Francisco disse:

Cuidado! tem muita gente vendendo licença pirata, essas licenças baratas param de funcionar em poucos meses ou só dura um ano.... Compre pelo Kabum é mais confiável.

Sei disso, amigo.

GVGMall por exemplo é um site confiável, vende licenças a 20 dólares, na média, você acha facilmente um cupom de 20% se procurar na internet, deixando o produto na faixa dos 80 reais, e isso é uma porcentagem mínima para alguém que está comprando algo de 7.5k. 

Abaixo de 50 seria se tivesse com um grande desconto + cupom. Já vi acontecer algumas vezes. 

Postado

@LenhalEstou montando um pc pra trabalhar no escritório que estou no momento e no caso meu chefe é um aficionado pela Intel...
Poderia me dizer o que consigo nessa faixa de preço do kit 5600X e Gigabyte A520 DS3H? Estava pensando em algo tipo 11600K + H510M - H.

Trocar a Rx 6600 por uma GTX 3050 também?

Postado

@LenhalEstou montando um pc pra trabalhar no escritório que estou no momento e no caso meu chefe é um aficionado pela Intel...
Poderia me dizer o que consigo nessa faixa de preço do kit 5600X e Gigabyte A520 DS3H? Estava pensando em algo tipo 11600K + H510M - H.

Trocar a Rx 6600 por uma GTX 3050 também?

No caso seria melhor um 11400 + H510 ou B560, processador K com placa-mãe H não é uma escolha tão boa. Outra opção seria um 12400 + H610 ou B660 se couber no orçamento. 

Não acho a RTX 3050 uma boa opção, tá cara pelo que oferece. A 6600 seria a melhor opção mas se não couber no orçamento, pegue a 6500XT.

Postado
Em 10/02/2022 às 22:20, Lenhal disse:

6500 XT foi um fiasco, melhor pegar a RTX 3500 se precisar economizar. 6500 XT não pegaria de jeito nenhum, especialmente pelo quanto custa hoje.

Em 11/02/2022 às 10:23, Cwburks disse:

Algumas corsair são boas, mas as "medianas" que são da linha CX hoje estão caras e estão assim há tempos. As linhas "fracas" que são as VS e CV tem opções melhores e mais interessantes no mercado como citado pelo colega @Lenhal .

Em 11/02/2022 às 10:23, Cwburks disse:

A menos que pretenda fazer OC como hobby (por que não serve para muita outra coisa aqui no Brasil), então recomendo que pegue uma A520M DS3H. placa-mãe honesta, completa, durável e barata (última vez que consultei preço estava por 550 reais). Tem update de BIOS sem processador como a Bazooka, o que você vai precisar para Ryzen 5xxx. 

15 minutos atrás, Lenhal disse:

Não acho a RTX 3050 uma boa opção, tá cara pelo que oferece. A 6600 seria a melhor opção mas se não couber no orçamento, pegue a 6500XT.

A 2899 reais ela está mais ou menos onde deveria estar. Custando menos que uma 1660 e sendo superior a ela, mais cara que a 6500, porém muito superior, mais barata que a 2060, porém quase tão boa quanto. É a posição da "placa de fuga da escassez" que foi o objetivo da Nvidia ou lançar esse modelo. A AMD pensou que ia fazer o mesmo com a 6500, mas infelizmente confundiu escassez com sanidade mental, então...

@Cwburks Dei meu pitaco, mas o colega @Lenhal já está te orientando bem. Deixo só meu checklist para facilitar na hora da montagem: https://forms.gle/xsPuJCsH2Fj6vkb16

Postado
58 minutos atrás, Lenhal disse:

No caso seria melhor um 11400 + H510 ou B560, processador K com placa-mãe H não é uma escolha tão boa. Outra opção seria um 12400 + H610 ou B660 se couber no orçamento. 

Obrigado! Vou dar uma olhada nas opções que citou.

39 minutos atrás, WOZ Dods disse:

6500 XT foi um fiasco, melhor pegar a RTX 3500 se precisar economizar. 6500 XT não pegaria de jeito nenhum, especialmente pelo quanto custa hoje.

Algumas corsair são boas, mas as "medianas" que são da linha CX hoje estão caras e estão assim há tempos. As linhas "fracas" que são as VS e CV tem opções melhores e mais interessantes no mercado como citado pelo colega @Lenhal .

A menos que pretenda fazer OC como hobby (por que não serve para muita outra coisa aqui no Brasil), então recomendo que pegue uma A520M DS3H. placa-mãe honesta, completa, durável e barata (última vez que consultei preço estava por 550 reais). Tem update de BIOS sem processador como a Bazooka, o que você vai precisar para Ryzen 5xxx. 

A 2899 reais ela está mais ou menos onde deveria estar. Custando menos que uma 1660 e sendo superior a ela, mais cara que a 6500, porém muito superior, mais barata que a 2060, porém quase tão boa quanto. É a posição da "placa de fuga da escassez" que foi o objetivo da Nvidia ou lançar esse modelo. A AMD pensou que ia fazer o mesmo com a 6500, mas infelizmente confundiu escassez com sanidade mental, então...

@Cwburks Dei meu pitaco, mas o colega @Lenhal já está te orientando bem. Deixo só meu checklist para facilitar na hora da montagem: https://forms.gle/xsPuJCsH2Fj6vkb16

Obrigado pelas dicas. Acredito que ficarei com a RX 6600 mesmo.

Postado
43 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Entendo seu ponto de vista, mas eu não penso assim. A AMD realmente vacilou na criação dela, não sei onde eles estavam com a cabeça quando decidiram colocar barramento x4 nessa placa, mas apesar disso, ainda acredito que a placa vale a pena principalmente pela relação entre preço e desempenho. É uma placa que hoje custa R$ 1800,00 e tem desempenho levemente superior a uma RX580 (no PCI-E 4.0), que hoje está sendo vendida por mais de 3000. 

A questão de perder desempenho no PCI-E 3.0 é o mais criticado nela hoje, e sim, isso é decepcionante, mas ela não perde a metade da performance ou mais, como tem muita gente falando por aí, a diferença varia entre 10 - 20% se você souber utilizar a placa. Não é possível colocar os jogos no alto e/ou com resolução muito alta, pois ela tem apenas 4gb, sendo assim, tudo que extrapola a capacidade máxima da VRAM é alocado na memória RAM, e como essa placa tem largura de banda baixa a comunicação fica lenta, e isso faz o jogo "gargalar". Se ficar de olho na VRAM, é bem improvável que perca tanto desempenho. 

Veja a média de diferença de desempenho em jogos entre o PCI-E 3.0 e 4.0

Forza Horizon 5 - 20,5%

Far Cry 6 - 14,4%

Marvel´s Guardians of the Galaxy - 12,7%

F1 2021 - 16,1%

Call of Duty Vanguard - 8,8%

Watch Dogs: Legion - 12,5% 

Em jogos mais pesados como Warzone e Cyberpunk essa diferença é maior, pois são jogos que exigem mais da placa. 

Apesar dos defeitos, não acho que a placa seja um fiasco como dito, e ela segue bem a proposta do custo-benefício. 

Postado
1 minuto atrás, Lenhal disse:

Entendo seu ponto de vista, mas eu não penso assim. A AMD realmente vacilou na criação dela, não sei onde eles estavam com a cabeça quando decidiram colocar barramento x4 nessa placa, mas apesar disso, ainda acredito que a placa vale a pena principalmente pela relação entre preço e desempenho. É uma placa que hoje custa R$ 1800,00 e tem desempenho levemente superior a uma RX580 (no PCI-E 4.0), que hoje está sendo vendida por mais de 3000. 

Não dá nem para rir dessa falha da AMD, pois com as GPUs sendo "surrupiadas" pelos scalpers e criptominers eles poderiam ter errado tanta coisa e ter passado batido... mas essa foi o fim. Ainda acho ela uma opção ruim, pois não oferece ganho substancial de desempenho e desprender grana adicional com hardware compatível com PCIe 4.0 poderia ser melhor empregado comprando uma GPU melhor para começo de conversa... Tipo, "vou economizar em uma GPU que vai me requerer uma MB mais cara para rodar direito..." é um pensamento que me soa insensato.

E investir essa diferença, por menor que seja, em uma GPU superior terá retorno real e imediato. Se a pessoa já tiver o hardware compatível e o orçamento estiver curto é uma história, mas se está montando um PC novo considero melhor investir no patamar de desempenho superior antes de qualquer outra coisa. Eu indicaria, inclusive, baixar o modelo de CPU se ainda tivéssemos boas opções "custo/benefício" no mercado abaixo de 1000 reais e mirar em uma GPU superior. O problema é que um Ryzen 3600 hoje, quando aparece no mercado, custa próximo demais do 5600X para justificar a economia. Já o 3300X sumiu de vez. As opções Intel 10ª e 11ª geração podem posar como boas, mas eu ainda defendo que o custo total MB+CPU as torna um péssimo investimento. 

8 minutos atrás, Lenhal disse:

A questão de perder desempenho no PCI-E 3.0 é o mais criticado nela hoje, e sim, isso é decepcionante, mas ela não perde a metade da performance ou mais, como tem muita gente falando por aí, a diferença varia entre 10 - 20% se você souber utilizar a placa. Não é possível colocar os jogos no alto e/ou com resolução muito alta, pois ela tem apenas 4gb, sendo assim, tudo que extrapola a capacidade máxima da VRAM é alocado na memória RAM, e como essa placa tem largura de banda baixa a comunicação fica lenta, e isso faz o jogo "gargalar". Se ficar de olho na VRAM, é bem improvável que perca tanto desempenho. 

Achei interessante o argumento, mas ficou muito no reino do desconhecido para indicar. Não indico sem certeza, pois alguém vai gastar dinheiro suado com minha indicação. Ainda acho mais viável, especialmente para quem tem orçamento para isso, uma 3050, de preferência 6600. Se a grana estiver faltando para pegar pelo menos uma dessas aí tem que colocar no papel e estudar outras possibilidades, mas pessoalmente como não acho viável gastar tanto por tão pouca diferença de desempenho, sempre vou mirar no 5600G para quem está apertado de grana demais para comprar uma GPU realmente boa. Claro que o mercado de usados é sedutor, mas isso vai de cada pessoa e eu mesmo não compro usados nunca.

10 minutos atrás, Lenhal disse:

Forza Horizon 5 - 20,5%

Far Cry 6 - 14,4%

Marvel´s Guardians of the Galaxy - 12,7%

F1 2021 - 16,1%

Call of Duty Vanguard - 8,8%

Watch Dogs: Legion - 12,5% 

A diferença para qualquer outra GPU presente no mercado hoje é zero. Nunca houve uma transição de PCIe que impactasse no desempenho de GPUs por uma, duas ou até três gerações inteiras de GPUs até o barramento ser finalmente aproveitado. A falha da AMD foi grande, não tem como mascarar isso. Se a perda de desempenho entre PCIe 4 e 3 para essa GPU fosse de 5% eu acharia absurdo, pois desde o PCIe 1.0 que não se vê algo do tipo.

13 minutos atrás, Lenhal disse:

Apesar dos defeitos, não acho que a placa seja um fiasco como dito, e ela segue bem a proposta do custo-benefício. 

Se o preço cair talvez eu concorde. Com o preço atual não concordo. A AMD vai reduzir o preço, isso é certo. Já vi previsões de que o preço vai cair para 1000 reais depois de um tempo, isso quando o fator "novidade" cessar e a escassez de semicondutores se atenuar, mas até lá continuarei achando um mal investimento.

Postado

@WOZ Dods Sei que foi um erro grotesco da AMD, isso é indiscutível, mas mesmo se considerássemos a placa com 20% de performance a menos, ela ainda vai ter desempenho levemente superior a GTX 1650, e está mais barata, o que ainda me faz crer que é uma placa com uma proposta interessante. 

Em 14/02/2022 às 15:02, WOZ Dods disse:

Ainda acho ela uma opção ruim, pois não oferece ganho substancial de desempenho e desprender grana adicional com hardware compatível com PCIe 4.0 poderia ser melhor empregado comprando uma GPU melhor para começo de conversa... Tipo, "vou economizar em uma GPU que vai me requerer uma MB mais cara para rodar direito..." é um pensamento que me soa insensato.

E investir essa diferença, por menor que seja, em uma GPU superior terá retorno real e imediato.

Sim e não. PCI-E 4.0 hoje não é algo que está muito acima do 3.0, e com a diferença de preço, você não conseguiria investir em nenhuma GPU melhor, pois seria uma diferença de no máximo uns 300 reais. Com 300 reais a mais qual outra GPU você pega? Únicas opções que tem é GTX 1650 e RX 570 (se achar), que são piores opções que a 6500XT no PCI-E 3.0.

Dando apenas exemplos: A diferença de um 10400 para um 11400 gira na faixa dos 100 reais, uma H510M-E roda no PCI-E 4.0 com processadores de 11ª geração, fazendo uma diferença de 100 reais. A diferença de uma A520 DS3H para uma B550 custa na faixa de uns 250 - 300 reais, tendo a B550 o PCI-E 4.0. Essas informações variam de acordo com o dia/modelo da MB.

Ainda acho mais viável, especialmente para quem tem orçamento para isso, uma 3050, de preferência 6600. Se a grana estiver faltando para pegar pelo menos uma dessas aí tem que colocar no papel e estudar outras possibilidades, mas pessoalmente como não acho viável gastar tanto por tão pouca diferença de desempenho, sempre vou mirar no 5600G para quem está apertado de grana demais para comprar uma GPU realmente boa.

Em minha visão, 3050 decepcionou no custo. Hoje ela custa na faixa dos 3k, um pouquinho mais, um pouquinho menos, mas a faixa de preço dela é essa. Por uns 3200 - 3400 você pega um RX 6600, que tem 30 - 40% a mais de performance. Em questão do 5600G para quem tem orçamento apertado, concordo plenamente. 

Se o preço cair talvez eu concorde. Com o preço atual não concordo. A AMD vai reduzir o preço, isso é certo. Já vi previsões de que o preço vai cair para 1000 reais depois de um tempo, isso quando o fator "novidade" cessar e a escassez de semicondutores se atenuar, mas até lá continuarei achando um mal investimento.

Não sabia dessa questão de queda de preços, mas caso caia para uns 1000 reais (nem que seja para uns 1300 - 1400), a promessa de custo-benefício dela vai ficar ainda maior, a tornando uma opção ainda melhor. 

Como disse, tem o mercado de usados, é tentador, mas varia de cada um. 

Postado
14 horas atrás, Lenhal disse:

Sim e não. PCI-E 4.0 hoje não é algo que está muito acima do 3.0, e com a diferença de preço, você não conseguiria investir em nenhuma GPU melhor, pois seria uma diferença de no máximo uns 300 reais. Com 300 reais a mais qual outra GPU você pega? Únicas opções que tem é GTX 1650 e RX 570 (se achar), que são piores opções que a 6500XT no PCI-E 3.0.

PCIe 4 é o dobro da banda do 3, não? Fora essa GPU a maioria não vai ter qualquer impacto em desempenho entre os dois e isso é o que creio que ambos quisemos dizer.

300 reais a mais dá para investir em várias coisas, seja um SSD maior, uma CPU melhor, ou até mesmo uma GPU superior. Não seria o valor integral de diferença no caso de GPU, mas seria já uma parcela substancial da diferença. É como no caso onde você pode comprar um SSD de 256 GBs por um valor, mas se acrescentar 100 reais dobrará essa capacidade, e se acrescentar mais 100 sobre isso quadruplicará a referida capacidade... Enfim, meu ponto não é comparação direta, mas sim análise de custo/benefício. Se a pessoa tiver dinheiro disponível sem tanta limitação, pode comprar a MB 4.0 e ainda daria para pegar uma GPU superior à 6500. Se o dinheiro é limitado o ideal é concentrar nos componentes que mais farão diferença a longo prazo e trarão prejuízos se tiverem que ser substituídos antecipadamente. 

Por exemplo, eu recomendaria à pessoa adiar o segundo módulo de memória ao invés de pegar uma GPU pior com MB 4.0, aumentando o orçamento dela para GPU em 500~600 reais, o que já daria para mudar de uma RX 6500 para uma RTX 3050. A RAM pode ser expandida depois sem prejuízo, mas trocar a GPU sempre causará.

Postado
12 horas atrás, WOZ Dods disse:

300 reais a mais dá para investir em várias coisas, seja um SSD maior, uma CPU melhor, ou até mesmo uma GPU superior. Não seria o valor integral de diferença no caso de GPU, mas seria já uma parcela substancial da diferença. É como no caso onde você pode comprar um SSD de 256 GBs por um valor, mas se acrescentar 100 reais dobrará essa capacidade, e se acrescentar mais 100 sobre isso quadruplicará a referida capacidade... Enfim, meu ponto não é comparação direta, mas sim análise de custo/benefício.

300 reais seria uma possibilidade, foi apenas um exemplo que dei, mas mostrei que é possível gastar apenas 100 reais a mais, e para alguém que tem orçamento que permite uma GPU por volta dos 2k, não vou indicar uma B550 no lugar de uma A520, e sim, um 11400 em vez de um 10400.

100 reais não é possível investir em outras coisas, pode fazer uma pequena melhoria aqui, outra ali, mas nada significativo, como dobrar a capacidade de um SSD. 

Por exemplo, eu recomendaria à pessoa adiar o segundo módulo de memória ao invés de pegar uma GPU pior com MB 4.0, aumentando o orçamento dela para GPU em 500~600 reais, o que já daria para mudar de uma RX 6500 para uma RTX 3050. A RAM pode ser expandida depois sem prejuízo, mas trocar a GPU sempre causará.

Concordo, mas acredito que isso se aplica somente a GPUs bem de entrada, e apesar do preço, a 6500XT não é uma GPU tão fraquinha, o que não torna necessário a troca da mesma tão cedo. Ainda acho que até uns 2600,00 a 6500XT é a melhor opção, acima disso pode se considerar a 3050, apesar do custo-benefício não estar tão bom. 

PCIe 4 é o dobro da banda do 3, não? Fora essa GPU a maioria não vai ter qualquer impacto em desempenho entre os dois e isso é o que creio que ambos quisemos dizer.

Perdão se me expressei mal, ao falar: ''PCI-E 4.0 hoje não é algo que está muito acima do 3.0'' me referi ao preço. 

• Curtir 1
Postado

100 reais não é possível investir em outras coisas, pode fazer uma pequena melhoria aqui, outra ali, mas nada significativo, como dobrar a capacidade de um SSD. 

100 reais dá para dobrar o SSD de 120 para 256, ou de 256 para 500, sim.

Concordo, mas acredito que isso se aplica somente a GPUs bem de entrada, e apesar do preço, a 6500XT não é uma GPU tão fraquinha, o que não torna necessário a troca da mesma tão cedo. Ainda acho que até uns 2600,00 a 6500XT é a melhor opção, acima disso pode se considerar a 3050, apesar do custo-benefício não estar tão bom. 

Estava consentindo com o que dizia até lembrar que faz tempo que não comparo o preço dessa GPU em especial. Vou te falar que para quem não tem dinheiro e não pode fazer o investimento adicional talvez ela seja a única opção. Ainda sim insisto, melhor aduar uma memória, pegar uma A520 e desprender mais uns 500 reais para um 3050. Não dá para comparar as duas GPUs, simplesmente estão em ligas diferentes:

BvXW74etMCgQm8Xe9xTDUG-2133-80.png

https://www.tomshardware.com/reviews/nvidia-GeForce-RTX-3050-review-evga-xc-black

A diferença de preço entre as duas é de 1000 reais em média (fora promoções eventuais). Só que a diferença de desempenho delas não é de 1000 reais. Com esse valor você terá praticamente o desempenho de uma RTX 2060, uma GPU bem mais cara. Tem que ver o que é a prioridade da pessoa. A minha é ter, como já disse, algo mais durável e gastar esses mil reais a mais me parecem um bom investimento não importa o ângulo que eu use para analisar. 

Perdão se me expressei mal, ao falar: ''PCI-E 4.0 hoje não é algo que está muito acima do 3.0'' me referi ao preço. 

Mas o preço também é um diferencial substancial. Uma B550 razoável não sairá por menos de 800 reais, o que é quase 300 a mais que uma A520. Como já disse, 300 reais economizados na MB, mais 300 economizados na memória, e pronto, você está na porta da 3050, que é muito mais GPU e é o mais importante para jogos, podendo-se até reduzir o modelo de CPU para uma 5600G (que é pouco inferior à 5600X e custa menos) para chegarmos mais perto dessa meta.

Sério, de todos os ângulos, eu iria de 3050.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...