Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade ou configuração de memoria RAM


Igor Bosso
Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Boa tarde, em novembro montei uma máquina com os seguintes componentes

 

Processador : Core i5 11400-F

placa-mãe: ASUS Prime H510M-E

2X memória RAM GEIL EVO Potenza 3200, 1,35V (8GB)

Fonte: Corsair CV 550W

Placa de vídeo: GTX 970

SSD: M2 Kingston 500GB

 

Ele sempre me apresentou o seguinte problema: Eu ligo ele funciona normalmente, porém ao desligar e ligar, apresenta erros de memória, telas azuis, entre vários outros problemas. Venho desde então tentando descobrir o problema, testei de tudo, troquei a fonte, usei as memórias em outro PC, e nada, abri RMA da placa-mãe, trocaram a placa, mesmo problema, desisti e fui até uma assistência técnica para testarem tudo individualmente, concluímos que o problema é a memoria. Apesar de funcionar normalmente em outro PC, no meu da problema, testamos meu setup com dois pentes de memória genéricos de 4GB, 2400, 1,20V, e ele funciona sem apresentar o problema. Durante um dos períodos que o PC funcionou normalmente nenhum erro foi encontrado nas minhas memórias pelo memtest.

Venho pedir sugestões, devo trocar minhas memórias? placa-mãe? Consigo configurar tensão e clock da memória pela BIOS de forma que funcione? Algum outro teste a realizar?

 

Agradeço desde já 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
55 minutos atrás, Igor Bosso disse:

@Math.Pi Mesmo sem habilitar o XMP, no padrão, o erro ocorre

Pode ser defeito na memória mesmo. Como você tem 2 pentes, pode testar um de cada vez. Incomum ter 2 memórias com defeito.

Aproveite e rode o memtest nelas.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Já tentei usar um pente de cada vez, testei os sockets individualmente, num dos momentos que estava tudo funcionando fiz um teste com memtst86, 3 horas de teste, nenhum erro, deixei as memórias com um amigo que usou durante 5 dias seguidos, sem apresentar nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Versão 1203, a mais recente que tem no site da ASUS

O teste do memtest86 quando eu faço um "cold boot", ligo o PC pela primeira vez no dia não me retornou nenhum erro, resolvi desligar o pc e ligar novamente para provocar o erro, e realizar novamente o teste.

Fiz o mesmo teste no computador de outro amigo, placa-mãe/CPU diferente, não ocorre. Cada vez mas desconfiado que essa memória por algum motivo não funcione com meu setup.

 

photo1644623920.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Fiz testes, nelas juntas, separadas, slots diferentes e é a mesma coisa, primeiro boot do dia tudo ok, desligou e ligou acontece isso, testando em outro PC de um amigo isso não ocorre, testei uns pentes da hyperx no meu pc, também de 3200, e com eles esse erro não ocorre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!