Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com um colega pensando num projeto para resfriar o PC usando essas pastilhas, mas antes se começar estamos buscando informações. A ideia e deixa-las do lado de fora do gabinete presas em uma chapa de gabinete de computador . A chapa vai esfriar e ventoinhas instaladas próximas a parte de metal irão "puxar" esse ar frio que fica próximo a chapa e jogar na direção das ventoinhas do PC que estão servindo para puxar o ar de fora. A dúvida é se esse "ar frio" gerado pela pastilha no metal é um ar úmido, o que estragaria as partes internas do PC 

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, mineirimbb disse:

A dúvida é se esse "ar frio" gerado pela pastilha no metal é um ar úmido, o que estragaria as partes internas do PC.

Eu suspeito que sua engenhoca não será eficiente.

Mas vamos supor que sim...

Em alguma etapa, sob algumas condições, você poderá ter condensação, tal como acontece com unidades evaporadoras de ar-condicionados split. Eu não sei lhe dizer, atualmente, quais serão as condições para que isso venha a acontecer.

O ar que sai de um ar-condicionado OK é seco. Quando existe um problema no sistema, vem a condensação. Num ambiente pequeno, ela vai umedecer o ar das proximidades.

• Curtir 2
Postado
4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

você poderá ter condensação

Ótima observação! 

Será que o mesmo se aplicaria então se a pastilha estivesse próxima da chapa de metal? Pense num notebook com a base refrigerada, e no lugar das ventoinhas teriam essas pastilhas. Elas ficariam a alguns milímetros de distância da parte debaixo e o frio gerado por elas deixaria essa tampa mais fria. O ar dentro deve ficar mais frio. Será que teria condensação? 

• Membro VIP
Postado

Para haver condensação o treco que estar frio meeeesssmooo e claro haver umidade no ar. Tenho dúvida se haverá congelamento. Mas de fato apesar de interessante eu também...

5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

suspeito que sua engenhoca não será eficiente.

Portanto não desista e o + importante, nos mantenha informados 😉

• Membro VIP
Postado

Imagine (ou experimente) um copo metálico de água muito gelada. Num ambiente frio,  refrigerado, ele tenderá a não suar. Numa cozinha quente ele vai suar.

Melhor: vá encher esse copo num quarto refrigerado. Em seguida sopre-o com um secador de cabelo.

Agravantes

O ar da cozinha não foi tratado, sendo naturalmente mais úmido.

O ar do quarto refrigerado se tornou mais seco por ação do ar-condicionado.

Sobre ar-condicionado

Observe que um ar-condicionado do tipo split tem a unidade "condensadora" (externa) e a unidade "evaporadora" (interna). Curiosamente, frente a esses nomes, a água condensada surge na evaporadora. Pois essa nomenclatura deve ter a ver com o gás refrigerante circulante, que recebe a ação do compressor, e não com água.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!