Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

questionamento sobre desinstalar coisas na Steam


ativao

Posts recomendados

boa noite agora pouco eu tinha acabado de instalar um jogo que está bem hypado porém descobri que só vou poder jogar com outras pessoas daqui uns dias ainda mas tudo bem porém eu fui desinstalar o jogo com o programa revo uninstaler que eu particularmente gosto muito porque é um programa que deleta até as raízes de alguma coisa porém quando cliquei pra desinstalar o jogo pelo atalho na area de trabalho deu um erro que não entendi muito bem porém deixei pra la e entao fui no programa da Steam e desinstalei o jogo por lá porque pelo que vi era o unico jeito de desinstalar e nisso eu fiquei pensando PORQUE a Steam não deixa pra gente conseguir desinstalar alguma coisa pelo desinstalador do programa digo isso porque quando desinstalei atraves da Steam e quando fui na pasta onde eu instalo a maioria das coisas os arquivos do jogo q haviam sido desinstalados ainda tinha bastante coisa lá e tive que deletar manualmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@TedKna Isso é completamente normal.  A Steam só deixa a pasta do jogo e alguns arquivos lá que não pesam em nada.   Geralmente são arquivos de configurações que permanecem.. para que quando instalar novamente, você não precise reconfigurar...  mas isso varia de jogo pra jogo.. 

Você pode deletar a pasta do jogo sem problemas depois de desinstalar ele pela Steam

 

Os programas de desinstalação só funcionam em jogos "instaláveis". Ou seja, aqueles que possuem instaladores.  A Steam geralmente funciona compactando os dados do jogo em vários arquivos e depois de baixar ela mesmo descompacta os arquivos formando a pasta do jogo completa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ParadiseLost sobre sobras no registro usar o revo mas aí que está o problema amigo, o revo até onde eu sei só consegue deletar arquivos do registro se desinstalar alguma coisa através dele e coisas da Steam até onde eu sei não tem desinstalador que já venha na pasta junto com os arquivos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, TedKna disse:

@ParadiseLost sobre sobras no registro usar o revo mas aí que está o problema amigo, o revo até onde eu sei só consegue deletar arquivos do registro se desinstalar alguma coisa através dele e coisas da Steam até onde eu sei não tem desinstalador que já venha na pasta junto com os arquivos

Sabes como usa o desinstalador da Steam?

Ele está na plataforma Steam e não em pastas onde o jogo foi instalado.

Ao baixar e instalar um jogo, o Steam não baixa e instala um desisntalador próprio do jogo. Não há isto.

O Steam baixa e instala só o próprio jogo.

O que acontece é que para desinstalar um jogo você tem que desinstalar pelo próprio desinstalador da Steam, e não por um desinstalador do próprio jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@TedKna Não fica muita coisa não... Não há resquícios de registros no registro do windows, a não ser a própria biblioteca.  Pois a Steam, não"instala" como os programas.  Toda vez que você faz uma instalação de um programa ou driver, ele  grava no registro algumas chaves para identificação e etc..    Na Steam isso não ocorre.  Porque o jogo é baixado e "instalado" pela própria Steam, que consiste em nada menos do que criar uma pasta no diretório definido como biblioteca.  A Steam quando desinstala um jogo por ela, deixa para tras algumas pastas e arquivos, que são apenas configurações do jogo nada mais do que isso. Você pode deletar se quiser.  Embora eu ache que não há necessidade disso... porque nem ocupa espaço, é pequeno demais...

Não precisa ficar obstinado com isso.   Ao meu ver, é bastante simples... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/02/2022 às 21:21, DiF disse:

@TedKna Não fica muita coisa não... Não há resquícios de registros no registro do windows, a não ser a própria biblioteca.   Pois a Steam, não"instala" como os programas.  Toda vez que você faz uma instalação de um programa ou driver, ele  grava no registro algumas chaves para identificação e etc..    Na Steam isso não ocorre.  Porque o jogo é baixado e "instalado" pela própria Steam, que consiste em nada menos do que criar uma pasta no diretório definido como biblioteca.  A Steam quando desinstala um jogo por ela, deixa para tras algumas pastas e arquivos, que são apenas configurações do jogo nada mais do que isso. Você pode deletar se quiser.  Embora eu ache que não há necessidade disso... porque nem ocupa espaço, é pequeno demais...

Não precisa ficar obstinado com isso.   Ao meu ver, é bastante simples... 

Valeu, nunca me informaram isso. Eu pensava que ficava aquelas sobras no registro do Windows.

Mas eu uso o Windows 10. Isto é válido para todas as versões do Windows?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@ParadiseLost 

Depois que eu postei minha resposta, eu eu fui fazer uma verificação minuciosa no registro. De fato encontrei algo relacionado a Steam.  Que nada mais é do que o registro da biblioteca...   

 

E estranhamente encontrei um registro do jogo No Man's Sky, em uma pasta "command"  acredito que seja porque ele possa permitir algum tipo de comando relacionado ao jogo.. provavelmente setar alguns parâmetros.  Enfim...

Nada que comprometa... e também não vejo motivos de apagar porque é insignificante... é só o registro de biblioteca de jogos..  Até ontem, não existia informações sobre isso... porque eu jamais procurei a fundo dentro do registro. Periodicamente limpo o registro, mas dessa fez faz um tempo que eu não limpo então eu achei algumas coisas como no print mais abaixo.

 

spacer.png

 

Ratifico, isso é só registro de biblioteca dos jogos. nada que comprometa o sistema.. pode apagar tranquilo ou não se quiser.

 

Entra no registro, clica em editar, e vai em procurar...  dai escreve:  Steam 

Faz uma busca, quando terminar, aperte F3.. e por ai vai até encontrar as coisas da Steam.

 

Com essa resposta, eu anulo a minha anteior sobre não existir nada no registro sobre os jogos instalados na Steam.. de fato eles são registrados lá.. mas é só a biblioteca. Nada mais. 

Bem diferente dos programas que deixam muitas coisas em vários lugares do registro.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!