Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, gostaria de tirar uma dúvida antes de entrar em contato com o provedor de internet que contratei. Meu plano atual consiste em 100Mb de download e 80Mb de upload (alterando de megabits para megabytes dica 12MB de download e 10MB de upload), porém no caso do download a velocidade cai para 6.1MB após poucas dezenas de minutos e dura até o fim do download, fiz o teste com outros servidores e o problema persiste neles também, em vídeos e streaming isso não acontece pois a velocidade não se mantém alta durante muito tempo, porém se eu baixar algo (por exemplo, um filme muito grande ou um jogo atual) a velocidade cai para o valor informado.

O que gostaria é de uma opinião se isso tem relação com o fato de eu usar a internet no pc pelo adaptador wifi usb (é um EDUP AC 1300m Mini) ou se tem relação com os equipamentos que uso (o modem é um Intelbras AC 1200 e o ONU um TK-1P DUAL GPON/EPON). Uso a rede na frequência 5Ghz e fiz uma atualização do firmware tentando resolver o problema, porém sem grande sucesso (apesar de que agora está mais fácil de atingir a velocidade máxima contratada sendo que antes isso ocorria com dificuldade).

Postado

Isso vai depende muito do servidor, distancia do equipamento para o roteador. usa gerenciador de download, qual? faz um teste baixando uma iso aqui

Qualquer coisa faça o teste conectando cabo de rede.

Postado

1- o equipamento está a poucos metros do computador, eu diria que 3m de distância e uma parede.

2- sim, o internet download manager

3- o cabo que tenho aqui é o ethernet antigo, acho que cat 5, seria adequado mesmo

informação nova: baixei a iso de 648mb, nos primeiros 20 segundos estava ok a velocidade, mas a partir disso caiu pra metade como tem ocorrido normalmente.

EDIT: cancelando ou terminando o download e iniciando um novo faz a velocidade voltar ao máximo, porém pelo mesmo período de tempo que citei.

Postado

@Zeke_TheBr Primeiramente, 5 GHz não é a melhor forma de testar sua conexão. Se quiser fazer um teste mais funcional, teste via cabo. Teste principalmente em sites como o speedtest.net. 

Determinar se o problema é real é o primeiro passo, pois 5 GHz infelizmente não é essa mágica que as pessoas passam ou vendem. Geralmente você terá muito mais estabilidade na conexão e uma velocidade mais constante com o 2.4 GHz do que 5 GHz, pois a segunda é muito mais suscetível a interferências de diversos tipos. Além disso, tem alguns servidores de dados (de onde você baixa o arquivo) que vão reduzir a velocidade a um certo ponto do download. Apenas empresas com servidores realmente muito grandes e com excesso de banda para oferecer serão imunes a isto, sendo que o único que consigo pensar de pronto é a Google, mas mesmo assim não tenho certeza.

Postado

@Zeke_TheBr Teste algum protocolo P2P com grande volume de conexões ou o download de drivers da nvidia, ou até o download de algum arquivo grande no Google Drive. Ainda acho que seu problema é os servidores onde seus downloads estão hospedados.

Postado

Testei no que foi recomendado e em vários outros servidores porém a situação é a mesma: o download inicia e a velocidade atinge o máximo (em uns casos oscila bastante) porém após poucos segundos a velocidade cai para metade do contratado (de 100mb para 50mb). Testei a internet em adaptadores wifi de 300mbps e 1200mbps, no 2.4Ghz e no 5Ghz, via cabo de rede na porta gigabit e por fim num outro computador.

Nesse tempo acabei entrando em contato com a empresa, eles alegam que na central está tudo certo, mandaram um tecnico aqui mas nada mudou. Minha próxima atitude é mudar o cabo que vai do roteador para o ONU para um cat 7 ou cat 8 (o cabo atual é bem rígido mas não informa qual tipo é) e se nada mudar vou começar a achar que contratei um péssimo provedor.

Postado
5 horas atrás, Zeke_TheBr disse:

Nesse tempo acabei entrando em contato com a empresa, eles alegam que na central está tudo certo, mandaram um tecnico aqui mas nada mudou. Minha próxima atitude é mudar o cabo que vai do roteador para o ONU para um cat 7 ou cat 8 (o cabo atual é bem rígido mas não informa qual tipo é) e se nada mudar vou começar a achar que contratei um péssimo provedor.

A NET aqui em BH, bem como a Velox (nomes antigos, mudaram de uns anos para cá) tinham o costume de reduzir a velocidade dos assinantes sem avisar. Quando você ligava para eles, diziam que estava tudo bem e corrigiam a velocidade em silêncio para você parar de reclamar. Vi isso ocorrendo nas instalações de uns 10 clientes (uma vez na minha própria por sinal). Mas nesses casos não tinha isso de começar rápido e diminuir. Pode ser uma nova tática para dar a impressão de alta velocidade, mas só com muitos testes você vai ter certeza.

Seja como for, para download eu não vejo nada de errado no que relatou. Nas conexões que estou acostumado geralmente a conexão não estabiliza na metade ou para cima ou para baixo, mas sim oscila dependendo do movimento do servidor onde o arquivo está hospedado. Só servidores muito limitados colocam velocidade fixa.

Postado

Testei não, pode parecer tolice mas não sabia que dava pra testar direto nela (assim como ocorria com os modems antigamente quando não tinha roteador).

Mas tenho uma atualização: fui verificar as configurações pelo wifi novamente e alterei o seguinte: mudei a largura de banda da frequencia 2.4ghz de "20mhz" para "20/40mhz" o canal de "11" para "automático". Já na frequência de 5ghz mudei de "20mhz" para "20/40/80mhz" e o canal de "149" para "automático". Por incrível que pareça fazendo tais alterações alcancei a velocidade máxima pelo menos nos testes de velocidade, ainda não tentei downloads grandes e por quanto tempo se mantém em suas velocidades pois fiz tal procedimento uma hora atrás e ainda não pude verificar. Decidi tentar fazer modificações na configuração do roteador de novo pois estava achando estranho a velocidade do upload nos testes ficar limitada a 30mbps na frequência 5ghz e pelo cabo mas ficar em 70mbps pela 2.4ghz. Agora está atingindo o máximo contratado.

O que ainda não entendo é porque pelo cabo eu não tive mudanças antes, atualmente ainda não testei pelo cabo (não posso no momento pois me pediram o cabo), mas quando possível pretendo tentar.

Postado

Testei a velocidade realizando downloads, o problema se mantém no que se diz a downloads muito longos (digo, longos que durem mais de um minuto): a velocidade fica no máximo durante alguns momentos e depois é cortada para a metade do contratado. A diferença é que agora a velocidade fica mais rápida por um breve momento (atingindo um máximo de 78mbps) e depois cai de vez, fixando em 50mbps.

Acho válido mencionar também que não é só no computador que a velocidade fica afetada, todos os dispositivos conectados à rede ficam limitados e como os outros se mostram muito lentos (um deles com velocidade menor que 100kbps) acredito que a velocidade realmente não passe dos 50mbps durante o download, e assim que o download termina e se inicia um novo a velocidade máxima é reestabelecida porém sob as mesmas condições, e após alguns segundos cai para metade.

Continuarei testando para tentar encontrar a fonte do problema, tenho uma suspeita de que seja alguma configuração no próprio roteador (e se não conseguir vou recorrer à empresa novamente).

Postado

@Ricardov Testei direto pelo ONU, mas a internet não funciona, precisa de alguma configuração específica? na barra de notificação aparece como "rede não identificada" e o ip impresso no ONU não funciona para acesso, e nem consegui ter acesso ao ip mesmo usando o comando "ipconfig /all" no CMD

Postado

A distribuição automatica de IP (DHCP) deve estar sendo feita pelo roteador, ao ligar antes do roteador precisa configurar um IP fixo no adaptador de rede, o mesmo IP que está na WAN do roteador.

• 2 meses depois...
Postado

Meus caros, uma atualização que gostaria de pontuar.

No dia de hoje, o provedor informou que estava aumentando a velocidade do plano contratado de 100mb para 200mb sem custos adicionais, assim que pude fiz os devidos testes e os problemas relatados aqui desde o início do tópico não ocorreram. Testei no Wifi 5Ghz e no cabo (agora tenho à disposição um cabo Cat 6 de 10 metros), infelizmente não posso atestar se está realmente ok no cabo pois a conexão da porta LAN é Fast Ethernet então a velocidade atinge os 100mb e não sobe mais, por wifi a velocidade foi maior e não houve queda na velocidade da conexão em momento algum (antes a velocidade caía para metade do contratado depois de alguns segundos de downloads.

Por fim, creio que o problema era no próprio provedor mas não sei dizer se isto era feito de maneira proposital ou por algum engano.

De qualquer maneira, agradeço o suporte prestado pela comunidade, fico à disposição para qualquer esclarecimento.

Postado

Atualização Final: é gente, minha internet voltou a ter a velocidade reduzida, segundo meus testes ela fica oscilando entre 86mb e 100mb e com as mesmas características, caindo após 10 segundos fazendo o download de arquivos e se mantendo até o fim do mesmo. O melhor a fazer neste caso é contratar um novo provedor já que imagino ser claro que o problema é com a empresa contratada. Decidi retornar para fins de informação mesmo e para que os internautas fiquem atentos quando uma situação parecida como a minha surgir.

No mais, agradeço a ajuda de todos!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...