Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Estou no final do processo de planejamento de mudar de computador e gostaria de saber a opinião de vocês,

Atualmente uso uma GTX 970 + i5 4460 e 8gb de memoria DDR3 (frequencia baixa, comprada a 8 anos)

Nesse sentido só irei manter a GTX 970 no computador novo (VGA estão muito caras e não conseguiria mudar agora)

Estou pensando em pegar um i5 12400f + Gigabyte B660M DS3H , dois pentes DDR4 3200mhz 8gb de memória, ja comprei um SSD de 1tb e penso na fonte Corsair 550cx.

Algo que recomendam mudar? Obrigado.

• Curtir 2
Postado

Beleza. Se bem que na especificação para soquete LGA 1700.
Gabinete pensei em algum 'simples' ... num midtower com 3 coolers frontais, 1 traseiro e 2 superiores. Minha maquina atual usa um parecido e nunca tive problemas com aquecimento.

• Curtir 1
Postado

@igorpc 12ª geração não está com bom custo/benefício. Hoje para gamers a melhor opção continua sendo Ryzen 5600X + 16 GBs (2x8) de memória 3600 MHz + A520M DS3H. Compare os preços dos componentes citados e depois observe o desempenho geral: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i5-12400F-vs-AMD-Ryzen-5-5600X-vs-AMD-Ryzen-5-5600G/4681vs3859vs4325

Lembre-se que o custo de placas mãe da 12ª geração Intel, junto com o alto custo de DDR5 é o que torna a plataforma ainda pouco atrativa no Brasil. Além disso, DDR5 ainda está com desempenho análogo a DDR4 (que custa muito menos) por não temos modelos que percam tanta latência ao subir a frequência.

O restante do PC é extremamente importante também. CX550 já foi uma das melhores opções custo/benefício no mercado nacional, hoje recomendo Seasonic Core gold ou, em segundo lugar a XPG Pylon. Se encontrar promoção da Super Flower Leadex III Gold ou da XPG Core Reactor, ambas são as topo de linha no mercado hoje abaixo das Corsair RM e superiores.

Só a economia de placa-mãe dentro do que sugeri já permitira investir em partes muito mais importantes, como CPU, GPU, RAM, PSU, SSD e até acessórios.

Leituras que recomendo: 

Citação

Postado

@WOZ Dods obrigado pelas sugestões.

Eu tenho visto algumas comparações (geralmente FPS ingame) da RX 5600x vs 12400f e elas demonstram performance bem semelhante (tem vídeo q a RX ganha, tem vídeo q ficam empatados)

Pensei nesse i5 por ser de nova geração, vai durar um bom tempo no mercado e ainda caso os DDR5 venham a dar um grande boost no futuro eu poderia trocar as memórias. Pensando nesse quesito, ainda preferiria a rx?
Muito obrigado pelas recomendações das fontes, eu estou desatualizado e parei nas corsair cx hahahaa. Essas q você indicou, por exemplo, a Seasonic core GM.. achei a de 500w (80w plus) por 439, indicaria de 500w mesmo ou alguma maior? (Desculpe o abuso, mas se puder botar os links das q você recomenda)

Postado
18 horas atrás, WOZ Dods disse:

@igorpc 12ª geração não está com bom custo/benefício. Hoje para gamers a melhor opção continua sendo Ryzen 5600X + 16 GBs (2x8) de memória 3600 MHz + A520M DS3H. Compare os preços dos componentes citados e depois observe o desempenho

voce esta um pouco por fora dos preços...

Hoje um 5600X esta custando 1.799 reais, e a A520 DS3H esta saindo por 559 reais. Total 2.358 reais.

O Kit 12400F + B660m DS3H esta saindo por 2.149 reais na Kabum.

Além de sair mais barato, aqui a gente esta utilizando uma placa-mãe intermediária B660, VRM 6+3 fases com dissipador, PCIe 4.0 e 2 slot NVMe sendo um deles com dissipador. As memórias DDR4 podem trabalhar em até 5333Mhz.

No Kit do Ryzen a placa-mãe A520m é de entrada, VRM sem dissipador, PCIe 3.0 e apenas 1 slot NVMe sem dissipador.

O correto seria comparar com a B550 DS3H que custa 799 reais, e aí a diferença de preço seria ainda maior em favor da Intel.

Não vejo sentido recomendar o Ryzen com esses preços, ainda mais se considerar que a plataforma AM4 já morreu e não terá mais upgrades. Já o LGA 1700 terá upgrades pelo menos até a 13° geração que deve ser lançada em 2023...

Postado

@gutopereira meu pensamento foi parecido com o seu, só que menos... muito menos técnico! hahah
A ideia é pegar esse combo a vida na kabum por 2149 mesmo, que sairia mais em conta que o Ryzen, poderia perder um pouco de performance se comparar os processadores, mas teria um de última geração q aceitaria no futuro DDR5 e uma placa-mãe mais parruda né... e pagando um pouco menos.

Postado

@igorpc

Mas o 12400F não perde em performance para o 5600X.

Na verdade o desempenho de ambos é muito semelhante, em alguns jogos o i5 fica na frente por pequena diferença, e em outros o Ryzen fica na frente por pouco tambem. A diferença acaba ficando dentro da margem de erro...

Postado
Em 19/02/2022 às 07:19, gutopereira disse:

Não vejo sentido recomendar o Ryzen com esses preços, ainda mais se considerar que a plataforma AM4 já morreu e não terá mais upgrades. Já o LGA 1700 terá upgrades pelo menos até a 13° geração que deve ser lançada em 2023...

AMD reveals Ryzen CPU refresh for 2022, offering 15% performance boost

Everything we know about AMD’s refreshed Zen 3 Ryzen X3D CPUs

AMD confirms Ryzen CPU refresh with 3D V-Cache early in 2022

Mesmo que o LGA1700 ainda suporte a 13ª geração, ainda não temos uma infinidade de informações necessárias para determinar se valerá a pena reaproveitar MB. Afinal estamos em transição de DDR4 para DDR5 e toda especulação agora é prematura demais. Sabemos de fato que 12ª geração trabalha muito bem com DDR4, mas e a 13ª? Como será? Será que realmente a Intel vai manter o mesmo socket nas placas mãe atuais ou vai manter o mesmo socket e exigir um chipset próprio? Tanto a AMD quanto a Intel já fizeram exatamente isso no passado.

Enfim, ainda acho AMD viável para uso mais amplo do que só jogos e defendo que o 5600G é uma excelente opção para quem não pode pagar por uma boa GPU. Se o objetivo é apenas poupar o máximo e ter o máximo em retorno, mas ainda sim tem dinheiro para comprar uma GPU decente, concordo que 12400F + B660M DS3H, pelo preço citado, é uma ótima opção. Se comprar esse kit mais uma RX 550 já estoura o orçamento do 5600G com GPU similar/ligeiramente inferior. Então se poupar é prioridade e a pessoa não pode pagar nada superior a uma RX550, então 5600G continua sendo a melhor opção.

Em 18/02/2022 às 17:42, igorpc disse:

Eu tenho visto algumas comparações (geralmente FPS ingame) da RX 5600x vs 12400f e elas demonstram performance bem semelhante (tem vídeo q a RX ganha, tem vídeo q ficam empatados)

Pensei nesse i5 por ser de nova geração, vai durar um bom tempo no mercado e ainda caso os DDR5 venham a dar um grande boost no futuro eu poderia trocar as memórias. Pensando nesse quesito, ainda preferiria a rx?

Boost de memórias é muito cedo para dizer. DDR4 por enquanto tem basicamente o mesmo desempenho. Se levar em consideração o "desempenho por dólar", DDR4 ainda tem desempenho superior por sinal.

Sobre desempenho em jogos com GPU, ambas terão desempenho muito similar na maioria dos títulos. Realmente o 12600KF é promissor, mas eu compararia com o 12600KF que é um six core como o 5600X. O desempenho apenas em jogos do 12400F é interessante, mas o que temos visto nas últimas gerações é que menos núcleos é negativo para multitasking mesmo com IPC superior. Ou seja, o 12400F é melhor para jogar sem fazer mais nada, mas se for fazer streaming, rodar máquina virtual, etc., então o 5600X ainda é superior e perde de fato para o 12600KF, que deve custar mais caro por isso.

O problema é, onde está o 12600KF? Nem saiu ainda... Só saiu o K.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!