Ir ao conteúdo

Diferença entre a fonte Corsair Cv450 80 Plus Bronze e a fonte Nidus 500w?

Ir à solução Resolvido por Physics,

Posts recomendados

Postado

Qual a diferença entre a fonte Corsair Cv450 80 Plus Bronze e a fonte Pichau Nidus 500W Bronze 80 Plus?
A diferença de preço para mim é de 126.84 reais, com frete.
Eu queria economizar, mas não sei se vou me arrepender no futuro.

• Solução
Postado

Ambas são fontes de alimentação de custo reduzido, que utilizam topologia forward no estágio primário e group regulation no estágio secundário. Dito isto, a implementação da topologia group regulation da plataforma utilizada pelo modelo da Corsair (fabricada pela Compucase Enterprise) é razoavelmente superior, tornando-a mais estável em cross-loads (portanto, este modelo é apenas péssimo neste cenário) e em balanced loads.

O estágio de power factor correction do modelo da Corsair também é superior, utilizando dois switchers (em lugar de apenas um). A bridge rectifier que antecede o circuito também apresenta um dissipador de calor, sendo outro ponto de superioridade. O modelo da Pichau (fabricada pela Channel Well Technology), no entanto, é uma opção mais recomendada devido ao fan com long life sleeve bearing, característica esta que a torna mais durável. Também conta com filtering capacitors com maior vida útil, presentes em maior quantidade, conferindo melhor ripple filtering.

Em uma visão geral, a performance da CV é superior, mas a NIDUS tende a ser mais durável.

• Amei 1
Postado
agora, YelFoXDXD disse:

@Phynsx A performance CV é em que? Eu queria economizar também, só que não quero me arrepender no futuro.

Com relação à performance, me refiro às suas características elétricas:

• Load regulation
  • Line regulation (balanced loads)
  • Line regulation (cross-loads)
  • Ripple suppression
  • Transient response
  • Eficiência (média)
  • Eficiência (2% de carga)
  • Power factor (média)
  • Timings
  • Proteções

As características em negrito são aquelas onde a CV se destaca em relação à NIDUS.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, YelFoXDXD disse:

@Phynsx Não entendo sobre nada disso.

Em outra ocasião posso produzir um tópico explicando tais características, mas a princípio, a tua dúvida é a escolha entre a CV e a NIDUS, sendo assim, dentre os dois modelos, a NIDUS é uma melhor escolha. No entanto, pelo mesmo valor destes modelos, poderias adquirir uma PYLON, que é superior à ambas as fontes de alimentação mencionadas.

Postado
1 hora atrás, YelFoXDXD disse:

Não há análises sobre este modelo em específico, mas caso siga o mesmo padrão da plataforma da série GM V2 (não que a plataforma desta série siga exatamente um padrão, mas todos os modelos da série apresentam performance semelhante), não é uma boa fonte de alimentação.

Postado
Em 18/02/2022 às 20:35, YelFoXDXD disse:

@RBMA Ela segura um upgrade sem esforço?

Para upgrades futuros pensando em placa de vídeo atuais o mínimo é uma de 550w. A Corsair CV550 bronze é uma ótima fonte tenho 2 funcionando aqui à muitos anos.

Te recomendo esas duas caso você esteja pensando em placas de vídeo no futuro.

https://www.kabum.com.br/produto/100108/fonte-cooler-master-elite-v3-600w-mpw-6001-acaan1

https://www.kabum.com.br/produto/108257/fonte-corsair-cv550-550w-80-plus-bronze-cp-9020210-br

Postado
4 horas atrás, RBMA disse:

A Corsair CV550 bronze é uma ótima fonte tenho 2 funcionando aqui há muitos anos.

Esta série foi disponibilizada no mercado estadunidense no início de 2020. Quase 2 anos de utilização não é um período verdadeiramente significativo, mesmo que as unidades fossem esforçadas ao máximo. A própria avaliação realizada pela Corsair compreende um período mais extenso e intenso (simulação de 3 anos de utilização à 30°C em carga máxima).

4 horas atrás, RBMA disse:

Novamente, temos outro problema. Ambos os modelos sugeridos não são adequados para placas gráficas modernas. O problema está na topologia utilizada no estágio secundário: group regulation.

Fontes de alimentação de computadores, destacadamente modelos mais antigos ou de menor custo, costumam regular em um mesmo indutor as saídas de +12V e +5V (sendo a saída de +3,3V regulada em um amplificador magnético).

Em uma fonte de alimentação com topologia group regulation, um regulador fornece duas ou mais saídas, através de um transformador com múltiplos multiplicadores. Um regulador é conectado a um transformador que tem 2 saídas (onde uma saída é 2,25 vezes a outra). A tensão média é detectada e compensada.

Caso extraias corrente significativa em +12V (levando a queda de tensão), a compensação resultará em uma pequena correção da queda de tensão em +12V, e uma pequena sobretensão em +5V.

Caso o padrão de carga torne-se muito diferente do intuito original do circuito, as saídas de +12V e +5V falham às especificações (devido à regulação ser feita com base em uma média).

Estas condições de carga são popularmente chamadas de "cross-loads" e são comuns em sistemas modernos.

Outra desvantagem da topologia group regulation é a sua transient response.

Conforme dito anteriormente, ambas as saídas dividem apenas um regulador que realiza a compensação de tensão com base em uma média.

Desta forma, quando temos transientes elevados (como em placas gráficas modernas) em +12V e os filtering capacitors não apresentarem capacitância suficiente para amenizar (não solucionar), tendem a ocorrer quedas significativas nesta (devido à compensação de tensão limitada e resposta vagarosa do regulador), que acabarão levando a sobretensão significativa em +5V.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...