Ir ao conteúdo

CAT5e e CAT6 frequências

Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Postado

Estava dando uma olhada na internet sobre cabos de internet para vê se valeria a pena trocar o meu cabo CAT5e para um CAT6... Me deparei com uma informação de cabo que não consegui achar uma explicação muito boa. Para que serve a frequência de um cabo? Por exemplo, o CAT5e ele possui, se não me engano, 100mhz, já o CAT6 possui 250mhz. Isso interfere na minha velocidade ou algo do gênero? Vale a pena eu mudar de cabo com minha velocidade sendo 400 megas? 

• Membro VIP
  • Solução
Postado

1. Não vai encontrar diferença para sua velocidade atual, já que ela é menor que os 1Gbps que o Cat5e permite.

2. Na verdade o Cat6 pode trabalhar com 10Gbps, usando amostragem de 250Mhz, mas o comprimento do cabo fica menor. A frequência está relacionada a itens como perda de sinal, o Cat5e até consegue se comunicar em 10Gbps, mas não tem a garantia que mantém a essa velocidade pois não é produto para este fim.

3. Os Cat6e, 6a, 7, 8 aumentam mais ainda a frequência para suportar mais banda, mas por ser metálico o cabo fica com maior diâmetro e muitas vezes com menor flexibilidade e por consequência custo. Muitas vezes é melhor passar a usar fibra, o problema da fibra é o uso adicional de ferramentas e ativos.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!