Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A minha situação é a seguinte: Comprei uma placa de vídeo nova e ela chegou essa semana, ela é uma GTX 960 de 2gb e fui descobrir que ela precisa de 2 conectores de 6 pinos mas minha fonte tem apenas 1 conector de 6 pinos.

Depois de pesquisar na internet sobre casos parecido com o meu, posso fazer uma dessas duas coisas:

Comprar uma fonte nova e melhor com 2 conectores de 6 pinos mas as coisas estão um pouco mais caras devido a pandemia ou usar um cabo adaptador de energia molex para PCIe e economizar MAS com outros riscos que não entendo completamente ja que ouvi falar que não é recomendado fazer isso

essa é a fonte instalada no meu pc: https://www.terabyteshop.com.br/produto/10533/fonte-pcyes-electro-v2-400w-80-plus-white-pfc-ativo

e essa é o cabo molex para PCIe que foi recomendado: https://www.waz.com.br/cabo-adaptador-de-energia-4-pinos-6-pinos-bulk-html/p

Postado

@Good_Wall533 Sua Fonte PCYES Electro V2 400W de acordo com as especificações técnicas possui um conector 1x PCI-E (6+2), ele destaca. Veja a seguir:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1402163-conector-pci-express-62-pinos-em-placa-de-vídeo-8-pinos/

Corrigindo: depois que percebi que informou que a placa precisa de 2 conectores de 6 pinos. Desculpe o erro. Nesse caso o recomendado é trocar a fonte mesmo.

Postado
9 horas atrás, Good_Wall533 disse:

Ouvi falar que não é recomendado fazer isso.

Essa é a fonte instalada.

Esse é o cabo periférico para PCIe que foi recomendado.

Não é adequada a utilização de adaptadores.

Conectores encaixados indevidamente ou conectores malfeitos (com má inserção dos terminais ou projeto ruim), costumam causar queima ou curto. Também estende-se o cabeamento, adicionando resistência. Com bitola inadequada, podem haver quedas de tensão ou superaquecimento dos cabos, levando ao derretimento da extensão e queima do conector. Ademais, também deve-se levar em consideração que o conector periférico é fabricado com contatos e estrutura de material de baixa corrente, diferentemente do conector de alimentação da placa gráfica, que é fabricado tendo em vista consumo de corrente elevado. Isto pode levar a danos nos conectores periféricos.

Este adaptador recomendado se encaixa na descrição de conector malfeito (não há como o conector utilizar materiais adequados e ter este custo para o consumidor final, primeiramente), com bitola, estrutura e terminais inadequados.

A opção mais adequada seria a substituição da tua fonte de alimentação quando possível. O modelo que utilizas não é de boa qualidade (plataforma de baixo custo da Guangzhou Aojie Science & Technology). Seu cabeamento não é muito bom (apesar de utilizar conectores curtos e bitola dentro do exigido, reduzindo quedas de tensão), utilizando conectores com estrutura e contatos de baixo custo. Seu sistema de voltage compensation também não é bom (especialmente por ser uma unidade que utiliza group regulation), portanto, a adição deste adaptador levaria a mais quedas de tensão na trilha de +12V.

Desta forma, sugiro que não utilizes o adaptador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...