Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD corrompendo arquivos e às vezes desaparecendo do sistema


Busnello

Posts recomendados

Olá.

 

Tenho um SSD M.2 Adata XPG Spectrix S40G de 256GB, mas venho enfrentando dificuldades para utilizá-lo.

 

Meu sistema operacional está instalado em um SSD SATA e meus arquivos estão em um HD SATA.

 

Instalei meus jogos no SSD M.2 e ocorre que de repente, sem mais nem menos, os arquivos ficam inacessíveis (exatamente como um pendrive corrompido), às vezes o próprio disco fica inacessível e por último, ele chegou a sumir do sistema. Nas ocorrências em que ele não sumiu, precisei formatá-lo para poder utilizá-lo novamente. Na ultima ocorrência, removi o SSD, instalei novamente e formatei novamente. Acontece que estou receoso de instalar meus jogos nele e sofrer mais uma pane dessa. Ainda bem que não coloquei o sistema operacional nele.

 

Alguém já enfrentou o mesmo problema? Verifiquei no CrystalDisk e a saúde dele está em 100%, será que tem a ver com o SSD ou com o slot da placa que pode estar defeituoso?

 

Meu kit é uma B450M Steel Legend com um R5 3600, o SSD está no slot ultra, acima do slot PCI-e, a placa de vídeo é uma RX 5700 XT OC (bem quente).

 

Se alguém puder me dar uma mão, fico agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Busnello disse:

Tenho um SSD M.2 Adata XPG Spectrix S40G de 256GB, mas venho enfrentando dificuldades para utilizá-lo.

Não está mais na garantia?

5 minutos atrás, Busnello disse:

Instalei meus jogos no SSD M.2 e ocorre que de repente, sem mais nem menos, os arquivos ficam inacessíveis (exatamente como um pendrive corrompido), às vezes o próprio disco fica inacessível e por último, ele chegou a sumir do sistema. Nas ocorrências em que ele não sumiu, precisei formatá-lo para poder utilizá-lo novamente. Na ultima ocorrência, removi o SSD, instalei novamente e formatei novamente. Acontece que estou receoso de instalar meus jogos nele e sofrer mais uma pane dessa. Ainda bem que não coloquei o sistema operacional nele

Tem que testar ele em outro PC ou testar outro no seu. 

5 minutos atrás, Busnello disse:

Meu kit é uma B450M Steel Legend com um R5 3600, o SSD está no slot ultra, acima do slot PCI-e, a placa de vídeo é uma RX 5700 XT OC (bem quente).

Esse é seu maior problema. Sua placa-mãe é notoriamente problemática. Recomendo muito que faça um update de BIOS para a versão mais recente antes das que dão compatibilidade para 5ª geração, pois não são recomendáveis para o seu processador.

 

A despeito de tudo isso, me responda:

  • Você baixou seu windows direto da microsoft e o atualizou 100%?
  • Seus drivers foram baixados do site da ASRock?
  • Você verificou se está instalando corretamente seu M.2?
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não está mais na garantia?

Olha, acho que ainda está. Preciso verificar no site.

 

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não está mais na garantia?

Tem que testar ele em outro PC ou testar outro no seu. 

Será que se eu testar ele no outro slot ajuda? Se for ele, vai dar problema também, né?

 

Será que tem a ver com temperatura? Porque minha VGA bate fácil 100ºC na junção. E o SSD está bem em cima desse calor todo, sem dissipador. Pensei em formatá-lo e instalar algum jogo e monitorar a temperatura dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Busnello disse:

Olha, acho que ainda está. Preciso verificar no site.

Verifique quando comprou. Salvo engano fora do Brasil a garantia da marca é ampliada, mas aqui não sei, então tem que conferir mesmo no site da marca também.

6 minutos atrás, Busnello disse:

Será que se eu testar ele no outro slot ajuda? Se for ele, vai dar problema também, né?

Não necessariamente. Vale testar de qualquer forma.

7 minutos atrás, Busnello disse:

Será que tem a ver com temperatura? Porque minha VGA bate fácil 100ºC na junção. E o SSD está bem em cima desse calor todo, sem dissipador. Pensei em formatá-lo e instalar algum jogo e monitorar a temperatura dele.

O que é a "junção"? 

100° é uma temperatura muito alta para sua GPU. Tem que revisar essa montagem sua toda desse jeito. Você vai ter muito prejuízo dessa forma. GPUs PRECISAM ficar abaixo de 70° para durarem. SSDs precisam ficar abaixo de 50° para não terem falhas prematuras. 

 

Qual é seu gabinete, quantas ventoinhas ele tem, quais são as posições e orientações de cada ventoinha e qual é o cooler do seu processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Verifique quando comprou. Salvo engano fora do Brasil a garantia da marca é ampliada, mas aqui não sei, então tem que conferir mesmo no site da marca também.

Não necessariamente. Vale testar de qualquer forma.

O que é a "junção"? 

100° é uma temperatura muito alta para sua GPU. Tem que revisar essa montagem sua toda desse jeito. Você vai ter muito prejuízo dessa forma. GPUs PRECISAM ficar abaixo de 70° para durarem. SSDs precisam ficar abaixo de 50° para não terem falhas prematuras. 

 

Qual é seu gabinete, quantas ventoinhas ele tem, quais são as posições e orientações de cada ventoinha e qual é o cooler do seu processador?

Junction point, pontos de medição na parte mais quente da placa, a temperatura normal fica em torno de 90ºC, mas essa temperatura não está fora dos parâmetros da AMD para essa GPU, todos os usuários dessa placa relatam temperaturas parecidas.

 

Meu gabinete é um Redragon Wheel Jack, com 3 ventoinhas de 120mm na parte frontal, jogando ar frio de fora do gabinete para dentro dele e 1 ventoinha de 120mm na parte traseira fazendo a exaustão.

 

O cooler do meu processador é o que box, processador nunca esquentou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!