Ir ao conteúdo

Excel copiar texto de planilha sob condições

Ir à solução Resolvido por MalkavianSon,

Posts recomendados

Postado

Olá, 

Estou precisando copiar um texto de uma planilha 2 para a planilha 1 quando uma determinada célula estiver preenchida.

Na planilha que anexei abaixo tem o campo a coluna que nomeei de "produto", gostaria que quando ela for preenchida com o nome do produto ela puxasse a composição respectiva na planilha 2.

Alguém consegue me ajudar?? 😟

Exemplo controle requisição.xlsx

• Curtir 1
Postado

Olha
O arquivo aqui está dando como corrompido
Mas se eu entendi bem, você tem duas planílhas na área de trabalho
E gostaria de que quando a célula (exemplo) A1 da planilha1 estivesse preenchida, a célula B1 da planilha1 recebesse um dado da célula A1 da planilha2

Se você precisa disso
Você pode colocar na planilha B1 o seguinte:

=SE(A1="";"";Plan2!A1)

Lembrando que "Plan2" precisa ser alterado pelo nome da planilha2

Caso você queira que quando a célula estivesse vazia, retorne uma palavra, como "Vazio" por exemplo
você pode fazer da seguinte forma:

=SE(A1="";"vazio";Plan2!A1)

Espero ter ajudado

Postado

@MalkavianSon Olá,

Agradeço a ajuda!

Seria quase isso, eu precisava que ao preencher B3 (Plan1) com um valor, ele puxasse os respectivos itens de C3:C5 (Plan2)

Anexei abaixo a planilha com o resultado final que preciso. Note que a composição [D3 (Plan1)] vai variar de acordo com o texto de B3 (Plan1)

Muito Obrigado!!

Exemplo controle requisição (1).xlsx

Postado
50 minutos atrás, Miguelriedel disse:

@MalkavianSon Olá,

Agradeço a ajuda!

Seria quase isso, eu precisava que ao preencher B3 (Plan1) com um valor, ele puxasse os respectivos itens de C3:C5 (Plan2)

Anexei abaixo a planilha com o resultado final que preciso. Note que a composição [D3 (Plan1)] vai variar de acordo com o texto de B3 (Plan1)

Muito Obrigado!!

Exemplo controle requisição (1).xlsx 13 kB · 1 download

Mas os itens na planilha2 estariam listados sequencialmente, correto?
Pois o cliente também poderia pedir Item 2253368; Item 226; Item 8882336 por exemplo
Então você precisa de uma sequencia que identificasse os itens dentro da célula separados por " ; " multiplicasse pela quantidade e depois pela soma do valor de cada item, correto?

Ou os itens que ele poderia pedir são estaticos, logo, os itens Item 2253368;Item 5008854;Item 8882336 sempre serão pedidos juntos e os itens Item 25; Item 226; Item 33 sempre serão pedidos juntos
Pois a segunda opção tem uma solução bem mais simples que a primeira!

Postado

@MalkavianSon Olá,

Eles seriam estáticos, pois fazem parte da composição dele, portanto quando o cliente comprasse o 'EXEMPLO', iriam todos os itens da planilha 2 (Item 2253368; Item 5008854; Item 8882336) e se comprasse o produto 'EXEMPLO 2' iriam os itens também descritos na planilha 2 (Item 25; Item 226; Item 33)

Agradeço a ajuda!

• Solução
Postado

Cara, depois de muita tentativa e erro o mais próximo que consegui chegar foi:

=DESLOC(ÍNDICE(Planilha2!$A$1:$E$11;CORRESP(B3;Planilha2!$A$1:$A$11;0);1);2;2)&";"&DESLOC(ÍNDICE(Planilha2!$A$1:$E$11;CORRESP(B3;Planilha2!$A$1:$A$11;0);1);3;2)&";"&DESLOC(ÍNDICE(Planilha2!$A$1:$E$11;CORRESP(B3;Planilha2!$A$1:$A$11;0);1);4;2)

onde:
CORRESP retorna o número da linha que o critério B3 se encontra dentro da matriz Planilha2!$A$1:$A$11 
ÍNDICE retorna o conteúdo da matriz Planilha2!$A$1:$A$11 na linha específicada por CORRESP e na mesma coluna
DESLOC retorna o valor 2 linhas abaixo e 2 colunas à direita que a referencia retornada em ÍNDICE

NO ENTANTO TEMOS 2 "PORÉNS" NESSA SOLUÇÃO:

Todos os produtos precisam ter a mesma quantidade de componentes em COMPOSIÇÃO
Então se seu produto de maior composição possui 7 componentes, você precisa de fazer todos os produtos com um espaçamento de 7 linhas (o que seria um baita trabalho em termos de refazer a sua planilha) 

e

a formula:

DESLOC(ÍNDICE(Planilha2!$A$1:$E$11;CORRESP(B14;Planilha2!$A$1:$A$11;0);1);2;2)&";"

Precisa ser repetida de acordo com esse número (Se o produto máximo tiverem 7 componentes, você repetirá a formula 7 vezes na célula aumentando o penúltimo valor aritiméticamente, da seguinte forma:)

DESLOC(ÍNDICE(Planilha2!$A$1:$E$11;CORRESP(B14;Planilha2!$A$1:$A$11;0);1);2;2)&";"&
DESLOC(ÍNDICE(Planilha2!$A$1:$E$11;CORRESP(B14;Planilha2!$A$1:$A$11;0);1);3;2)&";"&
DESLOC(ÍNDICE(Planilha2!$A$1:$E$11;CORRESP(B14;Planilha2!$A$1:$A$11;0);1);4;2)&";"&
DESLOC(ÍNDICE(Planilha2!$A$1:$E$11;CORRESP(B14;Planilha2!$A$1:$A$11;0);1);5;2)&";"&
DESLOC(ÍNDICE(Planilha2!$A$1:$E$11;CORRESP(B14;Planilha2!$A$1:$A$11;0);1);6;2)&";"&
DESLOC(ÍNDICE(Planilha2!$A$1:$E$11;CORRESP(B14;Planilha2!$A$1:$A$11;0);1);7;2)

(lembrando que no caso seriam sem a quebra de linha)

Segue anexo a planílha para teste 

creio que essa solução seja somente um paleativo, continuarei procurando outra solução mas acho que usando somente excel não temos muita escolha

Se fosse em javascript eu conseguiria fazer isso para você muito mais fácil kkkkkkk

Espero que essa solução ajude em partes
Pode me chamar no privado (não sei se o forum dá essa opção) ou procurar @Malkavianson no facebook que a gente continua procurando alternativas

Tenha uma ótima semana

Assim ficaria por exemplo no caso de um produto ter uma composição maior que outro produto

Os ponto-e-virgulas ficariam excedentes nos produtos que possuem menores itens na composição

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...