Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pensei em pegar um Ryzen mas fiquei receoso =/


Crowly

Posts recomendados

Recentemente andei pensando em pegar um Ryzen mas fiquei com um pé atrás porque descobri através de sites e fóruns que tem alguns ryzens que apresentam problemas de inicialização e mais alguns problemas. Eu queria saber: Como isso acontece, porque acontece e como evitar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bruno Mendonça Andrade disse:

Não sei de que problema se trata, mas NÃO HÁ diferença entre um Ryzen e um intel no quesito erros, pode acontecer com qualquer marca e qualquer modelo a qualquer momento.

É que, se minha memória não falha, eu vi em alguns sites à um tempinho atrás que tem uns modelos de Ryzen que não iniciam o pc (algo assim) e só daria pra arrumar atualizando a BIOS..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Crowly Isso depende da geração do processador, a mesma placa-mãe  aceita quase todos os processadores AMD que tem no mercado, mas dependendo da geração, precisa de uma atualização de BIOS, coisa simples de se fazer, além de que se fizer uma compra consciente não terá esse "problema".

Isso já mostra o quão a AMD é a frente da intel, que só aguentava 2º gerações por placa-mãe (socket).

Isso não é um problema, nem defeito, é um recurso MUITO ÚTIL que eles fazem questão de deixar explícito na caixa e nos meios de comunicação.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Crowly as Placas mãe B550 e A520 e boa parte das X570 é garantido vir com BIOS atualizada para novas gerações.

As B450 boa parte dos modelos mais vendidos já vem, há uma chance infortúnia de vir sem.

As A320 suporta todos POR ATUALIZAÇÃO DE BIOS mas é uma placa bem inferior.

Todas as outras NÃO SUPORTAM as últimas gerações, só até os Ryzen 3000. (Eu não tenho muita informação se são todas)

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Crowly disse:

Se for geração atual, eu preciso atualizar a BIOS antes?

Sim, precisa atualizar a BIOS 100% das vezes para qualquer processador de 5ª geração. As placas mãe que recomendo sempre permitem o update de BIOS sem o processador de geração antigo, então fique com elas na memória:

  • - A520:
    Gigabyte A520M DS3H
    ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II
    - B550:
    ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    Gigabyte B550M Aorus Elite
    Gigabyte B550 Aorus Elite V2
    Gigabyte B550M DS3H
    MSI MAG B550M Bazooka

Tem outros modelos com esta função, mas esses são os que acho melhor custo/benefício hoje.

 

8 minutos atrás, Bruno Mendonça Andrade disse:

@Crowly as Placas mãe B550 e A520 e boa parte das X570 é garantido vir com BIOS atualizada para novas gerações.

As B450 boa parte dos modelos mais vendidos já vem, há uma chance infortúnia de vir sem.

As A320 suporta todos POR ATUALIZAÇÃO DE BIOS mas é uma placa bem inferior.

Todas as outras NÃO SUPORTAM as últimas gerações, só até os Ryzen 3000. (Eu não tenho muita informação se são todas)

5ª geração nenhuma MB existente no mercado, que eu saiba, vem preparada para receber. Se houver virá com o selo "Ryzen 5000 ready" na caixa. Já montei uns 20 Ryzen 5000 e até hoje nem B550, A520 ou X570 nenhuma veio com este selo. Isso se deve ao fato de que este chipset foi lançado antes dos processadores de 5ª geração estarem prontos. Daí muitas fabricantes implementaram o sistema de update sem CPU e é isso que o usuário deve procurar. Talvez algum dia algum modelo seja lançado já com BIOS para 5ª geração, mas ainda não vi nem ouvi falar de uma dessas. Dado o fato de que a plataforma AM4 já está no fim de vida, acho improvável que aconteça.

 

B450 nunca virá com BIOS para 5ª geração por uma série de fatores. O principal deles é que tal atualização reduz ou anula compatibilidade de 3ª, 2ª e 1ª gerações, algo que o chipset em questão foi lançado para suportar. Nenhum fabricante pode em sã consciência vender um produto cuja definição e especificação é suportar um processador e usar uma versão de BIOS que prevenirá isso.

 

A320 apenas algumas suportam via update. Nenhum vem, veio ou virá com tais updates pela mesma razão do B450. Algumas fabricantes tem feito um esforço extra para liberar updates de A320 para 5ª geração, mas o processo empacou faz um tempo e cada vez vejo menos notícias sobre o assunto. Convém sempre pesquisar o modelo específico e só vi dois ou três até hoje.

 

 

@Crowly Quando tiver um esqueleto do que quer montar nos passe para ajudarmos a escolher seus componentes. Leia os posts abaixo para entender o básico.

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Mendonça Andrade Vieram com o selo na placa-mãe ou foi a loja que atualizou? Algumas lojas estão atualizando justamente para evitar o transtorno de usuários sem noção que compram sem saber se é compatível e depois devolvem, o que gera grande prejuízo para a loja. Uma das três maiores sempre atualiza, as outras cobram pelo serviço.

Isso conta a lenda, pois não testo para saber, já pego sabendo que não é compatível e preparado para fazer o update.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@WOZ Dods As 2 vieram com READY 3000. Lacradas na caixa. Uma na kabum (a minha) e a outra nem sei daonde compraram, deve ser kabum também. uma B450 Aorus M e outra B450M Steel Legend.

3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

sso conta a lenda, pois não testo para saber, já pego sabendo que não é compatível e preparado para fazer o update.

Eu vi muita gente comentando que já estava vindo atualizada desde agosto do ano passado, mas eu sabia da possibilidade de não vir atualizada e já estava procurando assistência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Bruno Mendonça Andrade disse:

@WOZ Dods As 2 vieram com READY 3000. Lacradas na caixa. Uma na kabum (a minha) e a outra nem sei daonde compraram, deve ser kabum também. uma B450 Aorus M e outra B450M Steel Legend.

B450 foi feito para 3ª geração e já vem 3000 ready desde o lançamento. O que eu afirmei é que nenhuma MB, nem 4xx, nem 5xx vem pronta para 5ª.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!