Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lentidão e queda constante de FPS


Posts recomendados

(Minhas configurações estão na imagem em anexo)

 

De um tempo pra cá meu PC está ficando lento, muito lento, apesar de ter uma configuração boa. Algo parece estar comprometido.

 

Nos jogos acontece pequenos travamentos e queda constante de FPS. E baixar as configurações não ajudam resolver o problema, tanto faz jogar exigindo o máximo ou o mínimo de gráfico, os travamentos e o desempenho continuam ruins e desagradáveis. Em tese, baixar os gráficos deveria melhorar o desempenho, mas não acontece isso.

 

Observei também que quando faço download o PC fica extremamente lento para fazer outras coisas, tudo isso eram atividades que sempre fazia com tranquilidade.

 

Seis meses atrás comprei um SSD da marca Multilaser. Será que esse SSD não está comprometido? Acredito que as outras peças estejam boas - processador e placa de vídeo.

 

Outra opção que tenho fora trocar o SSD seria fazer um upgrade para memórias DD4, mas isso implicaria mudar a placa-mãe e não sei se meu processador suportaria uma placa-mãe atual.

 

De qualquer forma, sei que mesmo com memórias DD3, antes, o PC era bom e rodava todos esses jogos que utilizo com eficiência, não sei por qual motivo ficou tão lento.

 

Hoje formatei o sistema operacional e vou ver se haverá melhoras.

 

Gostaria muito de uma orientação de vocês, os quais entendem melhor de computadores de jogos. em relação a esse problema de desempenho.

 

Aproveitando a ocasião, solicito encarecidamente uma orientação de quais peças posso mudar no meu computador, com melhor custo-benefício, para fazer um upgrade eficiente e potente voltado para jogos pesados.

 

Agradeço pelas dicas e orientações!

Config Luiz Felipe.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Felipe 1993 SSD da Multilaser?

Multilaser não faz produtos de qualidade, é mais focado em produtos baratos para escritório.

Compre produtos de marcas de qualidade (ADATA/XPG, WD, Crucial e etc).

 

E sobre upgrade de DDR3 para DDR4, terá que trocar o kit completo ( MB, RAM e CPU).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Felipe 1993 Mano, baixa esse programa e vê se ta tudo OK com a saúde do SSD:

https://crystalmark.info/en/software/crystaldiskinfo/

@Gui.lherme_ Na verdade ele não precisa trocar o kit completo pra fazer upgrade de ram DDR4, a 6° geração da intel suporta DDR3L e DDR4, daria sim pra comprar 2 pentes de 8gb DDR4 e por nela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Felipe 1993 Mano se quiser um upgrade legal da pra você pegar 2 RAM DDR4 3200mhz desse modelo 

https://www.kabum.com.br/produto/193498/memoria-kingston-fury-beast-4gb-3200mhz-DDR4-cl16-preto-kf432c16bb-4 

De resto acredito que não de pra melhorar, a não ser que queria trocar o i7-6700 por um i7-7700, mas isso mudaria pouca coisa também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui.lherme_ realmente multilaser não compensa. nunca mais compro produto deles, SSD fraco demais, coloquei um SSD kingston no notebook e ficou incrivelmente bom. Para o computador vale a pena comprar SSD kingston ou devo buscar essas marcas citadas - ADATA/XPG, WD, Crucial? Obrigado pela dica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leonardobr_ Obrigado, então vou fazer a verificação do estado do SSD. Uma dúvida q tenho é se posso realmente comprar uma memória dd4, pois dois informatas aqui da minha cidade foram claros dizendo que não é possível instalar DD4 na minha placa-mãe. Gracias mil!

@leonardobr_ tens certeza que essa memória do link é viável na minha placa-mãe e processador? adoraria encomendar ela 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Felipe 1993 Você usa só o SSD da multilaser ou possui mais algum HD/SSD? E qual sua fonte mesmo?

Faça o teste com o Windows novo que você acabou de instalar, lembre-se de instalar todos os drivers direto do site da fabricante e depois conte se melhorou alguma coisa, também seria legal dar uma checada nas temperaturas, com o HWMonitor.

4 minutos atrás, Luiz Felipe 1993 disse:

@leonardobr_ Obrigado, então vou fazer a verificação do estado do SSD. Uma dúvida q tenho é se posso realmente comprar uma memória dd4, pois dois informatas aqui da minha cidade foram claros dizendo que não é possível instalar DD4 na minha placa-mãe. Gracias mil!

Pelo que fala aqui no site da sua fabricante, pode sim.

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-B150M-Gaming-3-rev-10#ov

Talvez tenha que atualizar o BIOS, mas de uma checada melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Felipe 1993 É compatível sim mano, ela só vai trabalhar numa frequencia mais baixa, mas isso não tem problema nenhum. Aliás da pra setar ela em 3200mhz através da BIOS ligando o XMP, mas no padrão ela vai funcionar a 2133mhz, que já é melhor que os 1600mhz que você usa hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, leonardobr_ disse:

O problema é que, mesmo se ele trocar a placa-mãe, acho difícil a nova placa e a CPU dele ter suporte para 3200MHz.

Se não me falha a memoria, ele vai conseguir no máximo 2666MHz.

 

Reforço a recomendação, se for pra pegar MB e RAM nova... troca logo o KIT completo e pega peças melhores e mais atuais.

 

Mas creio que só trocando o SSD, irá resolver seu problema e não seja necessário trocar seu KIT agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs Sim, tenho um HD normal junto, mas o sistema operacional está no SSD. Esse HD normal pode estar atrapalhando de alguma forma? Só guardo fotos nele, no entanto tem um pasta nele que diz Windows e que não consigo apagá-la.

 

Fora isso eu instalei sim todos os drivers e também os da placa de vídeo. Ainda assim continuo os travamentos mesmo depois da formatação total do sistema. Tudo bem leve e, apenas com o jogo instalado, segue lento.

@Marcelo_gs A fonte é boa e o informata fez testes com uma nova fonte e persistiu o problema, foi quando ele formatou o sistema e me entregou o computador.

@Gui.lherme_ Mudar a MB seria mudar a placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Luiz Felipe 1993 disse:

Sim, tenho um HD normal junto, mas o sistema operacional está no SSD. Esse HD normal pode estar atrapalhando de alguma forma? Só guardo fotos nele, no entanto tem um pasta nele que diz Windows e que não consigo apagá-la.

Na teoria não é para afetar, mas se continuar com o problema recomendo que tente ligar o seu PC sem esse HD e testar se muda alguma coisa, esse HD teve o Windows instalado?

 

2 minutos atrás, Luiz Felipe 1993 disse:

Fora isso eu instalei sim todos os drivers e também os da placa de vídeo. Ainda assim continuo os travamentos mesmo depois da formatação total do sistema. Tudo bem leve e, apenas com o jogo instalado, segue lento.

Nesse caso faça um teste das sua temperaturas também com o HWMonitor e mande um print aqui, e também verifique o estado do seu SSD como o colega disse.

19 minutos atrás, leonardobr_ disse:

Mano, baixa esse programa e vê se ta tudo OK com a saúde do SSD:

https://crystalmark.info/en/software/crystaldiskinfo/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui.lherme_ primeiro vou fazer a troca do SSD mas se persistir vou trocar o kit completo. Nesse caso eu precisaria comprar, além da placa-mãe, o processador e as memórias, é isso? Posso aproveitar a placa de vídeo nesse caso? gracias

@Marcelo_gs Ok vou fazer isso. Sim! esse HD teve o Windows instalado antes e ao ser formatado continuou com arquivos que totalizam uma pasta bem pesada mas que não consigo apagar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Felipe 1993

 

AMD:

Ryzen 5 5600X + MB (Pode ser A520, B550 e X570).

CPU + MB (A520M-E) está por R$ 2158,90 na Terabyte

 

Intel:

I5 11400F + MB (Pode ser H510, B560 e Z590).

CPU + MB (B560M-E) está por R$ 2068,01 na Terabyte.

 

O R5 5600x é um pouco superior ao i5 11440f (Segue comparativo no UserBenchmark)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!