Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração Ryzen 5 5600X+ 2060SUPER


Posts recomendados

Estou pensando em comprar os seguintes itens para melhorar a refrigeração do meu gabinete que no momento tem apenas um fan frontal e um fan traseiro que vieram no gabinete CORSAIR CABIDE 400C.

 

 

Cooler para Processador

Scythe Fuma 2, AMD/Intel - SCFM-2000 R$ 399,90

 

FAN - 2 unidades

 

ScytheCooler Scythe Kaze Flex PWM, RGB, 120mm  R$ 123,80

 

ou

 

Cooler FAN Corsair ML120 PRO 120MM R$ 200,00

 

Compensa gastar os 80 reais extras no modelo da corsair? (F RGB rs)

 

 

Pretendo colocar essas duas fans na frente e usar as duas que vieram no gabinete na parte traseira, vocês acham que vai melhorar a refrigeração ou seria melhor pegar alguma com uma pressão estatica maior? indicações

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, thetafps disse:

Estou pensando em comprar os seguintes itens para melhorar a refrigeração do meu gabinete que no momento tem apenas um fan frontal e um fan traseiro que vieram no gabinete CORSAIR CABIDE 400C.

 

 

Cooler para Processador

Scythe Fuma 2, AMD/Intel - SCFM-2000 R$ 399,90

 

FAN - 2 unidades

 

ScytheCooler Scythe Kaze Flex PWM, RGB, 120mm  R$ 123,80

 

ou

 

Cooler FAN Corsair ML120 PRO 120MM R$ 200,00

 

Compensa gastar os 80 reais extras no modelo da corsair? (F RGB rs)

 

 

Pretendo colocar essas duas fans na frente e usar as duas que vieram no gabinete na parte traseira, vocês acham que vai melhorar a refrigeração ou seria melhor pegar alguma com uma pressão estatica maior? indicações

 

Estava com esta dúvida, em relação ao processador especificamente, a uns dias atrás. Comprei um gammax v2 e o mesmo resolveu as temp's altas do 5600x. As máximas que tive aqui foram de 72º (in game) que pra mim está de boa para o meu cenário (Ryzen esquentadinho, gabinete antigo e região norte), e em stock ele fica em 50º. Então imagine o Fuma 2, deve melhorar ainda mais as temps.

Em relação as fans, adiciona duas de 120mm na parte superior e duas na parte frontal que vai melhorar teu air flow. E ao meu ver não precisa investir nessas fan's da corsair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, thetafps disse:

Cooler para Processador

Scythe Fuma 2, AMD/Intel - SCFM-2000 R$ 399,90

Ok, ótimo cooler.

5 horas atrás, thetafps disse:

FAN - 2 unidades

 

ScytheCooler Scythe Kaze Flex PWM, RGB, 120mm  R$ 123,80

Preço elevado, não acho que vale gastar tanto. São ótimas ventoinhas, mas o mercado brasileiro abusa um pouco com esse preço. Para ventilar o gabinete a diferença entre a melhor ventoinha que existe e uma razoável será de 5% a 10% no máximo, especialmente se você souber planejar a ventilação. Compre duas a quatro ventoinhas de 120 mm e um FH-04 para cada quatro (no caso de 6 totais, use dois FH-04) e instale como nas imagens abaixo. A Deepcool Xfan e a XPG Vento tem melhor custo/benefício hoje por sinal.

image.thumb.png.b1ca002c1ee0679d80a709b04f775adf.pngimage.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

5 horas atrás, thetafps disse:

Compensa gastar os 80 reais extras no modelo da corsair? (F RGB rs)

Não, não compensa. Ventoinha para ser boa precisa de duas coisas: durabilidade e baixo ruído. O fluxo de ar pode ser classificado como três milhões de CFM, isso não importa. Se estiver acima de 40 você já não vai ver muita diferença desde que planeje bem sua ventilação. Pessoalmente eu prefiro mais ventoinhas rodando a velocidades menores, pois silêncio é imprescindível para mim. Quando você tem mais ventoinhas pode baixar a velocidade sem perder qualidade de arrefecimento. 

 

Se quiser RGB, pegue kits da linha RF120 da Deepcool. Se quiser ARGB pegue kits CF120 da mesma marca. Eles já vem com todos os acessórios necessário, então é só comprar eles e ser feliz. Só lembre-se de que sua placa-mãe tem que ser compatível com RGB (12V) e ARGB (5V) respectivamente.

7 minutos atrás, Illame disse:

Estava com esta dúvida, em relação ao processador especificamente, a uns dias atrás. Comprei um gammax v2 e o mesmo resolveu as temp's altas do 5600x. As máximas que tive aqui foram de 72º (in game) que pra mim está de boa para o meu cenário (Ryzen esquentadinho, gabinete antigo e região norte), e em stock ele fica em 50º. Então imagine o Fuma 2, deve melhorar ainda mais as temps.

Ryzen nem é esquentadinho (mitos da internet...). Gammaxx é cooler de entrada e 72° para quem mora em região quente está realmente até bom, ainda mais se o gabinete não for bem ventilado, mas mesmo assim eu teria mirado em um cooler um pouco mais robusto no seu caso, como o Kotesu Mark II. 70° eu considero que já está reduzindo a vida útil de sua CPU lentamente. 

Se quiser testar, vá na BIOS e desligue o turbo boost e veja que temperaturas ele vai manter. Se reduzir substancialmente ao ponto de justificar, então volte na BIOS e aumente a frequência constante de operação da CPU em 100 ou 200 MHz por vez até chegar na velocidade estável mais próxima da sua máxima em boost.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Ok, ótimo cooler.

Preço elevado, não acho que vale gastar tanto. São ótimas ventoinhas, mas o mercado brasileiro abusa um pouco com esse preço. Para ventilar o gabinete a diferença entre a melhor ventoinha que existe e uma razoável será de 5% a 10% no máximo, especialmente se você souber planejar a ventilação. Compre duas a quatro ventoinhas de 120 mm e um FH-04 para cada quatro (no caso de 6 totais, use dois FH-04) e instale como nas imagens abaixo. A Deepcool Xfan e a XPG Vento tem melhor custo/benefício hoje por sinal.

image.thumb.png.b1ca002c1ee0679d80a709b04f775adf.pngimage.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

Não, não compensa. Ventoinha para ser boa precisa de duas coisas: durabilidade e baixo ruído. O fluxo de ar pode ser classificado como três milhões de CFM, isso não importa. Se estiver acima de 40 você já não vai ver muita diferença desde que planeje bem sua ventilação. Pessoalmente eu prefiro mais ventoinhas rodando a velocidades menores, pois silêncio é imprescindível para mim. Quando você tem mais ventoinhas pode baixar a velocidade sem perder qualidade de arrefecimento. 

 

Se quiser RGB, pegue kits da linha RF120 da Deepcool. Se quiser ARGB pegue kits CF120 da mesma marca. Eles já vem com todos os acessórios necessário, então é só comprar eles e ser feliz. Só lembre-se de que sua placa-mãe tem que ser compatível com RGB (12V) e ARGB (5V) respectivamente.

Ryzen nem é esquentadinho (mitos da internet...). Gammaxx é cooler de entrada e 72° para quem mora em região quente está realmente até bom, ainda mais se o gabinete não for bem ventilado, mas mesmo assim eu teria mirado em um cooler um pouco mais robusto no seu caso, como o Kotesu Mark II. 70° eu considero que já está reduzindo a vida útil de sua CPU lentamente. 

Se quiser testar, vá na BIOS e desligue o turbo boost e veja que temperaturas ele vai manter. Se reduzir substancialmente ao ponto de justificar, então volte na BIOS e aumente a frequência constante de operação da CPU em 100 ou 200 MHz por vez até chegar na velocidade estável mais próxima da sua máxima em boost.

Cheguei no gammax v2 através do fórum, era ele ou fuma v2 (dobro do valor do primeiro). Meu gabinete é antigo e não tem como eu por fan's na parte superior, porém tenho duas na lateral, uma na frente, uma em baixo e uma na parte traseira kkkkkk, o que ajuda. Analisei o cooler que você indicou e é praticamente igual ao gammax, o que deve ter diferença é no cooler que pode ser mais potente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Ok, ótimo cooler.

Preço elevado, não acho que vale gastar tanto. São ótimas ventoinhas, mas o mercado brasileiro abusa um pouco com esse preço. Para ventilar o gabinete a diferença entre a melhor ventoinha que existe e uma razoável será de 5% a 10% no máximo, especialmente se você souber planejar a ventilação. Compre duas a quatro ventoinhas de 120 mm e um FH-04 para cada quatro (no caso de 6 totais, use dois FH-04) e instale como nas imagens abaixo. A Deepcool Xfan e a XPG Vento tem melhor custo/benefício hoje por sinal.

image.thumb.png.b1ca002c1ee0679d80a709b04f775adf.pngimage.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

Não, não compensa. Ventoinha para ser boa precisa de duas coisas: durabilidade e baixo ruído. O fluxo de ar pode ser classificado como três milhões de CFM, isso não importa. Se estiver acima de 40 você já não vai ver muita diferença desde que planeje bem sua ventilação. Pessoalmente eu prefiro mais ventoinhas rodando a velocidades menores, pois silêncio é imprescindível para mim. Quando você tem mais ventoinhas pode baixar a velocidade sem perder qualidade de arrefecimento. 

 

Se quiser RGB, pegue kits da linha RF120 da Deepcool. Se quiser ARGB pegue kits CF120 da mesma marca. Eles já vem com todos os acessórios necessário, então é só comprar eles e ser feliz. Só lembre-se de que sua placa-mãe tem que ser compatível com RGB (12V) e ARGB (5V) respectivamente.

Ryzen nem é esquentadinho (mitos da internet...). Gammaxx é cooler de entrada e 72° para quem mora em região quente está realmente até bom, ainda mais se o gabinete não for bem ventilado, mas mesmo assim eu teria mirado em um cooler um pouco mais robusto no seu caso, como o Kotesu Mark II. 70° eu considero que já está reduzindo a vida útil de sua CPU lentamente. 

Se quiser testar, vá na BIOS e desligue o turbo boost e veja que temperaturas ele vai manter. Se reduzir substancialmente ao ponto de justificar, então volte na BIOS e aumente a frequência constante de operação da CPU em 100 ou 200 MHz por vez até chegar na velocidade estável mais próxima da sua máxima em boost.

Minha placa-mãe é uma ASUS TUF GAMING B550-PLUS, ela é compatível?

 

voce pegaria qual desses 3 que indicou dos kits?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thetafps A CF120 vem com o FH-04 incluso no pacote e o sistema de conexão ARGB é daisy chain, evitando a necessidade de usar HUB ARGB. Fica a seu critério. Para mim gastar um real a mais em ARGB é desperdício de cash. 

 

Conferi aqui e parece que o Vento ARGB também usa sistema de conexão daisy chain/serial. Se realmente for isso, então vale a pena sim. Em questão de qualidade são pelo menos similares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thetafps Não é controladora, é hub de ventoinhas. É o mesmo que splitter. Por ser produto pequeno o frete é baixo, compre na terabyteshop ou pichau. Se quiser comprar um splitter também serve, só que o FH-04 é mais bonitinho e custa basicamente o mesmo que um splitter de quatro ventoinhas, com a vantagem de ser compatível com ventoinhas de três e quatro pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@thetafps Não é controladora, é hub de ventoinhas. É o mesmo que splitter. Por ser produto pequeno o frete é baixo, compre na terabyteshop ou pichau. Se quiser comprar um splitter também serve, só que o FH-04 é mais bonitinho e custa basicamente o mesmo que um splitter de quatro ventoinhas, com a vantagem de ser compatível com ventoinhas de três e quatro pinos.

Entendi, tenho que pegar uma pasta termica pro air cooler tb né? qual?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thetafps Todo cooler, seja air ou WC vem com pasta térmica (a menos que esteja comprando algo obscuro da china). Os da scythe, cooler master, noctua e outras grandes marcas vem com pasta de alta qualidade. Só compre, leia o manual, instale e esqueça. Essa é a vantagem de ACs, instalar e esquecer.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maycow rpm é irrelevante, cfm é irrelevante, até número de heatpipes é irrelevante. O que importa é o conjunto e isso você só avalia com reviews. Os que recomendei você pode procurar pelo nome seguido de review e encontrar bons artigos aprofundados sobre. Use isso como referência e nunca mais compre sem procurar um bom review feito com critério e por uma revista conhecidamente séria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@Maycow rpm é irrelevante, cfm é irrelevante, até número de heatpipes é irrelevante. O que importa é o conjunto e isso você só avalia com reviews. Os que recomendei você pode procurar pelo nome seguido de review e encontrar bons artigos aprofundados sobre. Use isso como referência e nunca mais compre sem procurar um bom review feito com critério e por uma revista conhecidamente séria.

Eu não analiso só por rpm, só achei curioso o fato de um scythe mugen 5 por exemplo ter o rpm de 1.2k no Max se não me engano, enquanto um cooler com formato do coolerbox da amd de qualidade duvidosa diz ter 70k de rpm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maycow Como disse, todo cooler vai ter sua performance definida por um conjunto de fatores, jamais apenas um isolado. Fluxo de ar, que é mais importante do que velocidade das ventoinhas, tipo de fluxo de ar, nível de ruído, nada disso é tão importante quanto qualidade do design tanto do bloco de alumínio, da base, dos heatpipes e por fim, o conjunto de todos esses fatores.

 

Como em todo componente ou equipamento eletrônico, os fabricantes sempre vão fornecer alguma informação para que o consumidor tenha algum tipo de "referência" para fazer sua escolha, mas exatamente como em qualquer outro produto raramente esses números farão qualquer sentido em determinar com toda a certeza a qualidade ou funcionalidade do mesmo. Isoladamente, MHz não dita desempenho, nem número de cores, nem CFM, nem RPM, nem MB/s... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!