Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Limpeza e troca de pasta térmica corretamente, como fazer ?


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

@Isadora Anastacio Pasta térmica te recomendo a Arctic Silver 5.

Porém sobre manutenção e limpeza, caso não tenha conhecimento, recomendo levar a um técnico.

 

Mas se quiser arriscar, procure algum vídeo no Youtube de alguém fazendo limpeza e manutenção no modelo do seu Notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui.lherme_

2 minutos atrás, Gui.lherme_ disse:

@Isadora Anastacio Pasta térmica te recomendo a Arctic Silver 5.

Porém sobre manutenção e limpeza, se não tem conhecimento recomendo levar a algum técnico.

 

Mas se quer arriscar, procure o modelo do seu Notebook no youtube e procure algum vídeo de manutenção.

Eu levei ele em um técnico, mas o notebook voltou com o aquecimento do mesmo jeito, ele colocou uma pasta "genérica" como ele mesmo disse, então fiquei meio desconfiada... Pois por conta desse aquecimento, o processador chega a pegar 90° ~ 95° e então desliga, isso em programas ou jogos leves que ele roda liso, como Limbo, Inside, Twitch.

i7 5500U 2.40ghz

8gb RAM

AMD Radeon R7 M260 (porém, não deixo o alto desempenho, apenas Intel)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Anastacio Ele cobrou ainda o serviço?

 

Não manjo nada de Notebooks, ai me limito muito em te ajudar.

O que você pode estar fazendo é tentar arriscar e abrir ele pra fazer a manutenção e limpeza (Certeza que tenha vídeo no Youtube).

Ou procurar algum técnico de confiança e que possa fazer isso pra ti.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui.lherme_ Sim, cobrou kkkk

O notebook estava visualmente limpo, mas o aquecimento continuou então meio que perdi meu dinheiro

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

@Isadora Anastacio Minhas recomendações estão todas consolidadas no tópico abaixo. Por favor leia com carinho.

 

Vou sim, obrigadaaaa
Também petendo usar seu Checklist para montar meu PC nos próximos meses kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Seu maior problema é o "teco" já ter mexido. Pelo CDC eu recomendaria que levasse nele até ele resolver, pois ele lhe cobrou por um serviço e não executou corretamente. O problema é que da última vez que um cliente meu insistiu no técnico ruim, quando chegou até mim o aparelho já estava irrecuperável (erro após erro de manutenção do suposto técnico) e eu só pude dar as más notícias. Então tem que colocar na balança se você quer apostar na (in) competência do cidadão. Ademais, a pasta indicada pelo colega @Gui.lherme_ é uma opção perigosa, pois qualquer pasta condutiva deve ser aplicada por pessoa extremamente experiente para não "matar" o aparelho com um simples errinho. Pastas condutivas são para OC extremo e pessoas que tem mais dinheiro que juízo, penso, e uma mastergel ou arctic MX-5 são mais que suficientes.

 

Pasta não soluciona superaquecimento a menos que um "teco" tenha colocado pasta velha/ressecada/inadequada, mas mesmo no seu caso não acredito que vá resolver. Eu trocaria só para não ter que trocar depois, pois implastecs da vida duram 6 meses no máximo em um PC, enquanto uma mastergel da cooler master vai durar enquanto o notebook estiver vivo. O mais importante é manutenção do cooler e do dissipador como expliquei no tópico.

5 minutos atrás, Isadora Anastacio disse:

O notebook estava visualmente limpo, mas o aquecimento continuou então meio que perdi meu dinheiro

Visualmente não quer dizer muito. A questão é que ele é basicamente um aspirador de pó e pelos de animais, poeira, até fibras de tecido com o tempo vão entupindo as barbatanas do dissipador. Abrir uma vez a cada ano ou dois para fazer a limpeza é uma prática saudável. Como explico no tópico, geralmente a solução é limpar e trocar a ventoinha, pois essas ventoinhas duram relativamente pouco e às vezes começam a falhar meses após a aquisição do notebook. Nesse caso nem se a pasta térmica fosse mágica resolveria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

 

Seu maior problema é o "teco" já ter mexido. Pelo CDC eu recomendaria que levasse nele até ele resolver, pois ele lhe cobrou por um serviço e não executou corretamente. O problema é que da última vez que um cliente meu insistiu no técnico ruim, quando chegou até mim o aparelho já estava irrecuperável (erro após erro de manutenção do suposto técnico) e eu só pude dar as más notícias. Então tem que colocar na balança se você quer apostar na (in) competência do cidadão. Ademais, a pasta indicada pelo colega @Gui.lherme_ é uma opção perigosa, pois qualquer pasta condutiva deve ser aplicada por pessoa extremamente experiente para não "matar" o aparelho com um simples errinho. Pastas condutivas são para OC extremo e pessoas que tem mais dinheiro que juízo, penso, e uma mastergel ou arctic MX-5 são mais que suficientes.

 

Pasta não soluciona superaquecimento a menos que um "teco" tenha colocado pasta velha/ressecada/inadequada, mas mesmo no seu caso não acredito que vá resolver. Eu trocaria só para não ter que trocar depois, pois implastecs da vida duram 6 meses no máximo em um PC, enquanto uma mastergel da cooler master vai durar enquanto o notebook estiver vivo. O mais importante é manutenção do cooler e do dissipador como expliquei no tópico.

Visualmente não quer dizer muito. A questão é que ele é basicamente um aspirador de pó e pelos de animais, poeira, até fibras de tecido com o tempo vão entupindo as barbatanas do dissipador. Abrir uma vez a cada ano ou dois para fazer a limpeza é uma prática saudável. Como explico no tópico, geralmente a solução é limpar e trocar a ventoinha, pois essas ventoinhas duram relativamente pouco e às vezes começam a falhar meses após a aquisição do notebook. Nesse caso nem se a pasta térmica fosse mágica resolveria.

Possivelmente é a ventoinha... Estou com esse notebook a 6 anos, como comprei ele usado não imagino que o antigo dono tenha trocado também, e como você disse no tópico, 3 anos mais ou menos... Vou troca-la e ver, se for isso mesmo ficarei feliz kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui.lherme_ Toda pasta condutiva pode causar estragos enormes se não for manuseada adequadamente. Uma micro gota no lugar errado causa curto e mata componentes. Vi um caso extremo em um canal de eletrônica recentemente, recomendo que assista: https://www.youtube.com/watch?v=2htVCQOv0LQ

1 hora atrás, Isadora Anastacio disse:

Possivelmente é a ventoinha... Estou com esse notebook a 6 anos, como comprei ele usado não imagino que o antigo dono tenha trocado também, e como você disse no tópico, 3 anos mais ou menos... Vou troca-la e ver, se for isso mesmo ficarei feliz kkkkk

Geralmente é uma soma da ventoinha morrendo com o dissipador entupido. Sempre faça a limpeza do dissipador antes de trocar a ventoinha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!