Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

vale a pena adquirir uma RTX 3070 Ti nesse momento?


Posts recomendados

Boa tarde caríssimos,

 

Depois de mais de 8 anos usando somente notebooks, e os consoles atuais não sendo muito atrativos para compra, resolvi voltar para os desktops. Parte das peças está a caminho, e por enquanto a configuração seria a seguinte:

 

Gabinete: CM MasterBox Q300L

CPU: Core i5-11400

CPU cooler: CM H412R

Placa-mãe: B560M Aorus Elite
RAM: 32GB (4x8GB) XPG Gammix D20 3200MHz

Armazenamento: 1x XPG Gammix S41 1TB e 1x ADATA SU750 1TB

PSU: Corsair VS450 (450W)

VGA: GALAX GTX 1660 Ti (one-click OC)

Monitor: Dell P2219H

 

Agora vamos para o ponto principal que são as 3 últimas partes: A PSU, a VGA e o monitor. para começar, pode parecer bizarro, mas não tenho planos de trocar o monitor, acho esse Dell maravilhoso! Mas estou aberto a ponderações a respeito. O foco de pedir opinião mesmo seria na VGA e por consequência a PSU: por enquanto ela será aproveitada do setup atual (um AMD Cardinal com a VGA citada), e já tenho ciência que qualquer upgrade de placa de vídeo a fonte vai ter que ser trocada junto. Depois de escrever tudo isso, vamos para a questão principal: para fechar esse rig pra ser um ótimo PC pros próximos anos eu tenho planos de fazer um upgrade significativo de VGA, e gostaria que fosse uma RTX 3070 Ti (tenho preferência pela Gigabyte Eagle OC, achei por em torno de 6800 à vista) e casaria ela com uma XPG Core Reactor 750. Sendo honesto, eu não tenho a grana no momento, mas devido a algumas vantagens do meu atual trabalho (funcionário público efetivo, finalmente!) eu tenho a opção de pegar um empréstimo a juros BEM baixos para arrematar ela à vista, ou teria que esperar até meados de setembro, sem precisar do empréstimo. Então... Apesar do panorama atual de preços inflados, valeria a pena adquirir nesse momento uma VGA nesse patamar de valor, ou seria mais sábio aguardar? Pois nesse momento de guerra na Europa, aumento no preço de petróleo e pra piorar, ano de eleições presidenciais, tá fazendo qualquer expectativa imprevisível.

 

Desculpem pelo texto longo e desde já agradeço!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
14 minutos atrás, AndreGabeh87 disse:

Apesar do panorama atual de preços inflados, valeria a pena adquirir nesse momento uma VGA nesse patamar de valor, ou seria mais sábio aguardar?

Guardar, até porque sua GPU é muito boa, compensa mais um 11700k antes talvez. Mas os preços já estão bem melhor do que 6 meses atrás, então vai do seu gosto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AndreGabeh87 Fora o que nosso amigo @Bruno Mendonça Andrade mencionou.

Se pretende manter esse monitor da Dell (60hz), não creio que vale a pena investir em uma RTX 3070ti.

 

Irá ter uma GPU muito potente, mas limitado a "enxergar" apenas 60FPS.

Ex: Jogar um Valorant, você pegará fácil 240FPS+.

Porém estará limitado em 60FPS, pois essa é a frequência máxima que seu monitor trabalha.

 

Ai meio que fica sem sentido pegar uma GPU potente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 minutos atrás, Goku_Black disse:

Se pretende manter esse monitor da Dell (60hz), não creio que vale a pena investir em uma RTX 3070ti.

Melhor elevar o nível de todo o SETUP do que ter uma super placa com um setup desbalanceado. Igual botar carcaça de fusca com motor de ferrari.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Mendonça Andrade Entendi, eu fugi dos da série K, pois mesmo o 11600K, o que seria mais barato que o 11700K e rende quase a mesma coisa em jogos custa praticamente o dobro do 11400, e o lugar mais barato (Kabum!, estou falando de você mesmo!), os fretes ficam tão absurdos pra o estado do Espirito Santo que desisti de comprar qualquer coisa lá, mesmo que seja a vista. Pelo menos no meu ponto de vista, eles ainda não compensam a diferença de preço, dá pra comprar a fonte e ainda sobra. Tirando gabinete, PSU e VGA que eu já tinha, o resto (-cooler) acabei comprando na Terabyte, o preço final ficou melhor por lá.

 

@Goku_Black Entendi o seu ponto, e ele é extremamente válido... Mas eu não sou fã de jogos competitivos; atualmente costumo priorizar mais qualidade de imagem do que framerate massivo então estava em mente em jogar 1080p na melhor qualidade possível a 60fps pelo máximo de tempo que o setup permitisse. Eu costumo dar a opinião mais racional possível pros outros usuários, mas quando se trata de escolha pessoais vocês vão ver como sou meio esquisito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
31 minutos atrás, AndreGabeh87 disse:

PSU: Corsair VS450 (450W)

Não esqueça desse fator também xD

Tirando o processador, que realmente o 11400 cumpre o que disse, minhas 2 únicas indagações seriam quanto a fonte e monitor mesmo. A 3060 TI já roda tudo em QUAD HD ultra. Não acho que deveria pular direto pra 3070TI e esquecer dessas peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Mendonça Andrade Com certeza a fonte é importantíssima, e como eu disse , quando trocar a VGA, a fonte vai ser trocada junto e citei a XPG core Reactor 750W, principalmente pelo fato dela ser modular, eu mesmo sou um bocado preguiçoso quanto se trata de cable management, então quanto menos cabos melhor, devo até pegar essa fonte lá pra meados de junho mesmo sem o upgrade de VGA. Se bobear, até pego um outro M.2 só pra não precisar de usar um cabo de alimentação SATA sequer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, AndreGabeh87 disse:

RAM: 32GB (4x8GB) XPG Gammix D20 3200MHz

Não cheguei a ver se você disse que vai usar o Pc para trabalho, programação e etc

Mas se não for, 16gb de ram são mais que suficientes,economizando a grana dos outros 16gb, vender seu monitor atual e inteirar pouca coisa já deve dar um belo monitor não acha? Esses dias tinham vários monitores quad HD 144 Hz saindo por 1600...

 

 

Com um monitor desses aí sim faria sentido ir pela 3070 ti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Maycow disse:

Não cheguei a ver se você disse que vai usar o Pc para trabalho, programação e etc

Mas se não for, 16gb de ram são mais que suficientes,economizando a grana dos outros 16gb, vender seu monitor atual e inteirar pouca coisa já deve dar um belo monitor não acha? Esses dias tinham vários monitores quad HD 144 Hz saindo por 1600...

 

 

Com um monitor desses aí sim faria sentido ir pela 3070 ti

Vou usar pra jogar, abrir uma infinidade de abas no Chrome e um trabalho ou outro no Corel de passatempo, meu trabalho mesmo não tem nada a ver com TI, ou editoração gráfica. Resumindo, pura e simples diversão. 

 

Na verdade quando se trata de monitor, caso trocasse ele teria atender ter 2 condições: não ser ultrawide e não ser muito maior que 24", minha mesa depois dos ajustes só vai ter 80cm e o gabinete vai ficar na parte de cima... Teria que ser algo como o ASUS TUF Gaming VG24VQE, mas de preferência sem tela curva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maycow obrigado pela fica, mas honestamente, ainda não me vejo pagando tudo isso num monitor num futuro próximo, principalmente pelo kabum (quase 230 de frete, ugh!), é quase o mesmo tanto que gastei na 1660 Ti! Acho que tirando a fonte, o resto vai ficar do jeito que tá mesmo (rs)! Mas um que vi, que achei interessante foi o LG UltraGear 24GN600-B, sabe de algo a respeito dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, AndreGabeh87 disse:

Apesar do panorama atual de preços inflados, valeria a pena adquirir nesse momento uma VGA nesse patamar de valor, ou seria mais sábio aguardar? Pois nesse momento de guerra na Europa, aumento no preço de petróleo e pra piorar, ano de eleições presidenciais, tá fazendo qualquer expectativa imprevisível.

Se você tivesse com uma GPU bem de entrada mesmo, ou se não tivesse nenhuma, ai sim eu recomendaria a compra de uma 3070ti hoje. Porém você já possui uma e boa ainda por cima, eu acho mais sábio aguardar e continuar com a sua, aliás porque a troca? A 1660ti não te serve mais?

O setup é ótimo mas achei meio superdimensionado não? 32Gb de ram é bastante coisa, 2TB de armazenamento em SSD também kkkkk.

Vai realmente precisar de tudo isso? E lembrando que são coisas que podem ser adicionadas futuramente sem problema algum.

 

Dependendo o seu uso, não acho que vale a pena trocar de monitor se está feliz com o seu, mas também gastar uma fortuna no PC e economizar no monitor é a mesma coisa que comprar uma casa com uma vista linda da varanda que agrega no valor do imóvel, mas nunca ir na varanda apreciar a vista kkkkkkk.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcelo_gs disse:

Se você tivesse com uma GPU bem de entrada mesmo, ou se não tivesse nenhuma, ai sim eu recomendaria a compra de uma 3070ti hoje. Porém você já possui uma e boa ainda por cima, eu acho mais sábio aguardar e continuar com a sua, aliás porque a troca? A 1660ti não te serve mais?

O setup é ótimo mas achei meio superdimensionado não? 32Gb de ram é bastante coisa, 2TB de armazenamento em SSD também kkkkk.

Vai realmente precisar de tudo isso? E lembrando que são coisas que podem ser adicionadas futuramente sem problema algum.

 

Dependendo o seu uso, não acho que vale a pena trocar de monitor se está feliz com o seu, mas também gastar uma fortuna no PC e economizar no monitor é a mesma coisa que comprar uma casa com uma vista linda da varanda que agrega no valor do imóvel, mas nunca ir na varanda apreciar a vista kkkkkkk.

Ah, mas é meio que a ideia mesmo, estou superdimensionando pra ver se ele dura bastante tempo, meu notebook tem 16GB de RAM, então o meu desktop teria que ter mais (motivo questionável 1)... Meio sem noção né. Sobre os 2TB de SSD, eu parei só em 2 porque no momento eu não estou precisando de mais, meus documentos importantes tão no OneDrive e em um HD externo. Pelo menos nos meu desktop e notebook a partir de agora, nada de HDs! kkkkkk (motivo questionável 2)

 

A 1660Ti é realmente uma placa boa (pelo menos nos 2 meses que estou usando), mas pra mim ela é mais uma boa solução paliativa que consegui num preço razoavelmente bom (motivo questionável 3). Meu irmão do meio ficaria com ela, vai ser um ótimo upgrade pra 1050 Ti dele.

 

Mas isso tudo tem um motivo um pouquinho menos estúpido (um pouquinho!): quero montar um gabinete que possa ficar o máximo possível sem qualquer tipo de upgrade, que não seja tããããããão desbalanceado, dentro do que eu consiga pagar no momento (o monitor tá fora dessa equação, quando falo isso foco somente no gabinete), fechar o bicho e abrir só pra tirar poeira, pelo menos pelos próximos 4-5 anos.

 

Ah, a analogia da varanda... Excelente. Seria mais ou menos isso, mas pelo menos quando chegasse o momento que eu "passar a ir à varanda", ela já tá lá.

 

Mas a questão da placa de vídeo mesmo só mexeria agora se e somente se as condições de empréstimo pra adquirir ela forem realmente boas, porque senão eu quieto o facho com a 1660 Ti mesmo, não vou mentir, ela tá me servindo bem por hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, AndreGabeh87 disse:

Ah, mas é meio que a ideia mesmo, estou superdimensionando pra ver se ele dura bastante tempo, meu notebook tem 16GB de RAM, então o meu desktop teria que ter mais (motivo questionável 1)

Entendi, na verdade não é superdimensionado, pois você aumentou RAM e armazenamento, que são duas coisas "simples" de se mudar e que não são absurdamente caras se comprar com CPU, GPU etc.... então se couber no seu orçamento não tem problema, era mais caso você quisesse economizar.

1 hora atrás, AndreGabeh87 disse:

Sobre os 2TB de SSD, eu parei só em 2 porque no momento eu não estou precisando de mais, meus documentos importantes tão no OneDrive e em um HD externo. Pelo menos nos meu desktop e notebook a partir de agora, nada de HDs! kkkkkk (motivo questionável 2)

Os arquivos importantes devem ficar na nuvem mesmo, melhor backup e mais seguro que existe. Exatamente por isso que eu acho 2TB bastante kkkkkk, ia recomendar um M.2 de 240gb e se couber no orçamento continua com um desses SSD de 1tb (se quiser economizar troca o SSD sata de 1tb por um HD também de 1TB).

 

Ai a troca de placa de vídeo e monitor fica mais a seu critério, eu particularmente acho que não faria o upgrade, só se eu tivesse essa grana a vista, mas ai depende do orçamento de cada um também.

O monitor você disse que gosta e te atende bem, logo não faz sentido trocá-lo.

 

1 hora atrás, AndreGabeh87 disse:

Ah, a analogia da varanda... Excelente. Seria mais ou menos isso, mas pelo menos quando chegasse o momento que eu "passar a ir à varanda", ela já tá lá.

 

Mas a questão da placa de vídeo mesmo só mexeria agora se e somente se as condições de empréstimo pra adquirir ela forem realmente boas, porque senão eu quieto o facho com a 1660 Ti mesmo, não vou mentir, ela tá me servindo bem por hora.

Tem uma questão a mais nisso, tipo esse tempo que a varanda está inutilizável, ela está meio que queimando dinheiro. E pode ser que no futuro o preço da 3070ti caia bastante (como pode ser que aumente também kkkkk mas eu duvido disso), então minha recomendação é continuar com a 1660ti e sugar ao máximo do que ela tem pra te oferecer, no momento que ela não te servir mais você faz o upgrade e talvez nem precise de empréstimo nenhum. Talvez ainda consiga compra-la a vista.

E como diria o Julius do "o desconto é maior se não comprar" kkkkkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs Os SSDs nem fazem parte do orçamento, eu já tinha eles, eles estavam no notebook, comprei um (bem) mais barato pro notebook e estou tacando eles no desktop.

 

E... Comprei a 3070 Ti e a fonte. Honestamente, com ano eleitoral e essa guerra maluca que começou a impactar o preço das coisas, como os combustíveis,  eu estou um bocado pessimista a respeito de prospecto de preços futuros aqui no Brasil (e o juros do empréstimo foi tão baixo que o que a diferença seria pago a prazo não seria muito maior que os encargos de financiamento, uma das poucas vantagens de funcionário público mal remunerado). Assim que quitar uma renegociação que tenho com outro banco em junho agora, devo pegar um monitor FHD 144/165 MHz.

 

Realmente estou muito agradecido pelas opiniões de todos, vocês me convenceram na verdade a comprar um monitor além da VGA e da fonte! Mas o monitor vou  esperar só um pouquinho mais... kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, AndreGabeh87 disse:

@Marcelo_gs Os SSDs nem fazem parte do orçamento, eu já tinha eles, eles estavam no notebook, comprei um (bem) mais barato pro notebook e estou tacando eles no desktop.

 

E... Comprei a 3070 Ti e a fonte. Honestamente, com ano eleitoral e essa guerra maluca que começou a impactar o preço das coisas, como os combustíveis,  eu estou um bocado pessimista a respeito de prospecto de preços futuros aqui no Brasil (e o juros do empréstimo foi tão baixo que o que a diferença seria pago a prazo não seria muito maior que os encargos de financiamento, uma das poucas vantagens de funcionário público mal remunerado). Assim que quitar uma renegociação que tenho com outro banco em junho agora, devo pegar um monitor FHD 144/165 MHz.

 

Realmente estou muito agradecido pelas opiniões de todos, vocês me convenceram na verdade a comprar um monitor além da VGA e da fonte! Mas o monitor vou  esperar só um pouquinho mais... kkkk

Nice!

Também vou pegar a minha logo logo... Uma das vantagens no meu ponto de vista de pegar uma placa mais "recente" é que você não vai precisar trocar taaao cedo assim

Esse papo que de 10 anos pra cá teve muita evolução é furada... É claro que teve muita evolução, não tinha nada antes! 

Ao meu ver uma gpu dessas se bem cuidada deve suportar os jogos por 10 ou 15 anos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, AndreGabeh87 disse:

Os SSDs nem fazem parte do orçamento, eu já tinha eles, eles estavam no notebook, comprei um (bem) mais barato pro notebook e estou tacando eles no desktop.

Ah entendi, nesse caso só boa então.

2 horas atrás, AndreGabeh87 disse:

E... Comprei a 3070 Ti e a fonte. Honestamente, com ano eleitoral e essa guerra maluca que começou a impactar o preço das coisas, como os combustíveis,  eu estou um bocado pessimista a respeito de prospecto de preços futuros aqui no Brasil (e o juros do empréstimo foi tão baixo que o que a diferença seria pago a prazo não seria muito maior que os encargos de financiamento, uma das poucas vantagens de funcionário público mal remunerado). Assim que quitar uma renegociação que tenho com outro banco em junho agora, devo pegar um monitor FHD 144/165 MHz.

KKKKKKKKKKKKKKK, normal só se vive uma vez. Depois que passar sua 1660ti pro seu irmão, vende a 1050ti dele por uns 1000 conto, ai já da uma ajudada a pagar as parcelas.

Mas é aquilo, o certo é o que cabe no seu bolso, cada um tem seu hobbie e sabe com o que gasta, só fazer valer a pena kkkkk.

31 minutos atrás, Maycow disse:

Esse papo que de 10 anos pra cá teve muita evolução é furada... É claro que teve muita evolução, não tinha nada antes! 

Ao meu ver uma gpu dessas se bem cuidada deve suportar os jogos por 10 ou 15 anos

Um PC desses dura no mínimo 10 anos, podem ficar tranquilos, ainda mais quando todos os componentes são de ótima qualidade, o computador vai longe pode acreditar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs Nem te conto, além da 1050 Ti dele, uma ASUS, tem um kit AMD 4700S com outra 1050 Ti que vendi pra um cara muito amigo do meu irmão por 1500 reais (poderia pedir mais, mas como foi o meu irmão pediu pra fazer mais em conta, deixei passar por esse preço e essa outra 1050 Ti, da PNY, meu irmão conseguiu por 400 conto 1 ano atrás pra mim), tipo, nem estou botando esses valores pra pagar as minhas peças, mas serão bem vindos, com certeza.

 

Eu mesmo não sou do tipo de sair no FDS, trabalho ultimamente 12h por dia de seg a sex pra ter um salário melhor, o PC tá sendo o principal meio de entretenimento e o meu Legion Y530 não tá mais rendendo tanto quanto eu gostaria pra jogos mais pesados, e aproveitando que esse é o mês do meu aniversário, o PC vai ser o meu presente de aniversário pelos próximos anos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AndreGabeh87 Sim, ai vale a pena mais ainda, um ótimo computador que vai te satisfazer por um bom tempo sem dores de cabeça ou grandes problemas.

Compra boa é aquela que só se faz uma vez, agora é só esperar chegar e aproveitar.

Depois conta pra gente o que achou do kit, mais especificamente o que achou desse upgrade da 1660ti pra 3070ti e se é o que você esperava.

Bom aniversário e se divirta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcelo_gs disse:

@AndreGabeh87 Sim, ai vale a pena mais ainda, um ótimo computador que vai te satisfazer por um bom tempo sem dores de cabeça ou grandes problemas.

Compra boa é aquela que só se faz uma vez, agora é só esperar chegar e aproveitar.

Depois conta pra gente o que achou do kit, mais especificamente o que achou desse upgrade da 1660ti pra 3070ti e se é o que você esperava.

Bom aniversário e se divirta!

Largando um gol direto pra uma bmw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!