Ir ao conteúdo

Defraggler e arquivo pagefile.sys. É possível desfragmentar?

Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde, boa noite.

Uso o defraggler para fazer a desfragmentação do meu SSD. E eis que alguns arquivos ele não consegue desfragmentar. Dentre esses arquivos, está o pagefile.sys.

A pergunta é. É possível fazer o defraggler desfragmentar esses arquivos que ele não consegue, ou não dá e aceita que dói menos?

• Coordenador
  • Solução
Postado

@De Los Santos esse arquivo é o arquivo de paginação, que está em constante uso pelo sistema, por isso não pode ser desfragmentado durante uso do Windows. Você pode tentar a opção de desfragmentar antes do boot: Configurações > Desfragmentação na inicialização > Executar uma vez.

• Curtir 1
Postado

@mick 07 Obrigado por me responder. Fui fazer isso e, pelo menos para o arquivo de paginação, funcionou. Tanto que a quantidade e o tamanho, dos arquivos fragmentados diminuiu aqui consideravelmente.

Mas outros arquivos eu tento desfragmentar mas não consigo. Acredito eu que é por ser do anti-ransomware e ele estar rodando no momento. Talvez no modo de segurança eu conseguiria desfragmentá-los?

Mas de qualquer forma, muito obrigado.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Tente usar o Perfect Disk, que é mais completo. Se alguns arquivos não foram desfragmentados, então é porque estão em uso constante pelo sistema e não podem ser mexidos. Você também não precisa ficar nessa paranoia de deixar tudo 100% desfragmentado, é absolutamente normal os arquivos se fragmentarem e só se deve ficar preocupado se isso estiver afetando o desempenho do sistema.

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado

Pessoal, decidi ressuscitar esse tópico pois consegui resolver esse meu problema. Vou colocar o que eu fiz para que o pessoal aqui saiba, e também para o Google indexar, assim mais pessoas caem aqui e veem a solução.

No caso dos arquivos do antivírus que não eram desfragmentados de jeito nenhum, foi só colocar pra desfragmentação na inicialização, conforme o @mick 07 sugeriu.

Já o arquivo hiberfil.sys, tive que fazer o seguinte passo a passo

1. Desativei a hibernação com o comando "powercfg -h off" (sem as aspas).
  2. Reiniciei o computador.
  3. Daí executei o defraggler. Inclusive o espaço em branco que ficava o arquivo da hibernação acabou sendo ocupado.
  4. Reativei a hibernação com o comando "powercfg -h on".
  5. E novamente, reiniciei o computador.

E pronto. Daí fui ver no defraggler e, de fazer esse passo a passo, bem como desfragmentar na inicialização, o SSD estava com 1% de fragmentação. Apenas 1%. Nunca consegui um valor tão baixo assim. E boa parte desses arquivos eram referentes ao cache do Brave.

E não sei se foi sensação minha, mas achei que a inicialização do Windows foi mais rápida. Mas pode ser que tenha sido só sensação.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!