Ir ao conteúdo

Qual melhor distro do linux?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos.

Recentemente eu fiz um dual boot Ubuntu//Windows no meu PC porque precisava de linux pra faculdade. Acabei gostando demais e preferindo ter apenas o linux no meu PC.  Porém um amigo meu disse que existem melhores distros que o Ubuntu, quesão mais otimizadas e fáceis de mexer. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre alguma distro diferente e se vale a pena trocar.

Obrigado pela atenção pessoal!

Postado

Boa Noite, Estalha.

Eu uso o Linux Mint. Alguém falar para você que é melhor é subjetivo, todas as distros tem vantagens e desvantagens para o usuário.

• Curtir 2
  • Solução
Postado

"Mais otimizadas" tem, mas mais fáceis de mexer que Ubuntu eu acho difícil. O Ubuntu sempre deu muita importância à missão de conquistar popularidade. Talvez o Mint seja mais fácil, mas provavelmente não passa de um empate técnico.

Popularidade tende a ser uma coisa ruim para mim, eu raramente gosto das coisas que o povo gosta, inclusive eu larguei o Ubuntu há mais de 10 anos. Mas isso é coisa muito pessoal. O que eu uso hoje é melhor para mim, mas não é melhor para todo mundo. O que o seu amigo disse é a opinião dele. Você só vai ter a sua se testar algumas distros e escolher por conta própria. Se fosse uma questão simples, não haveria mais de 500 (literalmente) distros pelo mundo afora.

O que torna uma distro "mais fácil de mexer" só pode ser o seu painel de controle (cada uma dá um nome diferente para ele). Sem esse painel, você é obrigado a resolver as coisas de forma menos intuitiva, provavelmente digitando linhas de comando no terminal. Para aprender Linux, é bom cutucar e encarar as encrencas que aparecem. Muitas vezes, é complicado, mas é sempre um aprendizado. É assim que você adquire entendimento de como as coisas funcionam e cresce como usuário. Mas, se você for daqueles que não querem perder tempo com essas coisas e só quer USAR seu computador sem pensar em nerdices, Ubuntu e Mint devem ser as melhores opções.

Vá lá, para você não ficar muito no vácuo, eu declaro que simpatizei muito com o Puppy Linux quando o usei, em 2012. Ele tinha muito essa postura de facilitar tudo para quem não é nerd e não quer complicação, e fazia um trabalho excelente na minha opinião. Mas acabei largando por dois problemas: 1) poucos pacotes em comparação com outras distros e 2) mudanças, muitas mudanças. Com todos os diabos, a distro passava por muitas mudanças o tempo todo. Eu nunca sabia o que esperar quando instalava uma versão nova. Isso esgotou a minha paciência. Eu detesto mudança. Eu gosto de poder contar com as coisas. Só de ter que atualizar o browser eu já fico de mau humor. Resta ver como o Puppy anda se comportando hoje em dia. Eu nunca mais voltei lá pra ver.

"se vale a pena trocar"

Não. Você é novato, está aprendendo, fique nesse aí por mais um tempo. Continue se informando sobre o que mais existe, leia e investigue, mas não tenha pressa de adotar O Melhor Linux do Planeta. Ele vai aparecer, mas leva tempo.

Postado

@Lucsp Muito obrigado pela mensagem e pelo guia, realmente fiquei com esses 2 nomes em mente: Ubuntu e mint. 

Sobre ser curioso, o linux ta me fazendo ser mais ainda, por isso gostei tanto do SO. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!