Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal! Sou novato aqui como membro mas sempre acompanhei o fórum, então sei que se tem alguém que pode me dar essa luz hoje, são vocês.

Tenho um setup bem humilde com um Ryzen 5 1600 e nele coloquei uma GTX 980 Windforce que eu uso desse antes de comprar esse carinha aqui.
De cara, depois da montagem, ele deu os 5 bips de erro de processador x vídeo (como ele não tem vídeo integrado, esses bipes acontecem quando eu ligo ele sem GPU), e já bateu o desespero.
Coloquei uma GT 430 que eu tenho de reserva pra qualquer imprevisto, e com ela deu vídeo normal (tela de BIOS e tudo mais).
Achei que fosse problema com a minha GPU e de teimoso tentei mais uma vez usar a 980, que deu o mesmo erro de novo, mas enquanto eu reclamava sozinho, ela deu vídeo após entrar no Windows.
Em resumo, a GPU não dava vídeo na tela de BIOS, dava os 5 bips de erro e só passava sinal após o windows carregar completamente.
Não me importei muito porque tava funcionando no que importa, porém fazem uns dois dias que DO NADA ele não dá mais vídeo nem no Windows mais.
A 980 foi pro computador da minha esposa, que era o meu setup anterior, e tem funcionado normalmente. Tô chateado porque esse setup novo me satisfaz em todos os aspectos de jogo e trabalho, mas agora tô tendo que usar a GT 430 capada e mal consigo assistir YouTube no Full HD.
Alguém tem alguma ideia do que pode ser?
Desde já, muito obrigado!

• Membro VIP
Postado

Caro usuário,

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

Caso o seu computador seja um modelo portátil (notebook), informar também a marca e o modelo do mesmo.

Informar também o sistema operacional e a sua versão.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

Postado

Desculpa a demora em responder, pessoal! No fim eu "solucionei" o problema de um jeito bem gambiarrado.

Só pra responder aos membros que perguntaram:
-Configuração

Ryzen 5 1600AF
ASRock A320M-HD

16GB Ram 2666 HyperX

Fonte EVGA 500W 80 Plus
Monitor Acer v226HQL (No momento era uma TV 40'' Samsung, mas não era ela o problema)

Não é problema na fonte, pois esse setup todo foi montado em 2020 e utilizado poucas vezes, e também já testei as trilhas da fonte.

Em resumo o que eu fiz pra "resolver" o problema:

Dia 16 quebrando cabeça na pós formatação do M.2 que comprei essa semana pra usar nesse setup. (já que ele passou vídeo antes de eu usar o M.2 no S.O)
Achei que pudesse ser algo relacionado ao TPM do W11, desci pro 10 e nada.
Achei que pudesse ser que meu monitor fosse grande demais pra ele abrir a resolução inicial em Full HD então testei num monitor comum e nada.
Fiquei colocando e tirando gpu e testando opção por opção UEFI/legacy/CSM ligado ou desligado/Secure boot e etc. Nada resolveu.

Já quase de madrugada eu pensei no seguinte: eu tava usando uma GPU temporária Radeon HD 6450, e pensei que talvez ela já tivesse instalado os drivers automaticamente e isso pudesse dar algum problema em relação a GTX 980 (já que com a 980 ele entrava de fato no Windows, só não passava o vídeo), daí tive a ideia de colocar uma GT 430 da nvidia e tentar forçar a instalação dos drivers da 980 nela, mas não rolou.
Porém tive a impressão que era algum driver faltando ou conflitando, daí fiz do jeito old School e:
Fui no site da ASRock e baixei os drivers da placa-mãe, instalei todos
Baixei o driverbooster e instalei tudo o que pudesse faltar também (repassei instalação umas 3x, limpei driver excludente, limpei erro).
Depois disso tudo eu removi a GT 430 e coloquei a GTX 980. Deu 5 bipes de erro, esperei um tempinho e nada. Tirei o HDMI coloquei de novo e pronto, tinha vídeo.
Daí instalei os drivers brutos da Nvidia e tá ali.
Ele inicia com o erro mas passa vídeo no Windows de novo. Acredito que na BIOS tenha ficado como apenas legacy nas duas opções de CSM e Secure boot desligado. Testei o GPUz pra verificar se a GPU tá em x16, E tudo certo. Já tinha testado ela no UserBenchmark também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!