Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

T.I, ciência de dados ou engenharia da computação?


Posts recomendados

Olá pessoal. Vai ter vaga na faculdade aqui da minha cidade. Qual curso escolho?

 Ciência de Dados,

Tecnologia da Informação ou Engenharia de Computação?

 

Meu objetivo é ganhar dinheiro porque sou pobre kkkkk. Quero uma área com alta empregabilidade e um bom salário.

 

Não sei vomo é o emprego na prática, mas sou esforçado e topo qualquer coisa. Gosto de aprender as coisas estudando sozinho, sou auto de data, entao penso em trabalhar com programação, python, R, SAS, android. Mas tudo bem se não der, desde que eu ganhe bem.

 

Também gostaria de não depender da iniciativa privada( não sei se o salario pode piorar no futuro no BR) , e poder ser autônomo no upwork , caso compense. 

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ciência de dados, tecnologia da informação e engenharia de computação são tudo a mesma coisa. TALVEZ engenharia de computação tenha um pouco mais de foco em hardware, mas esse mesmo hardware se destina a trabalhar com dados, então...

 

Existem mesmo esses três cursos com esses nomes numa mesma faculdade? Posso saber qual é a faculdade? Espero que sejam faculdades diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou de um tempo em que só existia "informática". O que é informática? Ora bolas, é a ciência da informação. Mas não é qualquer informação. Não é, por exemplo, o tipo de informação que se pede no Posto Ipiranga. São dados. Então, informática é a ciência da obtenção e administração dos dados. Informática é ciência de dados.


E o que é TI? É a mesma coisa.


Além de ser velho, eu fui tradutor por muitos anos e testemunhei uma pequena onda de importação mal feita de termos em inglês para o português. "Informática" já resolvia o problema, mas os americanos, que adoram siglas, estavam todos usando IT, information technology, e uma parte grande dos brasileiros, incapaz de pensar por conta própria, decidiu importar o termo da forma mais literal possível: tecnologia da informação; com a mesma lógica tosca de quem diz "encriptação" em vez de "criptografia". Nós somos brasileiros, a nossa língua é latina. Quando não usamos latim, usamos o grego. Cripto = código. Grafia, graphos = escrita. "Encriptar" é uma aberração criada por gente que não sabe nem inglês nem português. Gente assim fez "tecnologia da informação" se popularizar no Brasil. Não foi só TI. Teve coisa bem pior. "Direct mail" (correio direto) virou "mala direta" no Brasil. Ninguém explica de onde saiu a "mala". O verbo "save" virou "salvar" no Brasil. Uma tradução absolutamente burra. Em Portugal, eles dizem "gravar", que é o correto.


O que é tecnologia da informação? É a tecnologia (e a ciência, evidentemente) que se usa na obtenção e administração dos dados. Eu não vejo como alguém pode sequer pensar, muito menos desenvolver ou trabalhar com tecnologia da informação sem deter a ciência dos dados. Também não vejo como alguém vai pôr a ciência de dados em prática sem as devidas ferramentas para isso, que são o nosso queridíssimo computador. Sem o computador, só há teoria, e teoria sozinha não faz nada. Sem teoria, não há computador, e também não se faz nada. Como alguém pode querer separar essas coisas?


E o que é engenharia de computação?


Primeiro, pense: o que é computação? É o processo de obtenção e administração de dados. Alguém pode querer usar o termo "processamento de dados". É a mesma coisa. Você tem que ter ciência de dados e precisa da tecnologia para isso, como eu já disse dois parágrafos acima. Como alguém pode querer separar essas coisas?


Concluindo, a diferença entre esses cursos é um mistério misterioso que só a escola que os oferece pode esclarecer, mas, quando esclarecer, lembre-se que você está lidando com uma separação completamente arbitrária, artificial. Eu diria até estapafúrdia. Tenho sérias dúvidas quanto à qualidade dessa escola.


O que eu recomendo? Recomendo você escolher tecnologia da informação apenas porque é o nome mais popular e TALVEZ dê mais valor à tinta no papel do diploma, e estude muito por conta própria, sem jamais acreditar que o que é dado no curso é suficiente. A grande maioria das faculdades está muito mais interessada em vender diplomas do que ensinar de verdade.


Daí, eu vejo lá:


"Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em ambiente virtual, plataforma on-line"


Se é assim que funciona, seria até bom você se inscrever nos três, para reforçar o aprendizado. Afinal, é tudo virtual, e a matéria vai ser praticamente a mesma em todos. Só vai te custar R$ 90 a mais. Se você só quer diploma, tanto faz o curso. Se quer mesmo aprender, vai ter que estudar tudo que aparecer pela frente. Cursos são sempre muito limitados, até os de nível universitário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucsp Obrigado pela ajuda, interessante saber que muito desse mistério misterioso é erro ou confusão na tradução. Tenho minhas críticas contra os métodos de ensino das universidades, mas me parece que o diploma é aida muito valorizado. Então vou aproveitar já que é de graça e eu não tenho grana p pagar faculdade. Valeu pelo comentário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!