Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos,

enfrentei uma situação esses dias e gostaria da opinião de vocês.

Há alguns meses efetuei a substituição de dois HDs por SSD. A primeira máquina é um HP Pavillion DM4, funcionou normalmente durante 2 meses mais ou menos até que parou de ligar. Foi levado a uma assistência técnica e a placa-mãe foi condenada. A segunda máquina é um Dell Latitude 3440, também foi efetuada a troca de HD para SSD e funcionou por mais ou menos 5 meses até parar de ligar. Levei ao mesmo técnico que falou que foi um problema na fonte interna e também condenou a placa-mãe. A pergunta é, existe a possibilidade de ter sido a troca de HD para SSD que causou o problema ou foi apenas uma coincidência? Lembrando que depois do ocorrido os SSDs estão sendo usados em outros computadores e até agora não apresentaram nenhum problema.

Obrigado.

Postado

Não. SSD não mata placa-mãe. Inclusive, SSDs consomem bem menos energia que HDs, pois não têm motor. Então, nem se pode argumentar que forçou a fonte. Você deve estar usando fontes ruins. É muito comum.

• Membro VIP
Postado

@FloreanFortescue Bom dia

Só retificando o que o colega @Lucsp falou, SSD pode danificar placa-mãe sim.

SSD existe de vários modelo.

SSD 2.5" SATA (foto do lado S3+), M.2 SATA (foto abaixo o modelo 860 EVO) e M.2 NVMe (foto abaixo o modelo 960EVO), parece que existem mais modelo só que não vou lembrar.

574be24c919cf315f3fbad96f381d802.jpgimages?q=tbn:ANd9GcTk6QJ34zeNRNICfZSdG77

Repare no SSD M.2 SATA que ele possui duas ranhuras, e eles são identicos e justamente na parte menos que é feito a alimentação.

Se você inverter o lado na hora de instalar você provoca um curto na placa-mãe, e se apenas o conector derreter, você está no lucro.

Fonte-de-alimenta%C3%A7%C3%A3o-dupla-de-

Veja o vídeo

E SSD mesmo sendo do tipo 2.5" se ele estiver em curto, ou algo que mante tensão para a placa-mãe, já sabe o que pode acontecer, é bastante difícil mais quem sabe!

Postado
21 minutos atrás, FloreanFortescue disse:

A pergunta é, existe a possibilidade de ter sido a troca de HD para SSD que causou o problema ou foi apenas uma coincidência?

De forma alguma.Se foram conectados corretamente e os SSD ainda funcionam, as MB estavam com defeito anteriormente ou algum outro evento ou procedimento pode ter causado, tipo fonte ruim ou mesmo mal uso do equipamento.

• Curtir 2
Postado

@Edvaldo J. Frederico Então meu amigo, primeiramente obrigado pela resposta. Os SSDs que eu usei são sata, desses parecidos com HD. Não tem nem como colocar invertido, ele simplesmente não encaixa. E também acredito que não foi problema de curto pois estão funcionando perfeitamente em outros equipamentos.

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, FloreanFortescue disse:

@Edvaldo J. Frederico Então meu amigo, primeiramente obrigado pela resposta. Os SSDs que eu usei são sata, desses parecidos com HD. Não tem nem como colocar invertido, ele simplesmente não encaixa. E também acredito que não foi problema de curto pois estão funcionando perfeitamente em outros equipamentos.

Quando você fez o teste desse SSD você usou o mesmo cabo sata?

Postado

@PedraX Então, fiquei pensando se algo não poderia ter acontecido no ato da troca, mas não consigo pensar em nada. Como eu expliquei acima, o modelo que eu coloquei é um sata, muito parecido com um HD normal, e como se tratam de notebooks, basta encaixar o periférico, ele nem encaixa de forma errada. Outra coisa também que dificulta ao meu ver de ter acontecido algo na troca é que esses modelos tem fácil acesso ao HD e aos pentes de memória, não precisando abrir o equipamento inteiro para realizar a troca. De qualquer forma, agradeço sua resposta.

@Edvaldo J. Frederico

São notebooks, o encaixe não é feito por cabo. Segue imagem:

csm_Dell_Latitude_3440_Wartungsklappe_1_von_1_7b4bd4b8e6.thumb.jpg.dae92467293e49f8566ff6af4bceedc2.jpg

• Curtir 1
Postado
34 minutos atrás, FloreanFortescue disse:

Levei ao mesmo técnico que falou que foi um problema na fonte interna e também condenou a placa-mãe.

Agora que eu ví que eram notebooks. Achei a desculpa do técnico bem errada.

Primeiro que fontes de notebook são dificeis de dar problema, não daria só na troca do SSD. Ainda mais dois em sequencia.

E, se o problema fosse na alimentação, tipo problema na sua rede eletrica, começaria a dar problema em outros eletronicos.

• Curtir 1
Postado

@PedraX Ele falou que foi problema na fonte interna, ou seja, na própria placa-mãe, mas ele mesmo disse que acha difícil ter sido algo na troca. Eu só fiquei na dúvida pois foram duas máquinas seguidas, mas como comentei acima, não consigo pensar em mais nada que pode ter dado errado além de uma grande coincidência mesmo.

Postado
58 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Repare no SSD M.2 SATA que ele possui duas ranhuras, e eles são identicos e justamente na parte menos que é feito a alimentação.

Se você inverter o lado na hora de instalar você provoca um curto na placa-mãe, e se apenas o conector derreter, você está no lucro.

Nossa, que design estúpido! Além do perigo da simetria, o certo é com a etiqueta para baixo! O contrário do usual e intuitivo.

Obrigado pela dica. Mais um motivo para eu nunca querer um M.2.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Lucsp disse:

Nossa, que design estúpido! Além do perigo da simetria, o certo é com a etiqueta para baixo! O contrário do usual e intuitivo.

Obrigado pela dica. Mais um motivo para eu nunca querer um M.2.

Complicado mesmo, porque quando o slot M.2 suporta os dois tipos de SSD ela não tem o rasguinho que impede de instalar erro.

Por isso que é fundamental muito, mas muita pesquisa quando for comprar qualquer upgrade no PC principalmente em PC atual, que ao meu ponto vista é mais enjoado que hardware mais antigo.

Só que não é por isso que o SSD do tipo M.2 não seja vantajoso e deve ser evitado.

Quando você compra placa-mãe hoje em dia é normal vir 1, 2 ou3 slot dessa interace, principalmente se for placas mãe high end e top de linha.

SSD M.2 Lado positivo: 

São menores e deixam interior do PC mais limpos mais clean.

Desempenho pode chegar até 10x a mais do que um SSD do modelo 2.5", se não tiver mais rápido.

Não precisa de nem um tipo de cabo tanto para alimentação como para dados.

SSD M.2 Lado negativo:

Esquentam um pouco mais do que os modelo de SSD 2.5".

São um pouco mais caro.

São mais frágeis.

SSD do tipo M.2 SATA instalado em slot M.2 NVMe pode ser instalado errado provocando um belo prejuizo.

Não é qualquer sistema operacional que reconhece esse hardware (já tive problema de reconhecimento até com windows 10). 

Não é qualquer placa-mãe antiga que suporta essa interface mesmo usando adaptador.

SSD 2.5" SATA Lado positivo: 

São mais barato do que os modelos NVMe.

Esquentam um pouquinho a menos.

Suporta qualquer placa-mãe, até mesmo os modelos mais antigos que suportam conexão sata, e até mesmo placa-mãe que suporta só IDE, é só espetar um adaptador de IDE para SATA (eu consegui até instalar Windows NT no meu serviço).

Praticamente impossível de ligar errado, só se você quebrar alguma coisa para ligar errado.

São fisicamente mais resistentes.

SSD 2.5" SATA Lado negativo:

São mais lentos que os modelos NVMe.

Ocupa um pouco mais de espaço e necessita de cabo para ligar.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

eu consegui até instalar Windows NT no meu serviço

Windows NT! Que coisa vintage. Vocês são todos hipsters na firma? Têm barba de lenhador e escutam discos de vinil?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!