Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculo de resistor em série com bobina de relé


Jimmy 2

Posts recomendados

Olá a todos.

 

Sou inexperiente em eletrônica, mas sempre disposto a aprender, e a procura de alguém disposto a ensinar. ☺️

 

Estou tentando calcular o valor do resistor a ser ligado em série com a bobina de um relé, mas estou tendo dúvidas e dificuldades. Trata-se de um relé que tem 2 bobinas, uma para armar e outra pra desarmar, mas para efeitos de aprendizagem creio que estudar uma só delas é suficiente. Tenho dificuldades em entender partes do datasheet.

 

O datasheet do relé está no

link https://datasheet.octopart.com/DS2Y-S-DC12V-Panasonic-datasheet-7264745.pdf

 

O relé que tenho é o de 24VDC (modelo DS2Y6-SL2-DC24V).

Vamos às perguntas:

 

1) na primeira tabela da pg 2 diz que a tensão máxima da bobina é 16,8VDC. Porque então o modelo é de 24? Isso é comum?

 

2) Qual é a diferência entre “Pick-up voltage (max)” e “Dropout-volgate (min)”? Qual tensão dentro dessa faixa devo usar, ou devo tentar me aproximar? Claro que depende da disponibilidade da fonte.

 

2) A corrente na bobina, indicada na mesma tabela, é de 8.3mA. Se tivéssemos apenas o resistor eu saberia calcular, mas como tem o indutor me complicou. Entendo que a corrente será máxima quando o indutor estiver “carregado” (campo magnético 100% formado), logo, o resistor eu devo calcular sem considerar o indutor. Esse pensamento está correto?

 

3) Na primeira tabela da pg 1, coluna da esquerda tem “Coli (polarized)” tem as potências. Minha dúvida é: porque tem uma potência só pro modelo 46V? Posso assumir 180mW para o meu caso? Para calcular o valor do resistor em série, devo calcular pela corrente nominal de operação (8,3VDC) e a tensão de alimentação, ou devo calcular com base nessa potencia da primeira tabela (pg1)?

 

4) Os polos das bobinas não trazem informação de qual é o positivo e qual o negativo. No meu raciocínio, isso deveria ser importante porque a diferença seria entre a bobina atrair ou repelir os contatos. Onde estou errando?

 

Obrigado por qualquer ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Existe uma margem de tolerância. 16,8V é a tensão mínima para operar.

 

2. Pick-up é a tensão de operação e drop-out a de desoperação.

 

3. Não precisa de resistor se alimentar dentro das faixas indicadas. É corrente contínua, não tem indutância, apenas a tensão reversa na comutação.

 

4. A potência do modelo 48V é diferente dos demais.

 

5. Pode ser que tenha um modelo que tenha polaridade, Mas o relé opera ao aplicar tensão e desopera ao retirar a tensão da bobina. E existe um modelo com 2 bobinas, uma para "set" e outra para "reset". Tem memória, mantém o estado mesmo com a tensão ausente.

Panasonic-DS2Y-S-DC12V-datasheet.pdf

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!