Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, galera. 

Ontem, vim aqui no fórum para tirar algumas dúvidas se trocava ou não de sistema para um notebook antigo meu. Beleza, já até fiz isso. 

Porém, ontem nos meus estudos dessa inteligência acabei me deparando com o chamado Dual Boot, achei simplesmente incrível, e estou querendo fazer isso na máquina que uso no cotidiano. 

Aqui estão algumas dúvidas que tive ao longo dessa minha pesquisa, mas não encontrei uma resposta boa. 

No meu PC eu tenho um SSD vago (Literalmente, não há nada nele) e quero colocar o sistema linux nele. Posso fazer isso, ou tenho de partir meu disco C? Isso não irá entrar em conflito com o W10?

Por fim, a última questão é: Como irei fazer para fazer a troca de sistema? Qual atalho posso fazer isso?

Postado
15 minutos atrás, noB disse:

No meu PC eu tenho um SSD vago (Literalmente, não há nada nele) e quero colocar o sistema linux nele. Posso fazer isso, ou tenho de partir meu disco C? Isso não irá entrar em conflito com o W10?

Você pode fazer isso sim, o Windows 10 não vai mexer, porém ,para você trocar entre um e outro, terá que ficar entrando na BIOS, o que é algo muito chato.

15 minutos atrás, noB disse:

Como irei fazer para fazer a troca de sistema? Qual atalho posso fazer isso?

A coisa que me vem a cabeça é fazer RAID, porque o GRUB não se "conecta" com dois discos diferentes pelo o que eu sei.

Mas enfim, na hora de instalar o Linux, aparecerá uma opção de Dual BOOT se for possível.

• Curtir 1
Postado

Olá,

Mano, se vais usar 2 "discos" na mesma máquina, cada um com um sistema diferente, tenho quase certeza que você irá precisar ficar alterando sempre a ordem de boot na BIOS. Se você usar linux 80% das vezes, talvez não se incomode muito. Mas se usar linux 50% das vezes e windows 50% das vezes, pode ser que canse.

2 minutos atrás, Pepse disse:

.A coisa que me vem a cabeça é fazer RAID, porque o GRUB não se "conecta" com dois discos diferentes pelo o que eu sei.

Essa sugestão do RAID é muito boa, mas eu nunca cheguei a tentar. Mas se você ta em dúvida sobre dual boot, talvez RAID não fosse a melhor opção no momento.

18 minutos atrás, noB disse:

nele. Posso fazer isso, ou tenho de partir meu disco C? Isso não irá entrar em conflito com o W10?

Por fim, a última questão é: Como irei fazer para fazer a troca de sistema? Qual atalho posso fazer isso?

Respondendo, não entrará em conflito, mas terá que selecionar qual disco inicializar sempre que você for usar a máquina (ou sempre que o disco configurado não seja o que você queira)

Não há muito atalho pra fazer isso. Pesquise sobre particionamento, sistemas de arquivos (em diferentes Sistemas Operacionais), GRUB (talvez você não precise usar já que estão em "discos" diferentes, e algum tutorial ensinando dual boot para você se familiarizar.

• Curtir 2
Postado

@Pavane Então, será que é menos "trabalho" partir o disco C e instalar nele? 

O meu disco C tem espaço de sobra (Se não me engano mais de 300GB).

Bem, nesse caso, separaria uns 100GB para o Linux e instalaria ali.

Eu tive a ideia de usar meu outro disco, pois nele eu nem uso... São 250GB de espaço.

Postado

@noB Na hora da instalação não é menos trabalho necessariamente.

Por outro lado na hora de iniciar os sistemas, ou seja, na hora de usar, haverá diferenças.

Instalar no mesmo disco da mais praticidade na hora de inicializar, por conta do GRUB, mas pode ser mais perigoso caso você apague uma partição errada sem querer.

Instalar em discos diferentes não é o mais prático na hora de inicializar, mas é menos perigoso por que não corre o risco de você apagar a partição errada, apesar de que na hora da instalação todos os discos e partições aparecerão.

Eu particularmente preferia utilizar o linux no SSD que não esta sendo usado, e não usuaria mais o windows, mas deixaria ele lá para alguma emergência, mas isso é muito pessoal kk 

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Pavane disse:

Eu particularmente preferia utilizar o linux no SSD que não esta sendo usado, e não usuaria mais o windows, mas deixaria ele lá para alguma emergência, mas isso é muito pessoal kk 

Mano, vai ser meu primeiro contato com linux kkkk Eu gostando, eu mudo. 

Quero vê se ele terá algum tipo de problema na hora do meu uso, seja para baixar algo, encontrar algo, até nos jogos...

• Curtir 1
Postado

@noB Problemas em linux são comuns kkkk, mas para evita-los, as distribuições ubuntu, (ou com base em ubuntu) costumam vir bem feitas pra evitar esses problemas, pelo menos no início em que você ta se familiarizando. Espero que você goste :tw_smiley:

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!